Cabrio de 4 lugares

Ainda assim se arriscasses, provavelmente preferia sacrificar o espaço em função de um carro minimamente desportivo, e ia para o Abarth 500C, tem uma capota relativamente simples de arranjar, é um carrinho barato sem grandes stresses, um motor super fiável e algum carisma.

não arranjas nenhum a menos de 10 ou 12 mil euros, quase de certeza...

Como em tudo, as marcas mais premium apostam em melhores acabamentos e isso reflete-se na insonorização das capotas (de lona). No S2000, e apenas para referir exemplos que conheço, a capota de lona não tem camadas de proteção acústica... Nesse exemplo, acima dos 120 km/h é quase impossível manter um diálogo com o passageiro ou até ouvir música do sistema de som do carro. Mas talvez tenha sido propositado (?!).

No outro exemplo que conheço, o Z4, a capota tem camadas de proteção acústica, o que faz uma diferença notória no conforto a bordo. No Z4 rodar a 150/160 é praticamente igual a andar num carro fechado.
A razão da diferença não está no factor premium. Um é um desportivo puro, o outro é um cruiser.

Podias colocar uma capota com mais camadas, ou hard top no S2000, continuarias a não conseguir conversar a velocidades mais elevadas. Olha o ITR, é fechado e tem o mesmo problema.

Last edited:
Não é por ser premium... Cheguei a andar de e36 cabrio e dentro do carro ou na rua ouvia-se tudo igual.
O 124/mx5 é um carro barato e a capota já é com multicamadas e realmente faz muita diferença em insonorização, para quem valorize.

caditonuno é barato... 10 a 12k por um carrinho divertido, acho que não gastava mais que isso num carro normal. Não vou dizer que um Audi A5 cabrio, um série 4 cabrio,... p.e. não tenha classe, carros bonitos, mas é tudo caro, rasgam te a capota e devem ser uns milhares valentes, enquanto de um 500 deve ser prai 1k5. Neste tipo de carro acho que uma coisinha pequenina é a melhor forma de aproveitar o carro realmente, sem medos!

Agora vou ter de interromper o raciocínio porque hoje há festa... Não estava a espera.

Eh pá... Capota rasgada? Não estou minimamente preocupado com isso. O carro dorme numa garagem individual fechada e quase é só para ir para o trabalho a 3,5 km e fazer uns recados de vez em quando. Sair à noite: praticamente nunca.

Portanto, o tipo de capota nem é relevante. Também não é minimamente para ser um carro desportivo, mas apenas prático e confortável e com a versatilidade dos 4 lugares decentes para quando for preciso, e também isso raramente.

Os 2 carros acima enquadram-se nisso, mas há outros como o Eos ou mesmo um Megane CC ou um Focus CC ou até um... Volvo C70 da 2.ª geração.

Ya assim vale a pena ser lona, as melhores voltas que fiz foi a dormir no destino, e como era viagens grande aproveita-se muito o lado cabrio, mas bastavam 2 malotes, um para cada um de roupa e calçado e se fosse CC já n abria a capota.
Um carro desse tamanho se calhar tem mais mala mesmo CC.

O c70 tem um perfil muito bonito.

muitos cabrios de 4 lugares resultam mal esteticamente.. com hard top e tração dianteira só consigo digerir o volvo C70 e talvez o opel astra (num bom dia). Mesmo com tração traseira não é fácil, sendo os mais bem conseguidos os bmw 3 (E92) e 4.. são é caros.

com capota de lona a engenharia é mais simples e já tens mais opções elegantes.. gosto do mercedes clk, mas arranjar um em boas condições deve ser um desafio e o sucessor classe E é um bocado matacão.. os bmw 6 também são engraçados o problema é o preço e o IUC.

mas pronto, se calhar estou a divagar para além do que o Lino pretendia..

fica apenas um conselho de quem tem um carro desses, embora de 2 lugares: há uma diferença entre querer ter um cabrio e ter de facto um cabrio. Não vale a pena gastar dinheiro num carro que depois se usa pouco ou muito pouco (por isso o meu está à venda [:D])

Dificilmente optaria por um CC. Aliás, não vejo qualquer vantagem nas capotas rígidas.

Além de serem quase todos carros mal resolvidos esteticamente, as capotas rígidas são uma enorme fonte de ruídos parasitas, são mais limitadas na abertura em andamento, afetam o comportamento dinâmico e, no final de contas, não trazem qualquer vantagem face às de lona.

