Bolsa e investimentos

É com mta pena que vou ver a joia da coroa Portuguesa no sector da Energia e uma das melhores do Mundo a ser tomada por um outro gigante energético por miseros 3 mil milhões. Recordo que a venda de 50% de uma telecom brasileira rendeu mais do dobro...

É este o triste fado da economia Portuguesa. Vendem-se os aneis de diamentos a preço de latão.

É com mta pena que vou ver a joia da coroa Portuguesa no sector da Energia e uma das melhores do Mundo a ser tomada por um outro gigante energético por miseros 3 mil milhões. Recordo que a venda de 50% de uma telecom brasileira rendeu mais do dobro...

É este o triste fado da economia Portuguesa. Vendem-se os aneis de diamentos a preço de latão.

Concordo. Mas só se forem mesmo diamantes[:D]

Não encaro esta venda à Three Gorges como uma má notícia. A EDP tem know-how e fica com a porta completamente aberta para uma das maiores economias do mundo, que está em crescimento e tem um potencial brutal.
Quanto ao valor ser baixo ou alto, nesta altura do campeonato em que Portugal está com acorda na garganta não havia muito mais a fazer...

Não encaro esta venda à Three Gorges como uma má notícia. A EDP tem know-how e fica com a porta completamente aberta para uma das maiores economias do mundo, que está em crescimento e tem um potencial brutal.
Quanto ao valor ser baixo ou alto, nesta altura do campeonato em que Portugal está com acorda na garganta não havia muito mais a fazer...

O prémio que o Estado ganhou foi de cerca de 50% acima do valor actual das acções [;)]

É o accionista com o perfil mais parecido com a actual gestão: investimentos fortes! Penso que tenha sido este o principal factor, além do preço mais elevado (acima 50% do seu valor em bolsa). Assumindo que estamos a lidar com uma empresa séria e ética, será bom para a EDP continuar a investir nas renováveis. Fiquei espantado pela barragem "three gorges" ter mais potência instalada que o parque português todo!

Curiosamente ontem o editorial do JdN era claramente indiciador que ia ganhar a Chinese...

Qto ao valor, vendi as minhas acções da EDP a €5,00, no topo do bull market. Claro que o que interessa é o valor de mercado actual, mas isto para dzr que não é o negócio da China q tanto é apregoado.

Já as contrapartidas parecem-me boas, se chegarem mesmo, o que de todo o modo parece-me que vai acontecer.

Mas só foi vendido 21,5% da EDP...

Certíssimo. Mas esses 21,5 equivalem ao controlo da enpresa... Basta veres as noticias.

Foi uma OPA sem Opa e a preço de desconto na minha modesta opinião.

Achas que neste momento conseguia-se vender esta participação por um valor mais alto?
Pessoalmente acho que foi um verdadeiro negocio da China para Portugal.

Achas que neste momento conseguia-se vender esta participação por um valor mais alto? Claro que não! O problema foi terem de vender. Foi um mal necessário, mas não deixa de ser um mal. E tudo pela situação orçamental gravissima em que fomos colocados nos últimos 2 anos.

Pessoalmente acho que foi um verdadeiro negocio da China para Portugal.

Qto ao negócio, continuo a achar que vai depender da chegada das contrapartidas e do que a China quiser fazer de PT.

Caminhamos + uma vez para um Mundo Bi-polar. EUA vs China. Já estou a ver a base das lajes a passar para a China...

E ainda falam mal da perda de soberania dos países da Europa a passar para o bloco UE...

O risco cambial, com a excepção histórica da GBP e do CHF, é sempre muito elevado. Cuidado. Eu nunca poria mais de 25% das minhas economias num DP em moeda estrangeira.
Além disso, o facto de teres um depósito em NOK em Portugal não te protege completamente. Se a banca colapsar em Portugal, esse DP ficará congelado por tempo indeterminado, tal como qualquer conta sediada em Portugal. Terá a vantagem, em princípio, de não desvalorizar como o Euro, mas em princípio. Isto porque numa situação de colapso absoluto levará muito tempo até que o Banco tenha divisas suficientes para te pagar as NOK que de deve.

Se fosse para fazer este depósito a prazo, seria até com menos de 25% das minhas poupanças. Mas como não recebi resposta a minha questão se seria possível fazer o depósito no inicio do ano, calculo que não seja, por isso acho que nem me vou chatear com isso.

Gostava mesmo era que fosse em Francos Suíços, isso é que era!

Obrigado qualquer das forma pelo teu esclarecimento. [;)]

Esta privatização da participação de 21,5% do Estado na EDP foi provavelmente o negócio mais simples e fácil de fazer de todas as privatizações previstas que vão acontecer.
Qualquer das propostas era boa em termos de valores, com algumas pequenas diferenças nas contrapartidas e clausulas.
Optou-se pela proposta dos chineses que se cumprirem integralmente as contrapartidas, poderão empurrar Portugal para fora da crise. Agora só depende do Governo em "espremer" esta venda ao máximo para conseguir trazer o dinheiro da China para investir no país.

Por alguns comentários que leio, acho que a grande generalidade da população anda iludida com o valor actual das empresas públicas portuguesas e respectivas privatizações. Já aconteceu com o BPN (um autêntico buraco), com a EDP (altamente endividada embora com grandes lucros), vai acontecer o mesmo com a REN, CP, TAP e RTP (falando das mais mediáticas e conhecidas). Achamos todos que estamos a vender diamantes e jóias da coroa, mas podem ter a certeza que qualquer investidor interessado nas privatizações portuguesas, vai fazer as contas várias vezes para ver se compensa comprar as empresas públicas portuguesas. Todas elas, sem excepção, são negócios arriscados no panorama económico mundial actual.
As empresas públicas portuguesas estão altamente endividadas porque contraíram montantes avultados de créditos, oferecendo garantias do Estado. No entanto, o Estado faliu e deixou de ser um fiador/avalista/parceiro sólido e viável aos olhos das instituições financeiras. Logo, a partir daí, o crédito acabou, e estas empresas não têm lucros suficientes para conseguir pagar as suas dívidas, nem poder suficiente para renegociar os créditos contraídos. A juntar a tudo isto, muitas destas empresas têm ou tiveram modelos de negócios ultrapassados e estratégias ruinosas. (CP é um caso gritante).
Respondendo a esta pergunta:
E porque vende? (sim, estava no acordo da troika....!)
É "pecado" o Estado ter acções de uma empresa?
O Estado, actualmente falido e a precisar de dinheiro como pão para a boca, para regularizar as suas contas para evitar males maiores, acordou com os seus financiadores (Troika) em despachar tudo o que dá prejuízo (em que o accionista Estado tem cobrir com fundos próprios que não possui), e infelizmente, também as empresas que dão lucros (porque na realidade, estas privatizações é que colocam dinheiro dentro do país).
Não é pecado o Estado ter acções, mas como qualquer accionista, quando as empresas estão mal, os accionistas têm de entrar com dinheiro ou suportar os prejuízos ou mesmo possíveis falências. Actualmente o Estado não pode nem entrar com dinheiro, nem suportar mais prejuízos...

Desculpem o longo post, mas espero ter sido explicito.

Última edição:
Voltar
Superior