Cães na praia

Cães nas praias ocupam segundo lugar no "ranking" das queixas dos banhistas

A presença de cães em praias galardoadas ocupa o segundo lugar no "ranking" das queixas mais apresentadas à Associação Bandeira Azul, ultrapassada apenas pelas reclamações relativas à qualidade da água, disse à Lusa fonte da associação.

Durante a época balnear que agora termina, a associação recebeu cinco queixas relativas aos cães e oito devido aos maus cheiros causados pela água, sendo o barulho das motas de água a terceira reclamação mais frequente.

Apesar de proibida por lei nas praias vigiadas e punível com uma coima que vai dos 25 aos 2.500 euros - moldura prevista para outras interdições afixadas nos editais das praias -, a presença de cães é uma das maiores dores de cabeça para quem frequenta os areais portugueses.

O cenário repete-se um pouco por todo o país: cães à solta deambulam pelos areais, deixando dejectos pelo caminho, levando pela frente toalhas ou presenteando os banhistas com valentes sacudidelas de água do mar.

O que as pessoas parecem ignorar é que, além de incomodarem os restantes utilizadores das praias, o contacto dos cães com a areia, principalmente a que está seca, representa um perigo para a saúde pública.

Os cães podem transmitir aos seres humanos (principalmente às crianças, por serem mais vulneráveis), doenças como a raiva, transmitida através da saliva, ou a toxocarose, infecção provocada pelas fezes de animais com parasitas.

Catarina Gonçalves, da Associação Bandeira Azul, acredita que a maioria das pessoas que levam animais para a praia "não tem consciência" dos riscos que correm e a que sujeitam os outros banhistas. "É preciso esclarecê-las", diz, sublinhando que por muito que os cães estejam limpos, são potenciais transmissores de doenças, principalmente se estiverem em contacto com a areia seca, que não é renovada pelo mar.

"A maioria não liga", lamenta, alertando ainda para a "complexa burocracia" na gestão das praias, pois a responsabilidade de autuar cabe às capitanias, "mas quem tem que zelar para que os cães não entrem nas praias são as câmaras".

Opinião partilhada pelo Comandante da Capitania de Faro, Reis Ágoas, que considera que, apesar de ser a autoridade marítima a fazê-lo, deveriam ser as câmaras municipais as entidades responsáveis por actuar em primeiro lugar.

Na maior parte das vezes, diz, são os banhistas que denunciam à Polícia Marítima (PM) a presença de cães nas praias, ficando a PM depois responsável por autuar os donos dos animais, quando estes se identificam prontamente.

Caso não o façam, pois segundo Reis Ágoas há muitas pessoas que negam ser donas dos animais para escapar ao pagamento da coima, são os serviços camarários que têm que capturar o cão e levá-lo para outro local.

O comandante do Porto de Faro precisa que, durante a época balnear que agora termina, o número de coimas aplicadas na região algarvia por levar cães para as praias não ultrapassou as duas dezenas.

Agência LUSA
2006-09-14

A raiva? Alem dos cães serem vacinados contra a Raiva esta está extinta na peninsula ibérica á decadas. Quanto ao resto todo o cão que siga um veterinário e dono responsável é desparasitado contra qualquer doença que afecte humanos e o cão pq eles é suposto viverem com pessoas e não convem que estas fiquem doentes.

Eu não levo o cão para a praia em época balnear, mas garanto-vos que os meus estão em melhores condições de higiene que muitas pessoas que vão encontrar na praia![8]

Realmente, os cães são um foco real de doenças, falta de higiene, transtorno. Eu voto para que os exterminem da face da terra. E já agora, os mosquitos também só incomodam. Porque não fazê-los desaparecer? Bem, se calhar a maioria dos animais só incomodam… e a estúpida mania dos parque naturais, já viram que chatice! Não era bastante melhor “resorts” de luxo em vez de hectares e hectares de natureza selvagem?

Se calhar a solução ideal seria asfaltar o planeta todo, exterminar toda e qualquer forma de vida não humana.

