Bolsa e investimentos

Relativamente aos PPR tenho feito no banco invest, vale a pena continuar ou há outro?

EDIT: fui ver as comissões
COMISSÃO DE SUBSCRIÇÃO 0%
COMISSÃO DE GESTÃO 0,75 %
ENCARGOS CORRENTES 1,59 %
COMISSÃO DE RESGATE <1 ano: 1% ; >1 ano: 0%
COMISSÃO DE PERFORMANCE 0,00 %
COMISSÃO DE DISTRIBUIÇÃO -

Last edited:
Relativamente aos PPR tenho feito no banco invest, vale a pena continuar ou há outro?

EDIT: fui ver as comissões
COMISSÃO DE SUBSCRIÇÃO 0%
COMISSÃO DE GESTÃO 0,75 %
ENCARGOS CORRENTES 1,59 %
COMISSÃO DE RESGATE <1 ano: 1% ; >1 ano: 0%
COMISSÃO DE PERFORMANCE 0,00 %
COMISSÃO DE DISTRIBUIÇÃO -

Qual é mesmo o PPR? No Invest comercializam uma série deles.

Para um fundo bastante defensivo, que é o caso, não tem tido rentabilidades nada más. Embora, pessoalmente para horizontes temporais longos prefira mais exposição a ações.

De qualquer forma a estrutura de custos desse fundo mostra bem a falta de transparência/honestidade que reina. Anunciam uma taxa de gestão de 0.75% o que até é bastante competitivo, mas uma taxa de depositário de 0.75% o que é uma anormalidade total. Só a título de comparação os fundos PPR da IMGA têm uma comissão de depositário de 0,06% / ano.

Last edited:
  • Like
Reactions: sat
Tenho os ppr só pelos benefícios fiscais, tenho uns da tranquilidade que esses nem vale a pena olhar para o rendimento. A preguiça de transferir é danada! Mas terei que o fazer

IMGA não conhecia. Já olhei para o site deles mas como não sou entendido no assunto pouco me diz. A rentabilidade não parece grande, mas se tiver menos custos pode até ser melhor que outros que levam o rendimento em comissões

Devo continuar com o ar ppr ou outra alternativa

Tenho os ppr só pelos benefícios fiscais, tenho uns da tranquilidade que esses nem vale a pena olhar para o rendimento. A preguiça de transferir é danada! Mas terei que o fazer

IMGA não conhecia. Já olhei para o site deles mas como não sou entendido no assunto pouco me diz. A rentabilidade não parece grande, mas se tiver menos custos pode até ser melhor que outros que levam o rendimento em comissões

Devo continuar com o ar ppr ou outra alternativa

Só falei da IMGA, porque acho que é a gestora com maior património sob gestão nesses produtos em Portugal, é a gestora de fundos do Millennium e que trabalha com uma série de outros bancos. Não foi propriamente para recomendar ou deixar de recomendar os fundos deles.

Eu pessoalmente, acho interessante a proposta do PPR GOLDEN SGF ETF, tem uma alocação de ativos que não sendo passiva anda lá bastante proximo tem cerca de 75/25 entre ações de obrigações e custos de gestão baixos.

Mas aquele onde tenho feito entregas mensais para o benefício no IRS até é o Optimize PPR Agressivo. Não estou 100% satisfeito, porque acho que tem demasiada volatilidade para o retorno que tem e tem comissões de gestão altas. Mas lá está, a inercia tem das suas coisas. Este está disponível no meu banco pelo que é muito mais prático.

O Contas Poupança costuma ter alguns artigos a comparar vários produtos, a analise é muito superficial e baseada apenas na performance recente, mas tens lá várias ideias:

Investir em PPR: Quanto estou a ganhar (ou a perder) em outubro de 2025 - Contas Poupança

• Like
Reactions: sat
Artigo do ECO, para quem quiser perceber por alto o negócio que a Galp fez ao ceder - à TotalEnergies - metade da sua participação na exploração das reservas petrolíferas "Mopane" (até ~10 mil milhões de barris) na Namíbia.

Assim a Galp a participação da Galp passa de 80% para 40%.

