Bolsa e investimentos

A história nem sempre se repete... mas por vezes rima..!

Estava aqui a ver semelhanças neste final de ano com o final de ano em 2021.

frB7hRP.png

Estou aqui a preparar o meu portfólio para 2026 e precisava da vossa ajuda.

Tenho uma boa poupança, cerca de 2 anos de salários líquidos. Neste momento a composição é:

- 40% DP
- 50% CA
​​​​​​- 10% cripto, com perdas não realizadas na casa dos 17% do valor investido, mas isso são outros 500.

Quero diversificar isto, mas há um (ou dois) senão. Falta aqui uns ETFs, bem sei, mas ainda não tenho porque:

1- não queria comprar o SP500 de valor tão elevado
2 - não estava a olhar muito para produtos de tão longo prazo - ou melhor, posso alocar parte do valor, mas o bolo maior nunca será.

Eu tenho uma visão um bocado utilitária dos investimentos, isto é, para mim um investimento porreiro é aquele cujo rendimento me permite não mexer no meu capital para adquirir algo (por exemplo, umas férias mesmo que de 4 ou 5 dias).

Assumindo que pego no montante que tenho atualmente em DP e aloco, por exemplo , 30% a ETH (continuo a achar que os principais índices estão “em alta), a questão é, o que fazer aos 70% que restam do bolo? Atenção, 70% dos 40% que tenho em DP, não é de todo o portfólio.

Qual é o teu objectivo ao poupar? Apenas ir tirando pequenos "lucros" pontuais sem mexer no capital?

É que neste momento tens um portfólio quase todo estruturado para muito pequeno prazo e que praticamente garante que vais perder poder de compra e se tiras os rendimentos então não há dúvida nenhuma que o capital vai perder valor.

Depois, num portfólio tão conservador e de curto prazo, tens 10% de investimento altamente especulativo como é a cripto, porquê? Qual é o papel desses 10% no teu portfólio?

A maioria do bolo, o que pretendo é ir tirando pequenos lucros sem mexer no capital, sim.

Mas conforme referi, vou entrar em ETF e só ainda não o fiz porque considero que os principais índices que acompanhado estão algo “em alta” para entrar sem ser em lógica de DCA.

Relativamente a cripto, entrei numa lógica de diversificação e rendimento. E é verdade que até estava no “verde”, até haver esta quebra generalizada. É para fechar algumas posições e reduzir a exposição, ainda assim.

Não sou muito fã de longo prazo nisto dos investimento, com a exceção do imobiliário, para o qual ainda não possuo liquidez suficiente. Esse sim é o meu investimento favorito, na lógica do que referi:

1 - tipicamente “ganhar” na valorização do bem, e;
2 - ganho de lucros periódicos (as rendas) para fazer face a aquisições ou despesas sem mexer no “capital”.

Não sei se respondi a todas as questões.

Last edited:
Honestamente e não me leves a mal, acho que o que precisa de um upgrade para 2026 é o teu plano. Admitindo que esses 2 anos de salários líquidos foram poupados e não ganhos ou oferecidos, isso é um sinal que claramente podes muito bem financiar os tais pequenos consumos, ou caprichos, ou despesas de que falas sem sabotares o potencial de capitalização nas tuas poupanças que é o que lhes permite manter ou até crescer em valor.

Talvez faça mais sentido canalizar uma parte das tuas poupanças para um fundo de "viagens ou férias", que investes num deposito a prazo de curto prazo, ou num fundo money market só para não estar parado, reduzindo o que canalizas para as poupanças. Mas fazer um plano mais sólido e consistente para as verdadeiras poupanças, aquela parte que está ali de lado e que serve de almofada financeira da tua família e como salvaguarda económica caso um dia no futuro venhas a ter uma redução grande e permanente dos rendimentos que é algo que sem mudanças na nossa SS nos espera a todos.

