Cadeiras de Bebé

citação:Originalmente colocada por corsa

citação:Originalmente colocada por PP

Em certa medida concordo contigo , mas existem cadeiras baratas com elemento de amortecimento. Acho que algumas pessoas simplesmente não têm este aspecto em atenção.
E essa questão económica pode nem ser bem assim:

-nessa altura da feira fui comprar fraldas e estava à minha frente na caixa um senhor engravatado e com aspecto de tudo menos de dificuldades económicas e levava uma cadeira dessas

-tenho um primo[8)] com dois putos, comprou recentemente uma carrinha Avensis de 37.000€ e tem duas cadeiras Infantia!
E é engenheiro e a mulher Professora!

Aqui fala-se muito em Roemer, Ultimax, Bébé Confort... com esse preços que falas, mas eu já postei aqui sobre as minhas aquisições chicco e ficaram muito longe desses valores. É uma questão de ponderar a qualidade/preço.
Amanhã vou buscar uma Romer, grupo 2+3, que custou mais 1€ (sim um euro) que a nova da CHICCO.[8)][}:)]

Uma das chicco que comprei (exactamente grupo 2+3) custou 96€ a tua custou 97? se calhar não.
Não quero entrar em guerras de marcas claro que a chicco também tem cadeiras caras, apenas referi aquelas marcas por serem as mais consideradas neste tópico. Mais do que marcas o que eu queria referir era preços de +-250€.

Como já postei antes, adquiri uma Concord Ultimax para o puto. Considero ser uma cadeira bastante segura e robusta. Considero o peso elevado a sua principal desvantagem, pois torna a sua utilização mais dificil - principalmente quando queremos retirar do carro.

Para utilização no 2º carro em trajectos mais curtos (cerca de 2km diários) resolvi comprar uma cadeira na feira do continente - não sei a marca. O preço foi cerca de 45 Euros.
Acho que esta cadeira é muito pior em termos de fixação ao cinto de segurança e na sua robustez geral. Também não consigo colocá-la correctamente no Golf.
Mas não vou dizer aqui que é uma cadeira desconfortável ( o forro é suficientemente acolchoado para que o puto viaje confortável nos 2 ou 3 km diários), nem que a cadeira não cumpre as minimas regras de segurança, pois eu acho que cumpre para os fins a que se destina.

Cumprimentos,

citação:Originalmente colocada por corsa

Em certa medida concordo contigo , mas existem cadeiras baratas com elemento de amortecimento. Acho que algumas pessoas simplesmente não têm este aspecto em atenção.
E essa questão económica pode nem ser bem assim:

-nessa altura da feira fui comprar fraldas e estava à minha frente na caixa um senhor engravatado e com aspecto de tudo menos de dificuldades económicas e levava uma cadeira dessas

-tenho um primo[8)] com dois putos, comprou recentemente uma carrinha Avensis de 37.000€ e tem duas cadeiras Infantia!
E é engenheiro e a mulher Professora!

Aqui fala-se muito em Roemer, Ultimax, Bébé Confort... com esse preços que falas, mas eu já postei aqui sobre as minhas aquisições chicco e ficaram muito longe desses valores. É uma questão de ponderar a qualidade/preço.
Amanhã vou buscar uma Romer, grupo 2+3, que custou mais 1€ (sim um euro) que a nova da CHICCO.[8)][}:)]

Uma das chicco que comprei (exactamente grupo 2+3) custou 96€ a tua custou 97? se calhar não.
Não quero entrar em guerras de marcas claro que a chicco também tem cadeiras caras, apenas referi aquelas marcas por serem as mais consideradas neste tópico. Mais do que marcas o que eu queria referir era preços de +-250€.
Como é claro, "penso eu de que...", estava a fazer uma comparação de preços com os ULTIMOS lançamentos de novas cadeiras tanto da CHICOO como da ROEMER, a saber:
- ultimo modelo da Chicco grupo 2 + 3 -> 129€ (lançado muito recentemente!!)
- ultimo modelo da Roemer grupo 2 + 3 -> 130€

Contas: 130€ - 129€ = 1€ :D:D

Oi,

a minha filhota está a caminho e a minha principal dúvida é se devo ou não comprar a alcofa, daquelas que se prendem com os cintos no banco traseiro .... se alguém me puder ajudar ....

