Bolsa e investimentos

Já eu não gosto de dividendos, os meus FI são todos de acumulação...

Dividendos podes acumular ou retirar. Não deixam de ser dividendos.

Mas então estás a dizer que preferes produtos de acumulação sempre? Assim os 28% que o Costa te ia roubar capitalizam também e só os pagas quando retiras, correto?

Prefiro produtos vulgarmente chamados SWAN (aka, sleep well at night [;)][:D]).

Sabes qual é o problema, Obtuso?
É que nas alturas de lucro fácil, que antecede as crises como as que vamos atravessar, o pessoal mete-se a "investir" com produtos alavancados x3 x5 x10, contas margem, créditos para comprar acções e produtos derivados, etc... e quando encontram dias como o de hoje, podem estar a perder bem mais dinheiro do que o montante que "investiram"...
Para haver uma noção: alguém que tenha colocado 5000€ no inicio de Janeiro, pode estar facilmente a perder 25000€. Lá se foi o dinheiro que não precisas e o dinheiro que efectivamente precisas para comer (por ex.)...

Muito cuidado, não vale a pena arriscar tudo. Existem e vão continuar a existir oportunidades para investir na bolsa...

Bom mas isso, para mim, já é arriscar demasiado. Mas cada um sabe de si...

Produtos financeiros nunca usei alavancagem. Alavancagem só uso para investimentos profissionais, tangíveis e em que faço gestão directa.

Bom mas isso, para mim, já é arriscar demasiado. Mas cada um sabe de si...

Produtos financeiros nunca usei alavancagem. Alavancagem só uso para investimentos profissionais, tangíveis e em que faço gestão directa.

Vamos a um exemplo bem possível sobre os produtos alavancados e conta-margem, e os seus perigos:
O BCP perdeu hoje 15%.
Quem tenha entrado longo num produto alavancado (x3), perdeu 45% do valor investido (Por ex.: quem tenha entrado longo com 10.000€ na sexta-feira, perdeu 4.500€)
Numa conta margem 10%, poderá ter perdido 10 vezes mais. (Por exemplo: quem tenha entrado longo com 10.000€ na sexta-feira, perdeu 15.000€!)

É esta a volatilidade a que me refiro.
Quem não sabe destes perigos, não deve usar alavancagem nem contas margem.

Tenho a certeza que hoje haverão alguns "investidores" a dormir muito mal...

Última edição:
Duvido que alguém use dinheiro alavancado que tivesse como destino a comida.

O dinheiro que usam em alavancagem é o montante que estão dispostos a investir, não é da conta a ordem.

Duvido que alguém use dinheiro alavancado que tivesse como destino a comida.

Paffy, acho que ficarias surpreendido com a quantidade de pessoas que utilizam o dinheiro "corrente" para andar a brincar nas bolsas...

O dinheiro que usam em alavancagem é o montante que estão dispostos a investir, não é da conta a ordem.

O problema da alavancagem é que pode proporcionar ganhos e perdas bastante superiores aos montantes que estão dispostos a investir.

Considerando que muitos dos investidores da nossa praça não são propriamente grandes capitalistas, muitos utilizam os produtos alavancados, contas margem, e produtos derivados (e que são de muito fácil acesso) para fazer jogadas de alto risco.

Eu dei o exemplo anterior, com o montante hipotético de 10000€.
Deixa-me demonstrar o tamanho do prejuízo com o montante de 20000€:

BCP -15%
Prejuízo do montante investido longo sem alavancagem/nem conta margem: 3000€
Prejuízo do montante investido longo com alavancagem x3: 9000€
Prejuízo do montante investido longo numa conta margem 10%: 30000€(ou seja, perdeu os 20000€ investidos e ainda terá de cobrir os prejuízos com mais 10.000€)

E já agora, com o montante de 50000€:
BCP -15%
Prejuízo do montante investido longo sem alavancagem/nem conta margem: 7500€
Prejuízo do montante investido longo com alavancagem x3: 22500€
Prejuízo do montante investido longo numa conta margem 10%: 75.000€(ou seja, perdeu os 50000€ investidos e ainda terá de cobrir os prejuízos com mais 25.000€)

Muita cautela....

