Bolsa e investimentos

Pessoal, quem tem apostado em fundos de investimento, na diferença entre o deve e o haver, estão com saldo:

- negativo,
- positivo mas pouco,
- bem positivo, acima de 10% do total investido.

Digo isto, para ver se compensa estar quieto e arranjar "apenas" juros de 3% sem risco

Posso te dizer que a minha vai a valorizar nos 15% [:cool:]
Comecei sensilvelmente em janeiro de 2014, em junho do mesmo ano, investi mais capital e reformulei a carteira toda, por isso basicamente em 9 meses, valoriza 15%...

Última edição:
Pessoal, o NB agora quer que se assine um documento a dizer que adquirimos uma participação no grupo GES, neste caso de um familiar meu, foi aplicado numa empresa sediada no Luxemburgo, que foi á falência..
Advogados contestam (ver link abaixo) e dizem para ngm assinar.. o que o bes quer é lavar as mãos e passar a batata quente a essa empresa do Luxemburgo, porque suspeita-se que os € nem sequer tenha chegado ao destino (luxemburgo) e tenha servido como "depósitos" para o BES..
Fala-se em culpabilizar o Banco Portugal, BES e as autoridades reguladores e para isso não se pode assinar o que eles querem.
O Crime continua.

Podem ler MRA Newsletter » Blog Archive » A questão do papel comercial das empresas do Grupo BES

Vou passar parte da notícia escrita por advogados e pelo Nuno MElo:

"Parece-nos, porém, claro que não poderão os investidores assacar responsabilidades ao Banco de Portugal ou ao Novo Banco se assumirem o papel comercial como bom e forem reclamar o respetivo pagamento às empresas falidas que o emitiram.Ora, na maioria dos casos que conhecemos, não são os investidores em papel comercial detentores de quaisquer títulos nem há a certeza de que eles tenham sido emitidos e muito menos a de que o produto das aplicações tenha sido entregue às empresas emissoras.A nossa opinião é no sentido de que as reclamações de crédito relativas ao papel comercial deve ser cuidadosamente articulada, de forma a não prejudicar as hipóteses de responsabilizar o Banco de Portugal, o Novo Banco e o Banco Espírito Santo nos competentes fori.Como atrás se referiu, os prazos fixados pelo Tribunal do Luxemburgo passou há muito, pelo que há muito que deveriam ter sido apresentadas as reclamações de crédito.Parece-nos que a pressão para que as mesmas seja agora apresentadas, mais ou menos à pressa, têm como objetivo principal, se não único, o de manipular o sentido das reclamações, de forma a favorecer os interesses do Banco de Portugal e do seu clone.Por isso entendemos que as propostas do Novo Banco merecem um rotundo não. E que deverão ser preparadas reclamações prudentes e bem fundamentadas que salvaguardem o direito de responsabilizar o Novo Banco e os reguladores pelos prejuízos sofridos."

Para um investimento de dois mil euros, honestamente um fundo regional não me parece uma boa opção... Estás a concentrar demasiado os riscos, concentras demasiado o risco cambial (imagina que o EURO recupera o que desvalorizou, perdes logo 20 ou 30%) e o risco regional (imagina que há um novo terramoto no Japão, ou que a bolha especulativa chinesa rebenta)...

O que eu te aconselharia é optar por um fundo de acções global, ou europeu, ou numa alternativa mais conservadora um fundo misto (fundos de fundos)... Olhando apenas para os nomes dos fundos do BPI, porque não os conheço, diria que os mais adequados em acções seriam o BPI Europa, ou o BPI Europa Grandes Capitalizações..

Mas honestamente a oferta de fundos do BPI parece-me muito fraquita a julgar apenas pelo que vejo no site e não existe nenhum fundo misto com performances de longo prazo interessantes, a oferta do bcp que é o banco com que trabalho maioritariamente é muitíssimo mais rica em oferta e qualidade.
Obrigado pela opinião. Do que pudeste ver recomendas então um investimento em algo mais próximo? Tipo Europa ou se calhar EUA ( li algures que o Fundo América do Norte serie D tinha tido boa performance particularmente neste último ano). A pouco tempo falaram-me também no BPI Universal (fundo de fundos). Tem juros particularmente baixos mas parece ser bastante mais seguro.
Recomendas dar uma pesquisa sobre as empresas que são o conteúdo de cada fundo?
E quanto ao valor a investir? 2000€ é muito para quem se quer iniciar ou pouco? E dividir o € em três ou mesmo quatro Fundos diferentes?
Se te meteres nessas aventuras, lê bem todas as condições, particularmente as despesas associadas, que os bancos gostam de "esconder" [;)]
Obrigado pela resposta. Pois, do que li sobre condições só mesmo o que está disponível na Internet no site do banco. Há algo que deva me precaver? Sei que para não pagar comissão de resgate tenho de ter o € pelo menos 180 dias no fundo. Depois há as comissões de manutenção não é? Isso é "descontado" como e quando?
Tenho lido bastante sobre estes instrumentos de investimento mas nada que explique bem para os "nabos" como eu

Sexta feira lá vou ca Maria ver o que dá para fazer.

