Bolsa e investimentos

Para longo prazo (tem penalizações se levantado antes)
https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/snapshot.aspx?SecurityToken=F000015J26]2]1]FOEUR$$ALL_593&ClientFund=1&LanguageId=pt-PT&CurrencyId=EUR&guest=1

Imobiliário ibérico directo. Tens acesso ao relatório de contas logo sabes o que integrava o fundo no fim de 2024, rendimentos bem interessantes para o risco apresentado
​​​​​

o pessoal radical de esquerda, e radical de direita perde dinheiro.

100 euros por mês investidos por 50 anos.

​​

Não me estas a entender, no meu caso a minha escolha e estratégia actual não tem nada a ver com esquerda ou direita mas sim o rumo que as coisas estão a tomar, probabilidades de dar barraca alta, ninguém vai avisar simplesmente acontece, pode até nem dar, mas pelo sim e pelo não estou a defesa.

Trump é um parolo.

Last edited:
Para longo prazo (tem penalizações se levantado antes)
https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/snapshot.aspx?SecurityToken=F000015J26]2]1]FOEUR$$ALL_593&ClientFund=1&LanguageId=pt-PT&CurrencyId=EUR&guest=1

Imobiliário ibérico directo. Tens acesso ao relatório de contas logo sabes o que integrava o fundo no fim de 2024, rendimentos bem interessantes para o risco apresentado
​​​​​

Para complementar, a página do gestor do fundo: https://www.squaream.pt/pt/products-services/property-core/
Comissões de Resgate Property Core Real Estate Fund:
Até 364 dias (inclusive): 2%
Entre 365 e 1094 dias (inclusive): 1%;
Mais de 1095 dias: 0%​

Em imobiliário, a CGD tem o Fundimo ( https://www.cgd.pt/Particulares/Poupanca-Investimento/Fundos-de-Investimento/Pages/Fundimo.aspx ), mas aquilo é um filme de terror, ahem, quer dizer, tem condições restritivas - o mínimo de subscrição sem comissão anda na casa dos 200k, e o resgate é pago seis meses depois de uma data fixa anual para fazer o pedido (agora em Setembro, penso). Se for pedido no dia seguinte, espera-se 18 meses para ter o dinheiro ...

Tenho aqui 2k a mais que não sei bem que destino lhes dar.

Não se coloca a questão de serem precisos ou não num futuro próximo, porque não fazem parte da poupança “core”.

Neste momento tenho o portfólio dividido entre certificados, DP e cripto.

Falta aqui SP500, mas não queria entrar com o valor tão elevado. Se estivesse a 4k, chutava já para lá este dinheiro.

Sugestões? Isto para DP não aquece nem arrefece, paga-me um café por mês ou pouco mais. E eu até consigo DP a rondar os 3%…

Apesar de ser uma quantia pequena...abate no CH que começaste à pouco tempo. Mas não sei se a tua estratégia passa por o pagares mais depressa que o prazo contratado...

No S&P 500 em zona de máximos não aconselho uma entrada lump sum. Se quiseres dividir e começares a investir tipo 200€/mês.. já será diferente.
Eu cometi esse erro no fim de Janeiro, fiz um pequeno lump sum +- equivalente a 8 meses e tenho estado a pagar por isso.

O mercado está um bocado complacente...está a passar por cima de tudo..mesmo com sinais e indicadores a "desesperarem" por uma correção.

Hoje antes da abertura vão ser sair dados sobre o mercado de trabalho nos EUA (NFP-Non-Farm Payroll). Vamos ver se mexe com alguma coisa ou vem neutro!

Apesar de ser uma quantia pequena...abate no CH que começaste à pouco tempo. Mas não sei se a tua estratégia passa por o pagares mais depressa que o prazo contratado...

No S&P 500 em zona de máximos não aconselho uma entrada lump sum. Se quiseres dividir e começares a investir tipo 200€/mês.. já será diferente.
Eu cometi esse erro no fim de Janeiro, fiz um pequeno lump sum +- equivalente a 8 meses e tenho estado a pagar por isso.

O mercado está um bocado complacente...está a passar por cima de tudo..mesmo com sinais e indicadores a "desesperarem" por uma correção.

Hoje antes da abertura vão ser sair dados sobre o mercado de trabalho nos EUA (NFP-Non-Farm Payroll). Vamos ver se mexe com alguma coisa ou vem neutro!

Ainda não vale a pena mexer no CH.

Além de ser um valor pouco significativo, tenho taxa fixa nos primeiros 5 anos. A haver abatimentos, será no final deste período, até por causa da penalização, que passa a ser de 0,5%.

