Bolsa e investimentos

Alpiger, tens razão, mas não se deve apenas a isso. A limpeza de balanços e apresentação de contas na semana passada também contaram muito.
A bolsa ainda continua muito instável, porque não há maneira de resolver a crise da Grécia. Aliás, eu nem sei se os gregos querem resolver os problemas deles.

Mas, falando exclusivamente da bolsa portuguesa, acredito que estamos a chegar a um ponto de inflexão. A médio prazo estou optimista....

Alpiger, tens razão, mas não se deve apenas a isso. A limpeza de balanços e apresentação de contas na semana passada também contaram muito.
A bolsa ainda continua muito instável, porque não há maneira de resolver a crise da Grécia. Aliás, eu nem sei se os gregos querem resolver os problemas deles.

Mas, falando exclusivamente da bolsa portuguesa, acredito que estamos a chegar a um ponto de inflexão. A médio prazo estou optimista....

Sim, eu sei, mas tudo foi impulsionado pelas negociações com a Grécia.
Tambem teve algum efeito o acordo de ajuda financeira aos bancos gregos.

XD. Obrigado, é que eu não percebo nada de bolsa nem dos factores diários que a fazem descer ou subir.

Nem tu, nem quase ninguém!
Se estiveres atento vais ver que as exactas mesmas justificações são dadas nuns dias para explicar subidas e noutros dias para explicar descidas. Por exemplo, a Banca hoje subiu por haver perspectivas de finalmente se chegar a um acordo com a Grécia, o que vai clarificar de uma vez por todas a questão das imparidades. Contudo, se tivesse descido ias ver os mesmos jornalistas a dizer que era por causa de se estar a chegar a um acordo com a Grécia que iria deixar preto no branco o quanto os bancos iam perder na dívida Grega.

P acaso tb foi uma moeda q me lembrei há 1s tempos. Enquanto pensava e olhava p/ os gráficos, pensei... olha, aqui está 1 país q talvez p falta de qualidade do nosso jornalismo ou apenas pq n há nada de relevante a informar a nível económico e social, deve ser interessante p/ investir. Ainda p cima fora dos "circuitos" do Euro e dólar americano!
O problema é q n há mts bancos em PT a oferecer essa moeda. E a malta tb n tem ajudado mt aqui.

Edd :)

Acho que a maneira mais fácil é investir em ETF. É a maneira mais prática de se estar exposto a um qualquer activo, desde commodities, acções, indícies, moedas. O funcionamento de compra e venda é igual ao de uma acção. Para estares exposto à valorização do dólar canadiano vs dólar americano tens por exemplo o CurrencyShares Canadian Dollar Trust (bloomberg FXC:US). Haverá muitos outros, concerteza. Não sei se haverá algum dólar canadiano vs euro. Factsheet aqui.

http://fulfillment.cfgweb.com/showpdf-sku.cfg?clientcode=rdx&sku=QTR-FSFXC

...the “trust” is designed to track the price of the Canadian dollar... .

• An investor that believes that the U.S. dollar is weakening relative to the Canadian dollar may capitalize on the
potential movement

Aproveito este tópico para dar os meus sinceros parabéns à Sr.a Merkel, à Alemanha e à União Europeia

É oficial: Grécia entrou em incumprimento | Económico

A Grécia entrou oficialmente em incumprimento (cfr. tb o rating da Fitch) e as bolsas pco reagem, a sociedade está completamente adormecida e está tudo bem no Reino Europeu (esta parte tem uma pontinha de ironia). A insolvência descontrolada foi evitada de forma inacreditável até há alguns meses atrás.

Claro que é preciso ver o que vai acontecer no futuro, mas que a fase actual é surpreendente é!

Os próximos somos nós, ou alguém ainda pensa que temos capacidade para honrar a totalidade da dívida + juros?

Aproveito este tópico para dar os meus sinceros parabéns à Sr.a Merkel, à Alemanha e à União Europeia

É oficial: Grécia entrou em incumprimento | Económico

A Grécia entrou oficialmente em incumprimento (cfr. tb o rating da Fitch) e as bolsas pco reagem, a sociedade está completamente adormecida e está tudo bem no Reino Europeu (esta parte tem uma pontinha de ironia). A insolvência descontrolada foi evitada de forma inacreditável até há alguns meses atrás.

Claro que é preciso ver o que vai acontecer no futuro, mas que a fase actual é surpreendente é!

Os próximos somos nós, ou alguém ainda pensa que temos capacidade para honrar a totalidade da dívida + juros?

Nós já não cumprimos os critérios de convergência à muito tempo. Estamos "online" na moeda única "por favor"....

Nós já não cumprimos os critérios de convergência à muito tempo. Estamos "online" na moeda única "por favor"....

E então de que serve andarmos a ser súbditos da Alemanha se é para sair?

Com que cara vão ficar todos aqueles que têm vindo a dizer que "nós não somos a Grécia"?

Last edited:
Boas gurus do investimento.

Há uns tempos falaram-me das Obrigações da Semapa.

Barclays Bank - Obrigações SEMAPA

São a 3 anos, com capital garantido na maturidade, e com um juro semestral de 6,85%

A pessoa que me tentou "vender" isto falava maravilhas (como todos os vendedores) e dizia que tinha mobilidade 100% sem penalizações ou comissões.
Pelo pouco que entendo e pelo que leio, se são obrigações a 3 anos, e a maturidade é a 3 anos, qualquer mobilidade antecipada terá sempre de ser de acordo com valor de mercado! Ou seja mobilidade até pode ter , mas sem capital garantido...

