Cadeiras de Bebé

Antes de mais muitos Parabéns. É uma sensação fantástica ter a noticia que vamos ser pais.

Obrigado. E nisso estás coberto de razão. :)

Quanto à opção. A minha opinião é a seguinte: Não aprecio em particular os trios. Existindo berço, a alcofa servirá para quê? É mais um mono em casa.

E ter atenção que a alcofa não serve para andar no carro, independentemente do que dizem as marcas. Eu não meto um filho meu deitado numa alcofa de lado, preso com o cinto. No caso de uma travagem mais forte a criança recebe um impacto e todo o corpo torce lateralmente.

Eu quanto à alcofa tenho "mixed feelings".

Na segurança, no famosérrimo teste da ADAC que já foi mencionado no tópico, para o grupo 0 a única peça que obtém pontuação máxima em segurança, além das muito boas e igualmente muito caras Roemer, é... uma alcofa!

ADAC Test - Kindersitze - Details

Também é verdade que não aconselham que os catraios estejam mais do que 1.5 horas no ovo.

A alcofa pode ser útil em viagens longas e/ou quando se tenha de pernoitar fora de casa.

De resto, de todo o conjunto vejo a alcofa como o mais dispensável (berço não tenciono comprar, apenas cama de grades).

Eu optei pelo sistema family fix da bebeconfort. Comprei a base isofix mais o ovo. Neste momento já tenho em uso a cadeira grupo 1.

O ovo Pebble + base Isofix + carrinho Loola da Bebé Confort estão também debaixo de mira, mas são consideravelmente mais caros.

Dos ensaios que tenho visto, o Chicco oferece protecção igual e comprando o trio gasto menos dinheiro e ainda vem a alcofa mais uma panóplia de acessórios.

Agora, o que eu gostava de saber é a tua experiência com o material Bebé Confort no dia-a-dia. É que se a segurança se equivale, há mais coisas a serem ponderadas:
Boas experiências/pontos positivos?
Más experiências/pontos negativos?
A criança gostou?
É resistente?
É fácil de lavar?
É fácil de montar e desmontar no dia-a-dia?
Etc...

:)

O sistema da family fix da bebe confort é composto de uma base isofix que fica permanentemente instalada no banco do carro.

No meu caso foi no banco de trás, lado direito. Com este sistema, colocar e retirar o ovo é extremamente simples. Para colocar basta encaixar e ouvir um apito e um sinal luminoso de confirmação da boa instalação. É 1 seg.
E depois tem a vantagem de não necessitar cinto de segurança.

Para retirar o ovo, a base possui uma pega que puxando por ela desengata a fixação do ovo. Basta levantá-lo e já está retirado. Outro segundo.

Em dias de chuva este sistema é fantástico por evita estares de porta aberta a apanhar chuva enquanto fixa o ovo com o cinto.

Quanto à segurança do conjunto. Pelo que sei está entre as melhores ao nível dos testes de colisão. Está visto que o sistema isofix é o melhor porque prende a cadeira à estrutura do carro. Literalmente ao chassis.

Para lavar é sempre mais complicado retirar o forro, mas é possivel. No manual vem tudo explicado. Eu optei por comprar uma forra de verão (o tecido é turco, como o dos roupões de banho) e torna-se muito fácil retirá-lo e lavá-lo.

O ovo peabble da bebeconfort também permite instalá-lo com o cinto. Eu tive situações de ir sozinho no carro com a filhota e ela ia no banco da frente com o air-bag desligado. Depois de colocar 2 ou 3x a cadeira no banco da frente, é simples aplicar o cinto. Mas nunca é tão rápido como com a base.

Agora já tenho a cadeira Pearl e desde que passou a usar esta, as viagens tem sido mais descansadas. Vai mais confortável. Os bebés, quando chegam aos 8-9 Kg começam a ficar apertados no ovo e vão desconfortáveis.