Sim, mas repara lá. Se eu invisto 3000€ e uso algum para alavancar o meu maior prejuízo é 3000€ não é mais que isso.

Da forma que tu falas até parece que se alavancares ficas a dever dinheiro e eles penhoram o salario, etc.

70% dos Porrugueses não investem, 90% não sabe o que é alavancagem, 99,9% não sabe onde se podem encontrar ferramentas para fazer alavancagem.

As pessoas que tu referes, são apenas uns degenerados conhecidos internacionalmente por r/wallstreetbets que não passam de uns millenials autistas a tentar fazer fortuna num mês de bolsa através de alavancagem.

Sim, mas repara lá. Se eu invisto 3000€ e uso algum para alavancar o meu maior prejuízo é 3000€ não é mais que isso.

Errado. Com a alavancagem, o prejuízo pode ser superior a 3000€. As contas estão bem explícitas nos meus posts anteriores.

Da forma que tu falas até parece que se alavancares ficas a dever dinheiro e eles penhoram o salário, etc.

Se não tiveres dinheiro para cobrir os prejuízos, podes ter a certeza que é isso que vai acontecer...

70% dos Porrugueses não investem, 90% não sabe o que é alavancagem, 99,9% não sabe onde se podem encontrar ferramentas para fazer alavancagem.

As pessoas que tu referes, são apenas uns degenerados conhecidos internacionalmente por r/wallstreetbets que não passam de uns millenials autistas a tentar fazer fortuna num mês de bolsa através de alavancagem.

O problema é mesmo esse: com a ganância e a tentação de tentar ficar rico em pouco tempo, o pessoal fica cego, e faz apostas muito arriscadas, às vezes tipo all-in, e depois lixam-se...
É tão fácil encontrar plataformas e ferramentas para alavancagem. Praticamente todos os bancos e instituições financeiras com plataformas de negociação na bolsa, têm esses produtos. Muitas pessoas utilizam sem conhecer os riscos associados...

Os meus posts são apenas para sensibilização de quem está ou quer entrar na bolsa neste momento. Muito cuidado nas vossas decisões...

Alavancagem e contas margem têm realmente de ser usados com muito cuidado.

A maioria das pessoas tem receio de sair de um depósito a prazo quanto mais fazer investimento com alavancagem.

Nunca usei, mas no caso do big as taxas podem passar os 4%, o que até nem é assim muito.

A alavancagem que uso é a do crédito hipotecário para assim ter bastante liquidez. Pago cerca de 1,5% taeg, e facilmente invisto em produtos com elevada segurança que dão bastante mais retorno e permitem uma elevada liquidez face ao imobiliário.

Da forma que tu falas até parece que se alavancares ficas a dever dinheiro e eles penhoram o salario, etc.

Por norma as corretoras fecham a posição se o cliente ficar sem margem, leia-se, sem dinheiro. Mas se houver uma oscilação grande de um dia para o outro e a posição no dia seguinte não tiver margem suficiente, o cliente vê a sua posição encerrada e uma conta negativa. Esse valor é dívida e tem de ser saldada.

Há muito boa gente que destroi rios de dinheiro com investimentos alavancados. Um broker dizia-me há umas semanas que 95% das contas ficam a zeros no espaço de 1 ano.

A casa não fica a perder. Vejam só as taxas do big para contas margem.

[h=3]TAXAS DE JURO[/h] [TABLE="class: table-striped"]
[TR="class: bar"]
[TH="class: Left"]MONTANTE UTILIZADO (EUR)[/TH]
[TH="class: Main"]TAXA APLICÁVEL[/TH]
[TH="class: Main"]TAXA ACTUAL[/TH]
[TH="class: Main"]TAE[/TH]
[TH="class: Right"][/TH]
[/TR]
[TR="class: odd"]
[TD="class: Left"]Até 24.999,99[/TD]
[TD="class: Main"]Taxa Base + 2,00%[/TD]
[TD="class: Main"]4,00%[/TD]
[TD="class: Main"]4,1845%[/TD]
[TD="class: Right"][/TD]
[/TR]
[TD="class: Left"]Entre 25.000,00 e 249.999,99 [/TD]
[TD="class: Main"]Taxa Base + 1,00%[/TD]
[TD="class: Main"]3,00%[/TD]
[TD="class: Main"]3,0688%[/TD]
[/TR]
[TR="class: odd"]
[TD="class: Left"]Entre 250.000,00 e 499.999,99 [/TD]
[TD="class: Main"]Taxa Base + 0,50%[/TD]
[TD="class: Main"]2,50%[/TD]
[TD="class: Main"]2,5396%[/TD]
[/TR]
[TD="class: Left"]Superior ou igual a 500.000,00
[/TD]
[TD="class: Main"]Taxa Base [/TD]
[TD="class: Main"]2,00%[/TD]
[TD="class: Main"]2,0238%[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

