Carro com motor a ar comprimido!!!

MDI está muito perto de iniciar a produçao em série de motores e veículos. Se financia com a venda e cessoes de licenças de fabricação de suas patentes em todo o mundo.(+)
Será que dentro em breve teremos GPs, Clios, Corsas, etc, a ar? [kiss]

dá uma olhadela num manual de física e logo vês porque estou céptico.

Desculpa, n percebi.
Sei que as limitações são grandes e as pressões elevadas trazem problemas, mas que com o tempo de desenvolvimento podem-se eliminar. A dificuldade de ter um compressor que consiga enviar ar continuamente até 300bar parece-me o mais complicado, como ter que fornecer ar a uma pressão adequada para o motor em regime de carga (sem falar do lobby do petróleo...).
Mas parece que vão no bom caminho. Estás tão céptico porquê?

o que é certo é que funciona
a MDI está sediada na belgica e já tem alguns dos seus carros em funcionamento, e com sucesso.

o problema, como em todos os projectos que tenho acompanhado com interesse de mecânicas ou combustiveis alternativos, é a falta de mais investimento

Desculpa, n percebi.
Sei que as limitações são grandes e as pressões elevadas trazem problemas, mas que com o tempo de desenvolvimento podem-se eliminar. A dificuldade de ter um compressor que consiga enviar ar continuamente até 300bar parece-me o mais complicado, como ter que fornecer ar a uma pressão adequada para o motor em regime de carga (sem falar do lobby do petróleo...).
Mas parece que vão no bom caminho. Estás tão céptico porquê?

Porque nada de livra de teres que usar 10 megajoules de energia para fazer um carro andar 20 km na auto-estrada.

Ora, acontece que 10 megajoules é muita energia...

mas para quê utilizar a electricidade para comprimir o ar para depois o largar, será mais facil utilizar essa energia directamente no carro e assim até dá para aproveitar as descidas e travagens para carregar o sistema.
até porque isto não existe porque alguem não quiz.

Destes nunca vi nenhum rebentar, mas GPL infelizmente já vi e há cada vez mais e mais seguros[;)]

Onde é que viste um carro a GPL a rebentar? [:D] Ou estás a confudir o marmelo do Brasil que decidiu encher uma botija de casa com gás natural (não é GPL, o GNC é armazenado sobre pressão superior) directamente da bomba? [:D]

O que vale é que toda a gente já viu um carro a GPL a explodir e conhece no mínimo 1 pessoa com um carro a gás que já morreu, mas ocorrências dessas não existem cá... [:D]

Porque nada de livra de teres que usar 10 megajoules de energia para fazer um carro andar 20 km na auto-estrada.

Hãããã?!?!?
Estás a dizer que necessitas o equivalente a 286 litros de gasolina para andar 20Km?!?!?
Acho melhor refazeres as tuas contas...

Desculpa lá, mas porque é que não fazes TU as contas antes de dizeres bojardas?

1 litro de gasolina tem 35 MJ de energia (ver p.ex. http://en.wikipedia.org/wiki/Gasoline ). Um motor a gasolina tem rendimento de ~20-30%, pelo que só coisa de 8-10 MJ é que são transformados em energia mecânica (o resto é transformado em calor).

Como 1 litro de gasolina dá para coisa de 15-20 km em auto-estrada, precisas dos tais 10 MJ de energia para fazer o carro andar. Venham eles donde vierem.

Desculpa lá, mas porque é que não fazes TU as contas antes de dizeres bojardas?

1 litro de gasolina tem 35 MJ de energia (ver p.ex. http://en.wikipedia.org/wiki/Gasoline ). Um motor a gasolina tem rendimento de ~20-30%, pelo que só coisa de 8-10 MJ é que são transformados em energia mecânica (o resto é transformado em calor).

Como 1 litro de gasolina dá para coisa de 15-20 km em auto-estrada, precisas dos tais 10 MJ de energia para fazer o carro andar. Venham eles donde vierem.

Desculpa, enganei-me nas contas.
Mas porque é que dizes isso? Não podes referir-te ao rendimento de um motor térmico aqui, pois o rendimento de um motor térmico é nitidamente inferior a um eléctrico e ao motor de ar comprimido. Ora se usarmos um motor eléctrico para comprimir o ar, temos mais rendimento nesta fase. Depois basta transferir este "produto" para o reservatório. As perdas por calor são muito menores, as perdas por atrito mantêm-se, será mais fácil controlar quantos cilindros podem trabalhar no motor ao mesmo tempo...

Bem, tu precisas de 10 MJ para 20 km, mais coisa menos coisa. 10 MJ é a energia necessária para compensar o arrasto do ar e atritos durante a viagem, e quanto a isso não podes fazer muito.

Esses 10 MJ podes obtê-los de baterias, gasolina ou mesmo ar comprimido (se bem que este último me pareça um método um bocado lírico, mas ok, vamos supor que funciona).

Agora, a diferença entre um carro a motor eléctrico e motor a gasolina é que o motor eléctrico gasta 11 MJ para transmitir 10 MJ às rodas. Só 1 MJ é que é dissipado por calor. Já o motor a gasolina gasta 35 MJ de energia química, dos quais transmite 10 MJ às rodas e dissipa como calor os outros 25.

Está mais claro?

Back