Bolsa e investimentos

Foi o que eu quis dizer quando falei em "Inverno e Primavera" - nunca entrar quando está quente e muito menos sai quando está frio.

As donas de casa não estão a entrar, estão a sair.
A tradução da frase do jardineiro é "Quando teu jardineiro estiver a entrar, está na hora de sair - vende-lhe as tuas acções".

É por isso altura de começar a pensar em entrar - os tubarões já começaram a sair no verão, foi o que referi no post.
Este movimento de histeria em queda já são os tótós a sair desenfreadamente, porque estão a entrar pela madeira e não percebem que agora já não vale a pena - é sempre melhor aguentar e esperar que melhore do que sair a perder.

Aqui, o contraciclo é a regra, mas dificil é acertar no timing para entrar - encontrar o ponto mais baixo da curva descendente.
Para sair é mais fácil, basta ter paciência.

Quem está líquido, pode começar a pensar a entrar nos próximos tempos, tem apenas que esperar que o ciclo de baixa se consolide para tendencialmente minimizar o preço de entrada.
Mas quem entrou há uma ano, não deve sair agora e esperar pela recuperação.

Não será o que querias dizer?

Quanto aos empréstimos para jogar na bolsa, tudo depende do negócio associado - casos como o do BCP são clarificadores - não há almoços grátis.

Lembro-me que na "Campanha 2000" o gestor de conta BCP andou a chatear o pessoal aqui em casa não só para meter dinheiro fresco em acçóes do banco, como contrair empréstimo para reforçar o "investimento".
Na altura, a insistência foi tanta que o meu Pai ainda vacilou, mas eu manifestei-me frontalmente contra - não percebia, como não percebo, nada de bolsa a não ser por formação económica, mas a regra de ouro é universal - não há almoços grátis - e aquele negócio era bom demais.

Lembro-me de ter dito qualquer como: "Os institucionais estão a dispersar capital porque não têm cap. financeira para o aumento e vão absorver mais tarde as acções em mercado (a preço igual ou inferior, claro) ou isto é mesmo um mau negócio para o estarem a oferecer a todo o cão e gato?"

Na altura o gajo deu a entender que eu era maluco, mas parece que afinal era mesmo um mau negócio.

E o homem Xoné também sabe fazer negócios destes - apoiar-se no povinho para vender caro em IPO, volta a comprar barato quando aquilo despenca, baralha e volta a dar novamente após uma "reestruturaçáo do grupo".

Agora sim concordo ctg.
Eu th as minhas ordens de compra dadas a preços inferiores aos que se têm verificado. Será que irão chegar a esses valores? Não sei, mas tudo indica que sim.É esperar para ver.

Lembro me desse caso do BCP. O BCP era um banco que apreciava bastante mas neste momento perdeu toda a credibilidade que tinha.Desde perdões de divida, a financiamentos suspeitos...

T5, tens razão é de amadores.

O meu pai seguiu os conselhos do banco e comprou aquele pacote das "acções portugal".

O prazo não é até ao verão, eu falei nessa data pois juntava-se o util ao agradavel e usava-se esse dinheiro para a compra dum carro novo.

Se for preciso aguardar mais uns tempos para ganhar dinheiro, para já não há pressa.

Última edição:
Eu por acaso ainda venho mta dona de casa, não a entrar, mas a manter-se na bolsa.

E que dizer do BPI? Só é o banco que, em toda a EUROPA, mais perde! Já perdeu cerca de 23%!

Dos maiores equivocos em que caí foi ter acreditado que o Paulo Teixeira Pinto, tinha condições para ser bom gestor e acreditei que ele ia rever para valores bem bons a contra-partida da opa do BPI. Nessa condição comprei acções do BPI, mas eis que ele só aumentou para 7€. Logo aí vi que estava tramado. Ainda aguardei, recebi os dividendos, e ainda vendi com (pouca) mais-valia a €6,46.

Hj é ver por onde elas andam. No meio da desgraça lá me safei.

Segurem-se....

Vem aí mais um dia negro! [s)] :(

Como já foi dito, o PSI-20 tem um forte ponto de referência no 11400 pontos e esta mt perto dessa barreira. [;)]
Mas se formos ver bem tb tinha um óptimo suporte aos 12k e é ver onde ele anda... [8b] [8b]

Esperemos q os tubarões aguentem 1 pouco o barco... pode ser q qd eles pararem de se devertir a malta possa fazer algum €€.

P agora é apertar o cinto e meter as boias de salvação q isto vai (outra vez) ao fundo!...:( [:vm)] [8b]

Edd :)

Segurem-se....

