Carta de Mota...

[:)] [:)] [:)]

assim sem ninguém ouvir.........eu só tive 2 aulas de condução antes do exame.....[:D] :sh) [;)]
Ah malandro... [:)]
humm parece que me estou a lembrar e também eu tive menos de metade do que devia ter por lei. O instrutor disse-me que estava pronto e lá fui eu.[:cool:]

não é questão de andar muito,

é alta, é nervosa em altas quando dispara......tem suspensoes moles (cross)........

praticamente é uma pré-competição [:p]

não considero uma boa mota para quem quer realmente aprender a guiar motas.......

mas conheço N pessoas que tiveram como primeira mota uma DTR.....

pessoalmente acho as que referi mais indicadas para a aprendizagem, principalmente se já tiverem uma idade menos adolescente [;)]

Eu acho que a 125 é uma boa opção, não para aprender a guiar motas tipo hornet, mas para compreender as duas rodas de uma forma já algo intensa e que permita erros que numa 600 provavelmente resultaria em queda.

Depois teria de extrapolar esse conhecimento para algo mais potente, sendo assim um processo mais gradual e seguro, penso eu de que....Mas esta é só a minha opinião [;)]

Ah malandro... [:)]
humm parece que me estou a lembrar e também eu tive menos de metade do que devia ter por lei. O instrutor disse-me que estava pronto e lá fui eu.[:cool:]

eu tbem conhecia alguém, e disseram ao meu instrutor que eu sabia andar de moto....

(´só tinha tido scooters, mas ja tinha andado em DT50 e crm 50) [:p] ....peguei na cb250, dei 2 h de aula, e depois exame na cb500, tava todo c@gado ......mas correu bem![;)]

Eu acho que a 125 é uma boa opção, não para aprender a guiar motas tipo hornet, mas para compreender as duas rodas de uma forma já algo intensa e que permita erros que numa 600 provavelmente resultaria em queda.

Depois teria de extrapolar esse conhecimento para algo mais potente, sendo assim um processo mais gradual e seguro, penso eu de que....Mas esta é só a minha opinião [;)]

sim, uma 125 é uma boa opcção como primeira moto.....mas algo mais suave![;)]

mas para mim a DTR seria uma excelente primeira mota, mas não para a maioria!

Ando com ideia de tirar carta de mota... a questão que deixo aqui aos motards do forum é... é assim tão dificil aprender?
Eu sempre tive um medo pelado de motas... nunca sequer peguei numa! Andei uma vez à pendura... e nada mais!

Digam-me é assim tão dificil? Será que vou fazer figuras tristes?

Nota: já fui viciado em bicicleta, e sou altamente doido a andar e ando bastante bem.
Pede a alguém para te ensinar, de preferencia numa moto pequena... Se achares porreiro, e achares que não é difícil, tira a carta e compra uma mota.

Geralmente não recomendo motos a sério como 1ª moto, mas como não és nenhum puto e ainda por cima estás habituado a carros com alguma potência, uma 125 ou 250 vai-te dar 15 dias de satisfação. Depois disso vais achar pouco.
Se te consideras uma pessoa prudente, acho que uma moto mais " a sério" é a escolha mais acertada. Mas apenas se tiveres MUITA prudência nos primeiros tempos.
Sou Muito suspeito, mas acho que uma Hornet como a minha seria uma boa escolha. A moto não é brusca se for conduzida com "juízo". Ao fim de 2000 km's já estás familiarizado com ela e podes disfrutá-la em pleno!!

Last edited:
Eu tenho visto muito pessoal do Fórum das V-Strom a comprar a DL650 - igual à minha - como primeira mota e a darem-se bem... Também é uma questão de preocupação, se for uma velhinha já se sabe que não "dói" tanto quando houver um arranhão ou outro na mota, uma quedazita mesmo parado...

Nova não só é mais difícil dizer "esquece e aprende" como apetece arranjar e depois é uma despesa maior.

Mesmo a DL650 parece muito aparatosa mas é bastante fácil de conduzir e perdoa alguns erros.

um colega meu ha pouco colocou-me uma questão e eu apesar de já ter tirado a carta não lhe soube responder:

depois de passar o exame teorico tem-se 6 meses para pedir o exame prático ou para fazer o exame???

