Q
quimbeto
Guest
Nuclear, sim!
Venha ele
Venha ele
muito mais dispendioso, apenas pode servir como suporte em pequena percentagem
Acho que teria feito sentido á 10 ou 15 anos, actualmente acho que não se justifica, o caminho deve ser outro ou seja nas energias renovaveis nomeadamente na microgeração.
Overall, nuclear power produces far less waste material than fossil-fuel based power plants. Coal-burning plants are particularly noted for producing large amounts of toxic and mildly radioactive ash due to concentrating naturally occurring metals and radioactive material from the coal. Contrary to popular belief, coal power actually results in more radioactive waste being released into the environment than nuclear power. The population effective dose equivalent from radiation from coal plants is 100 times as much as nuclear plants.http://en.wikipedia.org/wiki/Nuclear_power#cite_note-colmain-72
Como já disse atras não tenho nada contra o nuclear só acho que não tem viabilidade em portugal, não tenho duvidas sobre as baixas emissoes e até somos (eramos??) um dos maiores "produtores" de uranio do mundo.
Mas se as renovaveis já suportam 40% das necessidades energeticas do País, e estam a avançar não estou mesmo a ver espaço para a central nuclear.
Como dizia o Guterres é fazer as contas, e ver se compensa, pelas minhas contas de merceeiro não me parece, mas admito que possam estar erradas.
Em 2005 era de 16%. Actualmente acredito que esteja talvez nos 25/30%:
Eurocid - Qual a percentagem de energia renovável?
Mas não descarto a possibilidade dos 40%, visto que houve um envestimento enorme nas renováveis.
Cumprimentos,
Eu li nao sei aonde [] que andava por volta dos 30%!
Acho que procurando um pouco na net se encontra isso...
sabem que existe um reactor nuclear que funciona no coração de Sacavém e que tem mais de 50 anos,
Podias desenvolver mais esta parte sff!?
Quanto à microgeração...como grande fonte de produção de energia é uma utopia!
Os consumos de energia...não param de subir, o gas natural também provém de poços de petroleo, as centrais a carvão tem de fechar...
Não temos grandes soluções para além do nuclear...
O Reactor nuclear que existe em Sacavém é utilizado para experiências e tem uma dimensão pequena, faz(ia) parte do INETI, o presidente era o Dr. Veiga Simão, era por isso que ele tinha acesso a Urânio, julgo que actualmente tem outro nome Instituto ???? Energia Nuclear, sei também que os residuos radioctivos vão para tratar para Espanha, a quem pagamos um balurdio pela retirada destes residuos!
Não se trata de nenhuma mini central nuclear, ali não se produz electricidade, apenas se fazem experiências com radioctividade, em medicamentos que posteriormente são ministrados a pequenos animais: ratos, ...
A microgeração e a produção centralizada são o futuro, daqui a não muito tempo cada casa terá quase autonomia energética!
Os consumos vão ter de baixar, com as medidas de eficiência energética. Exemplo: pq andar sozinho num carro de 5 lugares que pesa 1200kg e gasta 5,5l/100km se posso ter um carro eléctrico de 2 lugares de 500kg, com todas as comodidades e a gastar o equivalente a 1l?
Não concordo com fatalismos, está é na altura de repensar muito a sério a civilização, o futuro passa necessariamente por ser mais verde!