Bolsa e investimentos

Para já apenas a render os 3%.

É uma forma segura (até 100.000 eur) de teres dinheiro sem perder valor face à inflação, com remuneração mensal e sem ficares com o capital preso. Mas não considero como investimento, apenas uma forma de ter o capital liquido para quando surgir uma boa oportunidade de investimento. Se for para investir em ações ou ETF recomendo a aplicação XTB (0 custos para transações abaixo dos 100.000 eur).

É uma forma segura (até 100.000 eur) de teres dinheiro sem perder valor face à inflação, com remuneração mensal e sem ficares com o capital preso. Mas não considero como investimento, apenas uma forma de ter o capital liquido para quando surgir uma boa oportunidade de investimento. Se for para investir em ações ou ETF recomendo a aplicação XTB (0 custos para transações abaixo dos 100.000 eur).

Boa, obrigado pelo esclarecimento e pelo conselho.

P*or acaso tenho uma d´+uvida com isso dos investimentos a mais tempo.

Tenho 2 investimentos que tenho há uns 5 anos. Mas foram feitos antes dessa lei... Se os vender agora só pagos os 22.4%?
Eles têm em conta a data que os fiz?
Ou é só para investimentos feitos após a lei ser alterada?

A lei entrou em vigor em 29-06, pagas a taxa reduzida.
Considera também englobar no irs, pode ser vantajoso no teu caso, questiona o contabilista.

Vou aproveitar para partilhar um pequeno trabalho onde compilei a valorização de 4 ETFs desde a sua colocação no mercado.

São os Ishares da BlackRock, S&P500, Nasdaq100, S&P500 Information Tecnology e DowJones Industrial.

Ha 2 colunas, 1 com uma compra única de 1000€ no momento em que o ETF foi lançado no mercado, a 2a coluna além da compra de 1000€ no início, considera também um reforço de 1000€ anuais.

Os dados foram obtidos no site Justetf.com.

Por vezes ainda fico a pensar que me enganei nas contas, avisem se encontrarem erros 😁
Já se sabe que ganhos passados não garantem ganhos futuros, mas estes valores são absurdos 🤯

6a21a1adae2ed53c1e30dbe49422f9c0.jpg

a484e8ae02aa80b47f30d99f7d5c7138.jpg

3a9d7648370a0ec96d8f2ab6a457f670.jpg

afeb1ecf513af46b10ff103769f2c3c9.jpg

Last edited:
Isto é o que na área financeira se chama a 8ª maravilha do mundo: o juro composto.

Se em cima disso existirem aportes com alguma periodicidade, o resultado está à vista de todos.

Isto é o que na área financeira se chama a 8ª maravilha do mundo: o juro composto.

Se em cima disso existirem aportes com alguma periodicidade, o resultado está à vista de todos.

Eu percebo o que queres dizer, mas tecnicamente isto não é juro composto. O efeito observado numa tabela dividida em crescimentos anuais é que é semelhante um juro composto.
marcopns, se em vez de reforços anuais tivesses metido logo tudo à cabeça, ainda ganhavas (muito) mais! [;)]

Eu percebo o que queres dizer, mas tecnicamente isto não é juro composto. O efeito observado numa tabela dividida em crescimentos anuais é que é semelhante um juro composto.
marcopns, se em vez de reforços anuais tivesses metido logo tudo à cabeça, ainda ganhavas (muito) mais! [;)]

Ou não sabes o que é o juro composto ou não sabes ler as tabelas publicadas.

No juro composto, o juro devido em cada período é adicionado ao capital inicial, que por sua vez constitui um novo capital para o período seguinte.

Vai lá olhar para as tabelas e ver se é ou não é.​

O problema é que a inflação também é composta.

Por isso é que os depósitos a prazo tradicionais apenas nos fazem perder dinheiro com crescimentos de 1-3% ao ano. Raramente são superiores a taxa de inflação.

A nona maravilha é que tudo isto acontece sem pagares 1 cêntimo de impostos 😁
Lucro potencial não é lucro realizado.

Alguém pode explicar quais são TODOS os custos de ter ações em um banco nacional?

Estive a ver o preçário, e há coisas que não percebo muito bem. Vamos pegar como exemplo o Activo:

1) Quanto às comissões sobre operações, não tenho dúvidas. A primeira do mês é gratuita, e depois depende do tipo de ações compradas.

2) Na parte de "Eventos e Rendimentos", eles têm isto:
Rendimentos / Reinvestimento de Dividendos 1,00% Reembolsos 0,20%

- Significa que sempre que receba algum dividendo, eles ficam com 1% do valor que recebi, é isso? E já agora, o que são reembolsos?

3) Quanto às comissões de serviço de bolsa, a minha confusão é maior:
guarda de títulos (mensal) Integrados (Nacionais e Internacionais) N/A € 3,00
guarda de títulos (mensal) Não integrados Até 100 € 4,00 - Até 10.000 € 8,00 - Até 100.000 € 16,50 - > 100.000 € 33,00

- O que são não integrados? São títulos que eles não comercializam? Significa que se comprar ações sempre no banco, e só tiver essas ações, só vou pagar os 3,00€ mensais, certo?

4) E por último, o que significa esta comissão de "Depósitos e Levantamentos de Valores Mobiliários"? Transferências de coisas que já tenho para o banco? É isso? No caso de compra e venda sempre dentro do banco, isto não se aplica, certo?

Daquilo que percebi, neste caso do Activo, se comprasse sempre pelo banco pagaria pelas compras (quando aplicável), pagaria 3,00€ por mês para guarda de títulos, e 1% quando recebesse dividendos. É tudo, ou há mais alguma coisa que me esteja a escapar?