Última edição:
Pessoal, quem tem apostado em fundos de investimento, na diferença entre o deve e o haver, estão com saldo:

- negativo,
- positivo mas pouco,
- bem positivo, acima de 10% do total investido.

Digo isto, para ver se compensa estar quieto e arranjar "apenas" juros de 3% sem risco
Visto que um dos fundos onde coloquei algum extra foi em dólares US, quando estava à volta dos 1,2$/1€... é só fazeres a conta pois o dólar está na ordem dos 1,1$/1€.
Agora o risco, cada um vê por si.

[edit] Só constituí os fundos no final do ano 2014.

Edd :)

Última edição:
altri

alguém tem opinião?
estou dentro desde 2,81€, e tinha dado ordem de venda a 4€, que já fazia umas mais valias jeitosas... mas quando vi aquilo a subir tão rápido até aos 3.98€, decidi anular a ordem de venda, e hoje...pimba... veio abaixo...

terá sido correcção apenas, ou estará a iniciar-se uma descida? opiniões?

Aos mais entendidos disto da Bolsa, a Altri tem potencial para passar bem dos 4€ num futuro próximo como algumas recentes notícias querem fazer crer? [:cool:]

altri

alguém tem opinião?
estou dentro desde 2,81€, e tinha dado ordem de venda a 4€, que já fazia umas mais valias jeitosas... mas quando vi aquilo a subir tão rápido até aos 3.98€, decidi anular a ordem de venda, e hoje...pimba... veio abaixo...

terá sido correcção apenas, ou estará a iniciar-se uma descida? opiniões?

Também estou dentro mas nos 3€.
Também vi que hoje desceu... espero que tenha sido uma correcção apenas e que possa passar da barreira dos 4€! Os analistas apontavam para uns possíveis 4,55€...mas também já acho um grande salto! Em Maio são capazes de dar alguns dividendos...mas acho que não costumam ser muito generosos.

Obrigado pela opinião. Do que pudeste ver recomendas então um investimento em algo mais próximo? Tipo Europa ou se calhar EUA ( li algures que o Fundo América do Norte serie D tinha tido boa performance particularmente neste último ano). A pouco tempo falaram-me também no BPI Universal (fundo de fundos). Tem juros particularmente baixos mas parece ser bastante mais seguro.
Recomendas dar uma pesquisa sobre as empresas que são o conteúdo de cada fundo?
E quanto ao valor a investir? 2000€ é muito para quem se quer iniciar ou pouco? E dividir o € em três ou mesmo quatro Fundos diferentes?

2000€ acho que é pouco para repartir em vários fundos, depois ficas com valores muito pequenos. Escolhe um fundo Europeu, tão diversificado quanto possível e mete lá tudo.

Atenção aos fundos de outras zonas monetárias, como os fundos de acções americanas, porque tens o risco cambial. Se as acções lá subirem 5%, mas o euro desvalorizar 20%, tu no fim do ano perdes 15%...

Entre a escolha de um fundo de acções, ou um fundo de fundos, depende de qual é a percentagem do teu património que estes 2000€ representam. Eu diria que se o teu património global for superior a 15 ou 20 mil euros e estiver em aplicações isentas de riscos de mercado, que deves investir estes 2000€ em mercados de acções, porque de uma forma global estás a assumir um risco muito pequeno. Mesmo que o fundo desvalorize 10%, no fundo apenas perdes os juros dos outros 18000€...

Se o teu património for menos do que isso, e se tiveres uma posição conservadora nos investimentos, talvez não seja má ideia entrar no mercado de uma forma mais contida e optar por um fundo de fundos, como esse BPI Global..

Obrigado pela resposta. Pois, do que li sobre condições só mesmo o que está disponível na Internet no site do banco. Há algo que deva me precaver? Sei que para não pagar comissão de resgate tenho de ter o € pelo menos 180 dias no fundo. Depois há as comissões de manutenção não é? Isso é "descontado" como e quando?
Tenho lido bastante sobre estes instrumentos de investimento mas nada que explique bem para os "nabos" como eu

Sexta feira lá vou ca Maria ver o que dá para fazer.

