Bolsa e investimentos

Estás enganado. Se o preço da última acção que compras é superior ao preço médio das que tens em carteira, o preço médio da tua carteira aumenta sempre, como é obvio.
Vê no exemplo acima, não foi isso que eu disse. A última compra foi em saldos, acima do valor de compra inicial mas abaixo do valor de compra dos reforços.

Foste tu que disseste que não era preciso estar em prejuízo e depois reiteraste no exemplo que deste que conseguias descer o preço médio sem estar em terreno negativo. Acho que já estás a desvirtuar o cerne da questão e a fugir com o rabo à sereinga.

Mas quem é que te disse que baixar o preço médio só é feito quando estamos a ter prejuízo?

lol

explica-nos lá esse milagre de baixar o preço médio quando o mercado está acima do teu preço medio! [:)]
estavas tão bem quietinho, ganhavas bem mais!

para quem não percebe sequer matemática básica, existe o euromilhões.

Última edição:
Foste tu que disseste que não era preciso estar em prejuízo e depois reiteraste no exemplo que deste que conseguias descer o preço médio sem estar em terreno negativo. Acho que já estás a desvirtuar o cerne da questão e a fugir com o rabo à sereinga.
Não no sentido de fé cega a que o mundano se estava a referir. Neste caso em particular as boas notícias eram expectáveis num prazo muito curto (notícia de over-supply saiu dias antes de um scoping study).

Mas vais alguma vez admitir que o que disseste, e que iniciou toda esta discussão, não têm qualquer lógica? É que inevntar exemplos de cenários em que um sai vitorioso num trade qualquer um consegue.

lol

explica-nos lá esse milagre de baixar o preço médio quando o mercado está acima do teu preço medio! [:)]
estavas tão bem quietinho, ganhavas bem mais!

para quem não percebe sequer matemática básica, existe o euromilhões.

Explicado acima (e não, não comprei acima do preço médio).

(PS: adoro a atitude!)

Última edição:
Mas vais alguma vez admitir que o que disseste, e que iniciou toda esta discussão, não têm qualquer lógica? É que inevntar exemplos de cenários em que um sai vitorioso num trade qualquer um consegue.
Não tenho nada a admitir, a tabela foi martelada porque obviamente não vou expor aqui a minha vida toda, mas o exemplo (escrito) mostra que, num prazo relativamente curto, consegui baixar o preço médio da minha posição ao comprar numa baixa.

Ó homem, digas o que disseres, da forma que quiseres, NÃO CONSEGUES DESCER O PREÇO MÉDIO ESTANDO EM TERRENO POSITIVO. Isto é tão simples e elementar que me chegaste a fazer duvidar tal a convicção com que o afirmaste. Portanto sim, ficava-te bem dizeres que o que afirmaste, e que levou a toda esta discussão sem sentido, estava errado.

Ó homem, digas o que disseres, da forma que quiseres, NÃO CONSEGUES DESCER O PREÇO MÉDIO ESTANDO EM TERRENO POSITIVO. Isto é tão simples e elementar que me chegaste a fazer duvidar tal a convicção com que o afirmaste. Portanto sim, ficava-te bem dizeres que o que afirmaste, e que levou a toda esta discussão sem sentido, estava errado.
Deixa andar...

Discutir ideias vale sempre a pena... Estar a discutir factos é um exercício sem sentido e que não é digno do tempo que se gasta nisso.

Os factos são o que são... Quem não quer aceitar a realidade, azar..

Atendendo ao exemplo que dei acima:

f3G3ea0.jpg

esse quadro da direita, se calculares a média (ponderada claro) dos 3 primeiros investimentos (400k€ + 172,5k€ + 180k€) dá-te 1,075€ de preço médio.
se estás depois a comprar a 1,05€, estás com prejuízo.

repara que investiste 752,5k€ em 700k de batatas.
a 1,05€ (preço de mercado actual), 700k de batatas só valem 735k€. (menor que os 752,5k€ que investiste.)

Vou dar-te um exemplo:
- compras uma acção a 1€ com a expectativa de que daqui a 2 anos ela chegue aos 2€
- como pretendes chegar a uma posição razoável, vais fazendo pequenos reforços na medida do possível, apesar de a acção ir subindo.
- reforças a 1,15€
- reforças a 1,20€
- entretanto sai um relatório da Morgan Stanley a dizer que há over-supply de uma determinada commodity e a cotação baixa para os 1,05€.
- ainda estás no verde e decides fazer um reforço de modo a baixar a média.
- 3 meses depois a cotação está a 1,25€ (e,por acaso, a Morgan Stanley entrou no capital da empresa!!!!).