Já agora, podem sugerir quais são os melhores bancos nacionais para esta finalidade? Obrigado.

Ou não sabes o que é o juro composto ou não sabes ler as tabelas publicadas.

No juro composto, o juro devido em cada período é adicionado ao capital inicial, que por sua vez constitui um novo capital para o período seguinte.

Vai lá olhar para as tabelas e ver se é ou não é.​

Nem sei porque me dou ao trabalho... Eu só queria sublinhar que percebia o que querias dizer, mas que tecnicamente não se pode dizer que a evolução de um índice obedece a uma fórmula de juro composto. É tudo acumulado sobre acumulado, mas não é a mesma coisa.

O crescimento de um índice como o S&P 500 é descrito por uma função de crescimento exponencial assim:

VI(t) = VI(t=0) x (1 + r(1)) x (1 + r2) x.... (1 + r(t))

​t= número de períodos considerado
VI = valor do índice
VI(0) = valor inicial do índice
r(t) = taxa de crescimento de VI no período t

A juro composto é um caso particular da função de crescimento exponencial quando se aplica, a uma progressão geométrica, um r constante.
Para aplicares a equação do juro composto à evolução de um índice tens que encontrar um r constante, que será a taxa média de crescimento entre o período zero e o período final. Essa função, contudo, não te vai dar uma descrição do comportamento do índice ao longo do tempo, mas apenas o ponto de partida e o ponto de chegada. Ou dito de outro modo, se considerares por exemplo 30 períodos e se usares r=11, o resultado disso na fórmula do juro composto não te vai dar o valor do índice no período 11. Já se usares a equação de exponencial, vais tê-lo.

Em suma, o princípio do crescimento exponencial é o mesmo, mas não se pode dizer em rigor que um índice bolsista obedece a uma progresão de juro composto.

... é para tentares elevar os teus conhecimentos de literacia financeira, o que neste caso não é líquido.

Fazer copy/paste sem saber os fundamentais, só serve para de forma enganadora alimentar o ego.

Bons investimentos!

[:)]
Desafio-te a colocar aqui o "copy" de uma, basta uma, frase ou mesmo expressão daquilo a que eu fiz "paste". Vá, uma só sff.

[:)]
Desafio-te a colocar aqui o "copy" de uma, basta uma, frase ou mesmo expressão daquilo a que eu fiz "paste". Vá, uma só sff.

Já pareces ou outro... diga uma... diga uma... uma... uma... diga uma... [:D]

Agora mais a sério, não vale a pena complicar o que é fácil.

O que está em causa, e os exemplos apresentados, referem-se a 4 exemplos de ETF´s acumulativos, que pela sua génese acaba por beneficiar do paradigma do juro composto.

Para quem quiser saber mais:
https://literciafinanceira.com/como-investir-em-etfs-com-juros-compostos/

https://eco.sapo.pt/2025/01/27/o-dia-em-direto-nos-mercados-e-na-economia-27-de-janeiro-2/#86745

"Chinesa DeepSeek afunda ações de inteligência artificial

As ações das empresas tecnológicas ligadas à inteligência artificial estão a afundar esta segunda-feira perante o aumento da popularidade de um modelo mais barato de IA da chinesa DeepSeek.

Esta startup chinesa desenvolveu um assistente de IA que utiliza chips mais baratos e menos dados, desafiando as perspetivas dos investidores de que a IA vai aumentar a procura ao longo da cadeia de valor, desde semicondutores até aos centro de dados.

Os futuros do Nasdaq estão a afundar quase 5%. A Nvidia, um dos grandes produtores de chips para IA, tomba 8,4% e lidera as quedas entre as cotadas com maior capitalização de mercado.

A Microsoft está a cair 4%, a Meta (dona do Facebook) perde 3,7% e a Alphabet recua 3,1% na pré-abertura de Wal Street.

A Europa também está a ser castigada. A fabricante de chips ASML derrapa 9,4% e a Siemens Energy, que fornece hardware elétrico para a infraestrutura de IA, está a tombar 20
%."

https://eco.sapo.pt/2025/01/27/o-dia-em-direto-nos-mercados-e-na-economia-27-de-janeiro-2/#86745

"Chinesa DeepSeek afunda ações de inteligência artificial

As ações das empresas tecnológicas ligadas à inteligência artificial estão a afundar esta segunda-feira perante o aumento da popularidade de um modelo mais barato de IA da chinesa DeepSeek.

Esta startup chinesa desenvolveu um assistente de IA que utiliza chips mais baratos e menos dados, desafiando as perspetivas dos investidores de que a IA vai aumentar a procura ao longo da cadeia de valor, desde semicondutores até aos centro de dados.

Os futuros do Nasdaq estão a afundar quase 5%. A Nvidia, um dos grandes produtores de chips para IA, tomba 8,4% e lidera as quedas entre as cotadas com maior capitalização de mercado.

A Microsoft está a cair 4%, a Meta (dona do Facebook) perde 3,7% e a Alphabet recua 3,1% na pré-abertura de Wal Street.

A Europa também está a ser castigada. A fabricante de chips ASML derrapa 9,4% e a Siemens Energy, que fornece hardware elétrico para a infraestrutura de IA, está a tombar 20
%."

Já testei a Deepseek. É muito mais rápida do que o ChatGPT 4o, mas também é muito menos fiavél. Se o ChatGPT ainda tem tendência para inventar coisas, o Deepseek é um desastre completo. É uma lotaria total. Tanto dá respostas coerentes como logo a seguir inventa factos. Mas inventa e elabora sobre eles! É muito mais criativo que o ChatGPT![:D]

Back