Bolsa e investimentos

Exacto 0,79€ dia 17.

Mas mesmo assim não há razões para uma desvalorização assim.

Lá vai mais uma empresa ser vendida a preço de saldo.

Esta PT que está cotada em bolsa (PT SGPS) não é mais do que um veículo financeiro. Representa 25% da CorpCo + o calote da Rio Forte.

É preciso perceber que o negócio da PT em Portugal (PT Portugal) vale bastante mais do que esta PT SGPS e acho que há uma grande confusão nos media em geral.

Penso que estás a brincar, porque a cotação bolsista em nada implica o funcionamento da PT. Só para os Bancos ela é crucial.

a PT pode descer até um cêntimo em bolsa, que não e por isso que deixa de existir.

[:)] [:)] [:)]
Deves pensar que os outros são todos idiotas, não?

O fechar não é a empresa, é a negociação.
Quando existem fortes quedas a CMVM fecha a negociação em bolsa.

Exacto 0,79€ dia 17.

Mas mesmo assim não há razões para uma desvalorização assim.

Lá vai mais uma empresa ser vendida a preço de saldo.

A nossa PT já foi vendida em preço de saldo. Esta PT que temos no PSI, é apenas uma pequena parte da OI e da futura empresa Corp Co. E não são só os problemas com o BES a pesar. Daquilo que percebo a OI está decadente no Brasil, a perder muito mercado, e como tem muito apoio estatal fala se que consoante o candidato que vencer pode até ter o seu futuro em causa.

Estou para ver as contas de 2014... No fundo, é nelas que está espelhado o valor da empresa e para isto estar a acontecer é porque vem aí mais mrd de certeza. Será que há quem não queira assinar as contas? Será que houve assopradelas para fora?

As acções da PT que estão em bolsa não representam o capital da empresa Portugal Telecom como nós conhecemos... São apenas um veiculo financeiro que possui dois activos principais:
* 26% da empresa resultante da fusão entre a OI e a PT
* opções de compra que permitem adquirir até 37% do capital da empresa resultante da fusão entre a OI e a PT, caso a RioForte pague o papel comercial.

Como cada vez mais parece que a RioForte não vai pagar nada a ninguém, um dos principais activos desse veiculo financeiro está a esfumar-se, pelo que me parece natural que isso se reflicta no preço das acções. E como é também comum em bolsa, os movimentos normalmente são em manada, quando foge um começam todos a fugir sem pensar muito bem porque, pelo que esta queda provavelmente estará a ser exagerada e deverá corrigir quando a poeira assentar e deixar de haver tantas incertezas..

Depois há também a performance no mercado brasileiro que tem sido decepcionante, mas a PT nunca investiu lá por negócio, foi mais para realizar um sonho politico nascido nas cortes do Terreiro do Paço de ter uma empresa de comunicações em toda a lusofonia... Por isso, por esse lado nada de anormal também.. Politica e negócios dá sempre nisto...

Última edição:
[:)] [:)] [:)]
Deves pensar que os outros são todos idiotas, não?

O fechar não é a empresa, é a negociação.
Quando existem fortes quedas a CMVM fecha a negociação em bolsa.

idiota é esta tua resposta, que te respondi a falar de um assunto sério e com todo o respeito.

a CMVM pode suspender a PT todos os dias, que não é isso que a vai impedir de atingir a cotação que tiver que atingir.

apenas quis frisar que há diferencas grandes na importância da cotação bolsista para Bancos e para todas as outras empresas.

Dizem que o valor justo da acção por comparação na OI é de 0,845.

Note-se que a PT cotada na bolsa de Lisboa, apenas tem o crédito de 897 milhões à Rui Forte, os 25% da OI e pouco mais

A parte operacional da PT já pertence apenas à OI, e não tem qq relação com a cotada em Lisboa.

Dizem que o valor justo da acção por comparação na OI é de 0,845.

