Braço-de-ferro OTTO vS diesel

Braço-de-ferro OTTO vS diesel

• sim fiz

Votos: 118 63,1%
  • Não, nem me importei

Votos: 69 36,9%

• Total de eleitores
    187
fiz um pequeno exercicio sobre o "compensar" mas so entre diesel e gasolina. Quero antes dizer q ate prefiro conduzir gasolineiros mas resolvi fazer um pequeno estudinho.
Se agora fosse comprar um golf V, tinha (atraves do configurador):

- primeira versao a gasolina 1.4 80cv com preço ainda sem despesas admnistrativas ou de transporte- 20667 euros

-primeira versao a gasoleo 1.9 105cv -27593 euros

Agora fiz uma busca no standpt.com e para um golfIV de 2002 tenho para um 1.4 a gasolina e 1.9 a diesel os seguintes preços

-1.4 10000euros
-1.9 16500

nota: Estes preços como sao de usados revestem de todo o tipo de variaveis como é obvio, estes sao preços centrados de entre os q me apareceram.

Ora a diferença entre os dois esta basicamente nos mesmos valores de quando eram novos. Numa optica do "compensar" o diesel ganha claramente, ate porque é "mais" carro q o a gasolina.
Ficam de fora as variaveis consumo/preço do combustivel (a favor do gasoleo) e custos de manutenção ( PENSO que a favor do gasolina)

Como disse é apenas um exercicio feito á pressa

http://www.youtube.com/watch?v=0WwKAY6XfcE

Aqui vai um video de um tdi 90cvs, com repros e afins ficou com 170... e em quinta faz 26.4 segundos.
é um cordoba... nao sei que carro tens, mas peso conta... e para além disso a tua sexta é mais comprida que a quinta deste... chega bem ao minuto...

Outra coisa... ão entendo a ideia do diesel se usar menos a caixa... ou de precisar de usar menos... lá vem a historia do diesel ter mais força em baixas, e os gasolina são mortos! :S Comparar turbinados com simples NA... é o que dá. Comparem dois NA, ou dois turbos... ou até mesmo turbos a diesel com NA gasolina com a mesma potencia! Depois falem. é que uma coisa é ser morto, outro é que se meter uma abaixo o gasolina tem força, e o diesel não tem qualquer sentido porque morre!

Comprida? Não, é imensaaaaa! Então se a uso desde os 110, q te parece? E já q vinha p Matosinho decidi por uma vez ir contra a minha religião só uma vez e cronometrar o tempo dos 110 aos 200 na A28: 37 seg
Não está mal, para um pastelão de mais de tonelada e meia...
Mesmo em cidade, às 1800 começo a ter bom coef potencia, logo, p q quero as 4000? Nem sequer ando em ruas c paralelo....
Para mim, motor é tirar o melhor rendimento possivel c minimo gasto energia (Euros)

Última edição:
Comprida? Não, é imensaaaaa! Então se a uso desde os 110, q te parece? E já q vinha p Matosinho decidi por uma vez ir contra a minha religião só uma vez e cronometrar o tempo dos 110 aos 200 na A28: 37 seg
Não está mal, para um pastelão de mais de tonelada e meia...
Mesmo em cidade, às 1800 começo a ter bom coef potencia, logo, p q quero as 4000? Nem sequer ando em ruas c paralelo....
Para mim, motor é tirar o melhor rendimento possivel c minimo gasto energia (Euros)
Isso é ver um carro como mero transporte... o que não é errado, mas eu vejo-o como muito mais que isso.

Passo bastante tempo dentro de um carro para o ver como mero meio de transporte.

fiz um pequeno exercicio sobre o "compensar" mas so entre diesel e gasolina. Quero antes dizer q ate prefiro conduzir gasolineiros mas resolvi fazer um pequeno estudinho.
Se agora fosse comprar um golf V, tinha (atraves do configurador):

- primeira versao a gasolina 1.4 80cv com preço ainda sem despesas admnistrativas ou de transporte- 20667 euros

-primeira versao a gasoleo 1.9 105cv -27593 euros

Agora fiz uma busca no standpt.com e para um golfIV de 2002 tenho para um 1.4 a gasolina e 1.9 a diesel os seguintes preços

-1.4 10000euros
-1.9 16500

nota: Estes preços como sao de usados revestem de todo o tipo de variaveis como é obvio, estes sao preços centrados de entre os q me apareceram.

Ora a diferença entre os dois esta basicamente nos mesmos valores de quando eram novos. Numa optica do "compensar" o diesel ganha claramente, ate porque é "mais" carro q o a gasolina.
Ficam de fora as variaveis consumo/preço do combustivel (a favor do gasoleo) e custos de manutenção ( PENSO que a favor do gasolina)

Como disse é apenas um exercicio feito á pressa

e excluindo as variaveis inevitaveis existentes nessa comparação (tais como as diferenças de preços nos usados)

nesse caso que deste

o otto desvalorizou 10500€ +-

enquanto que o diesel desvalorizou 11.000€

(isto comparativamente ao valor que deste do V de novo....e uma vez mais excluindo variaveis externas e centrando-me no teu exemplo)

ou seja.......o diesel desvalorizou mais.....e a diferença de um para outro ....significa a preços de hoje, e uma média de 8 razoavel para o otto......que os 6000€ dão para fazer +- 100.000km ainda.....

tendo em conta que são usados.......

novamente é preciso fazer contas a quantos km vamos fazer por ano a ver se compensa!!!

Isso é ver um carro como mero transporte... o que não é errado, mas eu vejo-o como muito mais que isso.

Passo bastante tempo dentro de um carro para o ver como mero meio de transporte.

