Centro Estudos Judiciários - Copianço geral futuros magistrados (Directora demite-se)

Mais ridículo que isto tudo é papagaio do Marinho Pinto ir para a televisão dizer que todos os alunos em Portugal copiam. Deve-se estar a referir aos tempos de estudante dele. Deve mesmo ter um complexo de inferioridade em relação às novas gerações. Coitado.

Quando e onde é que ele disse isso?

Este episódio é no mínimo ridículo e vergonhoso. Passar um pano neste nódoa é passar um atestado de estupidez às pessoas. Ainda para mais para cargos de tamanha responsabilidade.

Neste país já pouco ou nada me surpreende. Deste que vi uma multidão de pessoas nas ruas quando o PSD ganhou as eleições, já nada me surpreende. Parecia que a dívida já estava paga e que no dia a seguir já iríamos ter um país evoluído e na vanguarda.

Estamos sim é a continuar a proteger e a desculpar coisas que não têm perdão!

Neste país desculpa-se tudo.

Concordo contigo, a não ser a parte das pessoas virem para a rua festejar.

É que desde que me lembre, vi sempre as pessoas festejarem e virem para a rua, quando as forças políticias (independentemente da cor partidária) venceram.

Mas tirando isso e como referes e bem, não é por determinado partido ter ganho, que a situação do país ficou resolvida.

Como já referido, os futuros magistrados foram acusados sem que haja provas, apenas e só a similitude das respostas.

Mas o pior de tudo, de facto é a atitude tomada por parte dos orgãos do CEJ.

Sendo que é ainda mais de bradar aos céus, verificar que afinal quer se queira ou não, os meios de comunicação social ainda tem a sua força.

Isto porque ao passaram as notícias, acabam por chamar atenção para certos e determinados factos, que no caso, fez com que o CEJ tenha tido uma reunião extra e que aparentemente, tenha tomado agora outra medida.

No meu tempo (tenho 46 anos) bastava que o prof. suspeitasse que o aluno tinha copiado para que o teste fosse anulado.

Uns anos antes é que foi porreiro, com as passagens administrativas. Parece que estamos de volta a esses tempos.

Belos tempos. Alguns desses senhores fizeram parte de governos, foram ministros, secretários de estado. Talvez até sejam daqueles que agora mais falam e criticam...

Há um outro pormenor vergonhoso nesta questão: então o CEJ acusa os alunos de copiar.... sem provas ? Que rico exemplo para a Justiça!

Sim, sem provas! O facto de existirem muitas respostas/erros semelhantes não prova nada! Eu se fosse um desses alunos, e me anulassem assim a prova, colocava logo um processo judicial a estes marmanjos.

Daquilo que se sabe, havia respostas exactamente iguais e comuns a vários auditores. Havia inclusivamente respostas erradas exactamente iguais. E depois o facto de todos terem aceite a nota de 10 e ninguém ter reclamado é bastante sintomático...

Além disso, não sou jurista, mas sei perfeitamente que há muitos meios de prova que não carecem de flagrante delito.

Sinceramente, tudo isto espelha o país que temos. Políticos com habilitações duvidosas ou juízes calões são apenas faces mais mediáticas da bandalheira que se tornou TODO o ensino (e não só) em Portugal. Parece haver uma ideia, mais ou menos generalizada, que o ensino apenas dá canudos, depois, na prática, se aprenderá o que verdadeiramente interessa...

A música vai tocando nos media, ora focando este, ora focando aquele, mas a impunidade permanece. E logo que a poeira acame aqui, noutro lado se levantará, fazendo esquecer o anterior, e assim sucessivamente até à destruição total de um país e de um povo... É o fado, a sina! Chorai lusitanos!

Só me apraz dizer em bom português[:)]: Pula que paliu isto tudo...

Há um outro pormenor vergonhoso nesta questão: então o CEJ acusa os alunos de copiar.... sem provas ? Que rico exemplo para a Justiça!

