Bolsa e investimentos

Bastava resumir com "é uma empresa de tech que hoje vende carros mas amanhã facilmente vende outra coisa qualquer" (energia, software, chips, etc).

Bubble... um pouco, talvez, talvez não... mas disseram o mesmo da Amazon mais de 2 décadas

Exatamente isso, 2 décadas... tesla cresceu em 20 meses exponencialmente.
E ainda assim em minha opinião há um problema das empresas no geral a partir de março de 2020, não só da Tesla, o crescimento da maioria delas é completamente injustificado na realidade económica. É verdade que europa e EUA imprimiram notas como nunca e esse dinheiro acabou nas bolsas, mas, não há qualquer justificação para as empresas que iam crescendo 5 ou 10% ao ano de repente cresceram 500%, 1000% e mais sem que tenham apresentado nada que viesse revolucionar o mundo.
Vamos ver o que acontece se as taxas de juro chegarem a 1% ou 2%.
E vamos ver o que a inflação vai comer deste valor também.

E ainda assim em minha opinião há um problema das empresas no geral a partir de março de 2020, não só da Tesla, o crescimento da maioria delas é completamente injustificado na realidade económica. É verdade que europa e EUA imprimiram notas como nunca e esse dinheiro acabou nas bolsas, mas, não há qualquer justificação para as empresas que iam crescendo 5 ou 10% ao ano de repente cresceram 500%, 1000% e mais sem que tenham apresentado nada que viesse revolucionar o mundo.

"Vamos ver o que acontece se as taxas de juro chegarem a 1% ou 2%. "

Se calhar nunca mais vamos ver tal a acontecer...

"Vamos ver o que acontece se as taxas de juro chegarem a 1% ou 2%. "

Se calhar nunca mais vamos ver tal a acontecer...

Só se morrermos antes:):)
Nos EUA este ano vão subir de certeza, falta saber quantas vezes este ano. E na europa vão atrás. Não vejo outra forma de controlar a inflação. Isto além de já estarem a parar as impressoras que já é meio caminho.
Quanto vão subir? não faço ideia.
Na teoria esta queda nos mercados tem já um pouco a ver com isto.
O fim da pandemia anunciado já meia dúzia de vezes (e que me dava jeito pois tenho ações de cruzeiros) e que nunca mais chega também tem condicionado muito a economia. Daqui por 6 mesitos penso que já teremos mais certezas... ou não.

Só se morrermos antes:):)
Nos EUA este ano vão subir de certeza, falta saber quantas vezes este ano. E na europa vão atrás. Não vejo outra forma de controlar a inflação. Isto além de já estarem a parar as impressoras que já é meio caminho.
Quanto vão subir? não faço ideia.
Na teoria esta queda nos mercados tem já um pouco a ver com isto.
O fim da pandemia anunciado já meia dúzia de vezes (e que me dava jeito pois tenho ações de cruzeiros) e que nunca mais chega também tem condicionado muito a economia. Daqui por 6 mesitos penso que já teremos mais certezas... ou não.

https://tradingeconomics.com/japan/interest-rate
japan-interest-rate.png

Interest Rates no Japão há quase 30 anos. Acho que vamos assistir ao mesmo na Europa e EUA, com IR muito perto de zero, durante muitas décadas. Será preciso um "grande evento" a nível mundial que possa limpar todas as folhas de debt que existem por aí foram.

Não pensem apenas na questão das taxas de juro. Se haverá ou não redução nos "QEs" dos diversos BCs e em que activos será feita a redução no ritmo de compra, terá uma importância brutal - IMHO - na sustentação ou não de diversos mercados.

Um dos activos mais dependentes são as obrigações de países "à rasca" e junk corporate bonds. E nunca se esqueçam que o mercado de obrigações, embora não sendo "sexy", é gigante em termos de dimensão e impacto na "vida real".

Tiras um player com este poder de fogo dum mercado secundário de bonds - com rating baixo/muito baixo - e se calhar o activo "derrete-se" todo.

Não pensem apenas na questão das taxas de juro. Se haverá ou não redução nos "QEs" dos diversos BCs e em que activos será feita a redução no ritmo de compra, terá uma importância brutal - IMHO - na sustentação ou não de diversos mercados.

Um dos activos mais dependentes são as obrigações de países "à rasca" e junk corporate bonds. E nunca se esqueçam que o mercado de obrigações, embora não sendo "sexy", é gigante em termos de dimensão e impacto na "vida real".

Tiras um player com este poder de fogo dum mercado secundário de bonds - com rating baixo/muito baixo - e se calhar o activo "derrete-se" todo.

Precisamente!! Os BCs têm tentado gerir tudo com pinças muito delicadas... é que há muita reforma de muitos biliões de pessoas, no fio da navalha! E pessoas descontentes, normalmente, dão muito mau resultado! Portanto, enquanto der, mais vale empurrar o problema para o futuro.

Não sei se não é justificado, essas datas coincidem com o aparecimento da pandemia e consequentes confinamentos que provocaram um aumento colossal no consumo de bens materiais. O consumo aumentou de tal forma em tão pouco tempo que hoje temos os problemas que temos (falta de produtos, inflação, etc..).
Portanto não é de estranhar a valorização de muitas destas empresas.

