Centro Estudos Judiciários - Copianço geral futuros magistrados (Directora demite-se)

Kubrick

New member
Um dos temas do momento:

Justiça: Futuros magistrados apanhados a copiar em teste "punidos" com nota 10

De Cristina Cardoso (LUSA)

Um copianço generalizado num teste do curso de auditores de Justiça do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) levou à anulação do teste, mas a direção decidiu atribuir nota positiva (10) a todos os futuros magistrados.

Num despacho datado de 01 de junho e assinado pela diretora do CEJ, a desembargadora Ana Luísa Geraldes, a que a agência Lusa teve acesso, é referido que na correção do teste de Investigação Criminal e Gestão do Inquérito (ICGI) "verificou-se a existência de respostas coincidentes em vários grupos" de alunos da mesma sala.

O documento indica que, em alguns grupos, "a esmagadora maioria dos testes" tinha "muitas respostas parecidas ou mesmo iguais", constatando-se que todos os alunos erraram em certas questões.

[8b] Belo exemplo.

Se a formação na Justiça passa por recompensar quem actua ilegalmente o que esperar destes futuros magistrados depois de formados?

E fica a sugestão para todos aqueles que se cruzam com "cadeirões" nos estudos universitários. Todos a copiar e a cadeira fica feita [;)]

não foram apanhados, chegou-se à conclusão que tinham copiado porque responderam todos igual, mas isso foi mérito do professor que os ensinou

Por aqui se vê a podridão que está instalada na justiça portuguesa. E não falo só do sistema judicial mas também dos próprios agentes da justiça. Esta decisão do CEJ em validar este exame e dar nota 10 a todos os formandos é apenas mais uma prova da vergonha e do descrédito total a que chegou a justiça. E vão ser estes vigaristas desonestos magistrados e juízes que terão poder de decisão sobre as nossas vidas.

Quando tantos chumbam naqueles exames e nas entrevistas que se seguem e muitas vezes por pequenas pentelhices (como diz o outro) acho do mais ridiculo o que aconteceu. De certeza que naquela sala estaria alguém que teria obrigatoriamente de entrar para o CEJ[;)]
Uma mancha na credibilidade dos próximos magistrados. E esta das grandes.

O que acho piada é a justificação de não haver tempo para repetir o exame. Tempo? Então existe fraude e eles querem repetir??? No meu tempo de estudante este tipo de coisas era corrida a chumbo de zero na pauta!!

Infelizmente isto é o retrato de Portugal e da justiça. Estas atitudes transferem-se depois para toda uma cultura, que empobrece o País.

Sem querer esta a defender ninguém, na noticia é dito que 'a direcção do CEJ decidiu, em reunião, "anular o teste em causa, atribuindo a todos os auditores de Justiça a classificação final de 10 valores" em Investigação Criminal e Gestão do Inquérito.'.

Como não sabemos quantas provas fizeram eles, nem que classificação tiveram, só sabemos que uma delas foi anulada, não vejo razão para não terem nota final.

E afinal, parece-me de elementar justiça, anular uma prova em que se copia, já não era muito mau se as universidades e liceus tivessem a mesma atitude.

Sem querer esta a defender ninguém, na noticia é dito que 'a direcção do CEJ decidiu, em reunião, "anular o teste em causa, atribuindo a todos os auditores de Justiça a classificação final de 10 valores" em Investigação Criminal e Gestão do Inquérito.'.

Como não sabemos quantas provas fizeram eles, nem que classificação tiveram, só sabemos que uma delas foi anulada, não vejo razão para não terem nota final.

E afinal, parece-me de elementar justiça, anular uma prova em que se copia, já não era muito mau se as universidades e liceus tivessem a mesma atitude.

Na minha faculdade quando és apanhado a copiar vais directo para conselho pedagógico da universidade e, das duas uma, ou és suspenso, ou és expulso. Nem vejo outra hipótese, perante esta fraude.

Leviandade, principalmente para quem vai dirigir a nossa justiça? Isto é simplesmente vergonhoso.

Muito Justo.

Imaginemos que tinham então 3 exames a fazer.

Vejamos um caso:
1º nota 9 2º nota 8 3º anulado Resultado: nota 10 porque copiou no último. Haverá situações destas???

Se a prova foi anulada, automaticamente nem devia ser classificada.
Alem disso, ou era feita uma nova prova ou então eliminava-se este curso.

Agora não se pode é querer formar magistrados desonestos logo á partida.
São cargos de elevada relevância e responsabilidade em que quem os desempenha não pode estar sob suspeita de competências ou de honestidade.
Isto é o mesmo que um partido querer ganhar as eleições viciando os votos.

