[Saúde] Cancro da mama

Zedobone

New member
Bem sei que este é um fórum sobre carros, sendo por isso frequentado essencialmente (mas não exclusivamente) por homens. Então porquê um tema sobre cancro da mama? OK, o cancro da mama também pode afetar homens, mas é muito mais frequente nas mulheres.

Porque, infelizmente, estou a passar por uma situação em que a minha esposa, e companheira de toda a vida, está em tratamento para um cancro da mama.
Por isso gostaria de trocar experiências e informações com outr@s membros do fórum que tenham passado, ou estejam a passar, por uma situação semelhante.

No nosso caso o diagnóstico chegou no início do ano e ela foi já submetida a uma cirurgia para remoção do tumor e dos gânglios sentinelas. Felizmente, segundo informação recolhida (apesar de pedido ainda não temos o relatório clínico) os gânglios estavam limpos e as margens também.
Agora começou a segunda fase, a quimioterapia. Já nos tinham dito que iria ser difícil, mas não pensai que fosse assim. Apenas teve uma sessão (que serão de 3 em 3 semanas) e foi-se completamente abaixo. Agora já está melhor, mas é brutal o efeito. Não quero pensar como será depois das outras duas. Para quem já passou por isso, as seguintes são ainda mais devastadoras? OU, pelo facto de já ter tido uma as outras serão menos más?
Depois destas 3 sessões, seguir-se-ão outras 3 sessões de quimo com outros compostos, imunoterapia, radioterapia e hormonoterapia. Um longo período pela frente, mas que esperamos superar com sucesso.

Para @s que já passaram por algo semelhante, que conselhos me podem dar?
Que fóruns mais focados no tema existem?

Abraço e saúde para todos.

Espero que corra tudo pelo melhor, mas já tens um tópico para questões de saúde. Se se criarem muitos, depois ficam inativos.

Começo por desejar que tudo corra pelo melhor (infelizmente esse tipo de experiência toca a muitos e também já a tive perto).

Já têm o tipo de cancro identificado?

Muita força e muita coragem é o que vos desejo.

Foi detectado uns tumores no estômago da minha mulher e estamos à espera dos resultados. Poderá ser ou não cancro, embora queiramos pensar positivo, ficamos sempre a pensar no pior dos casos.

Mais uma vez muita força e agora mais do que nunca sejam unidos!

Não posso ajudar com informação, felizmente nunca lidei com o problema de perto.

Mas posso desejar a ti e à tua mulher muita força e, claro, melhoras de saúde!

A minha chefe/gestora está a passar exatamente pelo mesmo, co um diagnóstico muito recente, ja sabendo que é um tumor maligno mas que não está espalhado, apenas no peito e numa axila. Começa para a semana os tratamentos na Fundação Champalimaud, ontem falava da situação e que já está a mentalizar-se para a queda massiva de cabelo com a sessão de quimio. A juntar a todo o terror envolvido na situação, esse factor será um dos mais complicados para a auto-estima de uma mulher.
Muita força e que tudo corra pelo melhor, são os meus sinceros votos.

Obrigado pelas vossas palavras de apoio.

Como referi ainda não temos o relatório clínico, mas sabemos que é positivo para HER2 e para receptores de estrogénios e progesterona.

Força nisso, penso que o "pior" é o triplo negativo. Nesse caso existindo já essa avaliação, é mais um voto de esperança.

Penso que importante será estar atento sempre ao mínimo sintoma e fazer avaliações frequentes.

A minha chefe/gestora está a passar exatamente pelo mesmo, co um diagnóstico muito recente, ja sabendo que é um tumor maligno mas que não está espalhado, apenas no peito e numa axila. Começa para a semana os tratamentos na Fundação Champalimaud, ontem falava da situação e que já está a mentalizar-se para a queda massiva de cabelo com a sessão de quimio. A juntar a todo o terror envolvido na situação, esse factor será um dos mais complicados para a auto-estima de uma mulher.
Muita força e que tudo corra pelo melhor, são os meus sinceros votos.

Isso poderá acontecer passado uns meses ou mesmo alguns anos. E dependendo do tipo de cancro, a probabilidade de fatalidade poderá ser elevada. Nunca baixar a guarda.

Força nisso, para ti e para a tua mulher.
Agora é difícil ver as coisas com clareza, mas daqui a uns tempos, todo o que estais a passar, será memória, passado...
O cancro, hoje, é tratado com muito sucesso.... e, como vês, tens uma panóplia de tratamentos pela frente.
Coragem e animo!

Passo aqui apenas para deixar uma mensagem de ânimo e força. O diagnóstico está feito, não deverão haver certamente muitas dúvidas, o caminho a percorrer está traçado e é uma questão de o percorrerem da melhor forma que conseguirem e com a expectativa de chegarem ao final do percurso e terem a vossa vida normal de volta. Muitos não podem ter essa expectativa, portanto, do mal o menos.

A minha avó quando tinha 60 anos teve cancro da mama. Passou por tudo isso. Ainda me lembro, eu na altura era adolescente. Hoje tem 88 anos, ainda é viva, está a dar as últimas mas já por outros motivos (avc's e isso). O cancro da mama não a impediu de chegar com qualidade de vida além do tempo médio de vida esperado.

Quanto a fóruns sobre cancro, desconheço se em português há alguma. Em inglês há um bom, se servir nesse idioma, escreve no google "cancerresarchuk" e é logo o primeiro resultado.

Dou a dica desse fórum pois, obviamente, não é de forma alguma concorrência aqui ao nosso fórum. E ainda mais pela causa que é... Acho que mesmo que fosse concorrência devia ser permitido partilhar.

Tudo de bom e muita força!

-

As melhoras da tua esposa. Acompanhei a luta da minha sogra, mas infelizmente também acompanhei a luta do meu pai e do meu sogro contra outros tipos de cancro.

A quimio pode ser um processo arrasador física e psicologicamente. É preciso que quem está ao lado tenha também uma grande resistência e capacidade de encaixe.

A minha sogra fez e faz a recuperação nesta associação. Gente fantástica.

https://apamcm.org/

Votos que seja uma recuperação rápida dentro do possível e que brevemente sejam apenas memórias daquela que é a doença da atualidade e que infelizmente muita gente passa por isso.
E para a restante família, muita paciência e poder de encaixe para proporcionar o máximo de conforto à pessoa que está em tratamento para não a deixar ir abaixo.

Infelizmente já tive casos próximos de cancro, inclusive de mama, e o que posso dizer é que cada caso é um caso.
O médico deverá comunicar o que vai acontecer, e também existem associações mais dedicadas e grupos de convívio de pessoas que estão a passar pelo mesmo, talvez sejam uma boa ajuda.

Voltar
Superior