Concerteza q sim, um meio de transporte c varias opções...q não só roncos e rotações...
Queres uma comparação estranha: estás a ver aqueles jogos de arcade? Em q os varios personagens tem varios graficos de avaliação, tipo dinamica, força, manuseio, rapidez, resistencia,...e com barras de percentagem?
Eu equiparo um carro a isso. É evidente q se privilegias fundamentalmente a barra da dinamica tens q escolher um personagem q esteja nesse aspecto perto dos 100%. Mas se o privilegiares no dia-a-dia ou numa viagem de ferias, outras caracteristicas são limitadas: gastos, funcionalidade, etc. E é menos carro por isso?

Se eu privilegio uma personagem mais equilibrada em outros niveis, sendo q rapidez ou handling não é de certeza mas q apresenta niveis de comportamento ou dinamica tão bons como outros, e c acrescimo de funcionalidade, terei eu menos carro?

Pontos de vista... agora o que não faz sentido, por mto q custe a mta boa gente é:

- achar q, lá pq o carro q tem consome menos, é melhor q os demais;
- achar q, lá pq o carro q tem, só pq vai até às 6000, mesmo q seja um 1.2, é especial;
Para cada motor otto há um turbodiesel q faz praticamente o mesmo e melhor;
Para cada motor turbodiesel há um otto/sobrealimentado q faz o mesmo ou melhor.

Última edição:
Antes de comprar a Mondeo, por estranho q possa parecer, como estava interessado em despachar o 1.8 r(otto) q tinha uns energicos consumos de 14L, ainda equacionei a hipotese de ir p Civic 1.8!
Claro q não tem nada haver;
Claro q são conceitos distintos;
Claro q, conforme perguntam no tópico e parece q a malta já se esqueceu pq só enaltece outras caracteristicas), fiz as contas, vi os custos q cada um representava. Para mim, a escolha foi simples. Para outros, seria totalmente descabida, claro.

Concerteza q sim, um meio de transporte c varias opções...q não só roncos e rotações...
Queres uma comparação estranha: estás a ver aqueles jogos de arcade? Em q os varios personagens tem varios graficos de avaliação, tipo dinamica, força, manuseio, rapidez, resistencia,...e com barras de percentagem?
Eu equiparo um carro a isso. É evidente q se privilegias fundamentalmente a barra da dinamica tens q escolher um personagem q esteja nesse aspecto perto dos 100%. Mas se o privilegiares no dia-a-dia ou numa viagem de ferias, outras caracteristicas são limitadas: gastos, funcionalidade, etc. E é menos carro por isso?

Se eu privilegio uma personagem mais equilibrada em outros niveis, sendo q rapidez ou handling não é de certeza mas q apresenta niveis de comportamento ou dinamica tão bons como outros, e c acrescimo de funcionalidade, terei eu menos carro?

Pontos de vista... agora o que não faz sentido, por mto q custe a mta boa gente é:

- achar q, lá pq o carro q tem consome menos, é melhor q os demais;
- achar q, lá pq o carro q tem, só pq vai até às 6000, mesmo q seja um 1.2, é especial;
Para cada motor otto há um turbodiesel q faz praticamente o mesmo e melhor;
Para cada motor turbodiesel há um otto/sobrealimentado q faz o mesmo ou melhor.
A unica coisa em que vejo um turbodiesel equivalente a fazer melhor..... é gastar menos. Nas barras ganhava aqui. Tudo o resto é igual ou melhor num otto.

Taveirada, em muitos casos, o binário do Diesel permite que este seja mais agradável de usar em percursos citadinos e mesmo de AE . Claro que não tem altas RPM... porque não precisa, perde-se algum divertimento, ganha-se economia.

Tinham que vir os senhores que têm a mania que aqueles que gostam de Diesel são uns otários.... é com essas bocas foleiras que se incendeiam tópicos.....Deve ser síndrome de altos consumos :sh)

Taveirada, em muitos casos, o binário do Diesel permite que este seja mais agradável de usar em percursos citadinos e mesmo de AE . Claro que não tem altas RPM... porque não precisa, perde-se algum divertimento, ganha-se economia.
Tal como disse... o binario não é nada sem rotações.

É certo que geralmente tens um binario mais alto a rotação menor, mas isto pode equivaler a menos potencia... que é o que acaba por fazer andar o carro! ;)
Que essa ideia do turbo diesel ser mais facil de conduzir em cidade, é geralmente verdade, é. Mas nem tudo é cidade, nem tudo é ser transportado! ;) Não esquecer que isto é um forum em que se fala de carros e se gosta de carros, não é um forum da DECO! ;)

Tal como disse... o binario não é nada sem rotações.

É certo que geralmente tens um binario mais alto a rotação menor, mas isto pode equivaler a menos potencia... que é o que acaba por fazer andar o carro! ;)
Que essa ideia do turbo diesel ser mais facil de conduzir em cidade, é geralmente verdade, é. Mas nem tudo é cidade, nem tudo é ser transportado! ;) Não esquecer que isto é um forum em que se fala de carros e se gosta de carros, não é um forum da DECO! ;)

É como eu digo há casos e casos, e em alguns deles o Diesel compensa mais para a maioria da utilização do dia-a-dia....noutros casos já não compensa...

Quanto mais trabalhares mais diverão poderás pagar [:D] [:)]

Por aqui são 200 euros por mês em gasosa e estamo-nos a borrifar para isso [:cool:]

Espera lá, 200 euros por mês em gasolina ? num 1.2 16v ???? Lol... tabem... cada um faz o que quer ao dinheiro, mas, com 200 euros por mês ia jantar muitas vezes fora.....

Sabes, nem todos se estão a borrifar para o dinheiro... há quem tenha mais que fazer que gastar fortunas em gasolina [:D]

Voltar
Superior