pessoal não percebo porque indicam várias vezes para primeira mota uma hornet.. São coisas pré-estabelecidas mas reparem, a yamaha e a suzuki têm motas concorrentes da mesma gama como por exemplo na yamaha temos a
fz6n. Pessoalmente na altura da minha compra rondei imenso o mercado e hornet foi das primeiras a ser descartada ficando a suzuki e yamaha, quem ganhou foi a yamaha. Além de ter avaliado o aspecto ( os olhos também comem) fiz alguns quilómetros nelas, vi muitos pormenores e a que mais me agradou foi mesmo a yamaha fz6n, aqui vai uma foto:

http://mobius.home.sapo.pt/blog/uppervision.jpg

Agora respondendo directamente ao Taveirada, eu também tinha algum receio, mas na primeira aula mostraram-me um descampado, disseram-me a teoria do género a primeira mete-se para baixo as restantes para cima, liguei a mota (yamaha tw250) e andei para lá a passear, passados 5 minutos já dominava a mota e ataquei a cidade e parte do Sameiro (Braga) sempre com pendura que era o instrutor. Na segunda aula passei para um XJ600, essa aula não correu muito bem, estava sempre receoso de levantar o pneu e como era de ponta em alguns sitios mais inclinados tipo tuneis a mota ia abaixo ( o tal receio de dar algum aperto no acelerador era o culpado) até que me mostraram que podia acelerar sem medo que a mota em questão era muito calma e só assim não ia abaixo, apartir daí começou tudo a correr bem. O único precalço depois foi só mesmo no dia do exame, é que quando vou para tirar a mota da escola e a ligo o pedal do lado esquerdo simplesmente cai... lol imaginem logo os filmes que um gajo não faz na cabeça, é que sem pedal era mt dificil meter mudanças pois o pé ficava cansado por não ter apoio, lá fui eu indicado para levar a mota rapidinho à oficina sozinho e meter pedal novo.. assim foi. Correu tudo bem e agora anseio por cada dia de sol para me meter em direcção ao horizonte e ver até onde a mota me leva.

Aos 16 tirei carta de 125. Já fiquei com o código para quando fiz 18 e só precisei de exame prático de ligeiros.

Após uma ou duas aulas o instrutor já me mandava andar com a cb500 e eu todo feliz! [:D] Também ia tirar carta de 125 e chegava lá à escola com uma 50 (sem carta) e com a polícia a pé sempre a passar!!!! [:D]

A minha mota de instrução era uma Honda do género da CG125 mas tinha um motor 2 cilindros e 2as saídas de escape, aquilo era realmente muito fácil de se conduzir mas não andava nada, era tão lenta como uma LC50 apesar de ter mais força em baixas. [:D]

Honda CM 125.

cm125cquer.jpg

O autor deste tópico nunca mais aqui apareceu...Será que se arrependeu?

Também estou numa de tirar a carta de mota, mas a minha mulher e os meus pais até se passam quando lhes falo nisso...[:cool:]
Mas um dia destes vai ter de ser...[;)]

Pergunta Perigosa:

Será que vale a pena tirar carta de 50cc ?!

Ou não há problema com a policia ?!

E quais as consequências se for apanhado ?

LOL

Nota: Tenho carta de ligeiro desde 2005, logo não posso pegar em 50cc ... Injusto ... pois carta de ligeiro até 1998 permite pegar em 50 cc's!

Nota 2: Só quero uma DTzita 50 para curtir o Verão!

Pergunta Perigosa:

LOL

Nota: Tenho carta de ligeiro desde 2005, logo não posso pegar em 50cc ... Injusto ... pois carta de ligeiro até 1998 permite pegar em 50 cc's!

porque nao tiras logo a de '125' ?

visto que a licença já acabou, sempre era melhor

nas subidas da covilhã, sempre seria mais agradavel xD

Last edited:
Pergunta Perigosa:

LOL

Problema? Só te dá direito a seres detido e presente a tribunal para provavelmente pagares uma boa multa![:D] [;)]

pessoal não percebo porque indicam várias vezes para primeira mota uma hornet.. São coisas pré-estabelecidas mas reparem, a yamaha e a suzuki têm motas concorrentes da mesma gama como por exemplo na yamaha temos a
fz6n. Pessoalmente na altura da minha compra rondei imenso o mercado e hornet foi das primeiras a ser descartada ficando a suzuki e yamaha, quem ganhou foi a yamaha. Além de ter avaliado o aspecto ( os olhos também comem) fiz alguns quilómetros nelas, vi muitos pormenores e a que mais me agradou foi mesmo a yamaha fz6n, aqui vai uma foto:

Tal como tu descartas-te e sugeres outra, outras pessoas consideraram-na e sugeriram a Hornet.

Pessoalmente axo que até uma R1 é boa para um principiante se este tiver cabeça. Quem n tem cabeça até numa 50cm3 se mata...

RR

então, ja há escola??

eu ando aqui a ressacar :(

tirei carta ha uns meses mas não posso comprar moto tão cedo. que saudades de dar umas voltinhas...

um gajo fica com o bichinho cá dentro e ele depois não nos deixa em paz [:D]

Back