Bolsa e investimentos

Neste caso em concreto a última vez que a entrada sofreu modificações foi nos finais de Setembrro de 2011...[;)]
Caro,
Referia-me aos atributos de cada pessoa no papel de [potencial] investidora do seu dinheiro [editei, entretanto, a fim de evitar mais possiveis equivocos]. ; )
Cumprimentos.

Última edição:
Caro,

Quem dá a entender compreender pouco acerca do assunto é você, com respostas desta natureza:

e repescadelas à Wikipédia em inglês [!]. [:)][:D]

É óbvio que tenho noção em que é que se baseia o dito perfil, no entanto, sou livre de, tal como qualquer outra pessoa, tirar as minhas próprias conclusões baseadas no que sempre vi, e vejo, acontecer todos os dias, com gente das mais variadas 'carteiras'. A maioria das características que daí constam são possiveis de ser facilmente manipuladas com a aquisição de... informação, precisamente. ; )

Cumprimentos.

Caro,
Referia-me aos atributos de cada pessoa no papel de [potencial] investidora do seu dinheiro [editei, entretanto, a fim de evitar mais possiveis equivocos]. ; )
Cumprimentos.

[:)] [:)]
Cada tiro, cada melro...

E então não é que, nem com a explicação do que é um perfil de investidor nem assim lá foste,
e ainda meteste mais uma calinada...

AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÃO de um investidor?!?!
[:)]

Então eu digo que para dar uma indicação a uma pessoa sobre qual é o melhor investimento
para essa pessoa DEPENDE do perfil dessa pessoa, e tu vais falar em AQUISIÇÃO de
informação sobre o perfil dessa pessoa?!?!

Portanto, tens a pessoa à tua frente (ou no fórum), a pedir aconselhamento sobre se deve
investir num DP, OT, ou outro, e tu dizes:
- Espere aí um momento, volto já.
E vais comprar informação sobre a pessoa...

BWAHAHAHAHAHAHAHAH!!!

Meu caro, isso faz-se para conceder crédito, onde as pessoas têm vantagem em MENTIR
sobre a sua situação FINANCEIRA, e não num INVESTIDOR, que não tem qualquer interesse
em mentir, antes pelo contrário, afinal o sucesso do investimento depende da correcta
avaliação do PERFIL do investidor.

Para mim ficou bem claro: andas a navegar em águas profundas sem saber nadar.

Mas podes continuar...

Caro,

Informação, conhecimento, o que lhe quiser chamar, a respeito como este 'mundo' funciona!

Alguém que compreende que os mercados se movimentam por ciclos, como se 'cobrir' e usar um stop, é uma pessoa, logo à partida, com um perfil tendencialmente distinto de quem desconheça estas mesmas matérias! ; )
Cumprimentos.

Última edição:
Caro,

Informação, conhecimento, o que lhe quiser chamar, a respeito como este 'mundo' funciona!

Alguém que compreende que os mercados se movimentam por ciclos, como se 'cobrir' e usar um stop, é uma pessoa, logo à partida, com um perfil tendencialmente distinto de quem desconheça estas mesmas matérias! ; )
Cumprimentos.

nmello.gif

Caro,

Cumprimentos.

Caro,
Se fizer o favor de me dizer porque assim não o é em vez de dar não-respostas como vem sendo hábito. ; )
Cumprimentos.

NMello, o perfil do investidor designa a sua atitude perante o risco. É algo que não está directamente ligado ao seu nível de cultura financeira, mas que precede isso. É como se fosse um instinto pessoal inato. Há pessoas que são "naturalmente" avessas a qualquer risco e há pessoas que, pelo contrário, estão dispostas a correr grandes riscos. Convém saber com que tipo de pessoa se está a falar antes de lhe propôr um portflogio de investimentos. Porque assim se evita que um investidor avesso ao risco fique frustrado se lhe propuserem um produto que venha a perder capital, e um investidor atreito ao risco fique frustrado se lhe propuserem um produto muito seguro mas com rentabilidades muito baixinhas. É isto que significa o perfil de risco. Como é óbvio, todas as partes (o investidor e o gestor de risco) têm todo o interesse em saber com muita clareza qual o perfil.

N156, não batas mais no "ceguinho*"![:cool:]

* Sem ofensa!

