Bolsa e investimentos

Fepbn_yUUAAmh6q

atenção quem for do ultim escalao em 2023 as mais valias por menos de 365 dias vao ser taxadas a 50%

Mais info aqui:

https://www.jornaldenegocios.pt/eco...acao-de-mais-valias-mobiliarias-especulativas

"o saldo entre as mais-valias e menos-valias decorrentes de operações de compra e venda de partes sociais e de outros valores mobiliários cujo período de detenção do título seja inferior a 365 dias deverá ser obrigatoriamente englobado quando o sujeito passivo tenha um rendimento coletável, incluindo este saldo, igual ou superior ao valor do último escalão de IRS."
Assim, o sujeito passivo passa a não poder optar pela taxa liberatória de 28%, sendo obrigado a pagar uma taxa de 48% sobre os lucros obtidos com ações e obrigações, ficando de fora rendimentos de capitais (categoria E), como é o caso dos dividendos e rendimentos prediais (categoria F).

eu sei que por agora é menos de 365 dias mas a tendencia é piorar.

não me dá muita confianca comprar ETF manter a comprar durante 10 anos e depois ao vender para comprar uma casa pagar 50% de imposto porque entretanto a lei mudou outra vez...

ainda ha 10 anos atrás investimentos com mais de 365 dias não se pagava nada...

um incentivo a fazer os investimentos através de empresa...

esta tributação so leva a que quem possa fugir o va fazer

Isto foi uma medida para agradar ao BE, vamos ver se agrava ou não.
Além disso, o PS não vai ficar lá para sempre...

eu sei que por agora é menos de 365 dias mas a tendencia é piorar.

não me dá muita confianca comprar ETF manter a comprar durante 10 anos e depois ao vender para comprar uma casa pagar 50% de imposto porque entretanto a lei mudou outra vez...

ainda ha 10 anos atrás investimentos com mais de 365 dias não se pagava nada...

Atenção a esta redação

Não foi bem isto que foi noticiado, o texto final é o que importa.

isto é para acções e crypto, ninguém noticiou mas o governo surrateiramente aprovou isto.

obrigatório englobar se forem detidas por menos de 365 dias e o somatorio dos rendimentos calhar no ultimo escalao...

nos anos seguintes vai progressivamente baixar o escalao e ser para toda a gente.

portanto o crypto e acções detidas menos de 365 dias vão ser taxadas de 28% até 50%

Última edição:
Esta história das mais valias para ações detidas há mais de 1 ano, só é válido para as crypto?

crypto e accoes com menos de 365 dias vao pagar os mesmos impostos, 28% ou 50% se fores do ultimo escalao (incluindo os rendimentos do crypto / accoes)

Crypto com mais de 365 nao paga nada, acções pagam 28%, foi isso que percebi

Na primeira proposta era para quem só estava no último escalão no cálculo do rendimento antes do englobamento

por agora sim, mas alguém duvida que vao expandir?

Não, não é para quem está no último escalão.

é para quem, no total dos rendimentos + saldo mais valia, caia no último escalão.

Foi o que percebi do texto.

Não é bem a mesma coisa...

Também entendo o mesmo: que será a soma dos rendimentos + mais valias "especulativas".

O engraçado é darem a borla dos 365 dias para crypos e não darem para acções, ETFs, Fundos.

Mas já sabemos qual o motivo ... é que num lado estão amendoins e do outro está dinheiro a sério.

Coerência legislativa e fiscal = zero.

Última edição:
Voltar
Superior