Bolsa e investimentos

Muito obrigado.

Entretanto, se viste a minha resposta ao Rasec, facilmente percebes o "abre olhos" que me deram e a curiosidade associada.

Pois percebo.
Nada como experimentares com meia dúzia de CFDs. O facto de serem altamente doseáveis em termos de quantidades ou exposição é uma das vantagens desses instrumentos.

Agora só mais uma curiosidade acerca dos ETFs Leverage e pegando no exemplo da Russia

Existem 2 ETFs bem conhecidos para apostar de forma alavancada na Russia:
1) RUSL (3x Long)
2) RUSS (3x Short)

Ambos seguem o mesmo index (DAX GLOBAL RUSSIA USD)
O RUSS tenta obter, numa base diária, o triplo do retorno desse índice.
O RUSL tenta obter, numa base diária, o triplo do inverso do retorno desse índice.

Nos últimos 3 anos, o retorno de cada um dos 3 elementos é (aproximadamente):
a) Indice: -14 %
b) RUSL: -69 %
c) RUSS: -75 % (Sim, não me enganei. É mesmo negativo).

Daí eu dizer que no longo prazo, quer o mercado suba, quer desça, estes ETFs alavancados tendem para ZERO.
Sobretudo os que apostam no inverso do retorno.
O contrário até pode ser provado matematicamente mas a verdade é que não é isso que se verifica, nem que seja simplesmente devido às comissões de gestão do fundo.

Parece estranho, não é? :)

No entanto, o RUSS está com uma performance bem positiva nas ultimas semanas.

Participa no jogo da bolsa, da GoBulling. Começa a 1 de Novembro, mas podes ir treinando já.

Obrigado pela resposta. A minha ideia era mesmo ter algo por um período ilimitado e ir vendo com mais calma. Esse tipo de concursos seria o passo seguinte. Experimentei o JStock e o PLUS500, mas não me agradaram.

Para quem não faz ideia dos próximos movimentos das bolsas, deixo aqui um gráfico que explica tudo...

Bzr4W-yCMAE0_Zg.jpg

Para quem não faz ideia dos próximos movimentos das bolsas, deixo aqui um gráfico que explica tudo...

Bzr4W-yCMAE0_Zg.jpg

Eu já sabia que ia acontecer isso. Basta olhar para aquela tendência vemelha por baixo da verde ao lado da azul que passa cima da amarela.
Está lá tudo.[:blush:][:D]

Já não és a primeira pessoa que ouço a dizer isso.

Ainda no outro dia contactei com um conhecido e veio à baila o tema "investimentos".

Disse que liquidou a carteira toda a "meio" do ano, quando começou a "euforia" dos aumentos de capital, e desde então só tem três produtos em carteira - certificados, ETF Russia Bear 3X (...) e CFD para shortar BES, PT e/ou PSI.

Está com uma rentabilidade líquida de +/- 40% :sh)

Agora é só deixar os lucros correr e que os trailing stops fazem o resto.

Naquele momento só pensei... porque é que não fiz o mesmo [8b]. É que nenhuma destas opções pode ser considerada "brilhante". :sh)

Pelo contrário, parecem-me todas maneiras óbvias de ganhar dinheiro, mesmo para "principiantes".
Em toda a minha vida de investidor ouço falar de 99% de casos de sucesso e 1% de insucesso. Ora fazendo umas contas de cabeça presumo que o pessoal que investe na bolsa está quase todo rico...

Já não és a primeira pessoa que ouço a dizer isso.

Ainda no outro dia contactei com um conhecido e veio à baila o tema "investimentos".

Disse que liquidou a carteira toda a "meio" do ano, quando começou a "euforia" dos aumentos de capital, e desde então só tem três produtos em carteira - certificados, ETF Russia Bear 3X (...) e CFD para shortar BES, PT e/ou PSI.

Está com uma rentabilidade líquida de +/- 40% :sh)

Agora é só deixar os lucros correr e que os trailing stops fazem o resto.

Naquele momento só pensei... porque é que não fiz o mesmo [8b]. É que nenhuma destas opções pode ser considerada "brilhante". :sh)

Pelo contrário, parecem-me todas maneiras óbvias de ganhar dinheiro, mesmo para "principiantes".
Admito que o teu amigo esteja com uma rentabilidade líquida de 40% (não fui fazer as contas), mas tenho a certeza absoluta de que se trata de um caso de sorte pura e que não vai durar muito. E nem é preciso perceber muito de mercados para o concluir. Basta pensar assim: se há instrumentos no mercado que permitam ter rentabilidades de 40%, e essas rentabilidades estão acessíveis a investidores privados não institucionais sem acesso a informação privilegiada, então a procura por essas soluções vai ser de tal modo massiva que se esgotará rapidamente toda a vantagem que elas têm (não esquecer que nos mercados financeiros aposta-se contra apostas inversas).

Têm todos razão.

No mesmo ano ter 2 cotadas que caem que nem pedras, de forma mais ou menos previsível e razoavelmente alinhadas pelas notícias nos jornais, isto é, sem a tal antecipação temporal dos mercados....

Isto aliado a algumas subidas brutais na primeira metade, apoiadas no sentimento bullish e uma reacção exponencial a qualquer notícia positiva (p.ex. as obras ganhas em África, etc).

Já para não falar da guerra na Ucrânia, sanções económicas à Russia, desvalorização da moeda, cancelamentos de leilão de dívida, etc

É óbvio que é uma situação em 1000 e com a qual não devemos ficar deslumbrados.

Como já foi dito por muita gente, isto é uma maratona, e aquilo que se ganha num sprint pode ser perdido no km a seguir.

Acho muita graça quando o pessoal entendido diz que se deve comprar quando rompe a resistência... mas depois vejo cada Estalactite virada ao contrário...

Li algures que a descida do petroleo afectava em muito a Russia. Daí afirmarem que seria bom que descesse até aos 60 dolares o barril, mas aí os arabes ja sofriam mais e eles nao estão para chegar a este nivel.

Atenção que eu não estou a querer dizer que se deve comprar PT.

accoes assim é de fugir, a não ser que sejam o W Buffett e comprem com um parte centesimal da vossa fortuna uma parte considerável da empresa. Depois se virar muito bem, se não pouco se perde.

agora para pequenos investidores, e avessos a grandes riscos ( como eu ) acções neste tipo de descontrolo são para observar de fora.

Tendencia descendente em todos os Horizontes temporais, e uma acção que vem em queda desde os 10€...

Voltar
Superior