Sim, sem provas! O facto de existirem muitas respostas/erros semelhantes não prova nada! Eu se fosse um desses alunos, e me anulassem assim a prova, colocava logo um processo judicial a estes marmanjos.

Quando tens testes iguais nos erros de pessoas que estavam sentadas umas ao lado das outras, não é uma simples coincidência.[;)]

Mais do que o chumbo no exame em questão, era serem afastados do curso. Provaram por A+B que não são responsáveis para o cargo a que se estavam a candidatar.
É que se ser apanhado a copiar é mau, pior é copiar errado e num teste de estilo americano (cruzes) e com consulta. Das duas trÊs: ou são realmente burros ou são burros!!! e isto sem ofensa aos bichinhos de 4 patas.[:D] Mas aquelas almas não devem muito à inteligência.

Quando tens testes iguais nos erros de pessoas que estavam sentadas umas ao lado das outras, não é uma simples coincidência.[;)]

Mais do que o chumbo no exame em questão, era serem afastados do curso. Provaram por A+B que não são responsáveis para o cargo a que se estavam a candidatar.
É que se ser apanhado a copiar é mau, pior é copiar errado e num teste de estilo americano (cruzes) e com consulta. Das duas trÊs: ou são realmente burros ou são burros!!! e isto sem ofensa aos bichinhos de 4 patas.[:D] Mas aquelas almas não devem muito à inteligência.

De certeza que não tens noção do que é entrar no CEJ. É realmente condenável, mas penso que foi uma lição enorme que aprenderam com esta "brincadeira". Mau forem dar o 10 a todos e passar a imagem que todos copiaram, meteram todos no mesmo saco sem serem capazes de justificar quem foram os prevaricadores.

De certeza que não tens noção do que é entrar no CEJ. É realmente condenável, mas penso que foi uma lição enorme que aprenderam com esta "brincadeira". Mau forem dar o 10 a todos e passar a imagem que todos copiaram, meteram todos no mesmo saco sem serem capazes de justificar quem foram os prevaricadores.

Por isso mesmo devia dar-se a oportunidade a outros.

Numa palavra: VERGONHA!!!!

Infelizmente este é mais um prego no caixão da justiça portuguesa, que anda pelas horas da amargura.

Isto coloca em causa a idoneidade de pessoas que deviam ter a mesma acima de toda e qualquer suspeita. E coloca em causa também a metodologia e postura do CEJ, que numa de "dividir o mal pelas aldeias", tomou uma decisão salomónica que nem na escola primária se toma, pois ao ser evidente que tinha havido copianço generalizado, em vez de anular imediatamente o teste, decidiu dar 10 valores a todos os envolvidos!!!!!

Agora resta saber se isto já não é uma situação virgem pois pela desfaçatez com que os envolvidos actuaram, dá a sensação que havia ali um sentimento de impunidade!

Por acaso sei.

Sei o que é ver pessoas competentes a chumbar por pentelhices; a não irem a entrevistas porque os amigos de X, Y e Z têm de ir e até sabem antes de qualquer outro que já estão garantidos; etc etc etc

Portanto era correr com todos os que têm fraude no exame para o olho da rua e ficarem proibidos de algum dia voltar a tentar entrar no CEJ. Pois o que se espera daqueles profissionais é além de excelentes profissionais, ética e conhecimentos do que estão a fazer.
Não se espera que copiem e ainda levem uma palmadinha nas costas a dizer: deixem lá copiaram mas nós fazemos de conta que não vimos e levam 10.[8b] E já agora no próximo não dêem tanta bandeira![8b]

E dizes que aprenderam? Não sei como nem porquê.

Deram-lhes 10, agora como se levantou meio mundo contra vão dar-lhes a hipótese de repetição. Vão aprender o quê? A saber copiar melhor no próximo? Ou a saber que a fraude nos magistrados se paga com repetições?
É que, e continuo a dizer, são burros!!! Nem copiar souberam, o teste era com consulta seria assim tão dificil encontrar as respostas certas?

