Bolsa e investimentos

No ativo bank penso que só tem fundos de investimento, como os fundos PPR são todos harmonizados pouco diferem, normalmente as várias casas de investimento têm uma estratégia mais agressiva e outra mais conservadora, tendo em conta que no teu caso ainda será investimento para os próximos 25 anos eu iria por uma estratégia mais agressiva. Depois é só ver qual o fundo que nos últimos anos mais rendeu, será o melhor gerido em princípio.

No Millennium que é o pai desse banco tenho um PPR com entregas mensais num produto que é um seguro ligado a fundos. Tem as vantagens fiscais dos seguros de vida ppr, mas com as rentabilidades dos fundos de investimento. É o Reforma Ativa PPR. No ativo bank não tenho a certeza se comercializam, mas podes perguntar.

Os PPR com capital garantido ainda tão longe da idade da reforma não me parecem ser uma escolha sensata, com a inflação perto dos 2% e rentabilidades anunciadas inferiores a 1% é sempre a perder.
Queria mais um PPR, para ter também os benefícios fiscais.

Queria mais um PPR, para ter também os benefícios fiscais.

Com idade que tens, se queres aproveitar ao máximo o beneficio fiscal, é colocar por ano 1750€. Depois tens 20% sobre isso de beneficio fiscal que são 350€.
Eu na tua situação a iniciar este ano até 31 de Dezembro, em vez de fazer a entrega inicial de 2000€, faria uma entrega única de 1750€ e guardava o restante já para as entregas de 2019, depois todos os anos tentavam conseguir colocar os 1750€... são cerca de 146€ por mês se forem feitas entregas mensais.

Bolsa e investimentos

Esse valor único de 1000 € para toda a gente é um pouco estranho!

Na Irlanda penso que são considerados 12 meses por ano de salários!?
Esses ~1800€ a 12 meses correspondem a 21600€ anuais descontados. São +- equivalentes a ter um salário cá de 4450€, em que o empregado desconta 11% e a empresa/patrão desconta 23,75%, perfazendo 34,75% de descontos mensais para a SS, numa base de 14 meses por ano.
4450€*0,3475 = 1546€. 1546 * 14 = 21644€

estás a confundir as coisas. Na Irlanda, desconta-se à mesma para a segurança social, tanto o funcionário como o empregador. São estes descontos que te dão acesso à pensão estatal que é de 1000 euros para toda a gente.

como complemento tens a oportunidade de retirar parte do teu ordenado bruto para um fundo privado de pensões, livre de impostos, e o empregador normalmente coloca lá um valor igual ou superior. Esta contribuição do empregador não faz parte sequer do teu ordenado bruto, é um extra.

depois quando chegas à reforma recebes os 1000 do Estado, mais o dinheiro do fundo privado. A parte do fundo privado podes recebê-lo por inteiro ou uma mensalidade até ao fim da vida.

estás a confundir as coisas. Na Irlanda, desconta-se à mesma para a segurança social, tanto o funcionário como o empregador. São estes descontos que te dão acesso à pensão estatal que é de 1000 euros para toda a gente.

como complemento tens a oportunidade de retirar parte do teu ordenado bruto para um fundo privado de pensões, livre de impostos, e o empregador normalmente coloca lá um valor igual ou superior. Esta contribuição do empregador não faz parte sequer do teu ordenado bruto, é um extra.

depois quando chegas à reforma recebes os 1000 do Estado, mais o dinheiro do fundo privado. A parte do fundo privado podes recebê-lo por inteiro ou uma mensalidade até ao fim da vida.

Mas que sentido faz, ser 1000€ para todos, independentemente por que valores descontam!?

Qual é a % que descontam o trabalhador e o empregador para SS aí?

Mas que sentido faz, ser 1000€ para todos, independentemente por que valores descontam!?

Qual é a % que descontam o trabalhador e o empregador para SS aí?

1000 euros na Irlanda é um valor bem abaixo do salário mínimo, basicamente é um "mínimo de subsistência" que o estado dá a todos os cidadãos.

