Foi o que eu quis dizer quando falei em "Inverno e Primavera" - nunca entrar quando está quente e muito menos sai quando está frio.
As donas de casa não estão a entrar, estão a sair.
A tradução da frase do jardineiro é "Quando teu jardineiro estiver a entrar, está na hora de sair - vende-lhe as tuas acções".
É por isso altura de começar a pensar em entrar - os tubarões já começaram a sair no verão, foi o que referi no post.
Este movimento de histeria em queda já são os tótós a sair desenfreadamente, porque estão a entrar pela madeira e não percebem que agora já não vale a pena - é sempre melhor aguentar e esperar que melhore do que sair a perder.
Aqui, o contraciclo é a regra, mas dificil é acertar no timing para entrar - encontrar o ponto mais baixo da curva descendente.
Para sair é mais fácil, basta ter paciência.
Quem está líquido, pode começar a pensar a entrar nos próximos tempos, tem apenas que esperar que o ciclo de baixa se consolide para tendencialmente minimizar o preço de entrada.
Mas quem entrou há uma ano, não deve sair agora e esperar pela recuperação.
Não será o que querias dizer?
Quanto aos empréstimos para jogar na bolsa, tudo depende do negócio associado - casos como o do BCP são clarificadores - não há almoços grátis.
Lembro-me que na "Campanha 2000" o gestor de conta BCP andou a chatear o pessoal aqui em casa não só para meter dinheiro fresco em acçóes do banco, como contrair empréstimo para reforçar o "investimento".
Na altura, a insistência foi tanta que o meu Pai ainda vacilou, mas eu manifestei-me frontalmente contra - não percebia, como não percebo, nada de bolsa a não ser por formação económica, mas a regra de ouro é universal - não há almoços grátis - e aquele negócio era bom demais.
Lembro-me de ter dito qualquer como: "Os institucionais estão a dispersar capital porque não têm cap. financeira para o aumento e vão absorver mais tarde as acções em mercado (a preço igual ou inferior, claro) ou isto é mesmo um mau negócio para o estarem a oferecer a todo o cão e gato?"
Na altura o gajo deu a entender que eu era maluco, mas parece que afinal era mesmo um mau negócio.
E o homem Xoné também sabe fazer negócios destes - apoiar-se no povinho para vender caro em IPO, volta a comprar barato quando aquilo despenca, baralha e volta a dar novamente após uma "reestruturaçáo do grupo".
Agora sim concordo ctg.
Eu th as minhas ordens de compra dadas a preços inferiores aos que se têm verificado. Será que irão chegar a esses valores? Não sei, mas tudo indica que sim.É esperar para ver.
Lembro me desse caso do BCP. O BCP era um banco que apreciava bastante mas neste momento perdeu toda a credibilidade que tinha.Desde perdões de divida, a financiamentos suspeitos...