As comissões de gestão já estão reflectidas na rentabilidade dos fundos. As comissões de subscrição e resgate, quando existem, é que são descontados do dinheiro que entregas para subscrever ou do que recebes ao levantar.

Já agora, uma coisa que pode ser importante para alguns, prevê-se que a partir de Agosto, os fundos nacionais deixem de ter taxas liberatórias e passem a ser taxados como os fundos internacionais em mais ou menos valias, o que tem algumas vantagens, porque dá para descontar as menos valias aos ganhos, mas obriga à declaração obrigatória de todos os resgates.

Pessoal, o NB agora quer que se assine um documento a dizer que adquirimos uma participação no grupo GES, neste caso de um familiar meu, foi aplicado numa empresa sediada no Luxemburgo, que foi á falência..
Advogados contestam (ver link abaixo) e dizem para ngm assinar.. o que o bes quer é lavar as mãos e passar a batata quente a essa empresa do Luxemburgo, porque suspeita-se que os € nem sequer tenha chegado ao destino (luxemburgo) e tenha servido como "depósitos" para o BES..
Fala-se em culpabilizar o Banco Portugal, BES e as autoridades reguladores e para isso não se pode assinar o que eles querem.
O Crime continua.

Podem ler MRA Newsletter » Blog Archive » A questão do papel comercial das empresas do Grupo BES

Vou passar parte da notícia escrita por advogados e pelo Nuno MElo:

"Parece-nos, porém, claro que não poderão os investidores assacar responsabilidades ao Banco de Portugal ou ao Novo Banco se assumirem o papel comercial como bom e forem reclamar o respetivo pagamento às empresas falidas que o emitiram.Ora, na maioria dos casos que conhecemos, não são os investidores em papel comercial detentores de quaisquer títulos nem há a certeza de que eles tenham sido emitidos e muito menos a de que o produto das aplicações tenha sido entregue às empresas emissoras.A nossa opinião é no sentido de que as reclamações de crédito relativas ao papel comercial deve ser cuidadosamente articulada, de forma a não prejudicar as hipóteses de responsabilizar o Banco de Portugal, o Novo Banco e o Banco Espírito Santo nos competentes fori.Como atrás se referiu, os prazos fixados pelo Tribunal do Luxemburgo passou há muito, pelo que há muito que deveriam ter sido apresentadas as reclamações de crédito.Parece-nos que a pressão para que as mesmas seja agora apresentadas, mais ou menos à pressa, têm como objetivo principal, se não único, o de manipular o sentido das reclamações, de forma a favorecer os interesses do Banco de Portugal e do seu clone.Por isso entendemos que as propostas do Novo Banco merecem um rotundo não. E que deverão ser preparadas reclamações prudentes e bem fundamentadas que salvaguardem o direito de responsabilizar o Novo Banco e os reguladores pelos prejuízos sofridos."

"O familiar meu tinha € aplicados no fundo de investimento GES sediado no Luxemburgo.
Essa empresa terá falido.
Entretanto, Pedi-lhe mais informações e diz-me que pertence ao Espírito Santo Financier e que n é papel comercial. Informação insuficiente, não? Já lhe disse para comunicar ao gestor de conta q lhe envie os dados completos..

Esta informação chega para sabermos se:
- quem comprar o novo banco assumirá essa parte?

- n há hipotése de reaver o dinheiro? ao que parece, o valor aparece na conta mas n deixam mexer nele."

...
Entretanto
E continua o desenvolvimento.
Esse familiar enviou-me por email os tais 100.000€ investidos. O gestor de conta afirma a pés juntos que a tal empresa do Luxemburgo onde foi aplicado o dinheiro e que foi á falência n é papel comercial.

Através dos anexos dá para saber? Diz lá espirito santo financier (Luxemburgo)1.jpg 2.jpg

Última edição:
Nao acredito minimamente que os lesados do BES/ GES algum dia venham a reaver um cêntimo que seja. Refiro me a todos os que foram enganados e tinham produtos que não eram o que pareciam.

por uma razão simples, não vão conseguir que alguma entidade assuma a dívida como sua. Se não ha ninguém disposto a assumir a dívida, não há ninguém para pagar.

Última edição:
2000€ acho que é pouco para repartir em vários fundos, depois ficas com valores muito pequenos. Escolhe um fundo Europeu, tão diversificado quanto possível e mete lá tudo.

Atenção aos fundos de outras zonas monetárias, como os fundos de acções americanas, porque tens o risco cambial. Se as acções lá subirem 5%, mas o euro desvalorizar 20%, tu no fim do ano perdes 15%...

