Bolsa e investimentos

Os futuros do SP500 estão nos 3725. Cheira que vamos ter teste aos 3650 (aprox) de meados de Junho.

[FONT=&quot]
ggIdg1w.png
[/FONT]

O PSI20, que andava em contraciclo, parece que vai alinhar-se.

Em pouco mais de 1 mês, foi dos 6300 para menos de 5500

DAX em mínimos de 2022

Eu não sou perito, aliás sou um zequinha em termos de bonds, mas mando o meu bitaite:

Como o orion referiu, em primeiro lugar vê que tipo de taxas irão cobrar. Podem comer mesmo muito do que supostamente irás recolher.

As obrigações são um mercado manhoso e bem mais complicado do que parecem. Muito ao contrário da imagem que muitos gestores de conta e conselheiros financeiros querem vender.

O risco de default de obrigações americanas é residual. Se tal ocorresse acho que seria um cenário dantesco. Logo para quem compra uma emissão específica, é como ter "dinheiro no cofre" e recolher os respectivos cupões. Isto só é válido se levares até a maturidade.

Agora para quem compra via fundos (ou ETF???) o jogo é diferente. A queda do valor nominal de cada unidade de participação pode ser superior ao que vais recolher em juros (de um ano ou até de vários anos).
Por outro lado o valor da unidade de participação, pode mais tarde recuperar valor, voltar ao valor a que compraste e até valorizar. E aí ganhas em dois tabuleiros.

A questão é que vários mercados de obrigações (e lê isto com um grão de sal pois não acompanho Bonds em detalhe) andaram muito tempo em valores altíssimos, por isso é normal que haja alguma desvalorização. Um exemplo paradigmático é a porrada que alguns fundos de bonds High Yield estão a levar.

Por outro lado, em cenários de muita incerteza as vezes há episódios de "flight to safety" em que o pessoal tentar parquear capital em activos ultra robustos em USD e isso pode ser benéfico para certas US Bonds.
Muito obrigado. Pensaria ir sempre via ETF ou FI e sempre em obrigações do tesouro US. Vou avaliar melhor. Obrigado pelo teu input.

Tenho que os chatear então. Geralmente também tento por essa hora e diria que nos últimos tempos metade das vezes não consigo ("em manutenção"). Foi o caso ontem quando escrevi aqui.

Vai fazer quase 2 anos que meti dinheiro num fundo de investimento da caixa e nunca tive até agora mais de 50 euros de lucro..vai oscilando para melhor e pior mas é sempre uma desgraça.. tou tão arrependida de me ter metido nisso..
Meti na caixa acção líder globais e o outro acho que é caixa EUA
Nem nisto tenho sorte
Repara numa coisa, com um investimento de 3000 euros não podias estar à espera de duplicar o dinheiro de um dia para o outro, porque é um valor baixo e esse tipo de investimento feito está muito sujeito a oscilações ligadas à conjuntura política e económica, que atualmente e nos próximos anos vai ser terrível.
Devemos colocar nessas coisas dinheiro que não precisamos e deixar por lá durante uns anos e no fim fazer as contas e não andar sempre a ver quanto lá temos, dá cabo da cabeça de uma pessoa. Dou-te o meu exemplo, nesse ações globais da CGD entrei com 50 K, tenho lá agora 48 K....a tentação seria tentar recuperar esses 48K e assumir que perdi 2k.....mas já chegou a valer 60 K....e não levantei os 10k de "lucro", porque haveria agora de assumir a perda ?
É deixar passar o tempo, a lógica tem de ser esta, mas não é para todos.

A sonae gastou 169m€ em dividendos no Q2 segundo o cashflow reportado no Q2 mas só tem yeld de 5.99%, ou seja só pagou 105m.
Para onde foi os restantes 65m estas contas manhosas... Será que beneficiam uns shareholders em relação a outros é por estas e outras que ninguém investe em Portugal

Voltar
Superior