Bolsa e investimentos

Agora o stress já não é só na parte da produção do petroleo.

A situação é bastante mais complexa e do que vejo há mto gente na parte financeira muitissimo preocupada.

Seja o "Zé" que ficou com os contratos na mão, seja os mais avançados traders na matéria que estão igual - Por algum motivo alguns pagaram uma data de dinheiro para alguém lhes ficar com contratos.

Pode haver um efeito financeira em cadeia, nomeadamente incluindo a banca que financia essas "corretoras". Os ETFS que replicam o crude tb podem ser seriamente afectados e os bancos por essa via tb.

Devemos ter noticias sobre isto nos próximos tempos.

Dado que o pitrol e derivados são a principal fonte de desequilíbrio da nossa balança de transações com o exterior (eu escrevi principal, não o único), ainda que sendo algo mordaz, Portugal até pode ter algum benefício com esse facto...

Não estou a escrever que pimenta..., mas o facto é que estes preços da matéria prima anormalmente baixos podem ser uma ajudinha para os países não produtores...

Se isto é um bocadinho perverso? Claro que sim! Se estou apenas a ver um dos lados da questão? É possível, mas ainda assim vejo para o nosso país uma oportunidade maior que ameaça, neste caso concreto...

Dado que o pitrol e derivados são a principal fonte de desequilíbrio da nossa balança de transações com o exterior (eu escrevi principal, não o único), ainda que sendo algo mordaz, Portugal até pode ter algum benefício com esse facto...

Não estou a escrever que pimenta..., mas o facto é que estes preços da matéria prima anormalmente baixos podem ser uma ajudinha para os países não produtores...

Se isto é um bocadinho perverso? Claro que sim! Se estou apenas a ver um dos lados da questão? É possível, mas ainda assim vejo para o nosso país uma oportunidade maior que ameaça, neste caso concreto...

Sim e não.
Entendo o que queres dizer, e de uma forma muito simples, podemos dizer que Portugal poderá beneficiar do valor do petróleo baixo.
No entanto, esta questão não é assim tão linear, já que o Estado poderá sair muito prejudicado.

Se considerares que o preço dos combustíveis tem uma forte componente em impostos para o Estado, sendo que alguns dependem do valor da matéria-prima, um preço baixo significa menos impostos arrecadados (mesmo que o consumo aumente).
Por exemplo, umas contas muito simples (números hipotéticos):

Cenário 1
- 1 litro de combustível custa 1€, e 50% vai para o Estado.
Se consumires 100 litros, significa que gastas 100€, e 50€ são impostos arrecadados pelo Estado.

Cenário 2
- 1 litro de combustível custa 1,5€, e vamos supor que o Estado apenas cobra 40% em impostos.
Se consumires os mesmos 100 litros, significas que gastas 150€, e o Estado arrecada 60€.

Ou seja, o preço baixo do petróleo até pode ser muito prejudicial para as contas públicas, obrigando os Estados a aumentar impostos para compensar a falta de receita.

Há sempre os 2 lados da questão...

MLopes acho que te enganaste aí com os exemplos.

O governo cobra sempre a mesma % de imposto sobre o preço do petróleo, o problema é que 50% de 150 não é a mesma coisa de 50% de 100..

Neste caso o preço é tão baixo que a % que o estado vai buscar em impostos por litro são peanuts.

MLopes acho que te enganaste aí com os exemplos.

O governo cobra sempre a mesma % de imposto sobre o preço do petróleo, o problema é que 50% de 150 não é a mesma coisa de 50% de 100..

Neste caso o preço é tão baixo que a % que o estado vai buscar em impostos por litro são peanuts.

MDMA,
Os exemplos dados foram demasiado simples, mas basicamente, seriam para chegar à conclusão que escreveste no teu post. O preço baixo prejudica o montante dos impostos arrecadados pelo Estado.

Mas atenção que o Estado não cobra sempre a mesma percentagem de imposto. Existe uma componente fixa e uma componente variável. Existe num tópico qualquer com essa explicação (mas que não me lembro onde e não me apetece pesquisar).