Pelo menos as “cagadelas” dos cães nas praias acabavam…

Durante a época balnear não levo a minha "bichinha" para a praia... nos restantes dias do ano sempre que posso vou lá dar uma volta... limpeza das praias apenas na época balnear pelos concessionários... durante o resto do ano é ver no areal o lixo trazido pelo mar... e das poucas vezes que há limpeza é feita pela autarquia local... mas levo comigo meia dúzia de sacos para apanhar os dejectos da minha "bichinha"

citação:Originalmente colocada por lmrsa

Realmente, os cães são um foco real de doenças, falta de higiene, transtorno. Eu voto para que os exterminem da face da terra. E já agora, os mosquitos também só incomodam. Porque não fazê-los desaparecer? Bem, se calhar a maioria dos animais só incomodam… e a estúpida mania dos parque naturais, já viram que chatice! Não era bastante melhor “resorts” de luxo em vez de hectares e hectares de natureza selvagem?

Se calhar a solução ideal seria asfaltar o planeta todo, exterminar toda e qualquer forma de vida não humana.

Que post mais ridiculo. Tu deves comer do "prato" do teu cão de certeza. Não deves destinguir um cão de um humano.

A maioria dos animais não é mais limpo que o cão (ou se calhar até são), por isso mesmo também não vão para a praia. Já viste se toda a gente levasse um cão para a praia? ou um gato? ou um hammster? já viste a higiene? tu ias adorar.

citação:Originalmente colocada por michaelreznor

citação:Originalmente colocada por PDCouto

citação:Originalmente colocada por _robie_

É tão engraçado ver os animais a brincar na água, agora se é proibido ou não, não sei, mas não me parece....

É mesmo altamente estar na praia e levar com cães a correr, a encher tudo de areia, a passar grandes rasas às crianças pequenas, a calcar as toalhas, a mijar e a ***** na areia, é mesmo fixe. [:o)]

E quando se sacodem com aqueles salpicos agradáveis com cheiro a cão molhada para cima das pessoas?! Huuuuummmm que delícia...

Levem os cães para a praia mas onde não estejam pessoas. Nem todas gostam de "levar" com eles.

tenho pena (os bichos não têm culpa:)) mas acho que o PDCouto tem razão.
de qualquer maneira, pelo que já foi aí dito, só é proibído levá-los lá na época balnear.
então há muito tempo para levar cães à praia.
menos mal:)

ld

E para que saibam eu até tenho 2 Epagneul Breton em casa dos meus pais... o meu pai não os passeia soltos na praia na época balnear, deixa-os andar à vontade quando só lá estão pescadores e assim.

Leva sempre sacos de plástico para apanhar cocós, o que eu também faço quando os passeio (apesar de me custar sentir o cocó quente e pastoso atrávés do plástico [:o)] ) porque detesto calcar cagalhões.

citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

Saude pública? Qual é o problema que os cães tem que afecta tanto os humanos?

Os cães são sujos! Não há outra maneira de dizer... é um animal sujo. :D Andam por todo o lado, cheiram e lambem tudo, ao cumprimentarem-se lambem-se muitas vezes em parte "púdicas" :D, fazem xixi e cocó em todo o lado, estão sujeitos a parasitas como pulgas e carraças, levam ervas e semente atrás deles e no pele, muitos têm caspa - que distribuem alegremente juntamente com pelo quando se sacodem.

Mas o que eu noto nos donos de cães, é que eles presumem arrogantemente que os outros têm que tolerar o que eles toleram. ;)

Eu gosto muito dos cães dos meus pais, mas não conseguia tê-los em casa. Por mais bem tratados e limpos que sejam, são uns porcos javardolas do caraças! :D

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

Eu não levo o cão para a praia em época balnear, mas garanto-vos que os meus estão em melhores condições de higiene que muitas pessoas que vão encontrar na praia![8]

Ou seja, mesmo sabendo isso, tens consideração e respeito pelos outros. :)

Idenpendentemente das condições de higinene dos animais ou não.

O que interessa é que é Proibido.E muitas vezes é uma falta de respeito para com as outras pessoas.

citação:Originalmente colocada por lamborghini_

Que post mais ridiculo. Tu deves comer do "prato" do teu cão de certeza. Não deves destinguir um cão de um humano.

A maioria dos animais não é mais limpo que o cão (ou se calhar até são), por isso mesmo também não vão para a praia. Já viste se toda a gente levasse um cão para a praia? ou um gato? ou um hammster? já viste a higiene? tu ias adorar.

Obrigado pela classificação ao meu post, será tida em consideração no futuro para tentar não te ofender.