Ou me está a escapar algo, ou continuo a ver que os bancos continuam a querer vender de qq maneira enganado os compradores.

Boas gurus do investimento.

Há uns tempos falaram-me das Obrigações da Semapa.

Barclays Bank - Obrigações SEMAPA

São a 3 anos, com capital garantido na maturidade, e com um juro semestral de 6,85%

A pessoa que me tentou "vender" isto falava maravilhas (como todos os vendedores) e dizia que tinha mobilidade 100% sem penalizações ou comissões.
Pelo pouco que entendo e pelo que leio, se são obrigações a 3 anos, e a maturidade é a 3 anos, qualquer mobilidade antecipada terá sempre de ser de acordo com valor de mercado! Ou seja mobilidade até pode ter , mas sem capital garantido...

Ou me está a escapar algo, ou continuo a ver que os bancos continuam a querer vender de qq maneira enganado os compradores.

Partindo do pressuposto que a Semapa não vai falir neste período e que não há necessidade de mexer no capital, estas obrigações são um produto interessante uma vez que têm uma rendibilidade acima de 5% liquidos.

Obviamente que as obrigações não são um produto que garanta capital e, por isso, têm sempre risco associado. Contudo, neste caso, o risco parece-me reduzido.

O meu conselho seria investir se não necessitasse do capital no prazo de 3 anos. Caso necessitasse do capital antes não investiria porque este tipo de mercado tem pouca liquidez.

Partindo do pressuposto que a Semapa não vai falir neste período e que não há necessidade de mexer no capital, estas obrigações são um produto interessante uma vez que têm uma rendibilidade acima de 5% liquidos.

Obviamente que as obrigações não são um produto que garanta capital e, por isso, têm sempre risco associado. Contudo, neste caso, o risco parece-me reduzido.

O meu conselho seria investir se não necessitasse do capital no prazo de 3 anos. Caso necessitasse do capital antes não investiria porque este tipo de mercado tem pouca liquidez.

Eu tb acho que o risco é reduzido.

O que me chateia é que num primeiro contacto o "vendedor" do banco diz que tem 100% liquidez a qualquer momento sem nenhuma penalização...

Acho que vou ter de me chatear e fazer queixa dele.

Eu tb acho que o risco é reduzido.

O que me chateia é que num primeiro contacto o "vendedor" do banco diz que tem 100% liquidez a qualquer momento sem nenhuma penalização...

Acho que vou ter de me chatear e fazer queixa dele.

Ninguém pode afirmar que uma obrigação tem 100% de liquidez a qualquer momento, como é óbvio. Mas acredito que não deva ser nada difícil transaccionar obrigações Semapa em 2º mercado. A não ser que estejas a tentar colocar montantes muito elevados.

Ninguém pode afirmar que uma obrigação tem 100% de liquidez a qualquer momento, como é óbvio. Mas acredito que não deva ser nada difícil transaccionar obrigações Semapa em 2º mercado. A não ser que estejas a tentar colocar montantes muito elevados.

Sim também acredito que irá ter alguma procura e facilidade de venda em 2º mercado.

Mas também pode acontecer de se venderem a .95 ou até um pouco menos. Estando sempre a perder dinheiro.

Ou menos ainda, nunca se sabe.

Sim, o bottom é 0. lol

Mas mesmo numa obrigação com procura, o vendedor afirmar que há liquidez quem qualquer perda é completamente mentira... Mesmo com procura poderá vender-se sempre um pouco abaixo do valor original.

Esse caso das obrigações da Semapa pode ser uma boa alternativa para diversificares os teus investimentos. Não necessitas de colocar uma % alta das tuas poupanças numa compra destas.
E é uma alternativa para obter uma taxa de juro acima do mercado durante um período relativamente curto (3 anos).
Isto em termos genéricos porque não sei os dados económico-financeiros da empresa.

Ao que isto chegou!

Temos uma OPA no mercado nacional, numa das melhores empresas do PSi e ng diz nada??!![:D]

Deixando o meu comentário, acho o timing perfeito, a um preço de cotação fantástico (2,35)

Já o valor oferecido é ridiculo (€2.66) e vai ter que ser revisto, ou voluntariamente ou por força de eventual OPA concorrente por parte da Abertis.

Esta no entanto é uma operação algo particular dado que os oferentes já têm de facto o controlo da empresa.

Falo obviamente da OPA do grupo Mellho à Brisa!

Ao que isto chegou!

Temos uma OPA no mercado nacional, numa das melhores empresas do PSi e ng diz nada??!![:D]

Deixando o meu comentário, acho o timing perfeito, a um preço de cotação fantástico (2,35)

Já o valor oferecido é ridiculo (€2.66) e vai ter que ser revisto, ou voluntariamente ou por força de eventual OPA concorrente por parte da Abertis.

Esta no entanto é uma operação algo particular dado que os oferentes já têm de facto o controlo da empresa.

Falo obviamente da OPA do Grupo Mello à Brisa!

A bold... e nem tinha ouvido nada! Os nossos directores de informação são 1 espectáculo, queremos é bola.

Edd :)

Back