Bolsa e investimentos

Eu é só desde Maio (Sell in May and go away). Já esteve mais longe de atingir 10 anos.

Gostava de umas oportunidades, mas com os Bancos centrais a empurrarem para cima será difícil. Agora só para o ano.
Nos últimos anos tem havido sempre uma correção. É aproveitar nessas alturas. Eu comprei BABA a 150€ e reforcei a 160€ e como sempre, só me arrependi de não ter comprado mais.

Olha que conheço gente há 10 anos à espera que o bull acabe... Enquanto isto há quem faça dinheiro...

Não exageres... há 10 anos estava o bull market no seu início. E não vai durar mais 10 anos. Tenho poupanças investidas que agradecem este bull market mas também tenho liquidez em que daria jeito um bear market para ir às compras.[:D]

E eu a pensar que era só um, e afinal são dois, tu e o Obtuso...
Tu próprio estavas a falar em comprar e vender acções. E era sobre isso (mais-valias) que o pessoal estava a falar sobre a declaração no IRS.
São rendimentos de natureza diferentes, têm regras diferentes.

Eu falo de acções específicas, e também dos ETFs que distribuem dividendos

Eu falo de acções específicas, e também dos ETFs que distribuem dividendos

Confirma-se. :sh)

Repito:
Mais-valias e dividendos são dois conceitos de rendimentos diferentes, e têm regras tributárias diferentes.

Mas como já vi que não estás interessado em perceber, também não vou perder o meu tempo a tentar explicar.

Confirma-se. :sh)

Repito:
Mais-valias e dividendos são dois conceitos de rendimentos diferentes, e têm regras tributárias diferentes.

Mas como já vi que não estás interessado em perceber, também não vou perder o meu tempo a tentar explicar.

Claro que estou... Não sei se onde tiraste essa ideia.

As mãos valias são a diferença entre o preço de venda e compra e é-lhes aplicado a taxa de 28%, certo? As perdas são também englobadas, pelo que entendi.

Os dividendos são taxados também a 28% e temos de indicar que os recebermos no preenchimento do IRS!

Estou certo?

Claro que estou... Não sei se onde tiraste essa ideia.

As mãos valias são a diferença entre o preço de venda e compra e é-lhes aplicado a taxa de 28%, certo? As perdas são também englobadas, pelo que entendi.

Os dividendos são taxados também a 28% e temos de indicar que os recebermos no preenchimento do IRS!

Estou certo?

Se fazes questões sobre a fiscalidade da coisa, não interessa se vês isso tudo como rendimentos ou não.
Interessa como as finanças vêem isso.
E para as finanças existem regras diferentes para mais-valias e dividendos.

O CIRS obriga a declarar a alienação das participações, e não obriga a declarar os dividendos de acções nacionais.

Portanto, o que interessa aqui é que para cada activo é necessário conhecer as regras fiscais específicas para esse mesmo activo. É mais complexo do que perguntar se é obrigatório declarar X ou Y, e achar que isso serve de regra para o resto. Não é possível extrapolar regras, cada caso é um caso.

Se fosse simples, o Rasec não estaria à procura de aconselhamento profissional para maximizar a rentabilização dos rendimentos mobiliários.

Depois de pagar a comissão da compra, da manutenção, da guarda, da venda e dos impostos, ainda sobra alguma coisa?[:D]

É preciso investir forte caso contrário não parece que valha a pena.

Se fazes questões sobre a fiscalidade da coisa, não interessa se vês isso tudo como rendimentos ou não.
Interessa como as finanças vêem isso.
E para as finanças existem regras diferentes para mais-valias e dividendos.

O CIRS obriga a declarar a alienação das participações, e não obriga a declarar os dividendos de acções nacionais.

Portanto, o que interessa aqui é que para cada activo é necessário conhecer as regras fiscais específicas para esse mesmo activo. É mais complexo do que perguntar se é obrigatório declarar X ou Y, e achar que isso serve de regra para o resto. Não é possível extrapolar regras, cada caso é um caso.

Se fosse simples, o Rasec não estaria à procura de aconselhamento profissional para maximizar a rentabilização dos rendimentos mobiliários.

Pensei que a dúvida dele fosse por causa de ter mudado de pais. Neste caso quero investir só enquanto português e saber se devo declarar dividendos ou mais valias, e se não declarar, se eles podem saber dessas transações.

Depois de pagar a comissão da compra, da manutenção, da guarda, da venda e dos impostos, ainda sobra alguma coisa?[:D]

É preciso investir forte caso contrário não parece que valha a pena.

Na degiro não tens essas comissões todas (e quando tens, é bem mais barato).

Nos últimos anos tem havido sempre uma correção. É aproveitar nessas alturas. Eu comprei BABA a 150€ e reforcei a 160€ e como sempre, só me arrependi de não ter comprado mais.

É uma boa aposta, mas sempre que o Trump abre a boca sobre a China é ver a cotação cair (mesmo assim, estou com um ganho de 28%, não está mau).

Última edição:
Vejam esta empresa: Leoni AG.
Caiu abruptamente este ano porque desapareceram uns milhões numa sede qualquer num país de leste, mas está a excelente ponto de comprar.
Diria que com a gigafactory da tesla da Alemanha, que devem estabelecer parcerias. E acho que dos 10€-25€ nos próximos 12 meses vai de certeza!
.a minha dúvida é, vamos supor que é comprada por um grupo maior da área, o que acontece às acções desta que eu comprei?

Voltar
Superior