Mas já agora, até te respondo: não como do prato do meu cão. Distingo perfeitamente um cão de um humano. (até agora, nenhuma destas constatações serve de argumento para o facto de se levar ou não um cão à praia…)

O parágrafo seguinte é complexo demais, está tão profundamente minado por conceitos errados que se torna difícil de comentar. Mas vou tentar: a questão de ordenar os animais por nível de higiene, e deste modo definir quais seriam permitidos numa praia, parece-me do mais ridículo possível. Reparaste no exemplo que dei dos mosquitos? Sabes que podem ser potenciais portadores de doenças? Queres impedi-los de ir à praia?

Caro colega, os cães têm o mesmo direito que tu tens de irem à praia, ou pelo menos deviam ter. Normalmente, vão com os seus donos, que idealmente deveriam ser responsáveis pelos seus actos e ter consciência do incomodo que os cães podem causar nos demais utilizadores da praia. Idealmente deveria ser assim, muitas vezes não o é. Como já o disseram aqui, também com as criancinhas se verifica o mesmo, há pais conscienciosos e outros que não o são. Queres proibir as crianças de frequentar as praias?

citação:Originalmente colocada por FGO

O cenário repete-se um pouco por todo o país: cães à solta deambulam pelos areais, deixando dejectos pelo caminho, levando pela frente toalhas ou presenteando os banhistas com valentes sacudidelas de água do mar.

O que as pessoas parecem ignorar é que, além de incomodarem os restantes utilizadores das praias, o contacto dos cães com a areia, principalmente a que está seca, representa um perigo para a saúde pública.

Os cães podem transmitir aos seres humanos (principalmente às crianças, por serem mais vulneráveis), doenças como a raiva, transmitida através da saliva, ou a toxocarose, infecção provocada pelas fezes de animais com parasitas.

Catarina Gonçalves, da Associação Bandeira Azul, acredita que a maioria das pessoas que levam animais para a praia "não tem consciência" dos riscos que correm e a que sujeitam os outros banhistas. "É preciso esclarecê-las", diz, sublinhando que por muito que os cães estejam limpos, são potenciais transmissores de doenças, principalmente se estiverem em contacto com a areia seca, que não é renovada pelo mar.

Pelos visto as queixas não são isoladas e sem sentido.

Leva sempre sacos de plástico para apanhar cocós, o que eu também faço quando os passeio (apesar de me custar sentir o cocó quente e pastoso atrávés do plástico [:o)] ) porque detesto calcar cagalhões.

:D:D:D
podias ter poupado o pessoal ao pormenor....[:o)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]
vou ver uns vídeos de 'escavanço' a ver se ganho apetite para almoçar....até já...:D:D:D

ld

Eu levo os meus para as praias sem sinalização mas somente fora da época balnear.
As razões são varias, embora sejam calmos e muito meigos, não quero que imcomodem ninguém, nem que sejam também incomodados.
Convém levar os sacos para apanhar as fezes, pois não gostaria de ir para uma praia e estar a passar pelas fezes de outros cães ou pisa-las. Até hoje nunca fizeram, nem sei porquê, mas levo na mesma.
Para esta situação, criei hórarios para estas situações e como têm uma alimentação regular, fazem semrpe a mesma hora, e quando vão para a praia ja´descarregaram.

Certas praias têm o aviso de proibição a animais mas com oaviso de que é somente durante a época balnear, a estas também vou com eles logicamente fora da epoca balnear.

NUnca vou para praias onde possam estar outros cÂes..há pessoas que não educam os cÂes(grande parte delas mesmo..) e andam com os cães a solta como se fosse 100% controláveis..de modo que estes últimos ao verem outros cães vêm feitos malucos..e depois não os controlam..nem os ditos donos segurissimos de si os conseguem segurar ou fazer obedecer ao nome...
Já tive duas chatices assim em praias...felizmente os ditos cães sairam corridos pois só tinham tamanho..
Caso se virassem mesmo...não ficavam cá para contar a história de certeza..porque felizmente tenho meios para o prevenir..

Convém fazeres-te acompanhar trelas de extensão para ocaso de haver crianças ao pé, e não relaxar, isso é para os cães, podendo deixa-lo mais a alrga até as pessoas irem embora e soltar depois.

Quem leva os cães a praia têm que estar em constante vigilância para o caso de aparecer alguém, e sobretudo saber que há pessoas que têm medo de cães e entram em panico..evitar contacto..os cães quando muito meigos podem ir ter com as pessoas e assusta-las..podendo essas pessoas ter reacções que os cães tomem por brincadeira e sem querer ser violentas..e a partir daí o cão pode passar para um estado agressivo, pois tratam-se de pessoas para quem ele ía amigavel mas se viraram.