Note-se que a PT cotada na bolsa de Lisboa, apenas tem o crédito de 897 milhões à Rui Forte, os 25% da OI e pouco mais

A parte operacional da PT já pertence apenas à OI, e não tem qq relação com a cotada em Lisboa.

Penso que não será bem assim. A cotada em Lisboa tem, indirectamente, 25% do negócio operacional em Portugal.

Mais uma vez volto a dizer, estas quedas têm mais a haver com a Oi do que com a PT e os problemas do BES. A Oi assim como a Pt, vem caindo em bolsa há anos, ainda ninguém falava em fusão nenhuma.

a Oi em 2009 valia cerca de 30x o que vale hoje.

A parceria com a Oi tem ajudado à recuperação da PT em bolsa nestes últimos dias, mas o rombo que sofreram foi enorme.. não os vejo subir aos 2eur tão depressa.. e para recuperar o valor nominal que tinham há 3 meses (3 euros) vejo serem necessários uns bons anos, e é se for.

Aliás, quando saírem os resultados do segundo semestre, a reflectir as perdas na RioForte e ESI, as acções podem sofrer um ajuste significativo (abaixo de 1eur).

Isto foi o que disse há 2 meses.

A juntar ao fracasso que foi o negócio com a OI, não posso dizer que encare estes resultados com estranheza.

idiota é esta tua resposta, que te respondi a falar de um assunto sério e com todo o respeito.
a CMVM pode suspender a PT todos os dias, que não é isso que a vai impedir de atingir a cotação que tiver que atingir.
apenas quis frisar que há diferencas grandes na importância da cotação bolsista para Bancos e para todas as outras empresas.

[:)]

Tomar os outros por idiotas é respeitoso?
Boa!

Vê-se que percebes bué disto... NOT!
Primeiro, nem tão pouco percebeste o comentário.
Depois, achas que a suspensão da negociação tem a ver com a cotação dos títulos.
Nopes.

CMVM - Legislação / Regulamentos - Código dos Valores Mobiliários
2 - A suspensão da negociação justifica-se quando:a) Deixem de se verificar os requisitos de admissão ou o incumprimento relevante de outras regras do mercado, desde que a falta seja sanável;
b) Ocorram circunstâncias susceptíveis de, com razoável grau de probabilidade, perturbar o regular desenvolvimento da negociação;
c) A situação do emitente implique que a negociação seja prejudicial para os interesses dos investidores.

http://www.cmvm.pt/CMVM/Publicacoes/Guia/Documents/bb14f8b11dc94b7b87b96c723148ff84guia_mercados.pdf
PORQUE É QUE A NEGOCIAÇÃO POR VEZES É SUSPENSA?
Em Portugal, existem regras que impõem a divulgação das informações que possam afectar a avaliação que os investidores fazem das empresas e dos valores mobiliários por elas emitidos que sejam negociados em bolsa. Os factos relevantes sobre as empresas têm que ser divulgados através do site da CMVM na Internet, em CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, antes de o serem por qualquer outro meio.
Sempre que ocorram circunstâncias susceptíveis de perturbar o regular desenvolvimento da negociação, a entidade gestora do mercado, por sua iniciativa ou por ordem da CMVM, deve suspender a negociação dos valores mobiliários. Desta forma, os investidores têm tempo para conhecer a informação e alterar as suas ordens de compra ou venda, designadamente revogando-as ou modificando a quantidade ou o preço.
Com a suspensão da negociação pretende-se, portanto, tornar o mercado mais transparente, minimizando ou mesmo eliminando a possibilidade de determinados investidores disporem de informação privilegiada, ou seja, de informações relevantes que não são do conhecimento público.
O facto de se deixarem de verificar os requisitos de admissão à negociação também pode determinar a suspensão da negociação.

CMVM - Recomendações / Entendimentos / Pareceres - Medidas de Prevenção e Combate ao Abuso de Mercado

Mais uma vez volto a dizer, estas quedas têm mais a haver com a Oi do que com a PT e os problemas do BES. A Oi assim como a Pt, vem caindo em bolsa há anos, ainda ninguém falava em fusão nenhuma.

a Oi em 2009 valia cerca de 30x o que vale hoje.