Entre a escolha de um fundo de acções, ou um fundo de fundos, depende de qual é a percentagem do teu património que estes 2000€ representam. Eu diria que se o teu património global for superior a 15 ou 20 mil euros e estiver em aplicações isentas de riscos de mercado, que deves investir estes 2000€ em mercados de acções, porque de uma forma global estás a assumir um risco muito pequeno. Mesmo que o fundo desvalorize 10%, no fundo apenas perdes os juros dos outros 18000€...

Se o teu património for menos do que isso, e se tiveres uma posição conservadora nos investimentos, talvez não seja má ideia entrar no mercado de uma forma mais contida e optar por um fundo de fundos, como esse BPI Global..

As comissões de gestão já estão reflectidas na rentabilidade dos fundos. As comissões de subscrição e resgate, quando existem, é que são descontados do dinheiro que entregas para subscrever ou do que recebes ao levantar.

Já agora, uma coisa que pode ser importante para alguns, prevê-se que a partir de Agosto, os fundos nacionais deixem de ter taxas liberatórias e passem a ser taxados como os fundos internacionais em mais ou menos valias, o que tem algumas vantagens, porque dá para descontar as menos valias aos ganhos, mas obriga à declaração obrigatória de todos os resgates.
Mundano, agradeço imenso a explicação e conselhos. Vou ver melhor o que constitui cada fundo desses mais conservadores antes de avançar. Era para ter ido hoje tratar disto mas assuntos mais urgentes se anteciparam. Ver se para a semana tenho tempo.
Mais uma vez obrigado.

@Rasec

Tu que estas nos EUA, já ouviste falar do servico BETTERMENT? Tens opinião formada sobre o mesmo?

Sim, uso um serviço concorrente (mas semelhante), Wealthfront. Para quem tem pouco tempo, aceita algum risco e é um fã de tecnologia, é uma boa opção. Uso Wheltfront ("auto-gestão"), Vanguard (ETFs) e Morgan Stanley (equity).

"O familiar meu tinha € aplicados no fundo de investimento GES sediado no Luxemburgo.
Essa empresa terá falido.
Entretanto, Pedi-lhe mais informações e diz-me que pertence ao Espírito Santo Financier e que n é papel comercial. Informação insuficiente, não? Já lhe disse para comunicar ao gestor de conta q lhe envie os dados completos..

Esta informação chega para sabermos se:
- quem comprar o novo banco assumirá essa parte?

- n há hipotése de reaver o dinheiro? ao que parece, o valor aparece na conta mas n deixam mexer nele."

...
Entretanto
E continua o desenvolvimento.
Esse familiar enviou-me por email os tais 100.000€ investidos. O gestor de conta afirma a pés juntos que a tal empresa do Luxemburgo onde foi aplicado o dinheiro e que foi á falência n é papel comercial.

Através dos anexos dá para saber? Diz lá espirito santo financier (Luxemburgo)Ver anexo 129135 Ver anexo 129136

Efectivamente do que está nesse extracto nada é papel comercial, todos os investimentos são em obrigações.

As duas primeiras eram obrigações do BES SA, que foram integradas no Novo Banco. A ultima era uma emissão do Espírito Santo Financial Group, mais concretamente pela ESFIL, que como se sabe está em processo de falência no Luxemburgo, esse dinheiro em principio está quase todo perdido. A recuperar será sempre uma percentagem ínfima após liquidação da massa falida.

No fundo uma obrigação é como emprestar dinheiro a uma empresa, o teu familiar emprestou dinheiro à ESFIL \ ESFG e essa empresa faliu.

Poderia eventualmente exigir responsabilidades à entidade colocadora caso se considere enganado\burlado, mas isso embarra num imbróglio legal, uma vez que quem lhe vendeu as obrigações foi o BES SA, que como se sabe também está em liquidação e como tal não tem meios para o indemnizar. Um eventual processo a responsabilizar o Novo Banco SA tem muito poucas probabilidades de ser bem sucedido, pois o Novo Banco SA não teve qualquer responsabilidade na comercialização desse produto.

Resumindo, será quase impossível alguma vez recuperar esse dinheiro na totalidade.

PS: espero que esse não fosse o dinheiro todo dele, porque investir 100% do nosso capital em risco corporativo de um grupo empresarial é um bocado de loucos...

Última edição:
Papel comercial também n é emprestar € a uma empresa tal como uma obrigação? Qual é a diferença?

Já agora, entre deter papel comercial do Rio forte ou obrigação da empresa do bes no Luxemburgo, dá no mesmo, certo?

No fundo papel comercial é como se fossem obrigações de curto prazo... Na pratica e para o efeito vai dar à mesma coisa.

Mas tecnicamente o gestor de conta está correcto, nenhum desses instrumentos era papel comercial.

Voltar
Superior