Só que o segmento de mercado que ando a ver corresponde àquele período em que de repente "toda a gente" resolveu fazer capotas rígidas - uma moda que passou depressa, mas aterrei quase no meio dela, tendo em conta a relação características/preço que procuro.

O CLK da 2.ª geração é atraente, mas já é demasiado "banheira" para o que se pretende.

Dificilmente optaria por um CC. Aliás, não vejo qualquer vantagem nas capotas rígidas.

Além de serem quase todos carros mal resolvidos esteticamente, as capotas rígidas são uma enorme fonte de ruídos parasitas, são mais limitadas na abertura em andamento, afetam o comportamento dinâmico e, no final de contas, não trazem qualquer vantagem face às de lona.

Prefiro soft tops, mas dizer que as rígidas não têm vantagens parece-me errado.
Tens logo uma vantagem na segurança, vais a algum lado sem garagem ou estacionamento privado, deixas o carro fora durante a noite, vais estar sempre a pensar no assunto [:D]

Tens logo uma vantagem na segurança, vais a algum lado sem garagem ou estacionamento privado, deixas o carro fora durante a noite, vais estar sempre a pensar no assunto [:D]

É muito mais fácil partir um vidro que rasgar uma capota, creio que essa "ideia" da segurança tem pouco fundamento.

Só que o segmento de mercado que ando a ver corresponde àquele período em que de repente "toda a gente" resolveu fazer capotas rígidas - uma moda que passou depressa, mas aterrei quase no meio dela, tendo em conta a relação características/preço que procuro.

O CLK da 2.ª geração é atraente, mas já é demasiado "banheira" para o que se pretende.

De facto houve uma altura em que a generalidade dos construtores foi para os CC, chegando a dar ideia que essa tendência seria o futuro dos descapotáveis.

Dentro desses e para o fim pretendido, acho o peugeot 206 CC uma opção simpática. Infelizmente o que predomina no mercado são as versões a gasóleo.

Tive um descapotável alguns anos, dormiu muitas vezes na rua, ia sair à noite em Lisboa e nunca se constipou. Esses filmes com descapotáveis são preocupações de quem não os teve. É como outro carro qualquer, ao início estranha-se mas com o passar do tempo passa a ser um carro como outro qualquer e preocupava-me tanto como andar num Golf ou num Punto. Ou seja zero. [:D]

(capota rígida) Além de serem quase todos carros mal resolvidos esteticamente, as capotas rígidas são uma enorme fonte de ruídos parasitas, são mais limitadas na abertura em andamento, afetam o comportamento dinâmico e, no final de contas, não trazem qualquer vantagem face às de lona.

da parte estética concordo.. independentemente de dos lugares, só alguns mercedes (sl, slk) e bmw 4 ficam bem com capota rígida. De resto é tudo de sofrível a feio.

quanto aos barulhos, acho que depende.. o meu sl não tenho queixas. Não é nenhum rolls-royce de insonorização, mas vai-se sossegado em autoestrada, mesmo a altos ritmos (com a capota posta, claro)

É muito mais fácil partir um vidro que rasgar uma capota, creio que essa "ideia" da segurança tem pouco fundamento.

Mas o mais comum é mesmo rasgarem a capota e não partirem o vidro...
Já vi quem deixasse o carro aberto de propósito e sem nada lá dentro para não cortarem a capota, era só chegar e abrir a porta, mesmo assim cortaram a capota [:D][:D]

Tive um descapotável alguns anos, dormiu muitas vezes na rua, ia sair à noite em Lisboa e nunca se constipou. Esses filmes com descapotáveis são preocupações de quem não os teve. É como outro carro qualquer, ao início estranha-se mas com o passar do tempo passa a ser um carro como outro qualquer e preocupava-me tanto como andar num Golf ou num Punto. Ou seja zero. [:D]

Sou gato escaldado, já me fizeram muita merda nos carros.

A minha casa em Estremoz é longe da cidade e fechada. Estes foram com o carro estacionado num bairro durante um treino e tive outro foi aqui em Castelo Branco por trás do prédio com chave também. É a minha sorte :sh), estaciono sempre o carro de forma a não incomodar ninguém.

Mas finalmente vou deixar Castelo Branco no fim deste mês. Cidade de merd*.​

Arrisco dizer que isso não passa de um mito. Não conheço um único carro com capota de lona em que a mesma tenha sido rasgada por vandalismo.

Aliás, eu tive um cabrio com capota de lona que dormiu na rua durante alguns anos e nunca lhe tocaram e sempre fui com o carro para todo o lado, incluindo sair à noite em Lisboa.

Sim, é verdade. Dessa era sempre achei o EOS o mais competente.

Back