Importante:
Levar água potável com fartura! OS cães ficma com sede e deve mbeber água regularmente.
Há uns kits de 7 ou 8 Euros de viagem com tijela para a água, para a comida e com uma botija onde levar água, é importante não transformar um passeio agradavel num situação traumatizante para os bichos.

Levar também boletins de vacinas em dia para o caso de serem interpelados por um agente da autoridade, já mos pediram uma vez, e como sou piquinhas, felizmente tinha-os comigo.

Mas o que eu noto nos donos de cães, é que eles presumem arrogantemente que os outros têm que tolerar o que eles toleram. ;)

Já reparaste que o que disseste, mais uma vez, retirando "cães" se adequa perfeitamente aos humanos?
Já sei que não gostam de comparar crianças a cães, mas na verdade são extremamente parecidos, porque os humanos só ganham maior consciência das acções/reações à medida que crescem. Tendo dito isto, quantas vezes não temos de "aturar" as crianças dos outros, porque os outros acham que temos de tolerar o que eles toleram?
E por acaso nem precisava de ir buscar as crianças, os adultos que já deviam ter crescido são muitas vezes iguais. Basta ir, por exemplo a um sala de cinema....

Obrigado pela classificação ao meu post, será tida em consideração no futuro para tentar não te ofender.

Mas já agora, até te respondo: não como do prato do meu cão. Distingo perfeitamente um cão de um humano. (até agora, nenhuma destas constatações serve de argumento para o facto de se levar ou não um cão à praia…)

O parágrafo seguinte é complexo demais, está tão profundamente minado por conceitos errados que se torna difícil de comentar. Mas vou tentar: a questão de ordenar os animais por nível de higiene, e deste modo definir quais seriam permitidos numa praia, parece-me do mais ridículo possível. Reparaste no exemplo que dei dos mosquitos? Sabes que podem ser potenciais portadores de doenças? Queres impedi-los de ir à praia?

Caro colega, os cães têm o mesmo direito que tu tens de irem à praia, ou pelo menos deviam ter. Normalmente, vão com os seus donos, que idealmente deveriam ser responsáveis pelos seus actos e ter consciência do incomodo que os cães podem causar nos demais utilizadores da praia. Idealmente deveria ser assim, muitas vezes não o é. Como já o disseram aqui, também com as criancinhas se verifica o mesmo, há pais conscienciosos e outros que não o são. Queres proibir as crianças de frequentar as praias?

Mas tu queres comparar cães que como já foi dito é um animal porco , com uma criança? ou até com insectos, que se pensares um bocado chegas á conclusão que vão á praia porque não dá para evitar?

Porra, olha não vou discutir mais contigo este assunto, porque a burrice bate-te forte.

Ouve lá, deixa-te de tangas e baseia-te em factos! [:p]

É proibido e dá direito a multa levar um cão à praia.

O cão pode ficar em casa sozinho durante umas horas... se não pode, azar, não vens à praia e ficas em casa a fazer de "boby-syster".

É que ter um cão implica PERCEBER o que se pode e não se pode fazer... deveriam ter ponderado isso antes de ter um cão... capicce?

Qto a estas comparações com crianças.... epá mas tu qdo eras novo eras o quê um cachorro e roias ossos? enfim.... nem vale a pena responder... mas caso não alcances... crianças todos nós fomos! E faz parte da nossa condição de humanos SERMOS OBRIGADOS a lidar com crianças HUMANAS! Quer sejam as tuas quer sejam as dos outros, quer directamente que indirectamente.

E olha... eu tambem tenho um cão que NUNCA vai à praia na época balnear.... e tambem tenho um filho! Garanto-te que trato-os de maneira muito diferente! Gosto demasiado do meu filho para sequer colocar a hipótese de ter um tratamento semelhante a um.... cão...

Mas tu queres comparar cães que como já foi dito é um animal porco , com uma criança? ou até com insectos, que se pensares um bocado chegas á conclusão que vão á praia porque não dá para evitar?

Porra, olha não vou discutir mais contigo este assunto, porque a burrice bate-te forte.