A cadeira tem a desvantagem da altura a que fica, o que obriga a instalar a criança com algum cuidado, na passagem da abertura da porta.

Como já referi, o material da bebeconfort, maxi-cos e quinny é todo compativel entre si. O que me chegaram a referir foi que a maxi-cosi deixava de exisitir em Portugal e mantinha-se na Europa enquanto que a bebeconfort ficava só em Portugal e sai em termos de marca da Europa.

Uma sugestão se me permites: tenta ver no custo justo este material. Por vezes encontramos algumas boas supresas.

Também sei que a Bebeconfort está a ter alguns bons descontos em equipamentos de coleções passadas. Trata-se de cores que sairam de circuito, mas que muita das vezes são perfeitamente atuais.

OK, estou a ver que a tua experiência com a marca é bastante boa.

Uma coisa que me deixou desconfiado: o carrinho Loola da BebéConfort, que eu tenho debaixo de holho, traz a a indicação que é apropriado para crianças dos 6 meses aos 3.5 anos.

Pergunta (pode parecer idiota): se o carrinho é apropriado dos 6 meses em diante, o que se faz antes dos 6 meses?!?

OK, estou a ver que a tua experiência com a marca é bastante boa.

Uma coisa que me deixou desconfiado: o carrinho Loola da BebéConfort, que eu tenho debaixo de holho, traz a a indicação que é apropriado para crianças dos 6 meses aos 3.5 anos.

Pergunta (pode parecer idiota): se o carrinho é apropriado dos 6 meses em diante, o que se faz antes dos 6 meses?!?

O ovo (ou o carrinho) traz uns adaptadores próprios para o ovo ser instalado na estrutura do carrinho. A cadeira que vem no carro é desmontada provisoriamente.

O ovo (ou o carrinho) traz uns adaptadores próprios para o ovo ser instalado na estrutura do carrinho. A cadeira que vem no carro é desmontada provisoriamente.

Sim, certo! Isso eu sabia! Não me expliquei bem ao pôr a minha dúvida.

Se a cadeira do carro só serve após os 6 meses e se não é recomendável o garoto estar no ovo mais do que 1.5h, como fazes em saídas/passeios mais longos quando é pequenino?

Desculpa a nabice, mas isto de ser pai é tudo novidade para mim... :)

Essa hsitória do bebé não andar mais de 1,5h no ovo é um pouco conversa fiada.

Fiz viagens para Lisboa ou Bragança a partir do Porto. São sempre 2h30 cada uma, mais coisa menos coisa. A criança fica a dormir no ovo e vou acordá-la porque passou 1,5h????

Não devemos levar tanto à letra algumas coisas. O bom senso deve ser o critério principal. Um bebé que esteja 2h ou mais a dormir no ovo é porque vai confortável e se sente bem. Além disso, o ovo da bebe confort vem com um redutor para apoiar a cabeça e uma almofada para a zona do rabinho e costa para ser utilizada nos primeiros meses. Isto faz com que o bebé vá mais numa posição deitado e não tão dobrado.

Não se deve andar mais de 2h dentro do ovo porque faz mal á coluna da criança.

La por ir a dormir não quer dizer nada, nunca ninguém adormeceu no sofá numa posição "estranha"?

A cadeirinha tipo "ovo" não tem Isofix por ela própria. Ou se usa o cinto de segurança do carro, ou então compra-se a base Isofix à parte.
Eu estava na mesma situação que tu, e adquiri a base Isofix para o carro com sistema Isofix, enquanto no outro carro usava o cinto de segurança.
A base Isofix é muito mais prática porque é só encaixar o "ovo" na dita base. No carro sem Isofix é preciso estar sempre a colocar o cinto, o que pode dar azo a que algumas vezes fique mais solto. Eu usava um "ovo" da marca B-Safe, que tem que se colocar a pega numa certa posição depois de instalada dentro do carro, que pressiona o cinto de segurança, o que a torna mais segura.