Por isso, uma variação do preço do petróleo, não significa uma variação igual no preço final do combustível. Era aí que eu queria chegar...

Pois, mas nós somos produtores e exportadores de produtos refinados...

Não é propriamente uma ajudinha. É um simples reequilibrar dos factores de produção. Se os preços do petróleo baixassem muito mas a procura por bens e serviços que incorporam petróleo no seu processo continuasse alta aí sim era bom. Mas tudo baixou portanto é o mercado a equilibrar.
Problema grave mesmo vai ser para os países produtores que dependem muito ou quase exclusivamente da produção de petróleo. Angola por exemplo está numa situação catastrófica...

Cuidado com as plataformas de peer-2-peer lending que tão populares têm sido nos últimos tempos. Os níveis de incumprimento estão a bater todos os recordes. As garantias de buyback estão a esfumar-se. Há países onde as moratórais legais ao crédito também abrangems as SFACS que são as grandes originadoras de crédito.
Quem tem exposição nestas plataformas convém pensar em ir reduzindo mesmo a desconto.

Há pouco tínhamos o Crude (WTI) JUN2020 a cotar nos $15,95 (a caír cerca de 22%, já fez um mínimo nos $11,79) e o Brent JUN2020 a cotar nos $20,85 (a caír cerca 19%, com um mínimo nos $18,19).

Update (0855ET): USO has suspended

In the Form 8-K filed on April 20, 2020 (“April 20 Form 8-K”), United States Oil Fund, LP (“USO”), indicated that it would announce through a current report on Form 8-K when USO has determined to temporarily suspend the issuance of additional Creation Baskets. Today, USO issued all of its currently remaining registered shares. The registration statement that USO filed on April 20, 2020 with the Securities and Exchange Commission (“SEC”) to register an additional 4,000,000,000 shares has not been declared effective. As a result, USCF management is suspending the ability of the USO Authorized Purchasers to purchase new creation baskets until such time as the new USO registration statement for the additional shares has been declared effective by the SEC. The ability of Authorized Purchasers to redeem Redemption Baskets during the suspension of the sale of Creation Baskets will remain unaffected. In addition, trading of USO shares on the NYSE Arca, Inc. will not be discontinued as a result of the suspension of sales of Creation Baskets.

USO will issue a subsequent current report on Form 8-K to announce the effectiveness of the above-mentioned registration statement offering the additional, new shares as well as USO’s ability to resume offering Creation Baskets to its Authorized Purchasers.

In English that means the managers are basically transforming USO into a closed-end fund, and a ForexFlowLive notes, they are basically freezing new trades and probably going into management (or damage limitation) mode.

Update (0855ET): USO has suspended

In the Form 8-K filed on April 20, 2020 (“April 20 Form 8-K”), United States Oil Fund, LP (“USO”), indicated that it would announce through a current report on Form 8-K when USO has determined to temporarily suspend the issuance of additional Creation Baskets. Today, USO issued all of its currently remaining registered shares. The registration statement that USO filed on April 20, 2020 with the Securities and Exchange Commission (“SEC”) to register an additional 4,000,000,000 shares has not been declared effective. As a result, USCF management is suspending the ability of the USO Authorized Purchasers to purchase new creation baskets until such time as the new USO registration statement for the additional shares has been declared effective by the SEC. The ability of Authorized Purchasers to redeem Redemption Baskets during the suspension of the sale of Creation Baskets will remain unaffected. In addition, trading of USO shares on the NYSE Arca, Inc. will not be discontinued as a result of the suspension of sales of Creation Baskets.

USO will issue a subsequent current report on Form 8-K to announce the effectiveness of the above-mentioned registration statement offering the additional, new shares as well as USO’s ability to resume offering Creation Baskets to its Authorized Purchasers.

In English that means the managers are basically transforming USO into a closed-end fund, and a ForexFlowLive notes, they are basically freezing new trades and probably going into management (or damage limitation) mode.
Em PT para leigos...?

Edd :)

Voltar
Superior