Fecharam o SAP e não garantiram outros meios de atendimento. Por acaso o acidentado já estava morto, mas se estivesse vivo o problema era o mesmo.
Aliás os bombeiros não podem saír para socorro sem autorização do CODU, de outro modo não recebem o valor da chamada.
Tb fiquei com essa ideia.Surreal!! Parece tirado de um filme do Mr. Bean, tais são as incongruências e o non-sense!!:sh)
Tb fiquei com essa ideia.
Há uma coisa que disseram depois que julgo ser relevante, as distancias no interior entre as terras não são como entre Lisboa e a Amadora e com pistas de lama a servir de estrada.
Fizeram-se as estradas mas esqueceram-se de instruir as pessoas
Sim, uma chamada de emergência que dura dez minutos.Até podiam ter uma auto-estrada, pouco adiantava já que ninguém saiu do telefone
Uma família com óbvios problemas mentais e um operador de transmissões dos bombeiros que não lhes fica atrás.
A operadora do INEM era a única que parecia estar acordada e funcional...
(A operadora do CODU fala com uma médica que se encontra no CODU)
O: – Doutora, a VMER demora três quartos de hora, mas também não tem coiso aberto...
Médica (M): [imperceptível]
O: – Mas que quer que ponha? VMER não disponível?
M: [imperceptível]
Antes de fecharem as unidades de saúde deveriam ter dado formação adequada aos bombeiros e, simultaneamente, fiscalizar o que se faz nas corporações. Não me levem a mal aqueles são ou que colaboram com os bombeiros, mas todos sabemos que, sobretudo nos pequenos municípios existe uma promiscuidade entre Câmaras e Bombeiros (sempre dão uns votitos). Alijó pode ser excepção. Falo no geral, obviamente, pois desconheço a relação do Cascarejo com os bombeiros.
Fecharam o SAP e não garantiram outros meios de atendimento. Por acaso o acidentado já estava morto, mas se estivesse vivo o problema era o mesmo.
Aliás os bombeiros não podem saír para socorro sem autorização do CODU, de outro modo não recebem o valor da chamada.
Talvez até demasiado funcional...
Há aqui uma pergunta que ela faz à médica que, a meu ver, é grave pois indicia manipulação de dados referentes à disponibilidade da viatura. Notem bem:
O negrito é meu.
Grave, muito grave. "O que quer que ponha?..." A VERDADE, porra!
Então ela está a falar com a médica, a viatura está disponível e sugere que pode pôr indisponível?
Num país decente isto não ficava assim. Ou neste país há uns tempos atrás.
Talvez até demasiado funcional...
Há aqui uma pergunta que ela faz à médica que, a meu ver, é grave pois indicia manipulação de dados referentes à disponibilidade da viatura. Notem bem:
O negrito é meu.
Grave, muito grave. "O que quer que ponha?..." A VERDADE, porra!
Então ela está a falar com a médica, a viatura está disponível e sugere que pode pôr indisponível?
Num país decente isto não ficava assim. Ou neste país há uns tempos atrás.
A verdade é que a viatura NÃO estava disponível, porque uma ambulância não pode ser considerada operacional só com um tripulante!!
...
Lê lá isso melhor. Estou a falar da viatura da médica...
Estás porventura consciente da quantidade de população abrangida por uma unidade VMER?
Já pensaste que para a unidade se deslocar 45min para socorrer um morto podiam deixar dezenas de vítimas sem socorro?
Tens alguma noção da função e diferença de uma ambulância de emergência e uma VMER?
Sabes que, estando uma vítima em PCR a partir de 5min começam a surgir danos irreparáveis a nível cerebral?
Eu fico mais descansado em saber que as pessoas no CODU são realistas e fazem BEM o seu trabalho! Fico feliz por saber que se um dia precisar posso ser assistido por uma VMER que não foi andar 45min em vão, de modo a cumprir um pró-forma. Quem devia estar pronto a ajudar a vítima devia ser uma equipa de primeiros socorros que conseguisse actuar nos primeiros minutos mas que infelizmente não existe e em seu lugar está UMA pessoa completamente incapaz.
Ainda bem que o CODU reagiu perante a situação e não desperdiçou preciosos meios nessa situação.
O: – Doutora, a VMER demora três quartos de hora, mas também não tem coiso aberto...
Médica (M): [imperceptível]
O: – Mas que quer que ponha? VMER não disponível?