Seria mais ou menos como em Portugal, o Estado dar uma reforma igual a todos de tipo 400€. Quem quisesse mais teria a liberdade de contribuir para um fundo privado. É um sistema bem mais sustentável que o nosso.

1000 euros na Irlanda é um valor bem abaixo do salário mínimo, basicamente é um "mínimo de subsistência" que o estado dá a todos os cidadãos.

Seria mais ou menos como em Portugal, o Estado dar uma reforma igual a todos de tipo 400€. Quem quisesse mais teria a liberdade de contribuir para um fundo privado. É um sistema bem mais sustentável que o nosso.

Mas o que quero perceber é se existe algum tecto máximo no desconto para ter acesso a esses 1000€.
Ou é, ganho 3000€, desconto ex: 10% por mês, que são 300€/mês e terei depois direito a 1000€ e outro ganha 10000€/mês, desconta na mesma 10% que são 1000€/mês e terá na mesma direito aos mesmos 1000€!

Mas o que quero perceber é se existe algum tecto máximo no desconto para ter acesso a esses 1000€.
Ou é, ganho 3000€, desconto ex: 10% por mês, que são 300€/mês e terei depois direito a 1000€ e outro ganha 10000€/mês, desconta na mesma 10% que são 1000€/mês e terá na mesma direito aos mesmos 1000€!
Qual é o problema?

Em Portugal o IRS é pago essencialmente por quem não beneficia do sistema de saúde, do sistema de educação, etc...

não há tecto no desconto.

a pensão do Estado é uma pensão social que permite o mínimo de dignidade na reforma, como há um Estado social, quem ganha mais paga mais, para garantir esse mínimo a todos.

além disso, as contribuições para a SS são bastante baixas. Se não estou em erro é 4% para o funcionário e 8 ou 9% para o empregador por funcionário. Não são os 11% + 23% como em Portugal.

assim, sobra mais dinheiro para os funcionários, que como indivíduos inteligentes e livres, podem decidir se querem gastar o dinheiro no imediato, em luxo ou férias, ou guardá-lo para mais tarde.

pessoas diferentes têm prioridades diferentes e devem ser elas a decidir, não o Estado.

Também ando numa de construir ou de comprar nova casa. Mas para construir teria de ter garagem para seis carros pelo menos. Tipo uma vivenda de 300m2 em dois pisos, usando a maioria do piso inferior para garagem ampla.

O meu problema é encontrar o terreno certo para comprar.

O terreno foi o mais difícil. Mas surgiu uma oportunidade de comprar uma coisa talvez a menos de metade do valor de mercado e comprei-o há um ano e tal. Houve algum risco envolvido, mas acabou por correr bem.

Qual é o problema?

Em Portugal o IRS é pago essencialmente por quem não beneficia do sistema de saúde, do sistema de educação, etc...

Estamos a falar de SS e sistemas de reforma. [;)]

Mas a tua afirmação de quem paga IRS cá não beneficia do sistema de saúde e do sistema de educação, tens de explicar melhor!
Não tem acesso a cuidados de saúde num hospital público, num posto médio, não coloca ou não pode colocar os filhos numa escola publica?

Estamos a falar de SS e sistemas de reforma. [;)]

Mas a tua afirmação de quem paga IRS cá não beneficia do sistema de saúde e do sistema de educação, tens de explicar melhor!
Não tem acesso a cuidados de saúde num hospital público, num posto médio, não coloca ou não pode colocar os filhos numa escola publica?

Quem mais contribui para o IRS é quem menos beneficia, no geral, dos sistemas públicos. Basta pensar que boa parte da população não paga um cêntimo de IRS por ano e essa franja da população usa largamente o SNS e as escolas públicas.

Quem mais contribui para o IRS é quem menos beneficia, no geral, dos sistemas públicos. Basta pensar que boa parte da população não paga um cêntimo de IRS por ano e essa franja da população usa largamente o SNS e as escolas públicas.

