Bolsa e investimentos

Não sei porque estás aí a expor o teu CV e a relação de bens, nada disso, só por si, te vai dar razão. Embora a opção por esse caminho tenha a utilidade de explicar algumas coisas....

O que tu dizes é que alguém que ganhe 2000€ líquidos, não consegue juntar 500€ por mês porque é penoso. Mas ao mesmo tempo, presumo que por magia, alguém que não consegue poupar, vai ter 190 ou 200 mil euros e convém que fosse há 5 anos atrás, porque à data de hoje seria preciso bastante mais. Uma pequena quantia dizes tu, talvez para tentar impressionar, mas como a matemática não se impressiona com facilidade, contas feitas são só 400 meses dos 500€ que tu próprio dizes que as pessoas não conseguem poupar por ser penoso. Não conseguem poupar, mas o dinheiro aparece. É magia... 👌

Depois, a conversa começou com alguém a dizer que tinha 2 anos de salários poupados, ora pegando nos teus pressupostos, que dizes que em vez de continuar a poupar e rentabilizar a poupança já feita, devia fazer um investimento de curto prazo que dê 400€ por mês, e assumindo um salário de 2000€ por mês que foi o exemplo que tu deste, contas feitas tens de colocar os 24 meses de salários poupados na série dos CA que paga 13,8% ao ano. Só que essa série só existe no mundo da magia. Mais uma vez, nada faz sentido, ou então explica-me lá que investimento é esse que se faz com 48.000€ e dá 400€ líquidos por mês, porque com essas contas eu estou super interessado.

E para acabar, estamos a falar de alguém que colocou 2 anos de salários de lado, num país onde a maior parte das pessoas vive de salário a salário. Qual é mesmo a lógica de estar a dar conselhos no sentido de ir atrás de um quick buck, e estar a fazer cenários partindo do pressuposto que a pessoa não vai conseguir poupar para investir, quando estamos a falar de alguém que tem claramente uma boa capacidade de aforro, já que foi capaz de poupar 2 anos de salários? Se ele tivesse dito que até ontem era chapa ganha, chapa gasta e que lhe saiu 50k numa raspadinha, ainda percebia o teu conselho, agora para alguém que disse que o poupou? Qual é a lógica?

Enfim.... Já percebi que dizer coisas com lógica ou com sentido não é a tua prioridade e pela minha parte já perdi demasiado tempo, a conversa contigo morre aqui.

Onde é que eu disse que alguém que ganhe 2000 limpos não consegue poupar?
Os 500€ ser penoso é no sentido de ficarem lá retidos há-de eterno (30 anos, etc)... nos CA's por exemplo não ficam lá há-de eterno se quiser até a cada 3 meses pode retirar após recebimento dos juros. Num ETF não andas a levantar a cada 3 meses...

Como estás com dificuldade na interpretação, transcrevo aqui:
"A história do longo prazo, nem toda a gente tem estômago para isso... estar a desviar 500 paus (exemplo) religiosamente todos os meses para aplicar num ETF, e deixar ficar 10, 20, 30 anos...E ficar ali "preso" sem usufruir do ganho e sem usufruir dos 500€ que delapidou ao ganho mensal, é penoso...

Ganhar 2000 limpos por mês e ter alguma forma de conseguir ir buscar + 300, 400€ mensalmente em algum investimento, parece ser mais apetecivel...mas realmente bastante dificil de concretizar."

E depois repara o que eu escrevi, para a 2ª opção: seria mais apetecivel...mas realmente bastante dificil de concretizar..e porquê? Porque ainda está com apenas 2 anos de salários de poupanças, é novo e deve ganhar em redor desse valor dos 2000€ limpos. Seria possivelmente uma situação que ele não se importaria de conseguir no curto prazo...mas enquanto não tiver um bolo maior não consegue.
Acabei por descrever que eu consegui, mas não foi a poupar apenas 2 anos de salários. e as poupanças já me geraram muitos outros meses/anos de salários.​

Last edited:
Onde é que eu disse que alguém que ganhe 2000 limpos não consegue poupar?
Os 500€ ser penoso é no sentido de ficarem lá retidos há-de eterno (30 anos, etc)... nos CA's por exemplo não ficam lá há-de eterno se quiser até a cada 3 meses pode retirar após recebimento dos juros. Num ETF não andas a levantar a cada 3 meses...