Porque essa procura por pequenos rendimentos rápidos vai invariavelmente ter uma de duas consequências:

- Ou vais entrar em "investimentos" especulativos, e ai, quando se entra em jogos de soma nula (sendo que nos mercados financeiros no geral as comissões e impostos garantem que os jogos de soma nula, na realidade sejam de soma negativa) será uma questão de sorte ou de azar. Quando a maré está a subir, todos os barcos sobem e vem a ilusão das escolhas certas, mas as tempestades também chegam rápido e sem aviso. Corres também o perigo de transformar o teu portfólio no hamster na roda, que está sempre a correr atrás do lucro que os outros fizeram no ano passado para depois perceber que esse lucro já passou, por exemplo, investes em cripto porque deu muito nos últimos anos, agora vai tudo atrás do ouro porque subiu muito nos últimos 2 ou 3 anos, ou dos chips, etc... Historicamente é uma ótima maneira de fazer péssimos investimentos.

- Ou então, vais estar simplesmente a consumir o teu capital, mas iludido pelos rendimentos nominais. Por exemplo se em 2018 tivesses investido 10.000€ em Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC), que desde a pandemia até pagaram quase sempre 3%, o que não é nada mau, tinhas recebido ao longo dos 7 anos do contrato, os seguintes juros liquidos: 54,00€; 111,60€; 75,60€; 183,60€; 205,20€; 205,20€; 208,80€​, o que dava para um jantar ou uma noite fora, ou se juntasses os juros todos um iPhone ao fim de 7 anos e recebias os mesmos 10.000€ nominais.

O grande problema é que os 10.000€ de 2018 compravam mais de 2.200 litros de azeite, mas em 2025 para comprar os mesmos litros precisavas pelo menos de 16.650€. Com 10.000€ em 2018 compravas cerca de 1000 kg de bifes de vitela, em 2025 precisarias de 16.000€ para o mesmo, em 2018 com 10.000€ compravas 10m^2 de uma casa, hoje precisas de 20.650€ para comprar os mesmos 10m^2... (preços médios para Portugal e contas feitas pelo Gemini)

Podes ficar com a ilusão que os 10.000€ em certificados do tesouro te pagaram 7 jantares em 7 anos, na verdade foi o teu próprio capital que pagou isso tudo, porque no final dos 7 anos, mesmo com os juros, recebes muito menos valor do que o que lá colocaste inicialmente.

Só para comparação, se em 2018 tivesses metido 10.000€ num ETF que replicasse o MSCI ACWI, mesmo depois de pagar os impostos, em 2025 podias comprar mais 249 litros de azeite, mais 158 kg de bifes, só nas casas ainda assim, perdias 1 m^2 de poder de compra.

E para acabar, lembra-te que as bolsas de uma forma média crescem cerca de 7% acima da inflação no longo prazo, pelo que, sendo a tendencia de subida, o normal é estarem em máximos de sempre, desde que existe o SP500 em 62% dos anos civis houve registo de máximos históricos. Lembra-te também que se as bolsas de valores de metem medo por estarmos em máximos de sempre, o preço das casas seja qual for a métrica, então é que está completamente descontrolado e ainda não passaram 20 anos desde a ultima vez em que se viu que o preço das casas pode baixar e violentamente.

Ainda assim, se gostas dos rendimentos periódicos as rendas do imobiliário não são a única solução, o investimento em dividendos também é uma alternativa, embora em Portugal fiscalmente seja altamente ineficiente.

Ter um plano sólido, bem estruturado, em que nós acreditamos a longo prazo é também uma garantia de que nos momentos maus não vamos vender em prejuízo por pânico, nem vamos passar noites mal dormidas porque o valor nomina das nossas poupanças desceu de forma mais ou menos violenta.

Dito isto e porque acho que já te deixo algumas coisas para pensares, se mudares de ideias posso dar umas dicas, para pequenos lucros imediatos não tenho como te ajudar.

A história do longo prazo, nem toda a gente tem estômago para isso... estar a desviar 500 paus (exemplo) religiosamente todos os meses para aplicar num ETF, e deixar ficar 10, 20, 30 anos...E ficar ali "preso" sem usufruir do ganho e sem usufruir dos 500€ que delapidou ao ganho mensal, é penoso...

Ganhar 2000 limpos por mês e ter alguma forma de conseguir ir buscar + 300, 400€ mensalmente em algum investimento, parece ser mais apetecivel...mas realmente bastante dificil de concretizar.

