Caixa DSG é fiável?

Fiabilidade VW Polo - Fonte: L'Automobile Dezembro 2019

Motores:
1.0 - A junta da bomba de água pode mostrar-se fraca (luz da temperatura do motor acesa). Uma falha da borboleta de admissão pode levar a perdas de potência.
1.6TDI - Distribuição barulhenta a frio.

Caixa DSG - Mantêm-se os casos de funcionamento errático e de fugas de óleo.
Eletrónica - Reportadas falhas ao nível do sistema multimédia, substituição do ecrã do GPS por vezes necessária e o fecho centralizado pode fazer das suas.
Bateria - Pode impedir o arranque nos Diesel.
Cintos de segurança - o fecho do cinto de segurança do lugar central traseiro pode abrir-se sozinho (campanha de correção em curso).
Caixas de velocidades - Estalidos e dificuldades em passar certas mudanças (manuais).

Tentei traduzir de forma rigorosa. Espero que seja útil :)

Confirmo o problema da caixa no carro do meu pai. No caso, foi integralmente substituída ao abrigo da garantia (carro comprado usado com cerca de 1,5 anos).

Fiabilidade VW Polo - Fonte: L'Automobile Dezembro 2019

Motores:
1.0 - A junta da bomba de água pode mostrar-se fraca (luz da temperatura do motor acesa). Uma falha da borboleta de admissão pode levar a perdas de potência.
1.6TDI - Distribuição barulhenta a frio.

Caixa DSG - Mantêm-se os casos de funcionamento errático e de fugas de óleo.
Eletrónica - Reportadas falhas ao nível do sistema multimédia, substituição do ecrã do GPS por vezes necessária e o fecho centralizado pode fazer das suas.
Bateria - Pode impedir o arranque nos Diesel.
Cintos de segurança - o fecho do cinto de segurança do lugar central traseiro pode abrir-se sozinho (campanha de correção em curso).
Caixas de velocidades - Estalidos e dificuldades em passar certas mudanças (manuais).

Tentei traduzir de forma rigorosa. Espero que seja útil :)
Muito obrigado!

A única DSG que tive foi a de 6 velocidades que equipava um Golf V 2.0 TDI comprado em 2004.

Quando me entregaram o carro a caixa já tinha uma pequena anomalia, a transmissão vibrava ligeiramente ao circular a muito baixa velocidade, basicamente ao iniciar a marcha.

Um mês depois recebeu uma nova caixa. Essa nova caixa funcionou impecavelmente pelo menos até eu ter vendido o carro, 10 anos mais tarde.

A única DSG que tive foi a de 6 velocidades que equipava um Golf V 2.0 TDI comprado em 2004.

Quando me entregaram o carro a caixa já tinha uma pequena anomalia, a transmissão vibrava ligeiramente ao circular a muito baixa velocidade, basicamente ao iniciar a marcha.

Um mês depois recebeu uma nova caixa. Essa nova caixa funcionou impecavelmente pelo menos até eu ter vendido o carro, 10 anos mais tarde.
Defeito de fabrico? Acontece.
Mas ainda assim diria que o balanço da tua experiência e de outros é positiva.
A imprensa da época falava muito bem da DSG. Em alguns casos não era mais suave que as tradicionais conversor de binário que entretanto tambem estavam a melhorar, mas por outro lado fazia com que os consumos fossem iguais ou melhores que os de caixa manual e diria que tendencialmente era mais fiável, não?
Somando tudo acho que foi uma boa aposta do grupo VW, boa evolução face às tiptronic ou às de variação contínua que existiam na altura no grupo.

Se for a DSG 6 é banhada a óleo certo?

Eu não diria "fugir a sete pés", ou pelo menos não fugia antes de saber se as mudanças de óleo ATF da caixa foram efectuados (pelo menos 2X).

Se não, assim sim, fugir! Se sim, experimentar o carro[;)]

Sim as trocas de óleo foram sempre feitas e mais que 2x... é uma pessoa que tem o quarto carro auto.

Qual o motivo de n inspirar mta confiança ? Confesso que tou completamente fora das caixa DSG. As que conheço n têm razões de queixa. :/

Fazendo o teste drive que atenções devo ter ?

Qual o motivo de n inspirar mta confiança ? Confesso que tou completamente fora das caixa DSG. As que conheço n têm razões de queixa. :/

Fazendo o teste drive que atenções devo ter ?
tive um Golf VI que tinha DSG, começou por dar solavancos ao arranque, como se eu fosse nabo e não soubesse fazer ponto de embraegem.
Passado uns meses piorou, resultado teve de levar a unidade eletronica de comando mechatronic, felizmente em garantia, mas são uns 2k de arranjo

2k só pa esse modulo? Quanto custa se for uma caixa toda nova?

Qualquer caixa automática decente (DSG, ZF, 7G/9G, etc etc) e algumas menos decentes (mais velhas), nova, em concessão oficial, vai sempre custar um valor obsceno.