Sem por em causa que a performance no Brasil seja uma das causa, não podemos esquecer que cerca de 40% dos activos que representam os títulos da PT em bolsa são a opção de compra que têm sobre a CorpCo caso a RioForte pague o papel comercial.

As ultimas noticias que tornaram claro que não vai haver reestruturações, mas uma insolvência simples, também ajudam ao tombo, porque numa insolvência em cadeia das várias holdings do GES a RioForte pouco deverá conseguir pagar.

[:)]

Tomar os outros por idiotas é respeitoso?
Boa!

Vê-se que percebes bué disto... NOT!
Primeiro, nem tão pouco percebeste o comentário.
Depois, achas que a suspensão da negociação tem a ver com a cotação dos títulos.
Nopes.

CMVM - Legislação / Regulamentos - Código dos Valores Mobiliários

http://www.cmvm.pt/CMVM/Publicacoes/Guia/Documents/bb14f8b11dc94b7b87b96c723148ff84guia_mercados.pdf

CMVM - Recomendações / Entendimentos / Pareceres - Medidas de Prevenção e Combate ao Abuso de Mercado

de facto a tua fama precede-te, e de mim não levas nada.

Sem por em causa que a performance no Brasil seja uma das causa, não podemos esquecer que cerca de 40% dos activos que representam os títulos da PT em bolsa são a opção de compra que têm sobre a CorpCo caso a RioForte pague o papel comercial.

As ultimas noticias que tornaram claro que não vai haver reestruturações, mas uma insolvência simples, também ajudam ao tombo, porque numa insolvência em cadeia das várias holdings do GES a RioForte pouco deverá conseguir pagar.

Certo. O problema do GES pesa, mas também não podemos ignorar o que se estava a passar muito antes da fusão.

vou falar de memória, mas quando a fusão foi anunciada, quer, a PT quer a OI já tinham perdido cerca de 70% do seu valor entre 2009 e 2013. No fundo tentou se estancar a hemorragia com uma fusão de duas empresas em queda livre. O que está visto é que não valeu de nada, é claro que quando está a correr mal, tudo o que acontece de mau só piora o cenário.

Hoje foi um bom dia para quem teve tomates.

Uma compra a 0,87€ deu 25% de ganhos no final do dia. [:D]

Não é investimento para mim... Nunca gostei de comprar títulos em queda livre, nem de andar a tentar adivinhar fundos... Geralmente não me arrependo de ficar de fora, porque os ganhos que poderia ter numa ou outra situação não compensam o risco..

Da ultima vez que tive uma decisão deste tipo pela frente foi com as acções do BES.. Discuti o assunto com um colega meu do trabalho, eu fiquei de fora, ele espetou 5 mil euros em acções nos últimos dois dias de negociação, segundo ele: a menos de 25 cêntimos nunca na vida ia perder dinheiro.. Eu fui de férias descansado, ele acho que ainda anda verde com o choque..

Não é investimento para mim... Nunca gostei de comprar títulos em queda livre, nem de andar a tentar adivinhar fundos... Geralmente não me arrependo de ficar de fora, porque os ganhos que poderia ter numa ou outra situação não compensam o risco..

Da ultima vez que tive uma decisão deste tipo pela frente foi com as acções do BES.. Discuti o assunto com um colega meu do trabalho, eu fiquei de fora, ele espetou 5 mil euros em acções nos últimos dois dias de negociação, segundo ele: a menos de 25 cêntimos nunca na vida ia perder dinheiro.. Eu fui de férias descansado, ele acho que ainda anda verde com o choque..
Foi com o BES que cheguei à conclusão que o mercado português não fazia sentido e não voltava a meter dinheiro na bolsa portuguesa. Vendi as posições que tinha em PT e até hoje acho que foi o melhor que podia ter feito.

Sim. Eu também perdi dinheiro no BES :S

Voltar
Superior