Eu que não tenho carros com ISOFIX comprei a base para cintos e facilita bastante ;)
Na altura foi o ovo Romer/Britax e a belted Base. Quando prendi o ovo apenas com o cinto fiquei com uma sensação de insegurança bastante grande. Não há comparação.

Última edição:
Sim, certo! Isso eu sabia! Não me expliquei bem ao pôr a minha dúvida.

Se a cadeira do carro só serve após os 6 meses e se não é recomendável o garoto estar no ovo mais do que 1.5h, como fazes em saídas/passeios mais longos quando é pequenino?

Desculpa a nabice, mas isto de ser pai é tudo novidade para mim... :)

Eu tinha um "ovo" que só levantava as costas do bebe quando andava no carro, fora do carro ficava completamente horizontal. Assim podia andar a passear com ele à vontade sem restrições do tempo. Comprei esse ovo, da marca B-safe, precisamente por causa dessa recomendação.
E na altura só encontrei esse ovo que fazia isso, mas acho que alguém já referiu aí outro ovo que também faz isso.

Eu tinha um "ovo" que só levantava as costas do bebe quando andava no carro, fora do carro ficava completamente horizontal. Assim podia andar a passear com ele à vontade sem restrições do tempo. Comprei esse ovo, da marca B-safe, precisamente por causa dessa recomendação.
E na altura só encontrei esse ovo que fazia isso, mas acho que alguém já referiu aí outro ovo que também faz isso.

Do fabricante Casualplay, os ovos também tem uma posição reclinável. Ou mais deitada ou mais sentada.

Mas na zona do Porto era vendido pela Kituki ou pelo Corte Ingles e os preços são Upa, upa....

Do fabricante Casualplay, os ovos também tem uma posição reclinável. Ou mais deitada ou mais sentada.

Mas na zona do Porto era vendido pela Kituki ou pelo Corte Ingles e os preços são Upa, upa....

há uma marca espanhola que também tem essa alcofa/ovo. a marca é a Jané e o modelo é Matrix e vende-se também na Kituki. é compatível com os carrinhos da marca e com os da Concord.
o meu filho usou essa alcofa/ovo até aos 6 meses e confesso que andava quase sempre na posição deitado, mesmo quando fazia viagens de automóvel.

agora, desde essa altura, uso uma cadeira Britax 0+/1 na minha carrinha e a mãe tem uma cadeira Bebeconfort também 0+/1 no Golf IV 3p. no carro dela o banco do pendura tem de ir um pouco chegado à frente mas ainda assim é utilizável (apesar de eu não caber lá). ambas são sem Isofix.

Não se deve andar mais de 2h dentro do ovo porque faz mal á coluna da criança.

La por ir a dormir não quer dizer nada, nunca ninguém adormeceu no sofá numa posição "estranha"?
Exacto. Logo que as minhas chegaram aos 8 Kg passei-as imediatamente para as cadeiras. Nas babycoques, que por acaso eram bebeconfort (emprestadas) iam muito dobradas. Felizmente nunca tive viagens de mais de 1,5 horas.
Material deste, barato é em Inglaterra. Comprei as Britax/Romer isofix quase por metade do preço de cá.

Eu, depois de muito pesquisar e experimentar, acabei por ir para um peeble da Maxi-cosi (ou será bebeconfort, que aquilo é a mesma coisa!!!). Agora a minha dúvida é a seguinte: vale a pena a base não isofix??
É que nem todos os carros da familia têm ISOFIX e, inclusivé, no banco da frente, nenhum tem.

Será que vale a pena comprar a base não isofix? Ou será que é sempre melhor comprar a isofix para os que têm atrás e andar com o cinto nas outras???

Eu, depois de muito pesquisar e experimentar, acabei por ir para um peeble da Maxi-cosi (ou será bebeconfort, que aquilo é a mesma coisa!!!). Agora a minha dúvida é a seguinte: vale a pena a base não isofix??
É que nem todos os carros da familia têm ISOFIX e, inclusivé, no banco da frente, nenhum tem.