Last edited:
A história do longo prazo, nem toda a gente tem estômago para isso... estar a desviar 500 paus (exemplo) religiosamente todos os meses para aplicar num ETF, e deixar ficar 10, 20, 30 anos...E ficar ali "preso" sem usufruir do ganho e sem usufruir dos 500€ que lapidou ao ganho mensal, é penoso...

Ganhar 2000 limpos por mês e ter alguma forma de conseguir ir buscar + 300, 400€ mensalmente em algum investimento, parece ser mais apetecivel...mas realmente bastante dificil de concretizar.

Para ir buscar 300~400€ limpos de forma "garantida", todos os meses, em coisas de médio/curto prazo, diria que tens de ter investido pelo menos uns 300 mil euros e que tens de ir reforçando para não chegares ao fim de uns anos e esses 400€ mensais não darem sequer para mandar tocar um cego. Se não herdares, a ganhar 2000€ limpos por mês, tens um teto, carro e juntas 300k, como?

Além disso, ter um plano de poupança, não significa viver como um eremita, estar 40 anos sem gastar nada e depois morrer rico como o tio patinhas. Eu acabei de dizer em cima, que se calhar em vez de estar a usar os pequenos lucros para financiar pequenos luxos, talvez fosse melhor reduzir a taxa de poupança e simplesmente usar mais dos rendimentos para esses consumos.

Ao longo da vida vai havendo fases de maior rendimento e outras mais apertadas, é ir tendo o cuidado de ir adaptando, mas quanto mais automatizado estiver o processo, menos falha e mais fácil é de concretizar. No meu caso comecei com pequenos gestos, depois foi ficando natural, comecei com um PPR mensal, na altura só para os benefícios fiscais, depois um dia olhei para as minhas contas e um dia achei que era estupido ainda estar a pagar o leasing de um carro, liquidei o que ainda faltava, e os 200€ que pagava por mês e que eu já estava habituado a não consumir, passaram para uma poupança mensal automática, a minha vida continuou igual, mas as poupanças começaram a crescer a um ritmo muito superior. Ao longo da vida fui conseguindo alguns aumentos de salário e nessas alturas procuro sempre aumentar também a poupança, ou mais recentemente, em 2022 a minha prestação da casa, como de quase toda a gente, disparou, fiquei com menos dinheiro mensal, mas lá me adaptei, quando começou a baixar, já que estava adaptado acabei a aumentar as poupanças mensais e nem dei conta.

Naturalmente, cada um vê como quer, mas para mim, tentar gastar sempre um pouco menos do que ganho e procurar não deixar que a inflação do nível de vida vá comendo os ganhos de rendimento que vou tendo ao longo da minha carreira, para mim não tem nada a ver com ser rico daqui a 30 anos, nem com FIRE's nem com nada disso, tem simplesmente a ver com independência financeira, tranquilidade financeira e com eu poder sentir-me seguro quanto ao futuro da minha família, algo especialmente importante a partir do momento em que tens filhos.

Até porque honestamente, só sentido segurança em relação ao futuro é que consigo desfrutar de alguns prazeres da vida. Por exemplo, eu nunca conseguiria viver feliz comigo mesmo se comprasse pequenos caprichos, como é por exemplo ter um telefone de 1000€, mas não tivesse de lado dinheiro para poder reparar o meu carro se avariar, ou fazer obras em casa se um tubo rebentar. Ia-me sentir um idiota total se colocasse a minha família em risco dessa forma. Ou por exemplo, se amanhã o meu patrão acordar burro da cabeça, que capacidade é que eu tenho de não ter de aturar burrices se não tiver como sobreviver sequer uma semana se me despedir? Ter uma poupança dá-me a segurança que só aturo os fretes até ao ponto que me apetece, porque posso atravessar uns meses de mudança se for necessário.

Se tiveres um plano de poupança bem estruturado, ao inicio parece que não se mexe, mas quando dás conta cresceu até 50k, ou 100k ou mais e isso começa a desbloquear um nível de tranquilidade e de segurança que te permite viver de forma muito mais tranquila, podes comprar um Iphone Pro Max e já não precisas de te sentir um idiota porque aquele dinheiro pode fazer falta para a universidade do miúdo, ou podes ir de férias para um hotel muito melhor sem achares que podes estar a ser um inconsciente porque se acontece alguma coisa vais falhar com os teus filhos.