Obrigado

citação:Originalmente colocada por Cambota

Oi,

a minha filhota está a caminho e a minha principal dúvida é se devo ou não comprar a alcofa, daquelas que se prendem com os cintos no banco traseiro .... se alguém me puder ajudar ....

Obrigado

Quase toda a gente me diz que a alcofa é apenas um gasto de dinheiro, já que serve por um período de tempo demasiado limitado. O Renato veio da maternidade na cadeirinha e não se queixou (dormia como um anjo).

Oi,

Obrigado

eu comprei um pack que era carrinho+babycoque+alcofa porque achei que a alcofa era muito prática. devia estar meio bêbado porque não é possível meter cintos a segurar o bébé dentro da alcofa; acabámos por usá-la em casa dentro da cama porque realmente os miúdos são muito pequenos quando nascem. foi nos toys r' us, sei que ainda andam por lá estes modelos, mas não sei quanto custam. o babycocque anda no carro da minha mulher porque ela sempre tem airbags laterais e cintos assados e fritos e travões xpto.

eu, como tenho um reles saxo que nem abs nem airbag tem, comprei uma cadeira da chicco dos 9 aos 18 kg, parecida com as fotos que andam por ai neste post, que dá para ir virada para trás ou para a frente, e que realmente a miúda ali dentro parece que vai num monte de almofadas e nada lhe poderá acontecer.

devem ser as duas muito boas porque nos milhares de quilómetros que já fez lá enterrada adormece ao fim de 30 minutos... :):):) só posso recomendar é as que têm forro lavável porque TUDO acaba na dita cadeira, sejam restos de comida, bolsados ou outros que tais! ;);)

citação:Originalmente colocada por C1-6

Oi,

Obrigado

eu comprei um pack que era carrinho+babycoque+alcofa porque achei que a alcofa era muito prática. devia estar meio bêbado porque não é possível meter cintos a segurar o bébé dentro da alcofa; acabámos por usá-la em casa dentro da cama porque realmente os miúdos são muito pequenos quando nascem. foi nos toys r' us, sei que ainda andam por lá estes modelos, mas não sei quanto custam. o babycocque anda no carro da minha mulher porque ela sempre tem airbags laterais e cintos assados e fritos e travões xpto.

eu, como tenho um reles saxo que nem abs nem airbag tem, comprei uma cadeira da chicco dos 9 aos 18 kg, parecida com as fotos que andam por ai neste post, que dá para ir virada para trás ou para a frente, e que realmente a miúda ali dentro parece que vai num monte de almofadas e nada lhe poderá acontecer.

devem ser as duas muito boas porque nos milhares de quilómetros que já fez lá enterrada adormece ao fim de 30 minutos... :):):) só posso recomendar é as que têm forro lavável porque TUDO acaba na dita cadeira, sejam restos de comida, bolsados ou outros que tais! ;);)

É pena que a maior parte dos pais desconheçam este facto! E gastam um dinheirão desnecessariamente.

A minha alcofa da chicco tem um cinto enorme dentro da alcofa. Esse cinto é opção nos conjuntos normais. No meu caso comprei full extras e trazia.

Ou seja o cinto do carro segura a alcofa ( com fixadores) e dentro da alcofa vem um cinto que segura o bébé...

Salvo erro custava 40 euros o cinto...

citação:Originalmente colocada por neoxic

A minha alcofa da chicco tem um cinto enorme dentro da alcofa. Esse cinto é opção nos conjuntos normais. No meu caso comprei full extras e trazia.