Eu sei que o conceito de "averaging down" que vem na Investopedia diz uma coisa mas esta é a linguagem que eu leio todos os dias nos fóruns...

não.
estás no vermelho! estás a perder 2,3% sensivelmente.

Lanço uma discussão, não acham que se pode estar a formar uma bolha em terno das empresas de tech, mais concretamente de e-commerce? Estão a surgir como cogumelos e avaliam-se em biliões empresas que mais não dão que prejuízos e que ao fim ap cabo mais não passam que de um distribuidor/revendedor. Acho que o pessoal está todo encandeado com o “efeito Amazon”...

Mesmo a Amazon tem um PER absolutamente astronómico....

Eu pessoalmente acho que depois de 9 anos a subir, não tarda muito vamos descobrir que há bolhas em todo o lado.

Eu discordo e vou dar-te um exemplo académico de porque discordo...

Imagina que tens mil euros e na bolsa só há 2 empresas (para simplificar):

- A empresa X as ações custam 100€ e na tua análise achas que têm um potencial de ir aos 200€.
- A empresa Y custam 100€, e achas que podem ir a 125€.

Naturalmente investes na empresa X, e passado um ano que vamos imaginar foi mau, tens mais mil euros para investir e vais olhar para o que aconteceu.

- A empresa X vale entretanto 20€ por ação e tu agora achas que têm um potencial de ir aos 80€. Se investires tudo aqui baixas o preço médio para 33€.

- A empresa Y vale entretanto 20€ por ação, mas os fundamentais não alteraram, continuas a achar que o potencial é de 125€.

Onde e como é que investias?

Vais levar em linha de conta a posição inicial na tua análise? Vais tentar evitar sair no vermelho da empresa X? Ou vais olhar para a situação atual e tomar uma decisão lógica com base na decisão atual?

O averaging down aconselha a investir numa empresa em que os fundamentais pioraram, em que correndo bem investiste 2000€ e sais a ganhar 4800€.

Se olhares apenas para a tua posição atual e ignores o orgulho ferido pela má decisão de há um ano, o que fazes é vender a empresa X, assumir o período e investes os 1200€ em 60 ações da empresa Y. Se o potencial se cumprir sais com 7500€.

Por isso é que eu digo, o averaging down é apenas um calmante para o nosso cérebro. Não tem qualquer fundamento lógico.

Caro Mundano,

Felizmente a bolsa não são só 2 empresas [;)]

O truque derradeiro para lidar com os vermelhos é (o velho cliché) Diversificação.

Estou neste mundo "há pouco tempo", mas tenho tido sucesso com uma estratégia de Swing Trade (manter posição apenas uns dias ou semanas), ou seja, esse cenário que me colocas é irrealista para mim, porque:

1 - Em quase todos os cenários de bear market existem altos e baixos e eu saberia interpretá-los, para sair a tempo.

2 - O averaging down não deve de ser aplicado em especulativas (excepto para os Day Traders) mas muito preferencialmente em empresas reconhecidamente lucrativas, as ditas Classe A.

Para entrar em polémica (saudável, porque reconheço que ainda tenho muito a aprender) e animar a troca de ideias, vou mais longe e afirmo que é virtualmente impossível "perder" se tiveres tempo, dinheiro qb e paciência.

Dito isto, não sou minimamente apologista de manter posições por orgulho. Aceito vender em prejuízo quantas vezes forem necessárias, desde que a carteira no seu todo esteja a obter rentabilidade positiva, porque estou nisto para ganhar dinheiro e não para ter razão.

Última edição:
A Matemática.

Essa teve piada!

Uma noção importante, acho que é isto que o cuica fala, é que ao comprar mais caro (claro que estamos a subir o preço médio) mas podemos estar a comprar "mais barato"... Confused?? [:D][:D]

Imaginemos comprar Amazon a ~ $500 e P/E de 540 (!!!!) e 2 anos mais tarde, comprar Amazon a ~$1600 e P/E de ~140... Estamos a comprar muito mais caro... mas muito mais barato! [;)]

Voltar
Superior