Absolutamente nada disto tem a ver com objetivos a 40 anos.

O planeamento a longo prazo, tem simplesmente a ver com os ciclos economicos normais, estar a fazer um plano de investimento que não leve em conta a possibilidade de haver um crash pelo meio não é sensato, pelo que a meu ver deves ter sempre um plano para 8~10 anos no mínimo, porque se correr muito mal, podes ter de esperar esse tempo.

Last edited:
A história do longo prazo, nem toda a gente tem estômago para isso... estar a desviar 500 paus (exemplo) religiosamente todos os meses para aplicar num ETF, e deixar ficar 10, 20, 30 anos...E ficar ali "preso" sem usufruir do ganho e sem usufruir dos 500€ que delapidou ao ganho mensal, é penoso...

Se estás à procura disso a não ser que sejas um burlão e dos bons nunca vai acontecer.
Ninguém que ganha 2mil€ limpos aos dias de hoje consegue em tempo algum ir buscar 300 ou 400€ mensalmente seja no que for. Teria que abdicar de ter vida. Mas olhando para o resto que dizes não faria sentido abdicar de uma coisa para ter outra.
A poupança que se faz a longo prazo é no sentido de no futuro, na reforma, com corte de rendimentos que vai acontecer conseguir ter um pé de meia que permita manter o nível de vida por exemplo. No limite se morres fica para os herdeiros.
Obviamente só fará sentido abdicar de viver hoje tendo uma vida estável e confortável sem grandes privações.

Vocês investiram em CA's serie D ou E?

Com 190K à taxa do mês passado vai-se buscar mais de 400€ por mês a somar ao capital.
Quando a taxa teve mais alta em 2023 ia-se buscar mais de 450€.

Isto no E's.
Nos D's como já têm mais de 5 anos ainda dá mais.

Assim já faz sentido. Só é preciso juntar 200 mil euros a ganhar um salário mediano em Portugal, sem ter uma poupança estruturada porque isso é difícil de implementar e já agora ter uma máquina do tempo para ir investir em séries antigas dos CA que beneficiaram nos últimos 3 ou 4 anos de um pico de inflação e beneficiaram em termos nominais, porque em litros de azeite, quilos de bife ou metros de casa, obviamente perderam valor.

Bate tudo certo 👌

(Desculpa o tom de engraçadinho, não quero ser ofensivo é só para dar mais interesse à discussão, mas estás a falar de uma realidade que não existe a não ser que herdes ou tenhas muita sorte na vida).

Last edited:
Assim já faz sentido. Só é preciso juntar 200 mil euros a ganhar um salário mediano em Portugal, sem ter uma poupança estruturada porque isso é difícil de implementar e já agora ter uma máquina do tempo para ir investir em séries antigas dos CA que beneficiaram nos últimos 3 ou 4 anos de um pico de inflação e beneficiaram em termos nominais, porque em litros de azeite, quilos de bife ou metros de casa, obviamente perderam valor.

Bate tudo certo 👌

mundano, parece que estás um bocadinho a desconversar..

Eu apenas fiz ali atrás um comentário que a grande parte das pessoas não está para ter o dinheiro investido decadas, sem lhe mexer.

Não disse que isso se aplicava a mim.

Agora CA's sempre tive, B's que ainda tenho, C's que já terminaram, tenho E's, tive pelo o meio CTPM, etc

E ter 200K juntos pode ser dificil para quem tem 30 anos, mas não devia ser para quem tem 45..Isto falando de pessoas que se interessam por estes assuntos.

Tens sempre escrito muito, mas não disseste nunca em concreto como é composta a tua carteira. É disso que as pessoas que pedem conselhos precisam, não são de floreados. Para dar interesse à discussão, devias ser mais objectivo nas ajudas que pretendes dar.

Eu tenho tido um perfil conservador (porque meto mais capital em produtos conservadores).

