[Sociedade] Chamada entre INEM e Bombeiros

Fecharam o SAP e não garantiram outros meios de atendimento. Por acaso o acidentado já estava morto, mas se estivesse vivo o problema era o mesmo.
Aliás os bombeiros não podem saír para socorro sem autorização do CODU, de outro modo não recebem o valor da chamada.

Fecharam o SAP e não garantiram outros meios de atendimento. Por acaso o acidentado já estava morto, mas se estivesse vivo o problema era o mesmo.
Aliás os bombeiros não podem saír para socorro sem autorização do CODU, de outro modo não recebem o valor da chamada.

Então e se houvesse SAP como era? Naturalmente só por haver SAP já tinhas uma equipa socorrista em permanência nos bombeiros de alijó e favaios, não?
A função de um SAP não é nem de perto nem de longe a mesma que tem uma equipa de ambulância de emergência!

Os meios de que o INEM dispõe são muito reduzidos. A acção de emergência tem de ser coordenada com a Cruz Vermelha e as corporações de Bombeiros. Tudo isso tem procedimentos que devem ser cumpridos. Os bombeiros têm a OBRIGAÇÃO de prestar esse serviço.

Os bombeiros não podem sair para socorro sem contacto do CODU porque é o CODU que coordena os recursos disponíveis. Naquela zona devia estar disponível uma equipa que prestasse os 1ºs socorros até À chegada da VMER.

Surreal!! Parece tirado de um filme do Mr. Bean, tais são as incongruências e o non-sense!!:sh)
Tb fiquei com essa ideia.

Há uma coisa que disseram depois que julgo ser relevante, as distancias no interior entre as terras não são como entre Lisboa e a Amadora e com pistas de lama a servir de estrada.

Tb fiquei com essa ideia.

Há uma coisa que disseram depois que julgo ser relevante, as distancias no interior entre as terras não são como entre Lisboa e a Amadora e com pistas de lama a servir de estrada.

Até podiam ter uma auto-estrada, pouco adiantava já que ninguém saiu do telefone

Aproveito para aconselhar o pessoal a fazer o curso de socorrista, são 100€ numa cruz vermelha, e são muito bem empregues!

Ao menos quando se virem perante uma situação complicada já podem actuar em vez de culpar o governo por fechar SAPs e urgências.

Uma família com óbvios problemas mentais e um operador de transmissões dos bombeiros que não lhes fica atrás.

A operadora do INEM era a única que parecia estar acordada e funcional...

Impressionante, o Homem (irmão da vítima) estava com uma calma que só visto..... digo já que pensei que era uma brincadeira, não ajudaram nada a operadora do Inem, mas santa paciência.....e já agora está la um Homem a fazer o quê (no quartel de bombeiros)?!

Uma família com óbvios problemas mentais e um operador de transmissões dos bombeiros que não lhes fica atrás.

A operadora do INEM era a única que parecia estar acordada e funcional...

Talvez até demasiado funcional...
Há aqui uma pergunta que ela faz à médica que, a meu ver, é grave pois indicia manipulação de dados referentes à disponibilidade da viatura. Notem bem:

(A operadora do CODU fala com uma médica que se encontra no CODU)

O: – Doutora, a VMER demora três quartos de hora, mas também não tem coiso aberto...

Médica (M): [imperceptível]

O: – Mas que quer que ponha? VMER não disponível?

M: [imperceptível]

O negrito é meu.

Grave, muito grave. "O que quer que ponha?..." A VERDADE, porra!
Então ela está a falar com a médica, a viatura está disponível e sugere que pode pôr indisponível?

Num país decente isto não ficava assim. Ou neste país há uns tempos atrás.

Antes de fecharem as unidades de saúde deveriam ter dado formação adequada aos bombeiros e, simultaneamente, fiscalizar o que se faz nas corporações. Não me levem a mal aqueles são ou que colaboram com os bombeiros, mas todos sabemos que, sobretudo nos pequenos municípios existe uma promiscuidade entre Câmaras e Bombeiros (sempre dão uns votitos). Alijó pode ser excepção. Falo no geral, obviamente, pois desconheço a relação do Cascarejo com os bombeiros.

Eu pensava que para ser bombeiro implica ter-se formação...:(

Pois...a única preocupação de uns e outros foi o tal «número de registo»...:(

Há aqui uma pergunta que ela faz à médica que, a meu ver, é grave pois indicia manipulação de dados referentes à disponibilidade da viatura. Notem bem:

O negrito é meu.

Então ela está a falar com a médica, a viatura está disponível e sugere que pode pôr indisponível?

A verdade é que a viatura NÃO estava disponível, porque uma ambulância não pode ser considerada operacional só com um tripulante!!

Ainda há uns dias morreu uma criança numa ambulância, nos braços da mãe porque o transporte foi feito só com um tripulante contra todas as regras!

O negrito é meu.

Estás porventura consciente da quantidade de população abrangida por uma unidade VMER?

Já pensaste que para a unidade se deslocar 45min para socorrer um morto podiam deixar dezenas de vítimas sem socorro?

Tens alguma noção da função e diferença de uma ambulância de emergência e uma VMER?

Sabes que, estando uma vítima em PCR a partir de 5min começam a surgir danos irreparáveis a nível cerebral?

Eu fico mais descansado em saber que as pessoas no CODU são realistas e fazem BEM o seu trabalho! Fico feliz por saber que se um dia precisar posso ser assistido por uma VMER que não foi andar 45min em vão, de modo a cumprir um pró-forma. Quem devia estar pronto a ajudar a vítima devia ser uma equipa de primeiros socorros que conseguisse actuar nos primeiros minutos mas que infelizmente não existe e em seu lugar está UMA pessoa completamente incapaz.
Ainda bem que o CODU reagiu perante a situação e não desperdiçou preciosos meios nessa situação.

Estás porventura consciente da quantidade de população abrangida por uma unidade VMER?

Já pensaste que para a unidade se deslocar 45min para socorrer um morto podiam deixar dezenas de vítimas sem socorro?

Tens alguma noção da função e diferença de uma ambulância de emergência e uma VMER?

Sabes que, estando uma vítima em PCR a partir de 5min começam a surgir danos irreparáveis a nível cerebral?

Eu fico mais descansado em saber que as pessoas no CODU são realistas e fazem BEM o seu trabalho! Fico feliz por saber que se um dia precisar posso ser assistido por uma VMER que não foi andar 45min em vão, de modo a cumprir um pró-forma. Quem devia estar pronto a ajudar a vítima devia ser uma equipa de primeiros socorros que conseguisse actuar nos primeiros minutos mas que infelizmente não existe e em seu lugar está UMA pessoa completamente incapaz.
Ainda bem que o CODU reagiu perante a situação e não desperdiçou preciosos meios nessa situação.

Resposta às tuas perguntas: Estou. Já. Tenho. Sei (muito bem).
O que tu pensas é contigo. É um ponto de vista discutível mas não critivável.

Por mim mantenho o que disse.

O: – Doutora, a VMER demora três quartos de hora, mas também não tem coiso aberto...

Médica (M): [imperceptível]

O: – Mas que quer que ponha? VMER não disponível?

Traduzam lá o que é não ter o "coiso aberto..."[8b]

Back