Por acaso sei.

Sei o que é ver pessoas competentes a chumbar por pentelhices; a não irem a entrevistas porque os amigos de X, Y e Z têm de ir e até sabem antes de qualquer outro que já estão garantidos; etc etc etc

Portanto era correr com todos os que têm fraude no exame para o olho da rua e ficarem proibidos de algum dia voltar a tentar entrar no CEJ. Pois o que se espera daqueles profissionais é além de excelentes profissionais, ética e conhecimentos do que estão a fazer.
Não se espera que copiem e ainda levem uma palmadinha nas costas a dizer: deixem lá copiaram mas nós fazemos de conta que não vimos e levam 10.[8b] E já agora no próximo não dêem tanta bandeira![8b]

E dizes que aprenderam? Não sei como nem porquê.

Deram-lhes 10, agora como se levantou meio mundo contra vão dar-lhes a hipótese de repetição. Vão aprender o quê? A saber copiar melhor no próximo? Ou a saber que a fraude nos magistrados se paga com repetições?
É que, e continuo a dizer, são burros!!! Nem copiar souberam, o teste era com consulta seria assim tão dificil encontrar as respostas certas?

Cunhas, amigos e afins há em todo o lado, mas em 120 que entraram acredito que seja uma percentagem pequena. Conheço quem tenha entrado por mérito e não precisou de copiar para entrar ou agora nos exames. É certo que havendo mais de 2000 candidatos haja muitas pessoas inteligentes a ficar de fora, pois só há 120 vagas. Agora não me venham dizer que alguém que faz 3 exames escritos e 4 orais, ficando nos melhores, é burro. No mínimo é mais inteligente do que quem chumbou (pois muitos passam a tudo e mesmo assim não ficam nos melhores para entrar). Já se sabe é que am Portugal quando alguém tem sucesso é sempre apelidado de boy do partido X ou porque tem uma cunha, nunca por mérito. Mérito só nós próprios, os outros é tudo por esquemas!

E nada me diz que essas pessoas competentes que falas não iam fazer o mesmo nesse exame, se foi algo escandaloso é porque algo se passou. E os juízes (ou formando neste caso) são humanos, não estão isentos a falhas. Um pouco como os padres...

De resto, como disse, é punir os prevaricadores.

Leiam o artigo de opinião do J.N de ontem do Marinho Pinto. Está na pag. 10 .
Ele "explica" por outras palavras este assunto.

Daqui se concluem duas coisas: se se fizesse a coisa bem feita, toda a gente passava com 10; como alguém deu com a boca no trombone, têm que voltar a repetir o teste.

CEJ. Ministra da Justiça aceitou ontem a demissão da directora

por Adriana Vale, Publicado em 23 de Junho de 2011 | Actualizado há 13 horas
0000280580.jpg

Ana Luísa Geraldes pediu uma reunião de urgência com Paula Teixeira da Cruz por causa do copianço

Ana Luísa Geraldes, directora do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) enviou ontem para o ministério da Justiça um pedido para a marcação de uma reunião de urgência, na sequência das notícias sobre um copianço generalizado entre futuros magistrados num teste, anunciou a própria, em comunicado. mas ao fim da tarde de ontem o ministério da Justiça emitia uma nota onde informava que a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, aceitou o pedido de demissão da directora do CEJ.

Em comunicado enviado à Lusa a directora da instituição, disse que pediu a reunião com Paula Teixeira da Cruz "face à torrente de notícias sobre o CEJ que continuam a ser veiculadas e que põem em grave risco a imagem e credibilidade da instituição". A hipótese de demissão já tinha sido avançada por vários magistrados em surdina, mas na sequência das eleições era necessário esperar pela tomada de posse da nova ministra.

