A história do longo prazo, nem toda a gente tem estômago para isso... estar a desviar 500 paus (exemplo) religiosamente todos os meses para aplicar num ETF, e deixar ficar 10, 20, 30 anos...E ficar ali "preso" sem usufruir do ganho e sem usufruir dos 500€ que lapidou ao ganho mensal, é penoso...
Ganhar 2000 limpos por mês e ter alguma forma de conseguir ir buscar + 300, 400€ mensalmente em algum investimento, parece ser mais apetecivel...mas realmente bastante dificil de concretizar.
Para ir buscar 300~400€ limpos de forma "garantida", todos os meses, em coisas de médio/curto prazo, diria que tens de ter investido pelo menos uns 300 mil euros e que tens de ir reforçando para não chegares ao fim de uns anos e esses 400€ mensais não darem sequer para mandar tocar um cego. Se não herdares, a ganhar 2000€ limpos por mês, tens um teto, carro e juntas 300k, como?
Além disso, ter um plano de poupança, não significa viver como um eremita, estar 40 anos sem gastar nada e depois morrer rico como o tio patinhas. Eu acabei de dizer em cima, que se calhar em vez de estar a usar os pequenos lucros para financiar pequenos luxos, talvez fosse melhor reduzir a taxa de poupança e simplesmente usar mais dos rendimentos para esses consumos.
Ao longo da vida vai havendo fases de maior rendimento e outras mais apertadas, é ir tendo o cuidado de ir adaptando, mas quanto mais automatizado estiver o processo, menos falha e mais fácil é de concretizar. No meu caso comecei com pequenos gestos, depois foi ficando natural, comecei com um PPR mensal, na altura só para os benefícios fiscais, depois um dia olhei para as minhas contas e um dia achei que era estupido ainda estar a pagar o leasing de um carro, liquidei o que ainda faltava, e os 200€ que pagava por mês e que eu já estava habituado a não consumir, passaram para uma poupança mensal automática, a minha vida continuou igual, mas as poupanças começaram a crescer a um ritmo muito superior. Ao longo da vida fui conseguindo alguns aumentos de salário e nessas alturas procuro sempre aumentar também a poupança, ou mais recentemente, em 2022 a minha prestação da casa, como de quase toda a gente, disparou, fiquei com menos dinheiro mensal, mas lá me adaptei, quando começou a baixar, já que estava adaptado acabei a aumentar as poupanças mensais e nem dei conta.
Naturalmente, cada um vê como quer, mas para mim, tentar gastar sempre um pouco menos do que ganho e procurar não deixar que a inflação do nível de vida vá comendo os ganhos de rendimento que vou tendo ao longo da minha carreira, para mim não tem nada a ver com ser rico daqui a 30 anos, nem com FIRE's nem com nada disso, tem simplesmente a ver com independência financeira, tranquilidade financeira e com eu poder sentir-me seguro quanto ao futuro da minha família, algo especialmente importante a partir do momento em que tens filhos.
Até porque honestamente, só sentido segurança em relação ao futuro é que consigo desfrutar de alguns prazeres da vida. Por exemplo, eu nunca conseguiria viver feliz comigo mesmo se comprasse pequenos caprichos, como é por exemplo ter um telefone de 1000€, mas não tivesse de lado dinheiro para poder reparar o meu carro se avariar, ou fazer obras em casa se um tubo rebentar. Ia-me sentir um idiota total se colocasse a minha família em risco dessa forma. Ou por exemplo, se amanhã o meu patrão acordar burro da cabeça, que capacidade é que eu tenho de não ter de aturar burrices se não tiver como sobreviver sequer uma semana se me despedir? Ter uma poupança dá-me a segurança que só aturo os fretes até ao ponto que me apetece, porque posso atravessar uns meses de mudança se for necessário.
Se tiveres um plano de poupança bem estruturado, ao inicio parece que não se mexe, mas quando dás conta cresceu até 50k, ou 100k ou mais e isso começa a desbloquear um nível de tranquilidade e de segurança que te permite viver de forma muito mais tranquila, podes comprar um Iphone Pro Max e já não precisas de te sentir um idiota porque aquele dinheiro pode fazer falta para a universidade do miúdo, ou podes ir de férias para um hotel muito melhor sem achares que podes estar a ser um inconsciente porque se acontece alguma coisa vais falhar com os teus filhos.
Absolutamente nada disto tem a ver com objetivos a 40 anos.
O planeamento a longo prazo, tem simplesmente a ver com os ciclos economicos normais, estar a fazer um plano de investimento que não leve em conta a possibilidade de haver um crash pelo meio não é sensato, pelo que a meu ver deves ter sempre um plano para 8~10 anos no mínimo, porque se correr muito mal, podes ter de esperar esse tempo.