Sim, 100% de acordo.
Mas os que contribuem para o IRS, também usam ou podem usar o SNS e as escolas públicas, certo?

Bolsa e investimentos

Paga-se irs a partir dos 13.500 euros brutos por ano por agregado. A classe média, que vai até aos 50.000 brutos por ano, paga praticamente 100% do irs. Achas mesmo que quem ganha entre 13.500 e 50.000 brutos não beneficia do SNS? Da escola pública? Não tem carro próprio para andar nas estradas públicas? Não vive em aglomerados urbanos para beneficiar da segurança pública, iluminação pública, parques e jardins?

Paga-se irs a partir dos 13.500 euros brutos por ano por agregado. A classe média, que vai até aos 50.000 brutos por ano, paga praticamente 100% do irs. Achas mesmo que quem ganha entre 13.500 e 50.000 brutos não beneficia do SNS? Da escola pública? Não tem carro próprio para andar nas estradas públicas? Não vive em aglomerados urbanos para beneficiar da segurança pública, iluminação pública, parques e jardins?

Essa classe de média de que tu falas usufrui de tudo isso. O problema é que representa uma pequena parte da população e contribui com a quase totalidade da receita de IRS.

Basta ver as estatísticas oficiais no PORDATA. Os agregados familiares com rendimentos acima de 19.000 euros/anos representam 23% da população. Ou seja, 77% dos agregados familiares contribuem com zero ou pouco mais que isso para a receita de IRS. Estou apenas a constatar factos. Sou apenas eu que vejo aqui um desequilíbrio ridículo na taxa de esforço vs retorno?

A ideia acho que deu bem para entender, quem não quer entender de propósito, também não vou pedir por favor para entender...

Estavam admirados porque na Irlanda uns descontavam mais que outros, eu só disse que o que não falta é impostos, ou taxas em que uns pagam e outros beneficiam, o sistema fiscal português é todo ele construído com base nesse princípio...

PS: já agora, eu não sou rico, nem nada que se pareça, e só se estiver a morrer é que benefício do SNS... O nosso SNS nem sequer está minimamente preparado para atender pessoas que trabalham e que têm horários e que não podem ir acampar às 6 da manhã para a porta, não está feito para servir quem o financia de maneira nenhuma.

Com idade que tens, se queres aproveitar ao máximo o beneficio fiscal, é colocar por ano 1750€. Depois tens 20% sobre isso de beneficio fiscal que são 350€.
Eu na tua situação a iniciar este ano até 31 de Dezembro, em vez de fazer a entrega inicial de 2000€, faria uma entrega única de 1750€ e guardava o restante já para as entregas de 2019, depois todos os anos tentavam conseguir colocar os 1750€... são cerca de 146€ por mês se forem feitas entregas mensais.
É isso que faço para aproveitar o benefício fiscal máximo. É interessante também para diversificar um pouco.

Alguém tem alguma poupança mutualista? Tipo do Montepio ou da previdência portuguesa?

É isso que faço para aproveitar o benefício fiscal máximo. É interessante também para diversificar um pouco.

Alguém tem alguma poupança mutualista? Tipo do Montepio ou da previdência portuguesa?

Tenho uma mini poupança dessas, porque foi um produto imposto pelo o banco na altura do CH para melhoria do spread. Mas é feita pelo mínimos dos mínimos que aquilo ainda dá o p*ido de mestre... :sh)

O terreno foi o mais difícil. Mas surgiu uma oportunidade de comprar uma coisa talvez a menos de metade do valor de mercado e comprei-o há um ano e tal. Houve algum risco envolvido, mas acabou por correr bem.
Pois, isso é mesmo um golpe de sorte.

Eu até já tenho terrenos para construção mas nenhum me agrada. Encontrar algo central é que é difícil. E lotes em urbanizações são uma treta por causa das limitações estéticas. Na próxima semana vou ver um de 500 m2, espero ter sorte.

Voltar
Superior