Gmigas
Well-known member
Primitive, imagina o seguinte, metes 10k numa cena que dá 10% ao ano, vais ter 1000€ ano de retorno bruto.Alguem consegue explicar-me como se tivesse 5 anos se um ETF e' compound investment? Tenho alguns investimentos no SP500 e estava a ler sobre compound investment e quanto mais leio mais confuso fico.[][
]
Se optares por um DIST, vais ter 1000€ a serem "creditados" para poderes gastar.
Se optares por um ACC, vais ter os 1000€ de retorno a irem para o bolo de investimento (1000€ + 10000€).
Eu só uso ACC (acumulativo), 1º porque nao me faz falta esse dinheiro, 2º porque quero ter o maximo efeito do compound interest, 3º nao me tenho de chatear a declarar isso no IRS (IRFP no meu caso pq vivo em Espanha). Só declaro os ganhos quando começar a vender posiçoes. Enquanto num DIST, quando ele credita os rendimentos obtidos tens de declarar isso em sede de IRS e tributar sobre esses lucros.
Quanto a ETF SP500, eu tenho uma "politica" propria (pancadas), que é usar a bolsa de XETRA na Europa com operaçoes em Euro, para simplificar o tema.
Para SP500 uso o SXR8.DE -> IE00B5BMR087 -> https://www.justetf.com/en/etf-profi...n=IE00B5BMR087
Isto é muito miudo de 5 anos, certamente aqui no tópico há pessoal mais expert.