- Mas como já aqui o referi, tenho Ações Europeias e Portuguesas(bons dividendos e tb valorizações),
-Tenho ETF que segue o S&P500 que só comecei à 11 meses atrás e não tem tido um desempenho por aí além, por aquilo que aqui já escrevi N vezes, o dolar a desvalorizar...
- Tenho tb umas posições em ações Americanas
- Tenho fundo de pensões especificamente a pensar acabar por ser um complemento de reforma.
- Tenho uns trocos em PPR que não interessa muito.
- DP's neste momento é apenas residual, para dar para uns 6 meses de gastos ou pouco mais.
- Tb investi em imobiliario, no tempo das casas baratinhas, o que me permite ter 2 rendas pequenas.

Portanto estou bastante tranquilo com os investimentos.

Para dar mais interesse aqui ao tópico. Em fins de Janeiro abri conta na XTB, para me dedicar então aos EUA, ETF S&P500, e outras posições.

Passados 11 meses:
Fi2kf3x.png

pFFclXC.png

Não gostava muito que em 2026 este pequeno acumular de 30K levasse muito no lombo..se a coisa deixar de insuflar e rebentar..

E ter 200K juntos pode ser dificil para quem tem 30 anos, mas não devia ser para quem tem 45..Isto falando de pessoas que se interessam por estes assuntos.

Não basta o interesse, é preciso ganhar muito dinheiro para criar uma poupança dessas em 20 anos de trabalho.

E se pelo meio for preciso comprar uma casa e criar 2 ou 3 filhos, então é uma miragem para a maior parte da classe média.

Não basta o interesse, é preciso ganhar muito dinheiro para criar uma poupança dessas em 20 anos de trabalho.

E se pelo meio for preciso comprar uma casa e criar 2 ou 3 filhos, então é uma miragem para a maior parte da classe média.

A ganhar o salário minimo de certeza que não dá.. mas já ganhei menos de 2K limpos..
Custa a arrancar, mas depois o próprio capital e os investimentos, trazem mais capital e começa o efeito bola de neve..

Edit: Que não fique subentendido que só ganho 2K limpos :)

Os 2K limpos foi um exemplo, e que até deve bater +- com o que alguns jovens de 30 e picos que andam por aqui ganham.

Last edited:
Tu é que disseste que poupanças a longo prazo é difícil e que o ideal para quem ganha uns 2000€ é investir em algo que dê 400€ por mês. Estás a falar de um cenário que não existe.

Estás a falar de um cenário que é inexistente, porque falas em alguém que ganha 2k, não consegue poupar para investir a longo prazo, mas consegue ter 200k há 5 anos atrás, ou 300k hoje (estamos a falar da mesma ordem de grandeza) para colocar em CAs. Diz-me em que mundo é que caem assim 200 ou 300k do nada?

Mas ok, siga. Esta conversa não já não tem interesse.

Tu é que disseste que poupanças a longo prazo é difícil e que o ideal para quem ganha uns 2000€ é investir em algo que dê 400€ por mês. Estás a falar de um cenário que não existe.

Estás a falar de um cenário que é inexistente, porque falas em alguém que ganha 2k, não consegue poupar para investir a longo prazo, mas consegue ter 200k há 5 anos atrás, ou 300k hoje (estamos a falar da mesma ordem de grandeza) para colocar em CAs. Diz-me em que mundo é que caem assim 200 ou 300k do nada?

Mas ok, siga. Esta conversa não já não tem interesse.

Eu disse o que o Etectera deu a entender ser o objectivo dele. Que não era fã de longo prazo e que gostava de tirar pequenos lucros...
Não é não conseguir poupar. Não quer é ficar com ele preso decadas.
Os 2K é para alguém com o perfil e idade neste momento do Etectera. Daqui por 10 anos vai ganhar muito mais...

Vamos por as coisas no seu lugar, eu tenho mais de 200K em CA's, simples! Não comecei a trabalhar à 5 anos, nem à 10 nem à 15 anos...
Eles não cairam do nada, sairam do trabalho e de se multiplicarem.

post do Etectera
"A maioria do bolo, o que pretendo é ir tirando pequenos lucros sem mexer no capital, sim.

Mas conforme referi, vou entrar em ETF e só ainda não o fiz porque considero que os principais índices que acompanhado estão algo “em alta” para entrar sem ser em lógica de DCA.