Não sei se não é justificado, essas datas coincidem com o aparecimento da pandemia e consequentes confinamentos que provocaram um aumento colossal no consumo de bens materiais. O consumo aumentou de tal forma em tão pouco tempo que hoje temos os problemas que temos (falta de produtos, inflação, etc..).
Portanto não é de estranhar a valorização de muitas destas empresas.
O consumo acima de tudo mudou de área, e mudou a forma, há muitos problemas com a logistica também. Mas a curto-médio prazo as coisas devem normalizar. Os serviços e lazer a crescerem novamente e de forma exponencial.
Percebo que a Amazon tenha crescido exponencialmente e provavelmente não volta atrás.
Mas como disse é tudo muito incerto.

Rasec
Percebo o que dizes, e percebo também o caos que esta pandemia veio trazer a países já com dificuldades mas ainda assim acho que as taxas irão subir alguma coisa, mesmo que continuem baixas.
Obviamente muita gente andou a brincar com o dinheiro do pessoal, por isso os mercados subiram inexplicavelmente. As poupanças de muita gente foram parar aos mercados.
Nao fosse estes grandes problemas e as taxas já tinham subido à meses.

Precisamente!! Os BCs têm tentado gerir tudo com pinças muito delicadas... é que há muita reforma de muitos biliões de pessoas, no fio da navalha! E pessoas descontentes, normalmente, dão muito mau resultado! Portanto, enquanto der, mais vale empurrar o problema para o futuro.

E inflação alta dá pessoas quê?

...

Tem 0 de divida, os outros fabricantes de carros estão em falência técnica ou perto disso, e não têm dinheiro para sobreviver e investir na electrificação das suas ofertas de carros ao mesmo tempo e isso está a ser descontado na sua valorização em bolsa.

...

Segundo os útimos dados disponíveis (SET2021) a dívida da Tesla é de 10,13B.

A Tesla tem um gross margin de 30% com probabilidade de atingir 40% em breve. Estamos a falar de margins de empresas como Apple etc. mas em carros, algo nunca visto.

Em termos de profit margin é a volta de 12% com tendência para se aproximar dos 30% com a economia de escala (investimentos, R&D, etc. diluído por mais carros).

Já no final deste ano estimo que o PE da Tesla se mantiver o market cap valor actual seja entre 50-70.

Tem 2 fabricas a ser construídas que devem abrir este trimestre que em conjunto com as actuais deve dar para produzir 5 milhões de carros quando tiverem totalmente operacionais, e outras planeadas, com ambição de atingir 20 milhões de carros produzidos até 2030.

Tem o software FSD em desenvolvimento que quando estiver finalizado vai ser só imprimir dinheiro com uma rede de robotaxis, e licenciar o mesmo a outras fabricantes.

É um big player em inteligência artificial, tem o maior esforço de inteligência artificial no mundo neste momento, com o software FSD, aconselho a ver o Tesla AI Day.

Tem energia solar e armazenamento de energia que a longo prazo pode ser um negócio quase tão grande como o dos carros.

Tem o Tesla Bot em desenvolvimento, especulativo mas demonstra as ambições desta empresa.

Tem 0 de divida, os outros fabricantes de carros estão em falência técnica ou perto disso, e não têm dinheiro para sobreviver e investir na electrificação das suas ofertas de carros ao mesmo tempo e isso está a ser descontado na sua valorização em bolsa.

A Tesla desenha os próprios chips, e desenvolve software in house, algo que mais ninguém faz, os seus chips para inteligência artificial que têm em desenvolvimento são os melhores do mundo e mais baratos por larga margem, e planeia monetizar isto também a oferecer serviços a outras empresas.

Tem a bateria 4680 em inicio de produção que vai revolucionar mais uma vez a industria de automóveis eléctricos, com isto a Tesla vai conseguir construir um carro elétrico mais barato que um a gasolina, podes ver o Tesla Battery Day.

Misturar novas tecnologias com disparates não faz um discurso muito convincente.

Vou esquecer a parte do exagero e focar-me só na financeira.

1 - A tesla não tem 0 dívida.

2 - Os principais fabricantes não estão em falência técnica. Lucros das principais em 2020, mau ano diga-se: Toyota: 18 mil milhões VW: 8 mil milhões GM: 6 mil milhões

Ford e principalmente renault foram as únicas com resultados negativos das maiores. Tudo o resto foi positivo.

3 - Tem muitos fanboys.[:D] Vá esta é mais brincadeira, mas é importante. Tal como a Apple é a sua base de compras futuras.

Só achei piada falar-se de lucro e falência técnica, quando a Tesla só começou a dar lucro em 2020.

Acabei de investir os trocos da herdeira no IWDA. Mix feelings, por um lado contente por finalmente ter tirado o dinheiro da CO e que daqui a muitos anos vai ter ali uma soma jeitosa, por outro lado chateado por ter comprado ao preço que comprei... Esta semana vai cair de certeza com os anúncios que aí vem.

Enfim, agora é ir comprando sempre que caírem as prendas da miúda e não pensar muito nisso

É a poota da minha pontaria...
Resolvi começar o ano a fazer uns investimentos, meti um dinheirinho que tinha à ordem para começar e estou logo a levar 30~50% de queda em menos de 1 mês. PQP

Voltar
Superior