O best tem um bom simulador para ilustrar como pode acabar em desastre: https://www.bancobest.pt/ptg/ContaMargem#0

Errado. Com a alavancagem, o prejuízo pode ser superior a 3000€. As contas estão bem explícitas nos meus posts anteriores.

Se não tiveres dinheiro para cobrir os prejuízos, podes ter a certeza que é isso que vai acontecer...

O problema é mesmo esse: com a ganância e a tentação de tentar ficar rico em pouco tempo, o pessoal fica cego, e faz apostas muito arriscadas, às vezes tipo all-in, e depois lixam-se...
É tão fácil encontrar plataformas e ferramentas para alavancagem. Praticamente todos os bancos e instituições financeiras com plataformas de negociação na bolsa, têm esses produtos. Muitas pessoas utilizam sem conhecer os riscos associados...

Os meus posts são apenas para sensibilização de quem está ou quer entrar na bolsa neste momento. Muito cuidado nas vossas decisões...
ERRADO.

Começa a ler as coisas como deve ser. "Se eu invisto 3000€ e coloco ALGUM em alavancagem" nunca as minhas perdas podem ser mais que 3000€.

Ninguém vai a tua conta a ordem tirar mais que os 3000€ que colocaste em degiros, plus500s, etoros, etc. O QUE TU COLOCASTE LA PARA INVESTIR É O MAXIMO QUE PODES PERDER.

Por norma as corretoras fecham a posição se o cliente ficar sem margem, leia-se, sem dinheiro. Mas se houver uma oscilação grande de um dia para o outro e a posição no dia seguinte não tiver margem suficiente, o cliente vê a sua posição encerrada e uma conta negativa. Esse valor é dívida e tem de ser saldada.

Há muito boa gente que destroi rios de dinheiro com investimentos alavancados. Um broker dizia-me há umas semanas que 95% das contas ficam a zeros no espaço de 1 ano.
Claro que fecham a posição, não vai ser a casa a perder dinheiro.

Estás correcto.
Bastam as oscilações de um dia para o outro, e podem resultar em grandes prejuízos...
E nas contas alavancadas, não há nada que o investidor possa fazer quando a margem se esgota. As posições são automaticamente fechadas, com os prejuízos para o investidor...

Vejam o exemplo dos últimos dias (volto a colocar o BCP, já que é a acção mais negociada na praça portuguesa):
Alguém entrou longo na sexta-feira.
Segunda-feira começa a perder 8% e acaba a perder 15%.
Com a ansiedade e o desespero ao ver os mercados de vermelho, fecham a posição longa e assumem os prejuízos.
No entanto, como as notícias não são boas em lado nenhum, abrem uma posição curta, à espera de uma redução ainda superior do valor no dia de hoje.
Terça-feira, abriu a valorizar 15%. Lá se foi a posição curta, e mais prejuízos acumulados...

Isto é o que mais normal acontece nas bolsas...

ERRADO.

Começa a ler as coisas como deve ser. "Se eu invisto 3000€ e coloco ALGUM em alavancagem" nunca as minhas perdas podem ser mais que 3000€.

Ninguém vai a tua conta a ordem tirar mais que os 3000€ que colocaste em degiros, plus500s, etoros, etc. O QUE TU COLOCASTE LA PARA INVESTIR É O MAXIMO QUE PODES PERDER.

Paffy,
Escusas de escrever com letras maiúsculas que ainda vejo bem.