Olha, meu amigo, não gosto que me insultem, e tenho por norma nunca insultar ninguém. Se não tens maturidade suficiente para discutir um assunto (e numa discussão é perfeitamente normal que apareçam pontos de vista diferentes dos nossos), até me fazes um favor não continuar esta discussão comigo.

Mas já agora, ficas a saber que partir para o insulto quando já não se consegue contra-argumentar é uma prova evidente de falta de civismo, um mal que actualmente consome a nossa sociedade.

citação:Originalmente colocada por Torres

Já reparaste que o que disseste, mais uma vez, retirando "cães" se adequa perfeitamente aos humanos?
Já sei que não gostam de comparar crianças a cães, mas na verdade são extremamente parecidos, porque os humanos só ganham maior consciência das acções/reações à medida que crescem. Tendo dito isto, quantas vezes não temos de "aturar" as crianças dos outros, porque os outros acham que temos de tolerar o que eles toleram?
E por acaso nem precisava de ir buscar as crianças, os adultos que já deviam ter crescido são muitas vezes iguais. Basta ir, por exemplo a um sala de cinema....

Exactamente. Não se pode proibir os cães nas praias devido a questões comportamentais, para isso teria que se proibir o comportamento e não o cão. A única razão válida seria a nível de saúde publica, mas eu acho uma falta de sentido de realidade proibirem-se os cães na praia devido a questões de saúde, quando facilmente se encontram dezenas de exemplos de comportamentos perfeitamente aceitáveis pela sociedade que podem eventualmente ser bastante piores (por exemplo, a poluição provocada pelas embarcações de recreio).

Viva...

achei a discussão interessante tirando um ou outro ponto...

no geral concordo com o que foi exposto pelo Simple...

eu também tenho uma cadela... e sempre que posso, independentemente da altura do ano, levo-a à praia...

quanto à pergunta do tópico e se não esto em erro os cães só são proibidos de frequentar as prais concessionadas e durante o período da época balnear... sendo assim... todas as praias que não sejam concessionadas é permitido levar cão... sendo necessário respeitar todos os outros aspectos legislativos que se aplicam na via pública em geral, com uso de trela e em "cães considerados perigosos" (isto custa-me a perceber) o uso do açaime...

já não falo na educação (a falta, ou não) das pessoas, porque já foi por demais falado, que nestes casos também é necessário ter um pouco de bom senso e ponderação... e não esqueçendo que a nossa liberdade termina onde começa a do próximo...

Cmpt

citação:Originalmente colocada por Jacare

Qto a estas comparações com crianças.... epá mas tu qdo eras novo eras o quê um cachorro e roias ossos? enfim.... nem vale a pena responder... mas caso não alcances... crianças todos nós fomos! E faz parte da nossa condição de humanos SERMOS OBRIGADOS a lidar com crianças HUMANAS! Quer sejam as tuas quer sejam as dos outros, quer directamente que indirectamente.
Que curioso teres dito tudo isso. É curioso a vários niveis. O primeiro é que ninguém está a dizer que os humanos são iguais ao cães ou aos gatos. Cada espécie tem as suas caracterisitcas, necessidades e comportamentos. O que se está a dizer é que se as pessoas tiverem os cuidados necessários e o civismo devido, o mal não é estar lá um cão, uma criança ou um elefante. O mal surge, quando se anda "à balda". E aí, mais uma vez, é tão grave um cão que me mija no saco, como o puto do gajo que está ao lado que decide fazer um castelo de areia em cima de mim. E não eu se quiser NÃO tenho de lidar com crianças humanas, e garanto-te que não sou obrigado a isso. Não tenho nenhum problema com crianças e até sou bastante compreensivo em diversas situações que me incomoda, mas obrigação, não tenho. Os país sim, são obrigados a cuidar dos seus filhos e é aí que costuma falhar, por isso então os outros lá serão FORÇADOS ao tal contacto. Do mesmo modo que maus donos de cães vão sujeitar outras pessoas ao contacto com os cães. É errado nos dois casos.
Quanto ao roer ossos, se és pai, devias saber que um bébé, por exemplo tão depressa mete uma caneta na boca, como um porta-chaves, uma moeda, ou aquilo que acabou de expelir, se a fralda abrir. Ou é mentira?

Já agora, que todos são muito simpáticos e até levam sacos para as fezes...

E a urina? Como é que resolvem uma bela mijadela na areia? Ou num poste?

Voltar
Superior