Meu rico fundo de garantia bancária, espero que não seja desta :sh)
O fundo de garantia tem 1.000 milhões de euros.
Os depósitos no BES são 36.000 milhões de euros.
O fundo não protege nada neste caso :sh)
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Meu rico fundo de garantia bancária, espero que não seja desta :sh)
Mesmo por isso o Banco não vai falir. Na pior das hipóteses, é nacionalizado e na melhor absorvido por um abutre qq.
É uma ferramenta nojenta, boa para gerar o pânico nuns e rendimentos fabulosos noutros.Obrigado aos Deuses que inventaram a venda a descoberto! []
Que o banco vai ser nacionalizado, para mim, isso é praticamente um dado adquirido. Tenho 2 dúvidas: quantos milhares de milhões vamos ter de enterrar lá e como é que vamos desencantar esses milhares de milhões.
depósitos DP puros?
Ou dinheiro investido?
O fundo de garantia não é suposto cobrir a totalidade do capital depositado.
Existem limites.
É do conhecimento público.
http://clientebancario.bportugal.pt...ntes/GarantiadeDepositos/Paginas/default.aspx
Isso já envolve conhecimento de banca que não temos mas havia aí um user que percebia bastante de ratios da banca... Pode até nem ser um buraco assim tão grande.
Financial Times: Receios sobre o português BES desencadeiam ‘sell-off" na Europa
O jornal britânico refere que são os receios sobre a saúde do banco Espírito Santo que fazem disparar a onda de vendas na Europa, além de estarem a agravar os custos de financiamento de Portugal.
Os mercados periféricos - Espanha e Itália - estão a ser os mais atingidos pelo contágio e o clima levou mesmo o Banco Popular espanhol a abortar a emissão de 'coco's' (obrigações contingentes convertíveis) com a qual pretendia levantar cerca de 500 milhões de euros.
Para Peter Garnry, analista do Saxo Bank, o "Banco Espírito Santo é o acontecimento mais importante a afectar as acções europeias. Os investidores estão a despejar as acções e obrigações do banco. (...) O acontecimento atingiu os mercados financeiros como um torpedo e recordou aos investidores os piores pesadelos sobre a Europa".
Já Jim Reid, do Deutsche Bank, diz que os problemas no GES "reanimaram questões sobre a saúde latente dos bancos da periferia e sobre os mecanismos que estão a ser desenvolvidos para lidar com instituições com esses problemas".
Isso já envolve conhecimento de banca que não temos mas havia aí um user que percebia bastante de ratios da banca... Pode até nem ser um buraco assim tão grande.
"Em 2008 sabiam que faltava dinheiro no passivo Ricardo Salgado e José Castella. (...) Manuel Fernando Espirito Santo e José Manuel Espirito Santo sabiam que uma parte do passivo não estava reflectido nas contas mas não conheciam o seu valor concreto", referiu Machado da Cruz, o 'comissaire aux comptes' que Salgado aponta como responsável pelo desvio de 1,3 mil milhões no passivo da ES Internacional, holding que controla os negócios financeiros e não financeiros da família, em documentos a que o Expresso teve acesso e que foram entregues ao Banco de Portugal.
A questão é que, segundo dito por um contabilista ao jornal i, as contas desse banco têm sido aldrabadas desde há anos.
De que vale andar a estudar ratios e coisas do género num cenário destes?
sou o único a achar que estão a confundir as empresas da família Espírito Santo com o banco espírito santo? Uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra. Muito honestamente não estou a ver o BES ir ao charco
Não exagerem as coisas! Nenhum banco universal (captador de depósitos e emprestador) tem liquidez suficiente para pagar todos os depósitos dos seus Clientes de uma vez só. Nenhum! Numa hipotética situação de insolvência o FGD só seria activado depois de o Banco esgotar toda a sua liquidez. A liquidez que tivesse nos seus "cofres", mais a liquidez que pudesse conseguir jundo do BCE (via BdP) dando de colateral os seus melhores créditos sobre terceitos (que são seus activos). Só depois de tudo esgotado é que se recorreria ao FGD. Portanto o FGD não teria que fazer face a 36MM, mas a um valor inferior a isso (não faço ideia qual seria).
Seja como for acho que isto é especulação pura. O BES não vai entrar em insolvência nenhuma.
sou o único a achar que estão a confundir as empresas da família Espírito Santo com o banco espírito santo? Uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra. Muito honestamente não estou a ver o BES ir ao charco
Em teoria há uma separação. Mas as notícias que têm vindo a público evidenciam tanta promiscuidade que já não digo nada. Quer queiramos quer não o BES tem sido, não só um veículo privilegiado de colocação de dívida do GES (muita dela encapotada) junto de Clientes, como, pior ainda, o tem financiado directamente nas suas dezenas (e são dezenas mesmo) de ramos.
Bem, não semeámos o pânico no Mundial, estamos a semear na bolsa !
O que importa é falaram de nós !!!!!!