citação:
Originalmente colocada por Raistaparta
citação:
Originalmente colocada por Avant
citação:
Originalmente colocada por Raistaparta
Exactamente! Para além de que se fores na faixa direita a 120 e no meio forem a 100 e se tu passares pela direita, em AE não é considerado ultrapassagem pela direita mas sim apenas passagem pela direita devido á faixa em que circulas estar a fluir melhor. É o que eu faço sempre e muitas vezes alguns dos que iam no meio encostam á direita depois de eu os passar (e não ultrapassar

).
Errado - isso em em cidade, onde há vias com mais de 1 faixa de rodagem em cada sentido. Em AE tem que se ultrapassar pela esquerda. Dá multa e não é pequena. Se bem que ás vezes dá vontade de passar pela direita, isso dá.
Nada disso. A ultrapassagem é uma manobra e como tal implica mudança de faixa. Exemplo disso é ires na faixa do meio atrás de um veiculo mais lento e mudares para a faixa da direita para o ultrapassar e voltares á faixa do meio. Se já vieres detrás na tua faixa da direita será apenas uma passagem e não ultrapassagem.
A propósito vou-te contar uma difícil de acreditar: uma vez vinha eu na A8 practicamente vazia (admito que vinha a andar bem) e vi na faixa da esquerda um Citroen Xsara a pisar ovos. Atenção que isto era em zona de 2 faixas apenas! Como eu vinha mesmo muito depressa tive receio de o passar pela direita porque achei estranho ele ir ali (mais tarde percebi que a velocidade de cruzeiro dele era cerca de 100 kmh) e pensei que o natural fosse encostar á direita e tive receio que não me visse e provocasse um acidente, então levantei o pé e meti-me na esquerda atrás dele a ver se o fulano percebia e encostava, pois agora vem a parte incrível: durante 4 (sim quatro kms!) eu segui atrás do tipo na esquerda a cerca de 100 kmh sem que ele se preocupasse, fiz sinal de luzes (coisa que detesto fazer mas ali pareceu-me indicado no sentido de alertar um condutor possivelmente distraido ao invés da maior parte das pessoas que fazem sinais de luzes como quem diz "sai da frente ó urso"), gesticulei, buzinei e o tipo ali na boa. Claro que desisti e ultrapassei-o pela direita. Seguiu-se uma recta enorme na qual deu para ver pelo espelho que o tipo continuou sempre na esquerda e com outros carros a passá-lo pela direita! Agora pergunto eu: cometi alguma ilegalidade e se sim era viável irmos ali os dois na esquerda a 100 kmh até Lisboa?