Clubman1d
New member
Depende, queres por o dinheiro a render os 3% de juros (ou menos se o BCE mudar a taxa outra vez) ou estás a falar em investir atraves da plataforma em acções, etc?
Para já apenas a render os 3%.
Depende, queres por o dinheiro a render os 3% de juros (ou menos se o BCE mudar a taxa outra vez) ou estás a falar em investir atraves da plataforma em acções, etc?
Para já apenas a render os 3%.
É uma forma segura (até 100.000 eur) de teres dinheiro sem perder valor face à inflação, com remuneração mensal e sem ficares com o capital preso. Mas não considero como investimento, apenas uma forma de ter o capital liquido para quando surgir uma boa oportunidade de investimento. Se for para investir em ações ou ETF recomendo a aplicação XTB (0 custos para transações abaixo dos 100.000 eur).
P*or acaso tenho uma d´+uvida com isso dos investimentos a mais tempo.
Tenho 2 investimentos que tenho há uns 5 anos. Mas foram feitos antes dessa lei... Se os vender agora só pagos os 22.4%?
Eles têm em conta a data que os fiz?
Ou é só para investimentos feitos após a lei ser alterada?
Isto é o que na área financeira se chama a 8ª maravilha do mundo: o juro composto.
Se em cima disso existirem aportes com alguma periodicidade, o resultado está à vista de todos.
Eu percebo o que queres dizer, mas tecnicamente isto não é juro composto. O efeito observado numa tabela dividida em crescimentos anuais é que é semelhante um juro composto.
marcopns, se em vez de reforços anuais tivesses metido logo tudo à cabeça, ainda ganhavas (muito) mais! []
O problema é que a inflação também é composta.
Isto é o que na área financeira se chama a 8ª maravilha do mundo: o juro composto.
Se em cima disso existirem aportes com alguma periodicidade, o resultado está à vista de todos.
Ou não sabes o que é o juro composto ou não sabes ler as tabelas publicadas.
No juro composto, o juro devido em cada período é adicionado ao capital inicial, que por sua vez constitui um novo capital para o período seguinte.
Vai lá olhar para as tabelas e ver se é ou não é.
Nem sei porque me dou ao trabalho...
https://contaspoupanca.pt/impostos/...ros-vao-ter-de-ser-declarados-no-irs-fb90a213
Não sei se já foi aqui debatido.... PSDois em acção [8b]
... é para tentares elevar os teus conhecimentos de literacia financeira, o que neste caso não é líquido.
Fazer copy/paste sem saber os fundamentais, só serve para de forma enganadora alimentar o ego.
Bons investimentos!
[]
Desafio-te a colocar aqui o "copy" de uma, basta uma, frase ou mesmo expressão daquilo a que eu fiz "paste". Vá, uma só sff.
https://eco.sapo.pt/2025/01/27/o-dia-em-direto-nos-mercados-e-na-economia-27-de-janeiro-2/#86745
"Chinesa DeepSeek afunda ações de inteligência artificial
As ações das empresas tecnológicas ligadas à inteligência artificial estão a afundar esta segunda-feira perante o aumento da popularidade de um modelo mais barato de IA da chinesa DeepSeek.
Esta startup chinesa desenvolveu um assistente de IA que utiliza chips mais baratos e menos dados, desafiando as perspetivas dos investidores de que a IA vai aumentar a procura ao longo da cadeia de valor, desde semicondutores até aos centro de dados.
Os futuros do Nasdaq estão a afundar quase 5%. A Nvidia, um dos grandes produtores de chips para IA, tomba 8,4% e lidera as quedas entre as cotadas com maior capitalização de mercado.
A Microsoft está a cair 4%, a Meta (dona do Facebook) perde 3,7% e a Alphabet recua 3,1% na pré-abertura de Wal Street.
A Europa também está a ser castigada. A fabricante de chips ASML derrapa 9,4% e a Siemens Energy, que fornece hardware elétrico para a infraestrutura de IA, está a tombar 20%."