Bolsa e investimentos

Estou queimado em investimentos anteriores em BitCoin em que o mercado estava em alta, e estou com receio de acontecer o mesmo com o SP500 que está diariamente a atingir maximos historicos e tenho algum capital para investir. Eu sei que não é tão volatil mas este crescimento não me parece normal. O que vos parece, arriscado investir mais em SP500?

Quanto mais pensas, mais perdes.

Mete lá dinheiro com frequência e ignora os valores actuais/passados. A estratégia chama-se Dollar Cost Averaging.

Para além disso, o crescimento nao é assim tao anormal. Há que relembrar que em 2022 os resultados também foram piores do que o esperado.

Nos ETF é importante meter logo de início o máximo possível e nao comecar às migalhas. Se nao houver outra hipótese é o que é, mas se tiveres 10 ou 100.000eur de lado, nao recomendo ires metendo 1000 a 1000, que o poder dos ETF's é o compounding interest. E o mais dificil é o inicio, pelo que o ideal seria comecar com o "maximo possivel". P.e. eu quando tenho 10.000 para investir, nunca demoro mais de 3 meses para os la meter. Nao é conselho financeiro, mas sim apenas exemplo daquilo que eu faco.

Last edited:

Mete lá dinheiro com frequência e ignora os valores actuais/passados. A estratégia chama-se Dollar Cost Averaging.

Para além disso, o crescimento nao é assim tao anormal. Há que relembrar que em 2022 os resultados também foram piores do que o esperado.

Nos ETF é importante meter logo de início o máximo possível e nao comecar às migalhas. Se nao houver outra hipótese é o que é, mas se tiveres 10 ou 100.000eur de lado, nao recomendo ires metendo 1000 a 1000, que o poder dos ETF's é o compounding interest. E o mais dificil é o inicio, pelo que o ideal seria comecar com o "maximo possivel". P.e. eu quando tenho 10.000 para investir, nunca demoro mais de 3 meses para os la meter. Nao é conselho financeiro, mas sim apenas exemplo daquilo que eu faco.

Basicamente é o que tenho aprendido aí com os gurus financeiros da internet. Eu usei calculadora para ter uma ideia do que posso ter no futuro e sim, se começar com 1000€ ou 2000€, a diferença é abismal.

Sempre bom fazer o disclaimer 😂

Estou naquela fase em que não sei o que faça...continuo dca ou retiro algum, para reforçar outros produtos. Isto em relação a dois investimento: Palantir (estou com ganhos de 130%) e ETF de semicondutores (ganho de 75%).
Palantir a perspectiva dos analistas é cair mas, até agora, continuou a subir e bem.
Semicondutores é um investimento de futuro, duvido que não continue bem a longo prazo. A única treta aqui é se a China se mete com Taiwan...

bitaite: os avanços da AI vão continuar a impulsionar esse mercado.
hj foi o SORA, amanhã o mundo

Esses ETF não têm seguro, certo?
Se alguém hackeia o nabo que tem as keys...

Os ETF´s funcionam como as acções! Para teres o reembolso do dinheiro investido nos títulos, fechas as posições e transferes o dinheiro para a tua conta bancária que está registada para tal. Podem é hackear a conta da tua corretora....mas isso também o podem fazer com uma conta à ordem.

Não têm seguro.
Segundo o que li sobre os ETF BTC spot, e não os sintéticos ou que negoceiam com futuros, a maior parte deles está sob custódia de algumas plataformas exchange (alguns na Coinbase e outros na Gemini). Tens sempre o risco associado a problemas eventuais destas plataformas.

Mas tambem podem hackear a nossa key e roubar a wallet nao?
E aposto que uma Fidelity ou Vanguard deve ter um nivel bem alto de segurança.... mais facilmente hackeiam a nossa wallet do que a deles...

