Bolsa e investimentos

Continuam a misturar conceitos... nem perdeu, nem ganhou... só se perde ou ganha quando se vende. De resto, são apenas "hopes and dreams". Nunca ninguém pagou a renda com ganhos potenciais.

Podes usar a retórica que quiseres, mas o teu património vale menos. Se fosses obrigado a apresentar contas, o teu balanço contaria com um activo menor e logo a tua solvência seria pior.

Se o mercado bolsista é uma autêntica lotaria desde que o trading automático pegou de vez (dizem que já é responsável por 50% das negociações da NYSE), o FOREX então nem se fala.

Era a ideia que tinha.

Sigo aí um tipo que vende isso como se fosse a última bolacha do pacote e enormes ganhos de forma quase diária. Claro que uma pessoa desconfia smp.

Podes usar a retórica que quiseres, mas o teu património vale menos. Se fosses obrigado a apresentar contas, o teu balanço contaria com um activo menor e logo a tua solvência seria pior.

Estou tão preocupado com isso quanto estará o Bezos. Como disse várias vezes, compro hoje para vender daqui a 20 anos.

Se investir em 20, e 5 forem ao charco, as restantes 15 devem dar lucro suficiente.

Continuam a misturar conceitos... nem perdeu, nem ganhou... só se perde ou ganha quando se vende. De resto, são apenas "hopes and dreams". Nunca ninguém pagou a renda com ganhos potenciais.

Por isso é que disse desvalorizou, era maluco se vendesse agora.

Vou é aumentar o investimento (mas primeiro tenho que decidir onde, fiquei queimado com Nvidia).

Eu sei que tu pensas a 20 anos, eu penso a 1 a 3 :sh) , mas pronto não preciso do dinheiro de momento, estou preocupado mas não muito, o meu portfólio é relativamente seguro (apesar de ter feito mal ao serem todas Tech).

Estou tão preocupado com isso quanto estará o Bezos. Como disse várias vezes, compro hoje para vender daqui a 20 anos.

Se investir em 20, e 5 forem ao charco, as restantes 15 devem dar lucro suficiente.

O teu nível de preocupação não tem nada que ver com o assunto. O valor de um activo não se limita ao momento da compra e da venda. Quem diz “estou a perder x” ou “estou a ganhar y” está. A ser muito mais rigoroso do que quem diz “não estou a ganhar nem a perder”.

Vocês falam falam falam muito mas aqui coisas concretas para pessoas sem muita cultura financeira/de investimento, como eu, é que está quieto [:p]

Têm medo de que se for muito divulgado se perca a rentabilidade [:p]

Pelo que vou lendo aqui este tópico está mais virado para coisas de maior risco e mais complexas mas se tivessem algum investimento em coisas de menor risco podiam aqui indicar também.

Será que é melhor o tópico da poupança?

Estive a ver oferta em bancos e vi, por exemplo, este Fundo Imobiliário: CA Património Crescente
https://www.creditoagricola.pt/para-mim/investir/ca-patrimonio-crescente

Claro que o passado não garante nada mas parece ter boas indicações.

Vocês falam falam falam muito mas aqui coisas concretas para pessoas sem muita cultura financeira/de investimento, como eu, é que está quieto [:p]

Pelo que vou lendo aqui este tópico está mais virado para coisas de maior risco e mais complexas mas se tivessem algum investimento em coisas de menor risco podiam aqui indicar também.

Estive a ver oferta em bancos e vi, por exemplo, este Fundo Imobiliário: CA Património Crescente

Quando for divulgada a rentabilidade obtida durante o ano de 2018 (ano mau para fundos), tenta ver se se aguentou em linha com o histórico de rentabilidades:

iNZRy5z.png

Se sim, parece que têm feito um bom trabalho.

Não é preciso ser conhecedor de mercados para investir num ETF ou fundo de acções mundiais e outro ETF ou fundo de obrigações soberanas europeias de meio-prazo.

Aliás, quanto mais souberes sobre os mercados, maior a propensão a afastar-te dessa estratégia que é estupidamente simples.

Tens é de aceitar que podes ter perdas momentâneas. Mas que no longo-prazo essas perdas serão revertidas mais cedo ou mais tarde.

Ah, e mais. É necessário ter consciência de que é necessário poupar-poupar-poupar, para investir-investir-investir. E que, no final da vida, a vossa poupança não virá essencialmente do investimento. Mas sim da poupança!

Voltar
Superior