Carros programados para avariar?

sim as marcas são todos santinhos... vai nessa...

não foi mal resolvido, foi em portas diferente e ainda não resolvi nenhum porque se for a marca ficam-me com o ordenado do mês

Não é questão de ser santinho.

Uma coisa é usar uma mola de fechadura de resistência Y em vez da Z (que era mais cara) e que deve durar aproximadamente X mil aberturas, em condições XPTO, programada para a vida útil do carro de XX anos.
Isto é normal, e é a base da engenharia, maximizar recursos para um certo objectivo.
Pode haver e há macagem nisto, ao colocar algo que não dura o que deve, mas isso é muito subjectivo e difícil de provar.

Outra é deliberadamente programar informaticamente algo para passado x horas de utilização dar a macacua.
Isto é só sacanagem e criminoso.

Não é questão de ser santinho.

Uma coisa é usar uma mola de fechadura de resistência Y em vez da Z (que era mais cara) e que deve durar aproximadamente X mil aberturas, em condições XPTO, programada para a vida útil do carro de XX anos.
Isto é normal, e é a base da engenharia, maximizar recursos para um certo objectivo.
Pode haver e há macagem nisto, ao colocar algo que não dura o que deve, mas isso é muito subjectivo e difícil de provar.

Outra é deliberadamente programar informaticamente algo para passado x horas de utilização dar a macacua.
Isto é só sacanagem e criminoso.

Tinteiros, baterias telemoveis, à uns anos ficou provado que a microsft tornava os sistemas operativos mais lentos de forma a obrigar as pessoas a comprar um PC novo, e é uma prática comum noutras áreas e acredito que tenha chegado aos carros nestes últimos anos.

O que é obsolescência programada?

Trata-se de uma estratégia de empresas que programam o tempo de vida útil de seus produtos para que durem menos do que a tecnologia permite. Assim, eles se tornam ultrapassados em pouco tempo, motivando o consumidor a comprar um novo modelo.

A obsolescência programada foi criada, na década de 1920, pelo então presidente da General Motors Alfred Sloan. Ele procurou atrair osconsumidores a trocar de carro frequentemente

Última edição:
olha eu acho que é mesmo assim, as televisoes têm um tempo de vida util, nao me admira que certos componentes de um carro tambem o tenham[s)]

fantástico Mok podes começar o movimento de conspiração contra as marcas auto...[:D]

Não é conspiração nenhuma toda a gente sabe que é verdade que as marcas fazem de propósito para que os carros tenham avarias.

Porque não é mais uma solda ali e acolá que vai baixar o preço do carro no entanto insistem no mesmo problema, muitas vezes em gerações seguidas tem o mesmo problema que se resolveria com apenas uma solda mais forte. Quem diz uma solda diz outra coisa qq.

entao quando levas o carro a uma oficina da marca ou a outras oficinas tipo norautos etc, aí sim é que as avarias nao têem fim

Não é conspiração nenhuma toda a gente sabe que é verdade que as marcas fazem de propósito para que os carros tenham avarias.

Porque não é mais uma solda ali e acolá que vai baixar o preço do carro no entanto insistem no mesmo problema, muitas vezes em gerações seguidas tem o mesmo problema que se resolveria com apenas uma solda mais forte. Quem diz uma solda diz outra coisa qq.

hoje em dia o mundo está em contençao de despesa, logo concordo com o que escreves

1431530562676

Eu acho que essa "obsolescência programada" não passa de um misto de contenção de custos dos fabricantes com fraca qualidade dos materiais utilizados. Temos muitos exemplos disso nos automóveis, basta colidir um dos anos 90 com um dos "mais recentes" e ver qual fica pior. Basta comparar a qualidade de construção de um carro dos anos 90 com os mais modernos. Os mais modernos são bonitos, mas não passa disso...

Por experiencia própria...
Enquanto no meu Honda civic Ej9 na sharan de 1999 é fazer revisões dos filtros e oleo, meter combustível e andar, no E220 de 2007 e o A4 2.5 TDI 2004 é um injector que avaria, depois é um erro no sensor não sei da onde. depois é o fusível não sei de quê... Uma fuga que apareceu etc etc etc...

Eu acho que essa "obsolescência programada" não passa de um misto de contenção de custos dos fabricantes com fraca qualidade dos materiais utilizados. Temos muitos exemplos disso nos automóveis, basta colidir um dos anos 90 com um dos "mais recentes" e ver qual fica pior. Basta comparar a qualidade de construção de um carro dos anos 90 com os mais modernos. Os mais modernos são bonitos, mas não passa disso...

Enquanto no meu Honda civic Ej9 na sharan de 1999 é fazer revisões dos filtros e oleo, meter combustível e andar, no E220 de 2007 e o A4 2.5 TDI 2004 é um injector que avaria, depois é um erro no sensor não sei da onde. depois é o fusível não sei de quê... Uma fuga que apareceu etc etc etc...

o problema é que os motores hoje em dia sao lançados e quem os testa é o client

Tens toda a razão

Quando quiserem ter uma conversa com argumentos são bem vindos aqui. Até lá considero isso como spam ou uma forma de aumentar o vosso numero de posts.
Que coincidência, é exactamente a mesma opinião que tenho sobre este tipo de tópicos abertos...leia-se, lixo. :sh)

isso do desfazer-se mais é por segurança, mas não invalida tudo o resto que ele disse.

Última edição:
se compararmos um carro feito a 20 anos atras e comparar com outro feito o ano passado, certmente o + antigo dura bem mais

Talvez dure, mas em compensação o novo é mais seguro, anda mais e gasta menos e polui menos.
Não se pode ter tudo mantendo os mesmo custo (ajustando a inflação)

Isso das colisões como atestado de "resistência" é falso. Mera assumpção popular.
Os carros mais recentes são feitos para se deformarem mais, mas só até certo ponto, o que permite que sejam bem mais seguros
As suas "células de segurança" são N vezes mais fortes que os carros antigos de "chapa grossa"

[/QUOTE]
Enquanto no meu Honda civic Ej9 na sharan de 1999 é fazer revisões dos filtros e oleo, meter combustível e andar, no E220 de 2007 e o A4 2.5 TDI 2004 é um injector que avaria, depois é um erro no sensor não sei da onde. depois é o fusível não sei de quê... Uma fuga que apareceu etc etc etc...[/QUOTE]

Ganhou-se complexidade, especialmente devido às exigências ambientais e de segurança, mas isso é outra coisa.

isso do desfazer-se mais é por segurança, mas não invalida tudo o resto que ele disse.

Nunca andaste com um carro dos anos 70?
Nem precisavam de ser programados para avariar (não havia computadores) que eles avariavam a toda a hora.
Quanto a mim, é verdade que acho que a fiabilidade atingiu o máximo nos anos 90, mas a diminuição de fiabilidade que sem vindo a verificar, deve-se à introdução de cada vez maior complexidade nos sistemas automóveis.
As pessoas exigem e os fabricantes vão atrás. Um carro tem cada vez mais "mariquices" e é natural que esteja sempre uma a acontecer.
Se tiveres um carro sem vidros elétricos, fechos centralizados, AC, etc,etc,etc. Podes ter a certeza que essas coisas nunca vão avariar.

Voltar
Superior