Será que vale a pena comprar a base não isofix? Ou será que é sempre melhor comprar a isofix para os que têm atrás e andar com o cinto nas outras???

Eu acabei de encomendar material Chicco com duas bases: uma sem Isofix (já vem incluída) e outra com Isofix (comprada por fora). Como tenho um carro com Isofix e outro sem, passa a andar uma base em cada um. Como o lugar traseiro é sempre muito mais seguro, a cadeira vai andar lá s-e-m-p-r-e. Experimentei colocar o "ovo" sozinho com o cinto e aquilo abana demais para o meu gosto. Experimentei com base "vulgar" (i.e. base sem Isofix) e a diferença de solidez é abissal. Com Isofix acredito que seja melhor ainda.

Eu acabei de encomendar material Chicco com duas bases: uma sem Isofix (já vem incluída) e outra com Isofix (comprada por fora). Como tenho um carro com Isofix e outro sem, passa a andar uma base em cada um. Como o lugar traseiro é sempre muito mais seguro, a cadeira vai andar lá s-e-m-p-r-e. Experimentei colocar o "ovo" sozinho com o cinto e aquilo abana demais para o meu gosto. Experimentei com base "vulgar" (i.e. base sem Isofix) e a diferença de solidez é abissal. Com Isofix acredito que seja melhor ainda.

O meu problema é que os dois carros em que vai andar maioritariamente têm isofix, mas os restantes não têm ( meus e dos meus sogros, por exemplo).
E a base não isofix custa 160€, o que não é nada barato, para usar 1 ou 2x por mês... Já a base com isofix já me mentalizei que vou ter de dispender os 195€ que custa...

O meu problema é que os dois carros em que vai andar maioritariamente têm isofix, mas os restantes não têm ( meus e dos meus sogros, por exemplo).
E a base não isofix custa 160€, o que não é nada barato, para usar 1 ou 2x por mês... Já a base com isofix já me mentalizei que vou ter de dispender os 195€ que custa...

Pois, o material bebe-confort é bom, mas é caríssimo... Se é só mesmo uma ou duas vezes por mês é uma questão de ponderares o risco.

No caso da Chicco a base Isofix são 107€ e a não Isofix por volta de 30€. Por tão pouco dinheiro preferi ter os dois tipos de base.

Pois, o material bebe-confort é bom, mas é caríssimo... Se é só mesmo uma ou duas vezes por mês é uma questão de ponderares o risco.

No caso da Chicco a base Isofix são 107€ e a não Isofix por volta de 30€. Por tão pouco dinheiro preferi ter os dois tipos de base.

Agora que dizer isso, tenho lá um ovo do Living que era da minha prima (que tem um miudo com 3 aninhos...) e tenho lá a base não isofix do ovo... se calhar uso esse nos carros sem isofix...

Entretanto comprei o trio Living da Chicco. Como sou um bota de elástico comprei uma cor do ano passado ([:D]) e com isso poupei cerca de 130€. ([:D])

(É um bocado sintomático da nossa sociedade de consumo um artigo tão banal e utilitário como uma cadeira de criança descer drasticamente de preço porque a cor é do ano passado...).

Comprei também a base Isofix que, diga-se, oferece de facto uma solidez de fixação do ovinho muito maior. O produto trazia incluído uma outra base que se prende só com o cinto, que vai andar no Clio sem Isofix. Esta base oferece menos solidez do que a Isofix, mas ainda assim é muito melhor com esta base do que sem: só com o cinto o ovo abana por todos os lados e sai de posição com facilidade! :(

Com Isofix é de facto outra loiça... :)

E aqui está ele, o altar de Sua Alteza Real, a princesa! :)

105424d1330275361-finalmente-fotos-pag-3-kia-venga-tx-1-4-crdi-img_5377.jpg

Voltar
Superior