Infelizmente estás errado, e já te indiquei como numa conta alavancada podes perder bem mais do que estás disposto a investir.
Aliás, nem sou eu que o digo. Basta leres o que está escrito em qualquer plataforma electrónica de trading, que os prejuízos podem ser superiores ao montante investido.
Dá uma vista de olhos pelas plataformas e lê os separadores dos riscos associados ao trading de produtos alavancados, títulos a descoberto, contas margem e afins.
Plataforma Degiro: https://www.degiro.pt/helpcenter/doc/informa-es-sobre-servi-os-de-investimento/46
Plataforma Plus500 (ver ponto 7.3): https://cdn-main.plus500.com/Regula...22.375067113.1583837340-2067296751.1583837340

Mas se tu acreditas que estás certo, vamos ficar assim, não estou para discutir isso contigo.
Boa sorte nos teus investimentos...

Última edição:
ERRADO.

Se é alavancado é multiplicado quer para cima quer para baixo. "Leveraged" investments sejam fundos seja o que for significa que o investidor mete lá dinheiro seu e a corretora cobre esse posição em 2 ou mais vezes. Portanto havendo mais valia ela é multiplicada, havendo menos valia ela também é multiplicada. No fundo é investimento com dinheiro emprestado daí que as contas margem paguem juros naturalmente. Daí que as perdas potenciais possam ultrapassar várias vezes o dinheiro investido. Muito cuidado com produtos alavancados!

Paffy,
Escusas de escrever com letras maiúsculas que ainda vejo bem.

Infelizmente estás errado, e já te indiquei como numa conta alavancada podes perder bem mais do que estás disposto a investir.
Aliás, nem sou eu que o digo. Basta leres o que está escrito em qualquer plataforma electrónica de trading, que os prejuízos podem ser superiores ao montante investido.
Dá uma vista de olhos pelas plataformas e lê os separadores dos riscos associados ao trading de produtos alavancados, títulos a descoberto, contas margem e afins.
Plataforma Degiro: https://www.degiro.pt/helpcenter/doc/informa-es-sobre-servi-os-de-investimento/46
Plataforma Plus500 (ver ponto 7.3): https://cdn-main.plus500.com/Regula...22.375067113.1583837340-2067296751.1583837340

Mas se tu acreditas que estás certo, vamos ficar assim, não estou para discutir isso contigo.
Boa sorte nos teus investimentos...
O que é que não percebes daqui?
"
You must ensure that the amount in your Trading Account exceeds the Maintenance Margin
in order to keep a Transaction open, otherwise, if our price moves against you, you may
need to deposit additional funds, at short notice, to maintain your open position(s). If you
fail to do this, we will be entitled to close or partially close one or more or all of your
trades and you will be responsible for any losses that may be incurred."

Se não tiveres dinheiro eles fecham a posição. Qual é a dúvida? Se investes ALGUM dos 3000€ em alavancagem e perderes, só perdes 3000€ no máximo.

Qual é a parte que não entendes que eles não te vão penhorar o salário, não te OBRIGAM a depositar mais dinheiro para manter a posição aberta, se não meteres eles fecham a posição e perdes no máximo os 3000€ que meteste lá.

Se achas que não preciso de meter em letras maiúsculas então começa a ler em condições.

Se é alavancado é multiplicado quer para cima quer para baixo. "Leveraged" investments sejam fundos seja o que for significa que o investidor mete lá dinheiro seu e a corretora cobre esse posição em 2 ou mais vezes. Portanto havendo mais valia ela é multiplicada, havendo menos valia ela também é multiplicada. No fundo é investimento com dinheiro emprestado daí que as contas margem paguem juros naturalmente. Daí que as perdas potenciais possam ultrapassar várias vezes o dinheiro investido. Muito cuidado com produtos alavancados!
E então? É preciso novamente fazer em desenho?

Eu meto 3000€ na plus500 e meto ALGUM (volto a escrever em maiúsculas porque está complicado perceberem) numa posição alavancada. Aquilo vai multiplicando a perda até eu precisar cobrir os colaterais em mais do que tenho lá depositado.

A plus500 avisa (ou não, é irrelevante) que para manter a posição aberta é preciso depositar fundos. Eu não depósito. Eles fecham a posição.

Perdi mais de 3000€ ? Não. Vieram penhorar-me o salário? Não. Fizeram queixas na segurança social de mim? Não. Levaram-me a tribunal? Não.

É complicado?

Voltar
Superior