Bolsa e investimentos

A pior coisa que os pequenos investidores costumam fazer é entrar em pânico e vender quando há um crash.

O que a história demonstra é que os índices acabam sempre por recuperar.

Pois.... é tudo muito bonito comprar dips isto e aquilo.....
Mas numa situação de recessão forte global, manter o emprego já é uma sorte!

foi uma lição que estava a precisar para acordar!
me tornou mais forte, muito mais forte.
Aprendi com o que posso contar e com o que não posso contar. Foi uma boa lição de vida, e ainda bem que aconteceu.
Hoje sou uma pessoa muito diferente. Aprendi a tomar riscos mais calculados ao milímetro e valorizar outras coisas que até antes não dava valor. Admito que isso me mudou muito, a adversidade é necessária.

ler bons livros é apenas o que posso aconselhar.

Última edição:
No seguimento disto (apesar de nada estar resolvido)... e também com a ajuda de hoje antes da abertura dos dados do CPI (inflação) para já abaixo do esperado.. os bulls estão fortissimos e com o sector das techs/semicondutores (*) a liderar, não houve resistências que aguentassem e o SP&500 já negocia novamente acima da média móvel dos 200 períodos.[:blush:]

(*) Por exemplo especula-se de possiveis negocios na Arabia Suadita, que possam beneficiar empresas como a Nvidia, Palantir, etc

Mas claro, o Nasdaq está a ficar sobrecomprado com o RSI já a ficar um pouco esticado, prevendo-se que, ou tenha de consolidar brevemente ou fazer um pequeno pull back.

Palpita-me que esta semana pode ser a altura do pull back.

Não sei se o corte da nota do nivel da divida de AAA para AA1 por parte da Moody's, poderá ou não ser um pequeno catalisador!? Ou se o mercado louco como tem estado passa por cima disso também!

https://www.reuters.com/world/us/mo...vestor-worry-about-us-fiscal-path-2025-05-18/

Há sinais claros de que o mercado pode corrigir em breve:

Muitas ações subiram demasiado rápido, especialmente as de tecnologia e inteligência artificial, o que costuma ser um sinal de que está tudo “esticado”.

Indicadores como o RSI (índice de força relativa) mostram que o mercado está em zona de sobrecompra , ou seja, já subiu demais num curto espaço de tempo.

A dívida dos EUA foi rebaixada pela Moody’s, o que é um sinal de alerta sobre a situação fiscal americana.

Apesar de o mercado esperar cortes nos juros, a Fed pode manter os juros altos por mais tempo se a inflação continuar resistente, o que pode ser negativo para ações.

vou guardar liquidez e esperar oportunidade.​

Última edição:
Palpita-me que esta semana pode ser a altura do pull back.

Não sei se o corte da nota do nivel da divida de AAA para AA1 por parte da Moody's, poderá ou não ser um pequeno catalisador!? Ou se o mercado louco como tem estado passa por cima disso também!

https://www.reuters.com/world/us/mo...vestor-worry-about-us-fiscal-path-2025-05-18/

Agora respondendo a tua pergunta, acredito que sim e segundo a natureza da situação deve vir uma correção ... mas o mercado as vezes é "bebado", não acredito em uma correcção muito acentuada entretanto.

Haha mas quem sabe ao certo
até pode vir aí uma copia de 2022-2023

Última edição:
Pergunta: A indústria automóvel europeia vai recuperar? A China lidera atualmente em tecnologia, qualidade e capacidade de produção. As grandes marcas europeias estão presentes no mercado chinês não apenas pela dimensão do consumo local, mas também para aprender e adaptar-se ao nível de exigência e competitividade que o mercado chinês impõe. A recuperação da indústria automóvel europeia dependerá da sua capacidade de inovação e adaptação a esta nova realidade?

É a europa capaz ou não?

Última edição:
Pergunta: A indústria automóvel europeia vai recuperar? A China lidera atualmente em tecnologia, qualidade e capacidade de produção. As grandes marcas europeias estão presentes no mercado chinês não apenas pela dimensão do consumo local, mas também para aprender e adaptar-se ao nível de exigência e competitividade que o mercado chinês impõe. A recuperação da indústria automóvel europeia dependerá da sua capacidade de inovação e adaptação a esta nova realidade?

É a europa capaz ou não?

Marcas como a Mercedes, BMW, Audi e as desportivas e de luxo terão sempre o seu lugar. Para as marcas de combate (Citroen, Peugeot, Fiat, Skoda, Opel, mesmo talvez VW e Renault) vai ser muito complicado. Aliás, já está a ser.

Marcas como a Mercedes, BMW, Audi e as desportivas e de luxo terão sempre o seu lugar. Para as marcas de combate (Citroen, Peugeot, Fiat, Skoda, Opel, mesmo talvez VW e Renault) vai ser muito complicado. Aliás, já está a ser.

As marcas generalistas estão condenadas.

Vai-lhes acontecer o mesmo que aconteceu às fábricas europeias de eletrodomésticos. No limite, vão colocar a marca em produtos concebidos e fabricados na China.

Aliás, alguns carros novos de marcas "conceituadas" à venda na Europa já são feitos na China e a maior parte das pessoas não sabe.

Correu aqui algo mal e perdi o meu post...[8b]
Sinceramente não me apetece escrever tudo de novo.

Um assunto que me parece preocupante é a desvalorização do dolar. O que acham deste tema?

Nós Europeus a comprar ativos Americanos estamos a levar forte..
O SP&500 desde os seus máximos de Fev. só esta neste momento cerca de 5,5% abaixo do máximo.
O ETF que comecei a comprar no fim de Janeiro(*) está a perder quase 13% desde os seus máximos de Fev.

(*) Bela altura para entrar (NOT).:(

Última edição:

Um assunto que me parece preocupante é a desvalorização do dolar. O que acham deste tema?
O SP&500 desde os seus máximos de Fev. só esta neste momento cerca de 5,5% abaixo do máximo.
O ETF que comecei a comprar no fim de Janeiro(*) está a perder quase 13% desde os seus máximos de Fev.

Isso é tempoário.

O Dollar vai valorizar estrondosamente, todos os ativos vão perder contra o USD, inclusivé BTC e Ouro.

Dollar Milkshake Theory.

Mantem a calma.
se não precisas do dinheiro
não vendas que perdes dinheiro e realizas a perda.
se estas a longo prazo isto vai passar.
Lembra que podes tambem comprar mais barato para compensar a perda dollar cost averaging!

Mantem a calma, não és o unico, os melhores fundos são negóciados em dolares então tem muitas pessoas na tua situação.

Calma que vai passar

Toma a situacao assim, o mercado esta em desconto de 13%.

Isto vai acontecer muitas vezes ao longo da tua historia como investidor.

Na verdade devemos comprar mais quando está em baixa e não quando o mercado esta a subir isto claro em um mundo perfeito.

Te recomendo ler o investidor inteligente de Benjamin graham. Isto vai te ajudar

Se estas a longo o prazo tens tambem que fazer um plano para te defender no fim quando vais retirar o dinheiro não tenhas o azar de cair em uma nova crise no momento de retirar as tuas economias.

A longo prazo não importa em que momento entras no mercado.

Apenas pessoas muito inteligentes e com don natural excepcional consegue prever o mercado com alguma precisão! Se é que isso existe.

Investe com disciplina mês a mês ou trimestre não ligues ao mercado na verdade nem olhes. Isso passa.

Última edição:
Voltar
Superior