Bolsa e investimentos

Obrigado pelas vossas sugestões. Estou quase a decidir, mas falta-me raciocinar sobre um aspeto: a moeda !

É que o euro está em mínimos históricos contra o dólar, e isto pode ter um impacto cambial relevante quando resgatar o ETF daqui a 10 ou 15 anos, caso o euro entretanto valorize.

Que ETF? É um ETF currency hedged ou não?

Normalmente não são currency hedged portanto se estiveres a investir em ETF accoes americanas e elas valorizarem 10% e o euro tambem valorizar 10% dá retorno 0.

Última edição:
A diferenca é pequena. Neste que te disse, se tiveres 100.000 EUR, recebes anualmente uns 1200-1500 EUR de dividendos. Ser distributivo faz com que percas uns 300 EUR em impostos... who cares

Edit: pagas imposto na mesma num acumulativo, pelo que no difference...

No meu banco tenho a hipotese de investir os dividendos automaticamente sem pagar taxas. É ver se nas plataformas que usam dá ou nao.

Em PT isto pode ser complicado de fazer, se o banco processar os dividendos com taxa liberatória

Em PT isto pode ser complicado de fazer, se o banco processar os dividendos com taxa liberatória
Naquelas contas degiro e n26 e afins, talvez dê. Mas de qq forma, foi apenas uma sugestao, é o que eu pessoalmente compro mais, tenho uns outros, mas ja nao sei se sao acumulativos ou distributivos, nem estou muito preocupado com isso

O meu banco de investimento mandou-me isto "(...) reforçar e entrar em posições com os preços a desconto, onde no futuro poderemos ter, com toda a certeza, rentabilidade e retornos muito positivos entrando agora com estes preços de mercado (...)" e agora estou na dúvida se hei de fechar a conta, por falta de noção daquela gente.

...ou, pelo contrário, se terei descoberto que o Obtuso é o meu gestor de conta e devo antes mandá-lo mobilizar tudo o que lá está e fazer um all in na proposta apresentada. [:p][;)][:D][:D]

NOTA: o sublinhado e negrito são meus, obviamente.

O meu banco de investimento mandou-me isto "(...) reforçar e entrar em posições com os preços a desconto, onde no futuro poderemos ter, com toda a certeza, rentabilidade e retornos muito positivos entrando agora com estes preços de mercado (...)" e agora estou na dúvida se hei de fechar a conta, por falta de noção daquela gente.

...ou, pelo contrário, se terei descoberto que o Obtuso é o meu gestor de conta e devo antes mandá-lo mobilizar tudo o que lá está e fazer um all in na proposta apresentada. [:p][;)][:D][:D]

Isso faz-me lembrar a minha gestora de conta, que 2 dias antes da resolução do BES me manda um email que tinha vencido uma conta a prazo "Cristiano Ronaldo", e que agora o "produto" que tinham com rentabilidade semelhante era aquele - "Obrigações BES London não sei o quê"

[:D]

Eu, com as ferramentas online que temos hoje, recuso-me a comprar qualquer produto de investimento nos bancos. Comissões espatafúrdias, o os "conselhos" são sempre o que é melhor para o banco, nunca para o cliente.

Assim se me enganar nos investimentos, só posso culpar a mim próprio...

Isso faz-me lembrar a minha gestora de conta, que 2 dias antes da resolução do BES me manda um email que tinha vencido uma conta a prazo "Cristiano Ronaldo", e que agora o "produto" que tinham com rentabilidade semelhante era aquele - "Obrigações BES London não sei o quê"

Aqui foi parecido, ainda bem que disse "não", caso contrário tinha ficado a arder...

Eu, com as ferramentas online que temos hoje, recuso-me a comprar qualquer produto de investimento nos bancos.
Que plataformas recomendas?

o os "conselhos" são sempre o que é melhor para o banco, nunca para o cliente.
Por norma, sempre que alguém nos tenta impingir alguma coisa, significa que é bom para eles, não para nós. Eu tenho uma regra para qualquer decisão importante na minha vida: a iniciativa ser minha.

Uso a Degiro e até agora tudo ok mas tenho uma grande duvida.

O património que lá tenho é relativamente baixo (<10k) e até este valor estou relativamente tranquilo, mas há aqui alguém que tenha um património grande nestas plataformas online?

O património que lá tenho é relativamente baixo (<10k) e até este valor estou relativamente tranquilo, mas há aqui alguém que tenha um património grande nestas plataformas online?

São empresas reguladas. O risco não deve ser muito diferente de teres um produto qualquer no banco que não esteja coberto pelo fundo de garantia...

Até 100k estão protegidos.. (o valor não investido), mas tens mais info no link que coloquei abaixo.

São empresas reguladas. O risco não deve ser muito diferente de teres um produto qualquer no banco que não esteja coberto pelo fundo de garantia...

Na Degiro também tens o fundo de garantia (o valor não investido)
https://www.degiro.pt/sobre-a-degiro/segura-e-de-confianca

Última edição:
Tenho mais medo da vanguard do que da degiro... Apenas porque tenho muito mais investido na vanguard directa e indirectamente do que noutros outros, se aquilo estoura, bem que trabalho até morrer...

Tenho mais medo da vanguard do que da degiro... Apenas porque tenho muito mais investido na vanguard directa e indirectamente do que noutros outros, se aquilo estoura, bem que trabalho até morrer...

Estourar uma vanguard... :sh) Nem é bom pensar nisso, até porque teria decerto um enorme impacto na economia mundial...

Como já disseram, os fundos não alocados beneficiam do fundo de garantia dos depósitos (Alemanha) e as ações estão abrangidas pela cobertura até 20k, no entanto a estrutura da degiro é através de omnibus account/pooled nominee account, o que num cenário hipotético de colapso do broker pode dificultar a identificação dos verdadeiros donos das stocks.

Há um site porreiro (brokerchooser) que dá ênfase aos esquemas de proteção aos investidores.

Eu atualmente trabalho com a degiro e com a interactive brokers isto para não colocar tudo no mesmo sítio.

Tenho a conta de investimentos no Big e gosto.

Têm tb webinares mto interessantes.

idem para outlook’s ou divulgações macro mais temáticas como inflação...[:D]

Pelos vistos não é só esse banco de investimento, tb recebi uma chamada do gestor de conta - que nunca vi na vida - a propor reforçar uns fundos devido a quedas e ser uma grande oportunidade ...

Viva malta, estou interessado em investir num PPR (na verdade pretendia dois, um agressivo e um moderado), porém não conheço o mercado.

Pretendo PPRs fundos, acumulativos.

A ideia é investir um montante inicial e depois a cada mês reforçar com um valor fixo.

Alguém que perceba melhor as opções que existem no mercado e que me possa dar umas dicas sobre as diferentes corretoras e os "melhores" PPRs que se enquadram no que procuro?

Obrigado

Voltar
Superior