E tens razao.... o ano pasado foi todo assim, arrisco nao arrisco, e dei por mim so a começar a investir em dezembro... Investir onde? em que? Que Broker? meses e meses passaram.
La ganhei coragem e entao resolvi investir em ETF VWCE ( Vanguard FTSE All-World UCITS ETF (USD) Accumulating ) em € desde Alemanha. De momento todo o dinheiro dipsonivel vai para este ETF, uma vez por mes.
Onde vivo nao existem muitos Brokers que aceitem a inscriçao, por ex a Trade Republic, que parece das mas faceis de entender e de gestao. Estou com a Interactive Brokers, e é um bonito "pincel" para os principiantes que nao percebem nada de este mundo, como eu.

Está em "modo automatico" de compra, cada primeira segunda feira do mes. Tenho alguns €€ extra disponiveis, que também a medida que posso vou investir.
Já vou tarde, bastante tarde, tenho 46 anos, e penso investir 20 anos. Ahhh se eu tivesse 25 anos 😂

• Like
Reactions: DMA
E tens razao.... o ano pasado foi todo assim, arrisco nao arrisco, e dei por mim so a começar a investir em dezembro... Investir onde? em que? Que Broker? meses e meses passaram.
La ganhei coragem e entao resolvi investir em ETF VWCE ( Vanguard FTSE All-World UCITS ETF (USD) Accumulating ) em € desde Alemanha. De momento todo o dinheiro dipsonivel vai para este ETF, uma vez por mes.
Onde vivo nao existem muitos Brokers que aceitem a inscriçao, por ex a Trade Republic, que parece das mas faceis de entender e de gestao. Estou com a Interactive Brokers, e é um bonito "pincel" para os principiantes que nao percebem nada de este mundo, como eu.

Está em "modo automatico" de compra, cada primeira segunda feira do mes. Tenho alguns €€ extra disponiveis, que também a medida que posso vou investir.
Já vou tarde, bastante tarde, tenho 46 anos, e penso investir 20 anos. Ahhh se eu tivesse 25 anos 😂

Excelente, mais vale tarde que nunca 😉

Investimento feito há dois anos, se vendesse a "posição" agora obteria um lucro líquido de 14%.

Isso é excelente, bom, assim assim, ou nem por isso?​

Investimento feito há dois anos, se vendesse a "posição" agora obteria um lucro líquido de 14%.

Isso é excelente, bom, assim assim, ou nem por isso?​

Em minha opinião é excelente. Pode-se conseguir mais? Com certeza que sim. O mercado está alto agora, mas também esteve antes. depende muito do momento em que compras-te. Há gente que está com mais, outros com menos, é o básico dos investimentos.
A longo prazo conseguir 7% líquidos ao ano parece-me excelente.

• Like
Reactions: FZX
Em minha opinião é excelente. Pode-se conseguir mais? Com certeza que sim. O mercado está alto agora, mas também esteve antes. depende muito do momento em que compras-te. Há gente que está com mais, outros com menos, é o básico dos investimentos.
A longo prazo conseguir 7% líquidos ao ano parece-me excelente.

13 Janeiro 2022.

Estou naquela fase em que não sei o que faça...continuo dca ou retiro algum, para reforçar outros produtos. Isto em relação a dois investimento: Palantir (estou com ganhos de 130%) e ETF de semicondutores (ganho de 75%).
Palantir a perspectiva dos analistas é cair mas, até agora, continuou a subir e bem.
Semicondutores é um investimento de futuro, duvido que não continue bem a longo prazo. A única treta aqui é se a China se mete com Taiwan...

Depende de quanto cada um representa do teu portifolio .
a minha carteira tem 45 titulos diferentes 16 na europa e o resto nos USA
alem disso nos ultimos anos comecei a acumular ishares Core Sp500 e ishares Europe Select dividend
de todos estes apenas a berkshire vale mais de 5% do portofolio vale 8% , isto para dizer que o rebalance que é o que queres fazer é interessante se um titulo por sim representa muito do teu portofolio, por outro lado se acreditares no titulo e nao for reperesentativo de demasiado do teu portofolio, se a gestao é boa e as prepectivas tambem entao deixa estar , na minha opiniao.

Back