Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
caditonuno, como estão «as coisas» relativamente á doença/tratamento da tua esposa?
Só um reparo. Não é o caditonuno mas sim o user @zezocas.

Nao acertam uma
user Zedobone
Olá,
Tive cancro da mama há 3 nos atrás, ainda estou no tempo de vigilância.
No meu caso foi carcinoma lobular invasivo, grau 2, negativo para HER2 e 100% receptor de estrogénio e progesterona.
Fiz 2 cirurgias. A primeira com conservação da mama mas como o ganglio sentinela estava positivo e as margens de segurança também, tiveram de fazer mastectomia radical.
Fiz 8 sessões de quimioterapia 4 + 4. As primeiras 4 provocavam um enjoo descomunal, mas o meu médico deu-me comprimidos par os enjoos que ajudavam bastante. As ultimas 4 não dava enjoos mas provocavam algumas dores nas articulações e a pele ficou tao seca que parecia queimada. Eu punha nivea, de lata azul, todos os dias e atenuou bastante esse efeito. E claro, a partir da segunda sessão o cabelo começou a cair. Eu rapei antes de ele começar a cair e fi-lo de forma bastante leve e calma. Era apenas cabelo que nasceria novamente quando a quimio terminasse. E aprendi que a nossa autoestima vem de dentro para fora e não ao contrário.
Fiz as 8 sessões sem grandes precalços. Alimentei-me muito bem. Bebia 3l de água por dia e recusei ficar na cama ou em casa a deprimir. Cheguei a ir caminhar com os dedos dos pés envolvidos em gaze porque me doiam.
Depois da quimio fiz 25 sessões diárias de radioterapia e agora estou a fazer a hormoterapia durante 5 anos. Espero fazer a reconstrução brevemente.
A estratégia que eu adotei para levar isto sem grandes dramas foi, reconhecer que tinha cancro, aceitar e ajudar os médicos a tratar-me. Viver com o cancro mas não em função dele e acima de tudo, afastar-se de tudo o que for negativo e procurar o amor das pessoas que gostam de nós e que nos faz tão bem. E por último, confiar e seguir à risca todos os concelhos dos médicos e enfermeiros...
Desejo que tudo corra pelo melhor e acreditem que isto é só uma má fase que vai passar.
Um abraço
zedobone, como estão «as coisas» relativamente á doença/tratamento da tua esposa?
Estamos à espera da 2ª dose de quimio (são de 3 em 3 semanas).
A recuperação da 1ª foi lenta, mas ela já se sente muito melhor.
O cabelo ainda não começou a cair, mas deve estar por dias. Já sabemos que irá acontecer mas, mesmo assim, creio que terá um impacto grade na moral.
Ainda não recebemos o relatório nem o certificado multiusos. Costuma demorar muito?
Um obrigado a todos!
Estamos à espera da 2ª dose de quimio (são de 3 em 3 semanas).
A recuperação da 1ª foi lenta, mas ela já se sente muito melhor.
O cabelo ainda não começou a cair, mas deve estar por dias. Já sabemos que irá acontecer mas, mesmo assim, creio que terá um impacto grade na moral.
Ainda não recebemos o relatório nem o certificado multiusos. Costuma demorar muito?
Um obrigado a todos!
Isso realmente era assim, aqui na zona estava com atraso de 2 anosEm relação ao certificado posso relatar que conheço quem tenha entregue o requerimento em 2020 devido a uma situação de 2019 e só agora em fev 2022 é que foi a junta medica e passado o atestado com retroativos a 2019.
Dia complicado o de hoje: como o cabelo já estava a cair, ela teve de o rapar.
Já sabíamos que iria ser assim, mas custa. Ainda mais para as mulheres.
Para minorar o efeito, fomos comprar uma prótese capilar. Se tiver receita o IVA desce de 23% para 6%, o que acho muito bem. Não sei é como a autoridade tributária queria que fosse a 23%. Perdões fiscais a grade devedores? SIM! IVA a 6% para doentes oncológicos? NÃO, isso não. Ainda bem que já foi alterado.
Em solidariedade, também cortei o cabelo. Máquina 4 e 2. Nuca o tive tão curto, mas foi por uma boa causa.
Abraço a todos.