Eu sou a favor do nuclear. A tecnologia está mais avançada e madura. Aliás, na Europa são muitos os países que contemplam este tipo de energia. Não acho que nós sejamos os "inteligentes" e os outros todos os "burros". Agora até a Finlândia (país que se preocupa fortemente com o ambiente) está a construir uma central nuclear para obviar a dependência dos combustíveis fósseis.
Acho que muitas pessoas ainda não se aperceberam que o ocidente está, energeticamente falando, nas mãos de meia dúzia de países, dos quais a maioria é dirigida de forma questionável ou fica em zonas muito sensíveis em termos geo-estratégicos.
Caso existam conflitos nesses países (tipo guerra entre Israel e Irão, que é algo que anda em hold), sofreremos as consequências de forma duríssima. E não estou a falar só de isso afectar a mobilidade dos nossos carros. Mais básico ainda será o abastecimento necessário à produção de energia. E perante uma escalada de preços e ruptura na oferta (por exemplo, o Irão já ameaçou bloquear o Estreito de Ormuz caso fosse atacado)...até as necessidades mais básicas ficariam hipotecadas.
Bem sei que há a questão dos resíduos. Não há bela sem senão (infelizmente). No entanto, as centrais termoelectricas que temos hoje em dia também produzem resíduos perigosos e ninguém fala nisso. Menos sensíveis que os das centrais nucleares, é certo, mas também a eficácia energética das duas é amplamente favorável às nucleares.
O problema que se coloca neste momento, mesmo perante uma decisão favorável em prol do nuclear, é o tempo de execução. Entre o início da discussão em sede própria até à sua conclusão (em termos de obra chave na mão) podem ir 15 anos! Sabendo como nós, por cá, gostamos de empatar e discutir o sexo dos anjos, empurrando decisões importantes para a legislatura seguinte...é coisa para demorar ainda uns 10 anos a mais!!!!
Além disso, a nível mundial, só existem dois países (artigo do Expresso de hoje refere isso) que são "exportadores" da tecnologia nuclear, no que toca à construção de centrais. A França e os EUA. E estes têm mais pedidos do que aqueles que podem satisfazer, ou seja, quanto mais tempo demoramos...mais tempo vamos esperar...e mais vamos pagar (e mais tempo nos mantemos dependentes de situações externas).
PS: Acho moralismo barato falar de Chernobyl como justificação máxima para o uso do nuclear no nosso tempo. Foi um acidente que ocorreu por uma sucessão de factores. Além disso era uma tecnologia que já faz parte do passado e que era mantida num período de total decadência de um regime, em que as preocupações eram outras que não manter uma central em boas condições. É o mesmo que eu achar que por um carro de há 40 ou 50 anos ser pouco seguro, os de hoje não têm hipótese de ser (substancialmente mais). Mas para falta de coerência em Portugal, basta ver um partido na assembleia, que é contra o nuclear agora, mas que nunca se expressou acerca dos problemas técnicos (conhecidos e ocorridos) na antiga URSS. Devia ser dogma...ou então só podia ser mentira criada por algum país capitalista...