A Total fica também com 40% e será o "explorador", ou seja vai ter a seu cargo o investimento e parte técnica. A Galp pagará esse "carry" por aprte da Total com cashflow futuro.
https://eco.sapo.pt/2025/12/10/galp...ofundas-da-namibia-e-pode-voltar-a-mergulhar/

Last edited:
Li a pouco que Trump quer que o FED baixe as taxas de juro para 1%.

[8b]

O Trump até pode vir a conseguir mandar nos governadores da FED, tem feito de tudo para os controlar... Agora, na inflação não vai conseguir mandar. E a inflação não só ainda não é um tema arrumado, como tem estado sujeita a choques negativos como são as tarifas do próprio Trump.

Num país (ou bloco com a mesma moeda) quando há um problema de défice crónico ou um crescimento anémico, a tentação para pressionar o Banco Central e tentar interferir na sua "independência" é quase inevitável.

Basicamente não tem sido notícia em PT (pois desde que o Lula tomou posse as notícias negativas dificilmente passam na nossa CS) ... no Brasil a pressão para que a taxa do BC baixasse foi enorme na fase inicial do mandato. O problema é que a cotação da moeda (BRL) e a inflação não funcionam por decreto político e tiveram de parar com os cortes na taxa.

Com inflação e/ou défice crónico, baixar muito as taxas pode ser porreiro no curto prazo, mas no longo prazo quase de certeza que vai dar porcaria.

Ainda ontem estava a ver alguns dados no Trading Economics e temos muitas das principais economias mundiais com défices significativos durante vários anos. Basicamente os principais motores do PIB mundial andam com orçamentos muito desequilibrados ... quanto tempo será possível manter este paradigma é a pergunta de 1 milhão de dolares :D

Last edited:
Num país (ou bloco com a mesma moeda) quando há um problema de défice crónico ou um crescimento anémico, a tentação para pressionar o Banco Central e tentar interferir na sua "independência" é quase inevitável.

Basicamente não tem sido notícia em PT (pois desde que o Lula tomou posse as notícias negativas dificilmente passam na nossa CS) ... no Brasil a pressão para que a taxa do BC baixasse foi enorme na fase inicial do mandato. O problema é que a cotação da moeda (BRL) e a inflação não funcionam por decreto político e tiveram de parar com os cortes na taxa.

Com inflação e/ou défice crónico, baixar muito as taxas pode ser porreiro no curto prazo, mas no longo prazo quase de certeza que vai dar porcaria.

Ainda ontem estava a ver alguns dados no Trading Economics e temos muitas das principais economias mundiais com défices significativos durante vários anos. Basicamente os principais motores do PIB mundial andam com orçamentos muito desequilibrados ... quanto tempo será possível manter este paradigma é a pergunta de 1 milhão de dolares :D

A China ainda é a que chama mais à atenção, porque mudaram a estratégia há poucos anos atrás.

Só de pensar que se seguir a tendência em 2026 já têm mais dívida em % do PIB que Portugal.

Realmente os valores do défice chinês nos últimos anos surpreenderam-me!

Mas ali no Top 15 - em termos de PIB - há vários que estão mal na fotografia: USA, UK, França, Brasil, China, penso que até a própria Índia (embora neste caso com um potencial de crescimento enorme; basicamente este endividamento pode realmente estar a ser aplicado em investimento realmente produtivo).

Ali por 2015 (+ ou -) havia um relatório brutal da Mckinsey sobre o problema do somatório do endividamento privado + empresarial + estatal no rescaldo da crise do subprime; arrisco a dizer que o panorama actual deve ser pior que o dessa altura (na questão to endividamento total das maiores potências mundiais).

Last edited:
OS Estados andaram a manter artificialmente a economia e andam a empurrar com a barriga os problemas.
A pandemia na china foi um rombo gigantesco, que acho ninguém conhece as consequências. Sendo que o que se seguiu a partir daí e ainda continua aos dias de hoje é um acordar das várias potencias mundiais para deixar os seus produtos nas mãos de terceiros apenas e só porque são mais baratos.
Os EUA têm um problema com o Dolar parece-me.
O mundo está a mudar a grande velocidade e para já ninguém sabe qual será o rumo.

A dívida pública vai-se resolver com desvalorização das moedas, aka inflação, as always... O mais brutal de todos os impostos.