Ou seja o cinto do carro segura a alcofa ( com fixadores) e dentro da alcofa vem um cinto que segura o bébé...

Salvo erro custava 40 euros o cinto...

Mas oh neoxic, o cinto é daqueles tipo fivela que só prende a criança pela cintura não é? É que se assim for, não me parece garantir a segurança dos sistemas das restantes cadeiras

Não. Prende o tronco todo. Tem uns 8 cm de comprimento. É uma espécie de cinta.
Mas tb te digo parece-me mais seguro andar na coque...

Edit: afinal não é 15 mas 8cm...

Tou a ver que temos aqui manobras de marketing dos fabricantes. Pelo que tenho visto os argumentos são:
- a favor da coque : melhor protecção; a criança vai de costas para o sentido de andamento
- a favor da alcofa: posição horizontal; não está limitada a 1H30min de viagem; cinta prende a criança no tronco.

O maior problema é que admitindo que a alcofa é melhor (diga-se que ainda não estou nada convencido) ao po-la no banco de trás não cabe mais nada .... aquilo é enorme .... e um bocado pró pesado.... Raios partam os gajos do marketing ....

Uma coisa é certa: só comprei a alcofa porque a maria bateu o pé! Duvido que o puto viage muito nela. Apesar de ter cinto, tb não me inspira confiança em cso de embate.

Dinheiro deitado para a rua e insegurança aumentada... Se me permites, a tua mulher podia bater o pé a vontade mas está errada. E em caso de acidente, (espero que nunca o tenhas) como fica ?

Jamais faria isso. Pesquisei bastante (net, lojas, testes) antes de me decidir pelo Creatis.
Alcofa só em casa.

Cumps.

Boa tarde, a todos desde já muito obrigado pelas dicas.O meu filhote deve nascer lá para o fim de Abril/inicio de Maio, asim sendo tb li e voltei a ler o post. Tewnho uma questão para colocar, estou tentado a comprar uma cadeira/ovo da BEBECAR e ainda não vi nada sobre esta marca por aqui. Alguem tem conhecimento sobre qualidade e preços. Estou a pensar comprar desta marca porque já temos o carro(da prima que tem um anito e tal) e assim popupavamos uns €€€€.
Obrigado e felicidades para todos

citação:Originalmente colocada por pmferreira

Boa tarde, a todos desde já muito obrigado pelas dicas.O meu filhote deve nascer lá para o fim de Abril/inicio de Maio, asim sendo tb li e voltei a ler o post. Tewnho uma questão para colocar, estou tentado a comprar uma cadeira/ovo da BEBECAR e ainda não vi nada sobre esta marca por aqui. Alguem tem conhecimento sobre qualidade e preços. Estou a pensar comprar desta marca porque já temos o carro(da prima que tem um anito e tal) e assim popupavamos uns €€€€.
Obrigado e felicidades para todos

A primeira cadeira que comprei foi uma do grupo 0+ precisamente da bebecar. Muito fácil de montar no carrinho e automóvel, não é pesada, lava-se muito bem, e pareceu-me extremamente robusta e segura, daí a ter comprado. O cobre-pés é muito prático. A minha opinião é que é superior à da Bebeconfort, que é um trambolho para meter no automóvel.

citação:Originalmente colocada por nfh

Eu ponderei seriamente criar um novo tópico com esta mensagem, pois a importância é demasiada e seria melhor ter mais visibilidade para esta mensagem. Em todo o caso para já deixo-a apenas aqui.

A questão que eu queria denunciar é a seguinte: aqui há uns dois dias fui a uma loja "De Borla" e eis senão quando me deparo com umas cadeirinhas para transportar crianças em automóveis, com um aspecto deveras deplorável. E aí ainda só tinha prestado atenção à forma e ao forro, mas quando me aproximei deparei-me com isto:

aqui têm uma imagem duma cadeira isolada. Reparem bem na qualidade das correias, que não são nada mais do que aquelas correias de poliester das mochilas e das coleiras mais baratas para cães:

Ao agarrar numa das cadeiras estranhei o peso extremamente reduzido. Ainda pensei que fosse de alguma fibra mais elaborada, ou alguma espuma resistente, mas quando abri o fecho eclair do forro para verificar o tipo de material, deparei-me com isto:

É verdade, meus amigos, é esferovite puro e "duro", daquele branquinho e que vem a proteger a TV ou a estante de montar em casa.