Vem aí mais um dia negro! [s)] :(

Como já foi dito, o PSI-20 tem um forte ponto de referência no 11400 pontos e esta mt perto dessa barreira. [;)]
Mas se formos ver bem tb tinha um óptimo suporte aos 12k e é ver onde ele anda... [8b] [8b]

Esperemos q os tubarões aguentem 1 pouco o barco... pode ser q qd eles pararem de se devertir a malta possa fazer algum €€.

P agora é apertar o cinto e meter as boias de salvação q isto vai (outra vez) ao fundo!...:( [:vm)] [8b]

Edd :)
lol Não contes com os tubarões que eles já comeram o que havia para comer!

Lembrei-me de uma coisa que vos pode ser útil e representa, precisamente a maior vantragem que um investidor particular pode ter em relação aos institucionais, nomeadamente fundos.

É que o particulat tem a capacidede de em tempos de tormenta, abandonar simplesmente o barco, retirar mais-valias, e ficar à espera que o vento mude de direcção e aí entrar! Já os fundo estão presos pela cauda. Vejam o gráfico do caixagest acções PT (ou de outros) e surpreendam-se!

O Cajó (Carlos Jorge Santos Ferreira) vai escrever um livro qdo se reformar: Como perder mil milhões em 5 minutos.

O Ullrich vai escrever o "como perder 25% em 15 dias".

Diz-se que o BPI não tem grande exposição ao sub-prime, mas a verdade é que agora o sub-prime do bpi chama-se, por um lado, BCP, e por outro lado sonangol (que basicamente é o govero) e Angola!

lol Não contes com os tubarões que eles já comeram o que havia para comer!

Lembrei-me de uma coisa que vos pode ser útil e representa, precisamente a maior vantragem que um investidor particular pode ter em relação aos institucionais, nomeadamente fundos.

É que o particulat tem a capacidede de em tempos de tormenta, abandonar simplesmente o barco, retirar mais-valias, e ficar à espera que o vento mude de direcção e aí entrar! Já os fundo estão presos pela cauda. Vejam o gráfico do caixagest acções PT (ou de outros) e surpreendam-se!

Prefiro nem ver... [8b] :sh)

N tenho CaixaGest PT mas tenho um outro fundo Europeu... só vence em Setembro, esperemos q até lá a coisa anime e eu ainda ganhe qq algum €€!... :confused:

Prefiro nem ver... [8b] :sh)

N tenho CaixaGest PT mas tenho um outro fundo Europeu... só vence em Setembro, esperemos q até lá a coisa anime e eu ainda ganhe qq algum €€!... :confused:
A europa tb está mal, mas não está tão mal!

Sempre pensei que a bolha imobiliária em Espanha rebentasse seriamente, mas até se tem aguentado. A verdade é que em Espanha, as construtoras e imobiliárias pesam imenso na bolsa, não só por eles próprias mas tb pelas participações nas outras empresas.

Não deixa de ser curioso, que o Mundo todo se lixe pq os "pobres" (forma de expressão apenas) americanos não consigam pagar a prestação da casa, gajos estes que até põem gasolina a uma fracção do que nós (na Europa) pomos.

Th as minhas ordens dadas bem abaixo dos valores que se encontram á espera duma provável queda, mas já lá estão há dois dias.Serão ventos de mudança?
O pmct não sabe se há de comprar ou não comprar e eu não sei se mantenho as ordens de compra aos valores que estão ou se subo os valores de compra. A ver o que a próxima semana nos reserva que hj pco ou nada se mantem.

Th as minhas ordens dadas bem abaixo dos valores que se encontram á espera duma provável queda, mas já lá estão há dois dias.Serão ventos de mudança?
O pmct não sabe se há de comprar ou não comprar e eu não sei se mantenho as ordens de compra aos valores que estão ou se subo os valores de compra. A ver o que a próxima semana nos reserva que hj pco ou nada se mantem.

tenta ter cuidado com essa "falsa" ideia dos preços baixos. a tendência é de nítida queda e o que é barato hoje, amanhã é caro.

cuidado com os saldos!

falling_knife.gif

Para quem quer comprar... esperem que todos os resultados de 2007 saiam, para terem uma ideia das tendencias do mercado.

Eu até ao Verão fico líquido, a menos que o Q1 traga boas notícias. O que duvido.

cuidado com os saldos!

Para quem quer comprar... esperem que todos os resultados de 2007 saiam, para terem uma ideia das tendencias do mercado.

Eu até ao Verão fico líquido, a menos que o Q1 traga boas notícias. O que duvido.

É isso mesmo.
O Q1 não vai trazer boas notícias, antes pelo contrário - vai potenciar a quebra de verão.
O 1º Sem. deste ano vai ser forte.

Todos os estudos apontam para o mesmo lado, mas o estudo de tendência da SaeR para 2008 (empresa de research do Ernani Lopes) é brutal!!

Voltar
Superior