Conto pagar em cerca de 10/12 anos.

Este dinheiro era mesmo para não estar “a zeros”.

Isto era direitinho para o SP500 (se estivesse mais “em baixa”) ou eventualmente ações de “grandes”.

Ainda não vale a pena mexer no CH.

Além de ser um valor pouco significativo, tenho taxa fixa nos primeiros 5 anos. A haver abatimentos, será no final deste período, até por causa da penalização, que passa a ser de 0,5%.

Conto pagar em cerca de 10/12 anos.

Este dinheiro era mesmo para não estar “a zeros”.

Isto era direitinho para o SP500 (se estivesse mais “em baixa”) ou eventualmente ações de “grandes”.

Ok. Não sabia que estavas com taxa fixa durante 5 anos.[;)]
Na variável este ano ainda não se paga penalização por amortização.

Mesmo que nao estivesse com tx fixa, depende.
O que eu digo sempre é: consegues retorno liquido mais alto que os juros do emprestimo mais a diferenca do seguro? Se sim, nao abatas no emprestimo.

Mesmo que nao estivesse com tx fixa, depende.
O que eu digo sempre é: consegues retorno liquido mais alto que os juros do emprestimo mais a diferenca do seguro? Se sim, nao abatas no emprestimo.

Mas a outra frase feita diz que ganhos passados não são garantia de ganhos futuros..

Mas por acaso esse comentário sobre o seguro para mim não é a abordagem correta, porque uma coisa é pagar juros, outra é um seguro, se morreres a casa fica paga, quem é casado e não tem credito habitação devia ter um seguro de vida na mesma, especialmente se tiver filhos dependentes.

Não me estas a entender, no meu caso a minha escolha e estratégia actual não tem nada a ver com esquerda ou direita mas sim o rumo que as coisas estão a tomar, probabilidades de dar barraca alta, ninguém vai avisar simplesmente acontece, pode até nem dar, mas pelo sim e pelo não estou a defesa.

Trump é um parolo.

Eu entendi, mas isso tem a ver com o facto do Trump ser presidente porque é uma figura polemica, quer dizer não sei se é por ser o Trump porque o proximo republicano vai ser pintado da mesma maneira. Em 2016 foi a mesma coisa.

Há uns meses andavam a falar da catástrofe com o pessoal a perder as reformas porque o mercado caiu, agora já se fala em não investir porque o mercado está no ponto mais alto.

No final o que deve acontecer é o que tem acontecido sempre, é que o tempo no mercado é melhor do que tentar fazer timing do mercado.

Se entraste há pouco tempo deves estar a acumular, e com o euro mais forte compras mais barato..

Isto tinha me passado.
Correcto na perspectiva que as coisas voltem para trás.

No meu espaço temporal de investimento, o que tem acontecido é isto.
É claro para onde tem sido o rumo...e já lá vão 8 meses.!

sVn91C9.png

Isto tinha me passado.
Correcto na perspectiva que as coisas voltem para trás.

No meu espaço temporal de investimento, o que tem acontecido é isto.
É claro para onde tem sido o rumo...e já lá vão 8 meses.!

sVn91C9.png

O mais importante é perceber para quanto tempo estás a investir, esses 8 meses num período de 20 anos não vai ter importância.

Há duas coisas que acontecem muito, que é pessoas estarem anos á espera da altura certa para entrar, e pessoas que quando ha quedas deixam de investir ou pior ainda tiram o dinheiro.

Está bem documentado que os investidores tem em media piores performances do que os fundos em que investem porque quando o mercado cai tiram de lá o dinheiro ou deixam de investir, e quando o mercado está a subir entram novamente.

O que é que interessa estar a dizer agora que é má altura para entrar porque o mercado está no maximo histórico? nos ultimos 10 anos tem andado a maior parte dos meses em máximos históricos. E para quem investe para 20 ou 30 anos é de prever que nessa altura está muito mais alto.

Quem investiu ali imediatamente na queda assinalada a vermelho, tem mais ganho do que esperou que começasse a subir e mais tarde entrou no amarelo..

O melhor para a maior parte das pessoas é automatizar o investimento, e fazer o lump sum quando tiver e não pensar nisso.. isto claro para quem anda a investir em indices, quem anda a escolher ações é diferente.

image.png

Para complementar, a página do gestor do fundo: https://www.squaream.pt/pt/products-services/property-core/

Em imobiliário, a CGD tem o Fundimo ( https://www.cgd.pt/Particulares/Poupanca-Investimento/Fundos-de-Investimento/Pages/Fundimo.aspx ), mas aquilo é um filme de terror, ahem, quer dizer, tem condições restritivas - o mínimo de subscrição sem comissão anda na casa dos 200k, e o resgate é pago seis meses depois de uma data fixa anual para fazer o pedido (agora em Setembro, penso). Se for pedido no dia seguinte, espera-se 18 meses para ter o dinheiro ...

