Vou deixar aqui o relato de uma experiência positiva... a minha [

]
Comecei a notar alguma coisa de menos bem por volta dos 26, 27 anos. Em certas situações achava que tinha o cabelo mais fino. Informei-me e descobri que a "queda" de cabelo é isso mesmo, a miniaturização do cabelo, devido ao atrofio contante do folículo.
Ou seja, o cabelo não cai mais do que numa pessoa normal, vai é tornando-se cada vez mais fino, até que chega ao ponto em que deixa de se ver. Por fim, o foliculo de tão atrofiado acaba por morrer e é neste caso apenas em que é impossível ter qualquer tipo de recuperação (com as soluções actuais) para além do transplante.
Todavia, em algumas situações, o folículo pode estar tão atrofiado que apenas produz um cabelo que mais se assemelha a uma penugem, mas, quando ainda assim é, ainda há esperança de recuperação.
Como disse aos 26, 27 anos, comecei a notar que o cabelo estava mais fino, especialmente na zona da coroa. Consultei um dermatologista (infelizmente da velha guarda) que "apenas" me receitou o minoxil a 5% e deixou-me assustadíssimo com a finasterida, dando grande destaque aos efeitos secundários.
Comecei então com o minox a 5%, colocando a dose recomendada religiosamente todos os dias e durante 2 ou 3 anos tive a sensação que a evolução da calvície foi muito lenta.
Porém, sempre que me olhava ao espelho notava a sua progressão. Lenta, mas evidente.
O ponto de "reviravolta" foi o meu casamento. Ao ver a fotos em que aparecia, reparei que a falta de cabelo era mais evidente do que aquilo que eu julgava (via sempre a coroa quando me cortavam o cabelo) e decidi que era altura de fazer algo mais.
Foi-me mentalizando e decidi consultar outro dermatologista, mais updated, o qual me desmistificou a utilização da finasterida.
É certo que os efeitos secundários podem existir, mas são a uma escala baixíssima. Apenas 0,5 a 1% das pessoas sentem algum tipo de um dos possíveis efeitos secundários.
De qualquer forma, se os mesmos forem verificados, basta deixar de tomar a finasterida que em 3 semanas/1 mês, tudo volta a normalidade. O corpo liberta-se totalmente de quaisquer vestígios da droga.
Posto isto, acho que chegam à mesma conclusão que eu cheguei. Sendo os riscos tão baixos e, na eventualidade de algo se verificar, bastando deixar de tomar que tudo volta ao normal, valia a pena experimentar!
Assim o fiz e, em Junho do ano passado, comecei a tomar um comprimido de Finasterida a 1% (genérica, pois é bem mais barata) todos os dias.
Estou portanto há 9 meses com este tratamento. E mantive o minoxidil a 5%
Felizmente, não notei quaisquer efeitos secundários, tendo até entretanto engravidado a minha mulher

.
Diz-se que o efeito do tratamento só se torna evidente ao fim de 1 ano, sendo a "recuperação" total ao fim de 2. A partir daí nada mais se recupera, sendo a toma apenas para manter tudo como está.
No meu caso, a experiência foi muito positiva e é por isso que me dei ao trabalho de contar isto tudo aqui. Há uma esperança. Não tenham medo de experimentar a finasterida. Se não se derem bem com ela, deixem de tomar, que tudo volta ao normal num espaço de 1 mês.
Como isto não vale nada sem fotos, aqui fica o melhor testemunho possível.
Fotos minhas do meu casamento que ocorreu em Outubro de 2007 (peço desculpa pela qualidade, mas tirei fotos com o telemóvel das fotos em papel)
E aqui ficam duas fotos que tirei há 2 dias atrás depois de um corte de cabelo.