NMello, o perfil do investidor designa a sua atitude perante o risco. É algo que não está directamente ligado ao seu nível de cultura financeira, mas que precede isso. É como se fosse um instinto pessoal inato. Há pessoas que são "naturalmente" avessas a qualquer risco e há pessoas que, pelo contrário, estão dispostas a correr grandes riscos. Convém saber com que tipo de pessoa se está a falar antes de lhe propôr um portflogio de investimentos. Porque assim se evita que um investidor avesso ao risco fique frustrado se lhe propuserem um produto que venha a perder capital, e um investidor atreito ao risco fique frustrado se lhe propuserem um produto muito seguro mas com rentabilidades muito baixinhas. É isto que significa o perfil de risco. Como é óbvio, todas as partes (o investidor e o gestor de risco) têm todo o interesse em saber com muita clareza qual o perfil.

N156, não batas mais no "ceguinho*"![:cool:]

* Sem ofensa!
Caro,

Concerteza. ; ) Só quis desmistificar que uma coisa anda 'B'astante correlacionada com a outra, tal como, e bem, mencionou na 2ª frase do post.
Cumprimentos.

Última edição:
Caro,

Concerteza. ; ) Só quis desmistificar que uma coisa anda 'B'astante correlacionada com a outra, tal como, e bem, mencionou na 2ª frase do post.
Cumprimentos.

Já agora, e só por mera curiosidade, que correlação achas que existe entre cultura financeira e atracção pelo risco? É positiva ou negativa?

Já agora, e só por mera curiosidade, que correlação achas que existe entre cultura financeira e atracção pelo risco? É positiva ou negativa?
Caro,

Depende do que considere risco. Para mim, é não saber o que se faz nem de que forma de faz [para qualquer situação].

Investir de forma cautelosa e estudada, com coberturas e stop's, está no mesmo 'saco' que circular a 180 num dia ameno e quase sem trânsito ao volante dum e90 em bom estado, ou seja, não é 'risco' no verdadeiro sentido da palavra.

Feito desta forma, é claramente positiva, IMO.
Cumprimentos.

Última edição:
Caro,

Depende do que considere risco. Para mim, é não saber o que se faz nem de que forma de faz [para qualquer situação].

Investir de forma cautelosa e estudada, com coberturas e stop's, está no mesmo 'saco' que circular a 180 num dia ameno e quase sem trânsito ao volante dum e90 em bom estado, ou seja, não é 'risco' no verdadeiro sentido da palavra.

Feito desta forma, é claramente positiva, IMO.
Cumprimentos.

NMello, não depende nada do que se considere risco. Não inventes. A minha pergunta não era uma pergunta armadilhada, era mesmo curiosidade pura. Isto porque eu próprio não sei a resposta.

Expliquem-me lá uma coisa que eu ainda não percebi.

Vamos supor que fulano sabe que a empresa X cotada ganhou uma grande encomenda.
Vamos supor que essa informação lhe foi transmitida numa óptica de cliente-fornecedor ( fulano é fornecedor da empresa X).
Vamos tb supor que a empresa X nunca pediu qualquer tipo de sigilo em relação a esse negócio que é do conhecimento, não só de fulano, como tb de todos os concorrentes de fulano e até da comunicação social.

À luz da Lei, pode fulano comprar acções da Empresa X antes que esse negócio seja formalmente comunicado à CMVM?

A minha dúvida prende-se também com uma situação que já por mais que uma vez constatei ao ler jornais económicos.
Sempre que sai uma notícia de um negócio duma grande empresa, as ações subiram quase sempre nos dias anteriores.

NMello, não depende nada do que se considere risco. Não inventes. A minha pergunta não era uma pergunta armadilhada, era mesmo curiosidade pura. Isto porque eu próprio não sei a resposta.
Caro,
Não estou a inventar coisa alguma, depende do que considere risco sim, porque tudo o tem, levando 'à letra' a palavra!
Cumprimentos.

Última edição:
Caro,
Respondi à pergunta colocada no post #5109. ; )
Cumprimentos.

Lá por se ler uns livros onde falam em PER, BTM, growth e value stocks, não faz de ninguém um entendido em mercados financeiros - coisa que eu também não sou e estou muito longe de ser...