Mesmo o Square, resgatas de 2 em 2 meses.

Mas investir em imobiliário é mesmo assim.

Este Property Core tem uns retornos interessantes, bem como o seu irmão mais velho: CA Património Crescente.

O FundImo, para piorar, distribui rendimentos logo mesmo que capitalizes os dividendos, 28% vão para o sócio que come e nada faz.

Aquilo é só para alguns mesmo. 1.50% de subscrição (abaixo das 20k UP, ou quase 170k€) e 2% de resgate. Quase 1 ano de rendimentos para pagar comissões. 🙄

Mas a outra frase feita diz que ganhos passados não são garantia de ganhos futuros..

Mas por acaso esse comentário sobre o seguro para mim não é a abordagem correta, porque uma coisa é pagar juros, outra é um seguro, se morreres a casa fica paga, quem é casado e não tem credito habitação devia ter um seguro de vida na mesma, especialmente se tiver filhos dependentes.

Sim, o disclamer de rentabilidades passadas vem em todo lado.
Agora também depende do nível de risco a que te queiras expor.
Obrigações soberanas por exemplo, existem com juros baixos mas acima das txs de depósitos, e bastante seguros.
Mas isso vai de cada um e de como se sente mais tranquilo ao fim do dia, que a paz de espirito vale muito.

O mais importante é perceber para quanto tempo estás a investir, esses 8 meses num período de 20 anos não vai ter importância.

Há duas coisas que acontecem muito, que é pessoas estarem anos á espera da altura certa para entrar, e pessoas que quando ha quedas deixam de investir ou pior ainda tiram o dinheiro.

Está bem documentado que os investidores tem em media piores performances do que os fundos em que investem porque quando o mercado cai tiram de lá o dinheiro ou deixam de investir, e quando o mercado está a subir entram novamente.

O que é que interessa estar a dizer agora que é má altura para entrar porque o mercado está no maximo histórico? nos ultimos 10 anos tem andado a maior parte dos meses em máximos históricos. E para quem investe para 20 ou 30 anos é de prever que nessa altura está muito mais alto.

Quem investiu ali imediatamente na queda assinalada a vermelho, tem mais ganho do que esperou que começasse a subir e mais tarde entrou no amarelo..

O melhor para a maior parte das pessoas é automatizar o investimento, e fazer o lump sum quando tiver e não pensar nisso.. isto claro para quem anda a investir em indices, quem anda a escolher ações é diferente.

Já aqui o disse, o objectivo será para 20 anos.
Os 8 meses em 20 anos não vão ter importância se, e apenas se o dolar aos poucos não começar a perder o interesse... essa é a questão de fundo. E que me tem levantando algumas incertezas nisto.

Eu só disse que não aconselhava entrar em máximos com lump sum. Se for com DCA e começar a levar na corneta logo a seguir não será tão penalizador.
Repara que o lump sum feito no fim de janeiro, apesar do S&P500 estar 7% mais alto já do que estava nessa altura, essa entrada está 4% negativa. Esta é a realidade.

Estar a ver esse gráfico agora e dizer onde era melhor ter entrado é como dizer o resultado do jogo depois de este já ter terminado.

Já aqui o disse, o objectivo será para 20 anos.
Os 8 meses em 20 anos não vão ter importância se, e apenas se o dolar aos poucos não começar a perder o interesse... essa é a questão de fundo. E que me tem levantando algumas incertezas nisto.

Eu só disse que não aconselhava entrar em máximos com lump sum. Se for com DCA e começar a levar na corneta logo a seguir não será tão penalizador.
Repara que o lump sum feito no fim de janeiro, apesar do S&P500 estar 7% mais alto já do que estava nessa altura, essa entrada está 4% negativa. Esta é a realidade.

Estar a ver esse gráfico agora e dizer onde era melhor ter entrado é como dizer o resultado do jogo depois de este já ter terminado.

Não percebeste o objetivo do grafico, que era precisamente dizer que tu nunca sabes, por exemplo ali entre o vermelho e o amarelo estavas em maximos, se tivesses esperado que fosse cair abaixo daquilo nunca mais tinhas entrado porque nunca mais baixou daquele preço.