Por fim, aqui têm uma foto do folheto que está agarrado à cadeira, descrevendo as características do produto:

Agora a minha questão é a seguinte: como é que uma cadeira com esta (reduzida) qualidade recebe uma homologação qualquer? E com que legitimidade é que estas cadeiras entram no mercado, com uma qualidade francamente desconcertante?

PS: deixei aqui apenas os thumbnails das imagens para não sobrecarregar o tópico. Por favor cliquem nas imagens para as verem com mais detalhe.

Pessoal, os meus emails à DGV e à APSI tiveram resposta.
Finalmente posso colocá-los aqui que possam lê-los:

Para: mail@dgv.pt (o email para a APSI é identico, pelo que não vale a pena colocá-lo aqui)

Assunto: Cadeiras Auto para Crianças

Bom dia.

Deparei-me com uma situação que gostaria de exclarecer.
A loja De Borla está a comercializar cadeiras de bebé
que me parecem (e digo parecem uma vez que não tenho
competência para fazer uma avaliação séria) inseguras
para as crianças. Esta minha sensação advém do facto da
cadeira ser construída à base de esferovite de ter
simples correias, como as usadas nas mochilas das
crianças, para prender a criança à cadeira.
A construção em esferovite parece-me extremamente
frágil em caso de embate e as correias parecem indicar
que magoam mais a criança do que a protegem.

Visitei o site da DGV à procura de lista de cadeiras
homolgadas de forma a confirmar se as mesmas estão, por
ventura, conforme as normas de segurança. Infelizmente
não encontrei tal lista, não sei se por inexistência ou
por simplesmente a minha procura não a ter encontrado.

Em caso de inexistência, proponho como sugestão a
disponibilização de uma lista com as marcas e modelos
homolgados.

Onde poderei confirmar se essas, ou quaisquer outras,
cadeiras se encontram homolgadas?
Caso não estejam homolgadas, como poderei denunciar tal
facto?

Desde já agradeço o tempo disponibilizado na leitura
deste email.

Resposta da DGV:
Exmº Senhor

Os cintos de segurança e os sistemas de retenção (vulgo cadeirinhas) devem obedecer aos requisitos técnicos e de homologação e respectiva etiquetagem nos termos da Portaria 311-A/2005, de 24 de Março e Decreto – Lei n.º 2225/2001, de 15 de Agosto, ambos os diplomas disponíveis no “Site” da DGV, no endereço www.dgv.pt, na área de Legislação – ordem cronológica.

Não dispomos no “SITE” da Lista dos sistemas homologados da existência de diferentes modelos e Marcas homologados em diferentes países da U. E.. Porém no mercado apenas poderão existir modelos homologados SEGUNDO AS REGRAS COMUNITÁRIAS. Se assim não for, os fabricantes e vendedores incorrem nas sanções previstas no n.º 4 do art. 114.º do Código da Estrada.

Com os melhores cumprimentos

Carlos Barroso
Gabinete de Planeamento, Informação e Relações Exteriores
Direcção-Geral de Viação

Resposta da APSI:

Exmo. Senhor,

Em primeiro lugar agradecemos o seu contacto e interesse pela APSI e pedimos desculpa pela demora em responder à sua questão.

