Bolsa e investimentos

O problema é que por ser uma bolsa demasiado pequena é demasiado maleável por meia dúzia de pessoas, depois uma pessoa olha para o Psi20 a 5 ou 10 anos e para o SP500 e interroga-se sobre o que anda a fazer no psi20.

Qual é a previsão para investir no câmbio euro dólar?

Numa perceptiva de alguns dias/semanas, eu estou longo, à espera que bata +/- nos 1.3 para fechar a posição... No médio/longo prazo, parece-me que a tendência será de retomar as desvalorizações que se verificaram nos últimos meses, o crescimento da economia europeia não aparece e o BCE vai iniciar um programa agressivo de QE, tudo factores que puxam o Euro para baixo...

Agência Efe: Há 11 bancos europeus em risco de chumbar nos testes de stress, BCP é um deles - Banca & Finanças - Jornal de Negócios
Noticia a ter em atenção.
Mais um AC no BCP seria terrível.
Os resultados são divulgados, creio, no dia 26.

O BCP estava muito bem até o Berardo ter feito o golpe de estado para
colocar lá os amigos do PS.
Custou-lhe cara, a brincadeira.
O problema é que também custou caro ao BCP, e por arrasto à CGD e aos
contribuintes.

Isso dos testes de stress são uma coisa que eu gosto interpretar com alguma analogia com a física.

O facto duma peça de ferro resistir um stress de X sem deformar permanentemente não nos garante nada em relação ao máximo de stress que pode aguentar sem fracturar.

Isto é, por ex. o BES até aguentava bem o stress até um certo patamar mas qd sofreu um stress maior que um certo limiar: fracturou sem dó nem piedade.
Não teve capacidade de "absorção de energia" através de "deformação" ou , digamos adaptação.
Já outros bancos supostamente menos resistentes ao Stress conseguiram incorporar melhor os efeitos de alguns impactos, deformando-se e adapatando-se à nova realidade.

Agência Efe: Há 11 bancos europeus em risco de chumbar nos testes de stress, BCP é um deles - Banca & Finanças - Jornal de Negócios

Noticia a ter em atenção.

Mais um AC no BCP seria terrível.

Os resultados são divulgados, creio, no dia 26.

Acho essas noticias um bocado estranhas tendo em conta que o BCP após o aumento de capital do verão pegou em 1.85 mil milhões e devolveu ao Estado... Seria completamente anormal se esse reembolso tivesse sido feito, após autorização dos supervisores, nomeadamente o BdP e a Troika (que também engloba o BCE) e 2 meses depois, as mesmas entidades viessem dizer que afinal o dinheiro fazia falta.. Por outro lado, com estas subidas e descidas das acções do BCP muita gente tem ganho muito dinheiro..

Mas é só uma opinião...

De qualquer forma parece-me mais ou menos certo que alguém vai ter que chumbar nos testes, caso contrário ninguém lhes dará credibilidade nenhuma porque todos se vão lembrar do fiasco dos testes de 2010 e 2011, em que foi dito que estava tudo muito sólido e passado uns meses pareciam um baralho de cartas a ruir...

E a CGD e o BPI?

Também:
http://www.jornaldenegocios.pt/empr...lhoes_com_que_sector_entra_no_novo_banco.html

Uma vez que a contribuição de cada instituição será ponderada em função da sua dimensão, os bancos com maior quota de mercado darão um maior contributo, pelo que CGD e BCP poderão assumir mais de 40% do montante, ou seja, o financiamento destes bancos ao Fundo de Resolução poderá ascender a mais de 240 milhões de euros.

Voltar
Superior