Como estás com dificuldade na interpretação, transcrevo aqui:
"A história do longo prazo, nem toda a gente tem estômago para isso... estar a desviar 500 paus (exemplo) religiosamente todos os meses para aplicar num ETF, e deixar ficar 10, 20, 30 anos...E ficar ali "preso" sem usufruir do ganho e sem usufruir dos 500€ que delapidou ao ganho mensal, é penoso...

Ganhar 2000 limpos por mês e ter alguma forma de conseguir ir buscar + 300, 400€ mensalmente em algum investimento, parece ser mais apetecivel...mas realmente bastante dificil de concretizar."

E depois repara o que eu escrevi, para a 2ª opção: seria mais apetecivel...mas realmente bastante dificil de concretizar..e porquê? Porque ainda está com apenas 2 anos de salários de poupanças, é novo e deve ganhar em redor desse valor dos 2000€ limpos. Seria possivelmente uma situação que ele não se importaria de conseguir no curto prazo...mas enquanto não tiver um bolo maior não consegue.
Acabei por descrever que eu consegui, mas não foi a poupar apenas 2 anos de salários. e as poupanças já me geraram muitos outros meses/anos de salários.​

Num ETF até podes levantar todos os dias se assim quiseres... podes ter um Distributivo e vais recebendo várias vezes ao ano.
No resto 90% dos portugueses nunca na vida consegue poupar 200mil, e ter uma vida normal, que para mim seria ter uma casa, carro (ir trocando de quando em vez), 2 ou 3 filhos, férias, vida cultural e social, etc. Não Têm salários para tal.
Diria nem em Portugal nem em muitos países por esse mundo fora. (a não ser que o pessoal esteja todo a receber heranças de milhões).

Isto nem indo aos investimentos, nem toda a gente tem estomago para mercados financeiros, alguns nem para PPRS que não sejam 100% garantidos.

Acho que ninguém está a perceber o que o Gavela está a escrever, aplicado aproximadamente €43.000 a €57.000, dependendo do yield é possível receber valores entre os que ele apresenta.​

Podes exemplificar?

Quando falamos em yields destas evidentemente terao que vir com algum risco e nao falo de bitcoin-like risk/volatility.

Um investimento desses num mix de Altria Group, Lyondell Basel, Pfizer, UPS, Verizon, etc. O que nao faltam sao empresas com dividendos acima dos 6% e, tendo boas entradas, com um potentical de valorizacao interessante.

Quando falamos em yields destas evidentemente terao que vir com algum risco e nao falo de bitcoin-like risk/volatility.

Um investimento desses num mix de Altria Group, Lyondell Basel, Pfizer, UPS, Verizon, etc. O que nao faltam sao empresas com dividendos acima dos 6% e, tendo boas entradas, com um potentical de valorizacao interessante.
Bem, a 6% para tirar 400€ líquidos já precisas de mais de 110k investidos.

E investimentos em ações individuais totalmente do conceito de investimentos de curto prazo onde se tira 400€ todos os meses.

Mas sim, para quem aprecia os rendimentos periódicos, o investimento em dividendos pode ser uma boa alternativa. Embora em termos fiscais, dificilmente compense.

E atenção à barracada que pode ser ter de tratar de questões de dupla tributação.

Se calhar - numa perspectiva de yield puro e duro - mais vale investir em PT. Até porque há a hipótese de pagar 14% sobre dividendos (e não 28%). E depois para pessoas com um rendimento total mais contido há a hipótese do englobamento.

