Braço-de-ferro OTTO vS diesel

Braço-de-ferro OTTO vS diesel

• sim fiz

Votos: 118 63,1%
  • Não, nem me importei

Votos: 69 36,9%

• Total de eleitores
    187
Sim, mas aí já estás a entrar pelo caminho do preço. E isso é relativo, porque se compras mais caro, também vendas mais caro, e pelo meio poupaste uns trocos valentes em comidinha para o bicho.
Vendo mais caro, mas também não muito, depende de varios factores, com o peso dos anos e KM vai quase tudo dar ao mesmo.
Não vou andar a trocar de carro todos os anos, nem o penso fazer tão cedo.
Se os consumos se tornarem um problema devido a andar muitos km por ano, sim compro um diesel comercial, é principalmente para isso que servem, para andar muitos km, mas ficando com o a gasolina na mesma claro...

Última edição:
Mais caro, mas também não muito, com o peso dos anos e KM vai quase tudo dar ao mesmo.
Não vou andar a trocar de carro todos os anos, nem o penso fazer tão cedo.
Se os consumos se tornarem um problema, sim compro um diesel comercial, é principalmente para isso que servem, para andar muitos km.

A diferença vai-se esbatendo, é certo, mas compara, p.e., preços de carros com 6/8 anos. Um 530d e um 530i de 2000, pe. Ou um Audi A3 2.0TDI e 2.0FSI de 2004.

As diferenças ainda se mantêm consideravelmente elevadas.

Última edição:
O que eu disse pode até não ser linear, porque não estou a ter em conta o preço dos carros em questão. Mas isso também não tem sido falado.

Estão a falar da performance por cilindrada. Mas alguém quer saber da cilindrada no dia a dia. Tu tens um 2.0 . Mas quando pensas nas performances do teu carro, como o fazes? "isto é um 2.0L". ou "200cv, eheh"?

A conversa da cilindrada é como o chavão televisivo :"foram apreendidos carros de alta cilindrada". O que é isso. Camiões?

Os diesel têm, de facto, de recorrer a maiores cilindradas e/ou turbos para conseguirem obter performances semelhantes aos Otto. Mas, apesar disso (maior cilindrada e uso de turbos), conseguem ser mais económicos. Há que saber valorizar este factor.
Essas dos camioes tá fixe! :P

Quanto á cilindrada... nao tenho acompanhado... mas como tudo, uma turbo é um aumento ficticio da cilindrada! ;)

Voltamos à questão... comparar turbos com turbos... atmosfericos com atmosfericos! ;)

Essas dos camioes tá fixe! :P

Quanto á cilindrada... nao tenho acompanhado... mas como tudo, uma turbo é um aumento ficticio da cilindrada! ;)

Voltamos à questão... comparar turbos com turbos... atmosfericos com atmosfericos! ;)

Eu acho que esta comparação não tem lógica nenhuma...
Como o Arturval disse temos que comparar pelas cavalagens, também pelas prestações que cada um oferece e depois é fazer as contas à diferença de dinheiro...mas com carros nivelados.

Por exemplo, fala-se nos futuros motores diesel 2.0 da audi e mercedes que não vão ter 2 turbos(digo eu) e do motor 2.0 bi-turbo na BMW....quer dizer..não vai haver comparativos entre eles?Só porque um tem 1 só turbo e o outro tem 2 turbos?
Ou por exemplo não comparamos o civic type-R com nenhum porque a concorrência tem toda turbos?
As arquitecturas dos motores são escolha de cada fabricante...ao consumidor só resta escolher o que melhor lhe convem....

Todas as comparações são válidas se falarmos de motores equivalentes(não em termos de arquitectura) em segmentos equivalentes [;)]

A diferença vai-se esbatendo, é certo, mas compara, p.e., preços de carros com 6/8 anos. Um 530d e um 530i de 2000, pe. Ou um Audi A3 2.0TDI e 2.0FSI de 2004.
As diferenças ainda se mantêm consideravelmente elevadas.

sim, mas se o vamos vender depois ao comprar outro diesel acaba-se por pagar mais também, o ciclo vai ser sempre o mesmo gasta-se menos de um lado e mais de outro.
A manutenção por exemplo do novo 118i para 118d. A do diesel deve acabar por ser mais dispendiosa ao longo dos km/anos.

Última edição:
sim, mas se o vamos vender depois ao comprar-se outro diesel acaba-se por pagar mais também, o ciclo vai ser sempre o mesmo gasta-se menos de um lado e mais de outro.
A manutenção por exemplo do novo 118i para 118d. A do diesel deve acabar por ser mais dispendiosa ao longo dos km/anos.