O Risco, que tu dizes que depende de não sei que, e é subjectivo, e tem a ver com a perspectiva e bla, bla, revela logo que não compreendes um dos conceitos mais básicos, mas ao mesmo tempo mais importantes na teoria de portefólio. O Risco, muito simplesmente, relaciona o retorno esperado com a incerteza, e o factor de aversão ao risco de um investidor pode ser medido, por exemplo através de inquéritos feitos ao invstidor, onde responde a perguntas do tipo 'tem seguro contra danos próprios no seu carro?', 'pratica algum desporto?', e é um factor fundamental na equação para determinar a proporção de investimentos com risco e sem risco num portefólio.

Se bem me lembro, a escala deste factor de aversão ao risco vai de 0 a 6, sendo o 6 alguém totalmente avesso ao risco. Um investidor típico e a maioria da população tem um factor de 4.

Última edição:
Lá por se ler uns livros onde falam em PER, BTM, growth e value stocks, não faz de ninguém um entendido em mercados financeiros
(...)

Finalmente consegui explicar a minha "aversão" a esses livros que manifestei lá
mais atrás no tópico, quando havia pessoal que pretendia esse tipo de livros, e
ferramentas, para irem investir na bolsa.

Sim, a bibliografia e ferramentas são importantes... mas não é para aprender, é
para consolidar e melhorar conhecimentos. Nas mãos erradas são um perigo. E
por norma, são as mãos erradas que perguntam por isso num fórum de carros...

[;)]

Lá por se ler uns livros onde falam em PER, BTM, growth e value stocks, não faz de ninguém um entendido em mercados financeiros - coisa que eu também não sou e estou muito longe de ser...

O Risco, que tu dizes que depende de não sei que, e é subjectivo, e tem a ver com a perspectiva e bla, bla, revela logo que não compreendes um dos conceitos mais básicos, mas ao mesmo tempo mais importantes na teoria de portefólio. O Risco, muito simplesmente, relaciona o retorno esperado com a incerteza, e o factor de aversão ao risco de um investidor pode ser medido, por exemplo através de inquéritos feitos ao invstidor, onde responde a perguntas do tipo 'tem seguro contra danos próprios no seu carro?', 'pratica algum desporto?', e é um factor fundamental na equação para determinar a proporção de investimentos com risco e sem risco num portefólio.

Se bem me lembro, a escala deste factor de aversão ao risco vai de 0 a 6, sendo o 6 alguém totalmente avesso ao risco. Um investidor típico e a maioria da população tem um factor de 4.
Caro,

Agora por acaso, faz algum tempo que não leio um livro acerca do assunto.

Nunca me viu, nem verá, a dizer que era, ou deixava de ser, um 'entendido' em relação a este assunto em particular, já se se referir a outros user's [não é dirigido a si].

Não seja Capitão Óbvio, com todo o respeito [pelo menos, em resposta a post's meus colocados neste tópico].

A minha opinião já foi explicada.

Finalmente consegui explicar a minha "aversão" a esses livros que manifestei lá
mais atrás no tópico, quando havia pessoal que pretendia esse tipo de livros, e
ferramentas, para irem investir na bolsa.

Sim, a bibliografia e ferramentas são importantes... mas não é para aprender, é
para consolidar e melhorar conhecimentos. Nas mãos erradas são um perigo. E
por norma, são as mãos erradas que perguntam por isso num fórum de carros...

[;)]
Caro,

Há livros para tudo, até para aprender, sim.

Que as pessoas [pelo menos os casos que conheci], depois de os lerem, percam de imediato a humildade e o bom-senso e achem que acabaram de ficar a saber 'tudo' acerca do assunto não é culpa dos ditos livros nem dos seus autores.
Cumprimentos.

(...)
Caro,

Há livros para tudo, até para aprender, sim.

Que as pessoas [pelo menos os casos que conheci], depois de os lerem, percam de imediato a humildade e o bom-senso e achem que acabaram de ficar a saber 'tudo' acerca do assunto não é culpa dos ditos livros nem dos seus autores.
Cumprimentos.

Estás fora de pé.
Acabaste de chegar a este tópico, e não sabes do que se trata.
Portanto, ou vais ler o que se passou há uns meses atrás, ou então
evita comentar para não dizeres coisas despropositadas.

Caro,

Não seja Capitão Óbvio, com todo o respeito [pelo menos, em resposta a post's meus colocados neste tópico].

A minha opinião já foi explicada.

Por curiosidade, e se não te importares, podes referir qual é a tua estratégia nos investimentos financeiros, os objectivos e em que tipo de produtos investes?

Voltar
Superior