Estatisticamente é melhor fazer lump sum que DCA isso está mais que estudado, mas as finanças pessoais tem muito de pessoal e é muito importante a pessoa conhecer o seu perfil e dormir bem. Acho que a tua ideia de fazer DCA pode ser mentalmente mais confortável, e a 20 anos depois a diferença será mínima por isso.

Bom post, acho que tens razão no que escreves, mas não respondeste à minha pergunta específica: perante esta ameaça de 30% de tarifas, o que é que os líderes Europeus poderiam fazer de diferente ? Quais eram as alternativas?
Das duas uma. Ou faziam como Singapura que logo no primeiro dia veio dizer que não ia entrar em guerras comerciais e anunciou que o seu objectivo era trazer razão aos EUA pela vida diplomática e pronto, já sabíamos que íamos para a guerra com uma mão à frente e outra atrás, ou então tínhamos de estar preparados para a guerra e para tarifas retaliatorias, como de resto fizemos em 2018.

Agora o circo que fazem as figurinhas como a Von Der Leyen ou o Costa é simplesmente ridículo. Vão para as conferências da imprensa fazer papel de valentões e depois a primeira coisa que fazem é por-se de joelhos?

Ridículo.

Quem se coloca numa posição de total fraqueza perante um bullie agora tem um acordo que para eles tem tanto valor como um rolo de papel higiénico. Mal acontece o primeiro facto que gera tensão, como foi a multa da Google, temos outra vez a tal estabilidade que foi a suposta grande conquista dos negociadores europeus a ir pela pia abaixo.

Não percebeste o objetivo do grafico, que era precisamente dizer que tu nunca sabes, por exemplo ali entre o vermelho e o amarelo estavas em maximos, se tivesses esperado que fosse cair abaixo daquilo nunca mais tinhas entrado porque nunca mais baixou daquele preço.

Estatisticamente é melhor fazer lump sum que DCA isso está mais que estudado, mas as finanças pessoais tem muito de pessoal e é muito importante a pessoa conhecer o seu perfil e dormir bem. Acho que a tua ideia de fazer DCA pode ser mentalmente mais confortável, e a 20 anos depois a diferença será mínima por isso.

Pois nunca sabes.

Não sei à quanto tempo estás investido no S&P500?

Mas repara que os últimos 15 anos têm sido uma maravilha e principalmente do covid para cá a loucura. Loucura esta que vai rebentar...

Mas estes 15 anos não contam tudo da história do indice...
Basta recuares um pouco e por exemplo um lump sum feito no ano 2000 nos máximos das dot.com, em 2009 valia menos de metade e em 2013 ainda perdia dinheiro..13 anos depois perdia dinheiro. Bem mais de uma decada no lodo e perdida.

Agora a outra questão, que tenho levantado aqui várias vezes para terem atenção é que para nós Europeus em investir num mercado em USD, não interessa só o que o índice mexe.

Last edited:
Não sei, tem tudo para sobreviver... mas... pois tem o mas, quando e como? também eu queria uma bola de cristal! então passei para 90% bonds.

Não é o master do crescimento mas não é mau as vezes é melhor observar antes de entrar mesmo perdendo oportunidades, outras oportunidades de outras formas podem vir.

Fdx não sou capaz de meter um tusto em bonds. Aquele debt to GDP ratio assusta-me :sh)

Fdx não sou capaz de meter um tusto em bonds. Aquele debt to GDP ratio assusta-me :sh)
E as valorizações absolutamente astronómicas dos mercados de ações mundiais, onde absolutamente todos os indicadores de valorização, seja o PER, CAPE, FW PER, PB, PS, Total market vs GDP, etc.. estão a rebentar recordes de muitas décadas e que sinalizam que evidentemente estamos a meio de uma gigante bolha especulativa, não te assustam?

O preço das casas não te assusta?

E o preço do ouro, que em termos reais depois dos grandes picos tende a fazer gigantes travessias do deserto, não te assusta?

E o preço das crypto que está em máximos históricos e já nos habituou a quedas brutais, não te assusta?

Vais investir em quê se não te queres assustar? Nos depósitos bancários? Não te assusta receber 1% de juros, quando a inflação real ainda está bastante descontrolada e com os ativos não transacionaveis a crescer de preços a um ritmo que não andará abaixo dos 5 ou 10% ao ano?

A mim parece-me evidente que ao longo dos próximos tempos vamos ter uma correção e das grandes. Nunca houve valorizações destas que não acabassem num crash da bolsa. E num cenário destes investes em quê sem te assustares?