Em relação à questão que nos coloca, as cadeiras existentes no Mercado estão, em regra geral homologadas. Ou seja possuem uma etiqueta E com número de homologação (ver site da apsi www.apsi.org.pt em dicas / segurança rodoviária / criança passageiro / cuidados a ter na compra de cadeirinhas); toda a informação que encontra no site da APSI refere-se a cadeiras homologadas e poderá visualizar um exemplo de etiqueta de homologação. Para ter acesso às normas legais, poderá consultar o site da DGV www.dgv.pt onde encontrará a Portaria nº 311-A/2005 de 24 de Março, a qual descreve as normas a que as cadeiras devem obedecer (regulamenta o art 82 e 55 do actual código da Estrada).

O facto da(s) cadeira(s) que viu à venda serem em esferovite não deve preocupá-lo, visto que é precisamente deste material ou em plástico que são fabricadas muitas "cadeirinhas" para transporte de crianças no automóvel. Confirme se efectivamente as cadeiras qe viu têm a etiqueta E com o nº de homologação começado por 03 (última versão da norma). No entanto, antes de adquirir uma cadeira, sugerimos-lhe que visite o site da APSI para se assegurar do tipo de sistema de retenção mais adequado a cada idade e peso.

Visto que a APSI tem recebido dezenas de dúvidas originadas pelo novo código da estrada sendo difícil dar resposta em tempo útil a todos quantos nos procuram, decidimos organizar sessões de esclarecimento para empresas e instituições a fim de informar e esclarecer sobre as principais alterações e facilitar uma resposta adequada a cada caso. Enviamos, em anexo, informação sobre essas sessões e agradecemos desde já toda a colaboração possível na sua divulgação junto da empresa onde trabalha, escolas ou outros locais. A APSI oferece ainda outros formatos de formação sobre o transporte de crianças em automóvel, que poderá consultar no nosso site em www.apsi.org.pt

Caso queira apoiar a nossa causa, aproveitamos ainda esta oportunidade para enviar em anexo uma proposta de sócio, que lhe dará acesso a prioridade no atendimento, descontos em acções promovidas pela APSI e informações regulares e actualizadas sobre segurança infantil, para além de contribuir para a prevenção dos acidentes em crianças.

Esperando ter ido de encontro às suas necessidades, ficamos à disposição para mais informações. Com os melhores cumprimentos,

Helena Sacadura Botte
Técnica de Segurança Infantil

A APSI, Associação para a Promoção da Segurança Infantil - é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, com o estatuto de utilidade pública, que tem por objectivo a prevenção dos acidentes e das suas consequências através da promoção da segurança infantil e juvenil, da defesa dos direitos da Criança e da Família bem como dos direitos dos consumidores e de um ambiente promotor de saúde.

Os acidentes e as suas consequências são a maior causa de morte e incapacidade nas crianças e jovens em Portugal. A APSI conta com a generosidade e o envolvimento da Sociedade Civil para prosseguir as suas actividades e assim contribuir para a redução da gravidade deste grande problema de Saúde Pública.

Para mais informações, visite o site www.apsi.org.pt

Vila Berta, 7 - 1º Dto
1170-400 Lisboa
Tel. 21 88 70 161 - Fax 21 888 1600

Deixei a info no final do email da APSI de forma a que quem não saiba, fique a saber que há uma ONG que se preocupa com a segurança dos mais pequenos. :)

citação:Originalmente colocada por lemor

Dinheiro deitado para a rua e insegurança aumentada... Se me permites, a tua mulher podia bater o pé a vontade mas está errada. E em caso de acidente, (espero que nunca o tenhas) como fica ?

Jamais faria isso. Pesquisei bastante (net, lojas, testes) antes de me decidir pelo Creatis.
Alcofa só em casa.

Cumps.

O facto de ter comprado a alcofa não quer dizer que viage nela!;)

Por acaso tb pesquisei bastante e não optei pela creatis! Apesar de ser muito gira e o loola tb o preço não justifica pois em termos de segurança a creatis -em particular- é inferior em segurança e sobretudo em conforto à cadeira equivalente da Chicco.

Esteticamente a bebeconfor é muito à frente.

Voltar
Superior