Depois de uma primeira decisão de classificar todos os alunos apanhados a copiar com a nota dez , o conselho pedagógico do Centro de Estudos Judiciários decidiu na segunda-feira repetir o teste de Investigação Criminal e Gestão de Inquérito anulando a classificação. Fonte do conselho pedagógico, disse à Lusa que foi determinado "manter a anulação da prova, elaborar um novo teste que não será do tipo americano, ou com cruzes, e instaurar um inquérito para averiguar" o copianço generalizado que levou a direcção a atribuir a mesma nota 10 a 137 alunos, futuros magistrados do Ministério Público e juízes. Num comunicado enviado depois da reunião foi dito que se decidiu apoiar a primeira decisão de anular o teste face à "impossibilidade de avaliar correctamente os auditores nessa área da componente formativa Investigação Criminal e Gestão do Inquérito com base nesse teste". Foi igualmente determinada a "revogação da decisão da mesma data de atribuir a todos os auditores a nota dez, substituindo-a pela determinação da repetição da avaliação, de preferência com outro método avaliativo".

Lamentável. Pinto Monteiro, Procurador-Geral da República disse que o caso do copianço " eticamente censurável, lamentável e desprestigiante". Estas declarações foram proferidas durante um seminário do Eurojust realizado em Lisboa.

Certo é que para além dos magistrados apanhados a copiar esta escola enfrenta uma situação grave e única. No próximo mês de Setembro não vai reabrir nenhum novo curso para magistrados do Ministério Público e juízes. A instituição vai dispensar grande parte dos formadores e só funcionará para realizar acções de formação continua a magistrados. Paula Teixeira da Cruz tem um problema complicado para resolver neste caso, pois se o Estado optar por não formar mais magistrados será muito complicado manter no futuro a produtividade, já de si pouco brilhante, nos tribunais nacionais.

CEJ. Ministra da Justiça aceitou ontem a demissão da directora

Cunhas, amigos e afins há em todo o lado, mas em 120 que entraram acredito que seja uma percentagem pequena. Conheço quem tenha entrado por mérito e não precisou de copiar para entrar ou agora nos exames. É certo que havendo mais de 2000 candidatos haja muitas pessoas inteligentes a ficar de fora, pois só há 120 vagas. Agora não me venham dizer que alguém que faz 3 exames escritos e 4 orais, ficando nos melhores, é burro. No mínimo é mais inteligente do que quem chumbou (pois muitos passam a tudo e mesmo assim não ficam nos melhores para entrar). Já se sabe é que am Portugal quando alguém tem sucesso é sempre apelidado de boy do partido X ou porque tem uma cunha, nunca por mérito. Mérito só nós próprios, os outros é tudo por esquemas!

E nada me diz que essas pessoas competentes que falas não iam fazer o mesmo nesse exame, se foi algo escandaloso é porque algo se passou. E os juízes (ou formando neste caso) são humanos, não estão isentos a falhas. Um pouco como os padres...

De resto, como disse, é punir os prevaricadores.

E como será que julgarão outros? De acordo com a sua humanidade ou de acordo com a lei...vão permitir falhas a outros?

E como será que julgarão outros? De acordo com a sua humanidade ou de acordo com a lei...vão permitir falhas a outros?

Vão fazer com que os outros paguem pelas suas falhas, tal como esperamos que também paguem por esta falha do copianço. Esperamos que lhes aconteça o mesmo que tentam aplicar: consequências justas de acordo com o que fizeram. Correr com 10 a todos não me parece o mais justo (de longe), mas esta mediatização toda da TV também não me parece que o seja.

Vão fazer com que os outros paguem pelas suas falhas, tal como esperamos que também paguem por esta falha do copianço. Esperamos que lhes aconteça o mesmo que tentam aplicar: consequências justas de acordo com o que fizeram. Correr com 10 a todos não me parece o mais justo (de longe), mas esta mediatização toda da TV também não me parece que o seja.

Se não fosse a mediatização toda da TV, estes passavam todos com 10, os próximos passavam todos com 10 e a directora continuava no cargo a receber um bom ordenado e a ser uma incompetente.

Back