Relativamente a cripto, entrei numa lógica de diversificação e rendimento. E é verdade que até estava no “verde”, até haver esta quebra generalizada. É para fechar algumas posições e reduzir a exposição, ainda assim.

Não sou muito fã de longo prazo nisto dos investimento, com a exceção do imobiliário, para o qual ainda não possuo liquidez suficiente. Esse sim é o meu investimento favorito, na lógica do que referi:

1 - tipicamente “ganhar” na valorização do bem, e;
2 - ganho de lucros periódicos (as rendas) para fazer face a aquisições ou despesas sem mexer no “capital”.

Não sei se respondi a todas as questões.​
"

mundano andas nisto dos investimentos a sério à quanto tempo?

Quem é que escreveu que estar a desviar 500€ por mês e depois esperar 10, 20 ou 30 anos é penoso e que em vez disso era melhor investir em algo que desse 300 ou 400€ por mês? Não foste tu?

E depois para explicar como o teu plano era simples disseste que bastava ter investido 200k há 5 anos atrás. Essa tal pessoa para quem seria penoso colocar os 500€ de lado 10 anos, só precisava de 400 meses para juntar os tais 200k

O que disseste, para quem está do outro lado é lido assim: "em vez de estar a poupar 500€ por mês para investir e ir construindo um pé de meia, é muito melhor arranjar 200 k por artes mágicas e começar logo a receber os juros todos os meses".

Não consegues ver a contradição no que disseste?

E não fui só eu que li assim, até houve quem dissesse que um plano desses tinha de ser um plano de um burlão e dos bons.

Se não era isto que querias escrever, ou não era esta a ideia que querias passar, está tudo bem. Não vem mal ao mundo. Só tens de explicar que não era essa a tua ideia, estar a insistir que isso faz sentido é que, pronto...

Quanto à tua última pergunta, seja há menos de 20 dias ou há mais de 20 anos não altera nada. Nem eu quero estar aqui a discutir com base em falácias da autoridade...

Quem é que escreveu que estar a desviar 500€ por mês e depois esperar 10, 20 ou 30 anos é penoso e que em vez disso era melhor investir em algo que desse 300 ou 400€ por mês? Não foste tu?

E depois para explicar como o teu plano era simples disseste que bastava ter investido 200k há 5 anos atrás. Essa tal pessoa para quem seria penoso colocar os 500€ de lado 10 anos, só precisava de 400 meses para juntar os tais 200k

O que disseste, para quem está do outro lado é lido assim: "em vez de estar a poupar 500€ por mês para investir e ir construindo um pé de meia, é muito melhor arranjar 200 k por artes mágicas e começar logo a receber os juros todos os meses".

Não consegues ver a contradição no que disseste?

E não fui só eu que li assim, até houve quem dissesse que um plano desses tinha de ser um plano de um burlão e dos bons.

Se não era isto que querias escrever, ou não era esta a ideia que querias passar, está tudo bem. Não vem mal ao mundo. Só tens de explicar que não era essa a tua ideia, estar a insistir que isso faz sentido é que, pronto...

Quanto à tua última pergunta, seja há menos de 20 dias ou há mais de 20 anos não altera nada. Nem eu quero estar aqui a discutir com base em falácias da autoridade...

Continuas na mesma postura. :sh) Quando decidires colocar alguma coisa que se tire sumo a sério, pode ser que se consiga ter alguma discussão constructiva
Quem investe à 20 dias não terá o mesmo que quem investe à 20 anos.

Em relação ao 1º paragrafo, fui eu que escrevi. Eu não invisto em ETF's à 20 ou 30 anos. Mas sempre poupei e investi noutros produtos em vez de ETF's, e já lá vão mais de 25 anos..
Olho para 200K como uma quantia "banal" hoje em dia e que nem dá para grande coisa. Mas pelos vistos vocês acham que é uma fortuna..porque ficaram escandalizados com os 200k e que colocam passivamente mais 400-500€ por mês em cima dos 200K. Eu até falei foi em 190K..mas para vocês os 200K convinha mais :)
E sim perdem valor com a inflação.

Last edited:
Back