Em relação ao ciclos compra/venda, acho que analizaste mal. Um diesel compras mais caro e vendes mais caro. Um a gasolina, podes comprar mais barato, mas tb vendes mais barato. A tua perda real acaba por ser semelhante nos dois (por vezes perdes mais no carro a gasolina)

A diferença das manutenções são 50euros por cada 25000km ou mais. Acho que não é por aí... Ao atestar o depósito recuperas mais de metade.

Última edição:
Em relação ao ciclos compra/venda, acho que analizaste mal. Um diesel compras mais caro e vendes mais caro. Um a gasolina, podes comprar mais barato, mas tb vendes mais barato. A tua perda real acaba por ser semelhante nos dois (por vezes perdes mais no carro a gasolina)
Por vezes perde-se mais no gasolina mas parece-me que é mais as vezes o contrário.
É so ver os preços dos carros com poucos anos, muitos nem 5 mil euros desvalorizaram, de certeza que os stands aproveitam-se um bocado da procura dos diesel

Última edição:
E a teoria é mto diferente da pratica, do q eu vejo...tenho mtos amigos fervorosos adeptos da gasolina e não os vejo tirar grandes dividendos na condução rotineira...
(...)
E, regra geral, a malta q por opção/obrigação se rendeu ao diesel (na qual eu me incluo), mais do q os ouvir suspirar pelas 6000 ou pelos cortes em 4ª a 120, ou pelos roncos, vejo-os a dizer, "eh pá, aquilo era engraçado mas era um bêbado!!!"
O que é q realmente fica?

queres comparar a suavidade de funcionamento de um otto NA com um diesel de ejaculação precoce no uso diário? não merecias os 30 segundos que demorei a escrever isto.

:sh)

não vou nem sequer mencionar o meu hybrid, pois no caso do meu jazz o seu consumo não é muito diferente de outros do mesmo segmento diesel, basta compará-lo com o clio que conheço bem e os consumos são idênticos, mas tenho muito mais suavidade de andamento, e não ando sempre com os cuidados ligados aos novos turbo diesel (é claro que agora vem tudo para aqui dizer que aquilo é sempre no redline e tem mais de 300 000 km's).

Sim, mas aí já estás a entrar pelo caminho do preço. E isso é relativo, porque se compras mais caro, também vendas mais caro, e pelo meio poupaste uns trocos valentes em comidinha para o bicho.

Sim podes vender mais caro, mas entretanto ou tinhas guito para pagar mais X na entrada ou o crédito foi bem mais penalizado e essa economia toda na gota acaba por se perder em coisas simples.

Como já tinha referido antes é impossivel fazer as contas. Pq se em vez de dar mais 5.000 os meter no Fundo Accoes de Portugal em 1 ano tenho 7.000, dá para a diferença da gota e ainda dá para ficar com trocos.

Além disso é perfeitamente natural que os carros de maiores cilindradas têm desvalorizações maiores (salvo poucas excepções) do que dos seus "irmãos" de menores cilindradas.

Acho que tem lógica o comentario que fazes da potencia/consumo mas tb referes que é o que interessa no dia a dia, e ai já não concordo totalmente. Interessa no dia a dia (para a grande parte da populacao que anda em cidade) ter 200cv? Não me parece, e assim sendo um smart de 50cv chega perfeitamente para o que é preciso.

Sim podes vender mais caro, mas entretanto ou tinhas guito para pagar mais X na entrada ou o crédito foi bem mais penalizado e essa economia toda na gota acaba por se perder em coisas simples.

Como já tinha referido antes é impossivel fazer as contas. Pq se em vez de dar mais 5.000 os meter no Fundo Accoes de Portugal em 1 ano tenho 7.000, dá para a diferença da gota e ainda dá para ficar com trocos.

Além disso é perfeitamente natural que os carros de maiores cilindradas têm desvalorizações maiores (salvo poucas excepções) do que dos seus "irmãos" de menores cilindradas.

Acho que tem lógica o comentario que fazes da potencia/consumo mas tb referes que é o que interessa no dia a dia, e ai já não concordo totalmente. Interessa no dia a dia (para a grande parte da populacao que anda em cidade) ter 200cv? Não me parece, e assim sendo um smart de 50cv chega perfeitamente para o que é preciso.

Tu interpretaste como: "pelo mesmo consumo, consigo mais potencia"

Mas podes interpretar assim: "para a mesma potencia, consigo ter um consumo menor".

Claro que 200cv para andar em cidade não interessam nada.