Olhando para a história das grandes correções, as bonds governamentais dos principais blocos monetários mundiais foram sempre um excelente activo de refúgio. É claro que todas as crises são diferentes, mas quando a própria coesão social estiver em causa, com risco de implosão dos serviços públicos, de desmembramento dos blocos monetários, dos bancos entrarem num dominó de falências e toda a sociedade entrar em colapso, acham mesmo que os governos e bancos centrais vão deixar o mercado das govies entrar em colapso? Não me parece, os governos podem sempre lançar novos impostos e os bancos centrais criar novo dinheiro, vimos como o BCE fez isso durante dez anos a FED, menos tempo, mas fez o mesmo, o BoJ durante décadas, pelo que não é credível a ideia que na próxima crise as bonds governamentais vão entrar em colapso.

Não estou em com isto a dizer que se deve saltar das ações e ir de cabeça para as bonds, nada disso, porque é claro que sendo muito previsível um crash, até isso acontecer podemos andar aqui mais um ano, ou dois, ou cinco e o mercado continuar a valorizar de forma desligada dos resultados das empresas e ainda subir 50%, 100% ou mais e quem estiver de fora perde toda essa valorização. Em 97 havia um ambiente muito parecido com este e quem saltou fora viu o mercado ainda praticamente duplicar de valor até a crise das Dotcom rebentar, e só em meados de 2003, já depois de um enorme bear market os preços caíram até ao nível de 97. Pelo que houve muitas oportunidades para fazer muito melhor do que simplesmente sair fora e esperar.

Agora, não aconselhando soluções radicais, aconselho cautela, é preciso ter consciência que este é um ambiente instável e que pode virar a qualquer momento, pelo que ou fazem uma gestão bastante activa dos investimentos e estão muito atentos a possíveis sinais de venda, como os mercados baixarem das médias móveis de mais longo prazo. Ou então convém adotar um portfólio mais "antifragil", sendo que para isso não é preciso reinventar a roda, um simples portfólio do tipo 60/40, em que sempre que um dos activos de desvia mais de 20% (atenção, digo 20% e não 20 pontos percentuais) da sua alocação central se faz um rebalanceamento para voltar a colocar em 60/40. Assim é possível capturar em larga medida a valorização das ações enquanto ela continuar e ir usando uma parte dessa valorização para fazer crescer a parte de renda fixa, no dia em que o crash aparecer, essa parte de renda fixa vai servir de fundo de maneio para comprar ações quando elas andarem lá no fundo. Reduzem a volatilidade e num cenário em que ocorra um crash ao longo dos próximos 5 anos é quase certo que vão ter valorizações muito superiores a um portfólio 100% de ações.

Last edited:
Pois nunca sabes.

Não sei à quanto tempo estás investido no S&P500?

Mas repara que os últimos 15 anos têm sido uma maravilha e principalmente do covid para cá a loucura. Loucura esta que vai rebentar...

Mas estes 15 anos não contam tudo da história do indice...
Basta recuares um pouco e por exemplo um lump sum feito no ano 2000 nos máximos das dot.com, em 2009 valia menos de metade e em 2013 ainda perdia dinheiro..13 anos depois perdia dinheiro. Bem mais de uma decada no lodo e perdida.

Agora a outra questão, que tenho levantado aqui várias vezes para terem atenção é que para nós Europeus em investir num mercado em USD, não interessa só o que o índice mexe.

Invisto desde 2020, mas tenho tambem IWDA tenho mais ou menos metade metade e ouro. Em 2022 foi quase 20% negativo.

Isso que dizes e importante porque a historia que e passada pelos influencers é que isto sobe 10% ao ano, e juros compostos e é espetáculo, mas o mercado pode efetivamente cair e ter uma década assim novamente, ou mais no japão foi mais tempo.

Por exemplo para ti o melhor que te podia acontecer era teres uma década assim, se tivesses confiança para ir colocando lá dinheiro.. o mais importante acho que é a consistência.

JP Morgan um estudo, que diz que se tivesses investido nos ultimos 20 anos o teu retorno eram os tais 10% mas se tivesses a entrar e a sair e falhasses os 10 melhores dias o teu retorno era 6%, se falhasses os 20 melhores dias o retorno já era 3%, se falhasses os melhores 30 dias seria de 1,3% e falhando os 40 melhores dias o retorno já era negativo.

Podes investir num edge para te proteger disso. Pessoalmente não acredito muito no futuro da europa, acho que isto é uma casa a arder, e por isso acho mais provável que o euro fique mais fraco, mas não sei.

Back