Nunca abaixo dos 5000€.

Estava tão motivado, e desmoralizei.... :/ ou seja, ter atenção a ver se a troca de caixa é suave... será mais por aí ? aos solavancos.

Não fazia ideia que era tão caro uma caixa + mão de obra, mas a bem da verdade mesmo uma manual é cara.

Só que por isso se diz que mais vale ir a uma casa de caixas automáticas, devidamente credenciada, que muitas vezes consegue arranjar, e não apenas trocar.

Defeito de fabrico? Acontece.
Mas ainda assim diria que o balanço da tua experiência e de outros é positiva.
A imprensa da época falava muito bem da DSG. Em alguns casos não era mais suave que as tradicionais conversor de binário que entretanto tambem estavam a melhorar, mas por outro lado fazia com que os consumos fossem iguais ou melhores que os de caixa manual e diria que tendencialmente era mais fiável, não?
Somando tudo acho que foi uma boa aposta do grupo VW, boa evolução face às tiptronic ou às de variação contínua que existiam na altura no grupo.
Com aquela configuração (2.0TDI sport, 140cv, DSG, 5 portas) o carro era tão agradável (tanto em cidade como para viagens) que fiquei com ele 10 anos. E quando o vendi foi mesmo só por ter chegado aos 10 anos, porque o carro continuava impecável e com a vantagem de que não tinha FAP para chatear. O não ter FAP também ajudou a ficar com ele esses 10 anos.

Mas, pronto, na relação preço beneficio considero que foi o carro mais ecléctico que até hoje tive, e a excelente DSG foi um importante contributo para isso. Que melhor elogio lhe posso fazer?

Com aquela configuração (2.0TDI sport, 140cv, DSG, 5 portas) o carro era tão agradável (tanto em cidade como para viagens) que fiquei com ele 10 anos. E quando o vendi foi mesmo só por ter chegado aos 10 anos, porque o carro continuava impecável e com a vantagem de que não tinha FAP para chatear. O não ter FAP também ajudou a ficar com ele esses 10 anos.

Mas, pronto, na relação preço beneficio considero que foi o carro mais ecléctico que até hoje tive, e a excelente DSG foi um importante contributo para isso. Que melhor elogio lhe posso fazer?
Ah sim , nesse contexto é claro.

Eu se algum dia comprasse um golf teria de ser com DSG, assim o mal era só um : o golf, e não a caixa hahahaha, porque adoro caixas auto mas não gosto do golf, VI, claro, os outros não sei, mas isso não interessa nada porque se calhar eu iria mais gostar de um Golf com DSG que um Megane III caixa manual, é pa veres o quanto eu adoro caixas auto.

Não foste tu noutro dia que disseste que já nem equacionas carros com caixa manual?

Ainda assim há uns tempos andava com ideia que se tivesse de comprar assim um segmento C, o V 1.9 TDI que supostamente é fiável, e ainda para mais com DSG, seria uma boa hipotese entre consumo, fiabilidade e boa caixa. A condução não é a que mais iria preferir mas não se pode ter tudo num orçamento reduzido.

Estava tão motivado, e desmoralizei.... :/ ou seja, ter atenção a ver se a troca de caixa é suave... será mais por aí ? aos solavancos.
a troca de cx tem de ser super suave, imperceptível
no meu caso notava-se solanco ao arrancar, depois era suave.
Parecia, literalmente, que deixava o carro ir abaixo ou não sabia fazer ponto de embraegem

há aqui um user que viu o carro.

no meu caso esse Golf foi um verdadeiro limão, com vários problemas, não descansei enquanto não o vendi, curiosamente passado uns meses de o vender, estava outra vez no mercado.

Qual era a versão? Eu andei numa a4.com este motor e esta caixa. Tinha era 50.mil. pode ser q consiga fazer associação

Como em tudo... já dizia o gajo da Lotus: keep it simple, keep it good!

Quanto mais paneleirices acrescentarmos, mais problemas vamos ter!

Caixa manual é como pão com manteiga... a escolha é se queremos o pão torrado ou simples. Se é simples... queremos carcaça ou rústico ou broa? A manteiga é com ou sem sal?

Com caixa automática é só multiplicar por 20.

Mas queremos andar na cidade a mudar mudanças a cada 20 segundos? É que na AE isso não faz falta... em estrada nacional também é difícil a caixa automática fazer o que desejamos, a menos que mudemos nas teclas no volante... mas aí já fica meia-automática... mas sempre se salva o pé esqº de pisar um pedal!

A DSG é fiável? Tanto quanto todas as outras todas... é até deixar de o ser!

Golf gti. Outro campeonato ehehe.
Pergunta.tola... as caixas que vêm nos gte's também são as dsg.? É q tudo q seja hibrido e elétrico é auto. E parece que vamos para lá. Ou são outro tipo do caixa com outro tipo de funcionamento.

Back