Mas interessa ter 90 a gastar 5L em vez de 90 a gastar 8,5L.

Em relação ao 1º paragrafo do teu post, tens ração em caso do crédito.
O 2º paragrafo, é a tua opinião e maneira de agir (investimento). Tu arriscas, mas há quem não goste de o fazer... De qualquer forma, não poderia fazer comentários a elogiar-te ou criticar-te...

Cumps

hj decidi fazer a media do meu carro (uno 45 evolution), ja q n faço ideia de qnt akilo bebe.. como n me apeteceu (€€€) encher o deposito, decidi esperar q a agulha tocasse na reserva e assim q a luz acendeu pela 1ª x meti-lhe 25€.. da prox x q tornar a acender vejo qnts kms andei.. axam q é mto impreciso, isto feito assim?

deposito cheio, andas ate à reseva, voltas a atestar

nº de litros x 100 / kms

e sai a média certa de preferencia abastecer na mesma bomba

Experimentem fazer um exercicio de pesquisa. Em vez de andarem a comparar algo sem interesse real (cilindrada/potencia) comparem (consumo/potencia).

Porque isso é o que mais interessa no dia a dia. Comprado o carro, a cilindrada não me interessa bolha. Tanto me faz que tenha 1.5L como 3L. Indiferente...

O que realmente me interessa é a potencia disponivel e os gastos que ela implica.

Fazemos assim:

- O diesel e o otto mais performante que conseguem arranjar a consumir menos de 6L
- O diesel e o Otto que mais performante com consumos inferiores a 8L.
- O diesel e o Otto que mais performante com consumos inferiores a 10L.

Talvez fiquem aterrados.

Podem e devem usar dados oficiais.

Parece-me um bom exercício[;)] (embora nada pague o prazer dos otto...[br:)])

Vejamos o civic (um modelo que tenho debaixo de olho):

Honda Civic 1.8
140 cvs
8.9s 0-100kmh
Consumo misto 6,6 litros
26.300€

Gasolina: +-9,15€/100 GPL(considerando um aumento médio de 15%): +-4,02€/100

Honda Civic 2.2 i-CTDi
140 cvs
8.6s 0-100kmh
Consumo misto 5,3 litros
33.400€

Diesel: +-5,70€/100

Conclusões:

- O diesel embora mais económico é mais caro, só a partir dos 205.000kms é que começaria a compensar

- O otto a GPL fica sempre a ganhar, 26.300+1600(instalação gpl)=27.900€, poupa-se 5500€ na compra e ainda se poupa cerca de 1,68€/100kms (+- 3.500€ de poupança até aos 205K).

- Total de poupança na versão otto a gpl até aos 205.000kms: 9.000€

Há dúvidas, neste caso?

Honda Civic 1.8
140 cvs
8.9s 0-100kmh
Consumo misto 6,6 litros
26.300€

Honda Civic 2.2 i-CTDi
140 cvs
8.6s 0-100kmh
Consumo misto 5,3 litros
33.400€

Conclusões:

- O diesel embora mais económico é mais caro, só a partir dos 205.000kms é que começaria a compensar

- O otto a GPL fica sempre a ganhar, 26.300+1600(instalação gpl)=27.900€, poupa-se 5500€ na compra e ainda se poupa cerca de 1,68€/100kms (+- 3.500€ de poupança até aos 205K).

Há dúvidas, neste caso?

Faz as contas para o 320i e para o 320d.

Honda Civic 1.8
140 cvs
8.9s 0-100kmh
Consumo misto 6,6 litros
26.300€

Honda Civic 2.2 i-CTDi
140 cvs
8.6s 0-100kmh
Consumo misto 5,3 litros
33.400€

Conclusões:

Há dúvidas, neste caso?

apr:) apr:) apr:) apr:)

Pode entrar um OTTO a usar tecnologia com 16/17 anos? :sh)

150cv
7,3s 0-100kmh
Consumo misto: 7,26 litros

(Ultima média efectuada, 6l e pouco aos 100)

Existem Diesel´s com performances iguais ou superiores a fazer médias ligeiramente inferiores.. Mas comparando com estes e tendo em atenção que já por si um Diesel tem "obrigação" de gastar bem menos e que as tecnologias diferem em 17 anos, acho que não está nada mal

Como curiosidade, sabiam que há uns tempos atrás (não consigo encontrar o teste), foi efectuado um teste entre um Ibiza 1.8T e um Ibiza 1.9TDI Cupra em circuito e a média do Cupra foi mais alta em cerca de um 1l? Isto na ordem dos 20l/100 :sh)

Voltar
Superior