Alguém aceitava ter um governo saído de uma eleição viciada ou ser julgado por um juiz desonesto?

Anulamos um teste mas damos 10. Boa Mike.... estamos com o CEJ!!!!

Anular o teste por copianço é atribuir nota de zero implicando o chumbo automático daqueles candidatos[;)] (isto se as regras não se alteraram basta chumbar num deles)

Se a Justiça é cega, surda e muda, deve começar a dar provas disso. À mulher de César .....[;)]

Agora quero ver quem é que vai dizer que o Bastonário não tem razão!![:D]

Como aluno de Direito numa conhecida publica (bem, agora está em stand-by), digo muito sinceramente que enquanto me lembrar deste episódio, sempre que passar pelo CEJ, vou lá deixar uma valente escarreta à porta.

Se a Justiça é cega, surda e muda, deve começar a dar provas disso. À mulher de César .....[;)]

A Justiça é cega, surda e muda mas não é estúpida e sabe muito bem proteger o corporativismo que a comanda.

Não posso deixar de concordar com as criticas de Marinho Pinto á Justiça e aos seus agentes, muito em particular os magistrados.

Na minha faculdade quando és apanhado a copiar vais directo para conselho pedagógico da universidade e, das duas uma, ou és suspenso, ou és expulso. Nem vejo outra hipótese, perante esta fraude.

Leviandade, principalmente para quem vai dirigir a nossa justiça? Isto é simplesmente vergonhoso.
Mas não apanharam ninguém a copiar, apanharam foi exames muito semelhantes, a avaliar pelo artigo, que não explica toda a situação.

Todas as universidades tem um regulamento semelhante para essas situações, mas na pratica, isso quase nunca acontece, 60% dos estudantes universitários admitem copiar nos exames - dn - DN.

Acho uma certa graça apontarem baterias para uma situação que me parece ter sido resolvida dentro da legalidade e aplicando um dos elementares princípios da justiça, mas procederem, no geral, de outra forma quando se retira força, direitos e vencimentos aos docentes. Parece-me um contra-senso.

Muito Justo.

Imaginemos que tinham então 3 exames a fazer.

Vejamos um caso:
1º nota 9 2º nota 8 3º anulado Resultado: nota 10 porque copiou no último. Haverá situações destas???
Presumir resultados de exames, não reforça nem serve de argumento.

Se a prova foi anulada, automaticamente nem devia ser classificada.
Pelo que é dito no artigo, não o foi.
Alem disso, ou era feita uma nova prova ou então eliminava-se este curso.
Fazer nova prova, talvez fosse uma possibilidade, não o sabemos. Eliminar o curso e desfazer todo o esforço feito era injusto, contra o conceito de justiça que se pretende também ensinar 'nullum crimen, nulla poena' e a suspeita de um facto, não o comprova por si.

Agora não se pode é querer formar magistrados desonestos logo á partida.
São cargos de elevada relevância e responsabilidade em que quem os desempenha não pode estar sob suspeita de competências ou de honestidade.
Tirar conclusões de desonestidade sem entender, saber ou compreender quer o curso, quer a lei, cria-me um sentimento de receio enorme se um dia voltar a ser de uso, a do olho por olho...

Isto é o mesmo que um partido querer ganhar as eleições viciando os votos.

Alguém aceitava ter um governo saído de uma eleição viciada ou ser julgado por um juiz desonesto?
LOl, esta a falar a sério? Num país onde se insiste que votar em branco serve os interesses do país, onde um vasta maioria acha que vota para primeiro ministro, não sabe como funciona a AR, como se elegem os presidente dos municípios ou que poderes tem o Presidente da Republica. Onde o financiamento dos partidos políticos é tabu, os grupos de pressão (lobbies) funcionam na sombra, os cadernos eleitorais não são actualizados desde 1976 (ou pouco mais) e consta que em certos locais as viaturas dos partidos levam os idosos as urnas, ainda acha que ninguém aceitaria um governo assim?

A questão aqui é mto simples. Alguém "arranjou" o exame. E este é o melhor exemplo do Portugal, qd as regras são aplicadas de forma diferente a pessoas diferentes. E já não falando da profissão que está em causa.
O problema não é copiarem. Toda a gente já o fez, e se pudesse fazia. O mal é que quem manda achou que esta decisão salomónica era a mais certa.

Last edited:
É bom! Demonstra espirito de equipa e camaradagem!!!
icon10.gif

Back