Os anos 2022~2023 já limparam uma parte do fardo, vejam por exemplo o salto que deu a receita fiscal em Portugal, como agora qualquer governo seria capaz de dar tudo a todos, ganhamos prêmios de economia do ano, mas depois falamos com os portugueses e está toda a gente insatisfeita com a vida que leva.

Apesar de as estatísticas oficiais apontarem inflação na casa dos 2%, basta olhar em volta, o preço das casas não para de subir, ir ao supermercado é cada vez mais caro, a saúde (seguros, medicina privada ou orçamento do SNS) parece um poço sem fundo, etc.. etc... etc...

Realmente os valores do défice chinês nos últimos anos surpreenderam-me!

Mas ali no Top 15 - em termos de PIB - há vários que estão mal na fotografia: USA, UK, França, Brasil, China, penso que até a própria Índia (embora neste caso com um potencial de crescimento enorme; basicamente este endividamento pode realmente estar a ser aplicado em investimento realmente produtivo).

Ali por 2015 (+ ou -) havia um relatório brutal da Mckinsey sobre o problema do somatório do endividamento privado + empresarial + estatal no rescaldo da crise do subprime; arrisco a dizer que o panorama actual deve ser pior que o dessa altura (na questão to endividamento total das maiores potências mundiais).

Uma hipótese é se ocorrer uma outra crise mundial e se não ocorrer a inflação que ocorreu pós-covid, a dívida em % do PIB dispara para valores que as entidades financeiras de avaliação consideravam bem acima do limite há poucos anos atrás.

Tal como aconteceu na crise da dívida soberana na UE.

Ou aguentam os valores elevados de dívida ou se começa a sugerir haircut, os outros tentarão ir atrás.

Em relação a Portugal, parece que não, mas estamos quase em caldinho para voltar aos tempos anteriores.

Todos querem mais, mas o défice já está aí à porta.

É memória curta.

E o défice beneficia muito dos imigrantes que ninguém quer. É a contradição dos tempos actuais.

A inflação está a estabilizar perto dos 2% felizmente, embora nos produtos alimentares continua descontrolado e já se sabe quem mais sofre.

Em relação à última frase, do endividamento total, só sei que Portugal fez o trabalho de casa em todos as áreas de endividamento. O mundial não sigo.

Divagações já agora.[:D]

Estou aqui a preparar o meu portfólio para 2026 e precisava da vossa ajuda.

Tenho uma boa poupança, cerca de 2 anos de salários líquidos. Neste momento a composição é:

- 40% DP
- 50% CA
​​​​​​- 10% cripto, com perdas não realizadas na casa dos 17% do valor investido, mas isso são outros 500.

Quero diversificar isto, mas há um (ou dois) senão. Falta aqui uns ETFs, bem sei, mas ainda não tenho porque:

1- não queria comprar o SP500 de valor tão elevado
2 - não estava a olhar muito para produtos de tão longo prazo - ou melhor, posso alocar parte do valor, mas o bolo maior nunca será.

Eu tenho uma visão um bocado utilitária dos investimentos, isto é, para mim um investimento porreiro é aquele cujo rendimento me permite não mexer no meu capital para adquirir algo (por exemplo, umas férias mesmo que de 4 ou 5 dias).

Assumindo que pego no montante que tenho atualmente em DP e aloco, por exemplo , 30% a ETH (continuo a achar que os principais índices estão “em alta), a questão é, o que fazer aos 70% que restam do bolo? Atenção, 70% dos 40% que tenho em DP, não é de todo o portfólio.

basicamente queres algo tipo:
- 50% CA
- 10% cripto
- 28% ??? (0.7*40)
- 12% ETH (etherium?) (0.3*40)

Investimento é algo para ficar tipo 3 a 5 anos investido?

Se for, teres esses 28% S&P500 não me parece desajustado, mas poderás is para algo tipo MSCI WORLD ACWI

Convém ter noção que um ETF tracker do MSCI ACWI não deixa de ser algo tipo 65% US. Podes ver isso aqui:
https://www.msci.com/documents/10199/8d97d244-4685-4200-a24c-3e2942e3adeb

Tens medo de estar 28% S&P500 e não tens de estar 22% em criptos?

Back