E Prata? Alguém entrou? [;)]

Meti um pouco a tempo de apanhar 70% dos 110% de valorização nos últimos seis meses que dizem aqui: https://www.bullionbypost.eu/silver-price/sixmonth/kilograms/EUR/#show-chart

Tenho algum simpatia pela ideia clássica do par ouro-prata como base monetária, e a prata andava muito desvalorizada - e.g. (de 2022) https://elements.visualcapitalist.com/charting-the-gold-to-silver-ratio-over-200-years/

Bruno-vamos-dois.jpg

E atenção à barracada que pode ser ter de tratar de questões de dupla tributação.

Acabei de receber dividendos de ações da bolsa de oslo, e lá ficaram retidos 25% e o banco daqui reteve mais 28%.

Tudo se resolve na declaração de IRS, mas é uma trabalheira.

Acabei de receber dividendos de ações da bolsa de oslo, e lá ficaram retidos 25% e o banco daqui reteve mais 28%.

Tudo se resolve na declaração de IRS, mas é uma trabalheira.

Mas pagas mais que 28%.

É esse o ponto de se dizer que é pior fiscalmente.

Nop. E fui avisado há uns 6 meses por um amigo americano que anda nestas andanças de investimentos a título profissional. Ouro, sim, estou in desde 2020.

Boss.

Em 2035, o ouro vai estar 10 mil USD.

Vai pensado em algo para comprar! [:D]

Bem, a 6% para tirar 400€ líquidos já precisas de mais de 110k investidos.

E investimentos em ações individuais totalmente do conceito de investimentos de curto prazo onde se tira 400€ todos os meses.

Mas sim, para quem aprecia os rendimentos periódicos, o investimento em dividendos pode ser uma boa alternativa. Embora em termos fiscais, dificilmente compense.

Partilho e respeito na sua essência as tuas ideias e estratégias de investimento, mas sabes que existem investimentos que podem ser subscritos neste preciso momento, com pagamento de dividendos mensais ou trimestrais, com retornos na casa dos 2 dígitos.

Excluo obviamente as crypto, P2P Lending, investimentos com alavancagem, short selling, esquemas em pirâmide, fundos ou empresas acabadas de se anunciar no mundo das finanças, em suma, tudo o que caia fora dos parâmetros que defini para a minha gestão do risco, alinhada com o meu perfil de investidor.

Numa ótica de diversificação, tenho há mais de 2 anos algum capital significativo, investido num fundo de investimento imobiliário americano, especificamente um mREIT (Mortgage Real Estate Investment Trust), que desde 2020 distribui mensalmente um dividendo bruto de 0,12 USD por cada ação detida. Considerando o custo de cada ação no momento da aquisição (Out-Nov 2023), este dividendo pago mensalmente tem remunerado anualmente em cerca de 21% o capital investido em USD.

Ou seja, à data, por cada 1000 USD investidos, correspondentes a 930€ na data do investimento inicial (1000 x 0,93) , são pagos anualmente 210 USD brutos em dividendos, pouco mais de 150 USD líquidos de impostos, que representam 128€ à data de hoje (150 x 0,85), uma rentabilidade líquida de cerca de 14% ao ano.

Mesmo considerando a desvalorização do USD face ao EUR em cerca de 10% nestes 2 anos, já considerados nos cálculos acima apresentados, a cotação em bolsa deste ativo valorizou em cerca de 55%. Em caso de resgate imediato, acrescentará 35% de rentabilidade líquida em EUR ao capital inicialmente aplicado.

Hoje em dia, este mesmo instrumento, se subscrito no final de Novembro, pagará amanhã, dia 31, um dividendo mensal, correspondente à taxa de juro anual de 13,7%

Neste caso em concreto, com 50K€ investidos, é possível obterem-se retornos líquidos anuais de 10%, ou seja, os tais pouco mais de 400€ por mês.

Se calhar - numa perspectiva de yield puro e duro - mais vale investir em PT. Até porque há a hipótese de pagar 14% sobre dividendos (e não 28%). E depois para pessoas com um rendimento total mais contido há a hipótese do englobamento.
Para declarar metade, acho que tens de englobar obrigatoriamente os rendimentos do anexo E, pelo que a taxa será metade do que o teu IRS ditar.

Back