ChatGPT

Já fui lá experimentar e não saí impressionado. Não percebi porque lhe chamam "chat" para começar. A mim, pareceu-me mais o jogo do Sabichão que eu jogava com as minhas primas nos idos anos 70.
Esperava um nível de acuidade semelhante ao que se viu nas séries "Person of Interest" ou assim.

É um chat porque percebe linguagem natural. Experimenta perguntar ao Google 'Ó chefe, encontra-me aí um sítio perto para uns aperitivos', e vê as respostas que ele dá. Já no chatGpt, provavelmente vais ter exatamente o que procuras.

E que, quando bem desenvolvido, provavelmente resolve problemas muito melhor do que qualquer humano.

Na verdade, a maior parte dos funcionários de call center de grandes empresas já são verdadeiros 'robots' que apenas debitam a informação pré-escrita, e não conseguem resolver nada que saia do script. Por isso, nem deve ser assim tão difícil substituí-Los por máquinas, para as tarefas mais simples

Very true....
Até irrita as vezes a interação e a "quadradice" das pessoas no outro lado da linha....
Não percebem bola da coisa....

Experimentem o DALL-E é um programa de inteligência artificial da mesma empresa do Chatgpt que cria imagens a partir de descrições textuais​.

Pedi p criar um um pôr do sol ao estilo Picasso e ficou BRUTAL. Também pode fazer em fotografia.

Agora sim pode-se dizer q existe Inteligencia Artificial.apr:)apr:)apr:)

Last edited:
Sempre que pergunto ao chatgpt " a mãe do João tem 3 filhos: António, Tiago,andré..quantos filhos tem a mãe do João ?" Responde sempre 3..mas quando digo que a resposta está errada ele lá diz que são 4
Mas adoro o chatgpt...sempre que tenho alguma dúvida é lá que vou perguntar..já me ajudou também a escrever um texto todo xpto

Mas isso também é uma pergunta com rasteira.
Tu até ao formulares ela dizes que a mãe tem 3 filhos... Por isso não sei se a resposta que ele dá de numero 3 não é de facto a certa...

Apresenta um script para um filme sobre extraterrestres a invadir Portugal. Deves incluir na história que os extraterrestres já estão infiltrados no fórum Motorguia há vários anos para perceber como funcionam os portugueses. A vitória é conseguida pelo líder do fórum Motorguia que descobre que os fumos dos escapes matam os extraterrestres.

Título do filme: Invasão Extraterrestre em Portugal

Cena de abertura: O céu noturno de Portugal é interrompido por um estranho objeto voador que se aproxima rapidamente da Terra. As pessoas olham para o céu com medo, sem saber o que está acontecendo. De repente, a nave espacial aterra no centro de Lisboa, causando destruição e caos na cidade.

Cena 1: A Invasão Começa

Os extraterrestres invadem Portugal e começam a destruir tudo em seu caminho. As forças militares portuguesas tentam lutar contra os invasores, mas são rapidamente derrotadas. As pessoas fogem para as montanhas e para os campos, tentando escapar dos invasores.

Cena 2: Infiltração no Fórum Motorguia

Descobrimos que os extraterrestres estão infiltrados no fórum Motorguia há vários anos. Eles estudaram cuidadosamente a cultura e a psicologia portuguesa, a fim de preparar a invasão. O líder do fórum, Miguel, descobre a presença dos extraterrestres e começa a usar o fórum para reunir informações e planejar uma estratégia de defesa.

Cena 3: A Descoberta da Fraqueza dos Extraterrestres

Miguel e um grupo de voluntários descobrem uma fraqueza nos extraterrestres: os fumos dos escapes dos veículos terrestres humanos são tóxicos para eles. Com essa informação, eles começam a trabalhar em uma estratégia de defesa usando carros, motos e outros veículos motorizados para enfrentar os invasores.

Cena 4: Batalha Final

Os humanos e os extraterrestres se encontram em uma batalha épica no centro de Porto. Os extraterrestres são superiores em número e tecnologia, mas os humanos estão determinados a lutar pela sua sobrevivência. Usando veículos motorizados, os humanos criam uma nuvem de fumaça tóxica que mata muitos extraterrestres, enfraquecendo a invasão.

Cena Final: Vitória Humana

Os extraterrestres são finalmente derrotados, e Portugal é salvo da destruição total. Miguel e os voluntários são considerados heróis pela sua coragem e pela descoberta da fraqueza dos invasores. As pessoas celebram a vitória, mas também lamentam as perdas que sofreram durante a invasão. Miguel promete continuar vigilante, sabendo que o universo é vasto e que pode haver outros invasores alienígenas em algum lugar do cosmos.

FIM.

Sempre que pergunto ao chatgpt " a mãe do João tem 3 filhos: António, Tiago,andré..quantos filhos tem a mãe do João ?" Responde sempre 3..mas quando digo que a resposta está errada ele lá diz que são 4
Mas adoro o chatgpt...sempre que tenho alguma dúvida é lá que vou perguntar..já me ajudou também a escrever um texto todo xpto

pergunta assim:
a mãe do João tem 3 filhos: António, Tiago,andré..quantos netos tem a mãe da mãe do João?"

E que, quando bem desenvolvido, provavelmente resolve problemas muito melhor do que qualquer humano.

Na verdade, a maior parte dos funcionários de call center de grandes empresas já são verdadeiros 'robots' que apenas debitam a informação pré-escrita, e não conseguem resolver nada que saia do script. Por isso, nem deve ser assim tão difícil substituí-Los por máquinas, para as tarefas mais simples

Isso é porque as empresas apostam em deixá-los sem grande formação e não seleccionam os melhores, e deixam os medianos por lá andarem sem melhorar as suas aptidões.

Porque dizer isso dos call center, é o mesmo que dizer que um advogado nao sabe fazer mais nada ou que um taxista só sabe conduzir...

Very true....
Até irrita as vezes a interação e a "quadradice" das pessoas no outro lado da linha....
Não percebem bola da coisa....

Fazem parte muitos deles de 1 geração já com muita coisa facilitada, " novas oportunidades ", cursos " profissionais " etc, pa encher chouriços.
Depois no dia a dia nem 6x3 sabem fazer e contam as garrafas 1 a 1 , como já dizia o Medina Carreira.
Enfim, offtopic.

E se as empresas nao os melhorarem ou excluirem, nada feito.

A qualidade dos call center está cada vez pior.

• Like
Reactions: DMA
Isso é porque as empresas apostam em deixá-los sem grande formação e não seleccionam os melhores, e deixam os medianos por lá andarem sem melhorar as suas aptidões.

Porque dizer isso dos call center, é o mesmo que dizer que um advogado nao sabe fazer mais nada ou que um taxista só sabe conduzir...

os advogados também é só treinar um modelo com o código penal, civil, etc. e depois é só fazer perguntas. E não vai demorar muito.

no caso dos advogados acho que vai ser como o Google tradutor e similares, não deixou de haver trabalho para os tradutores humanos mas deixaram de ser necessários para coisas básicas.

os call centers também terás humanos certamente, mas para níveis de suporte mais elevado, o suporte inicial um humano adiciona já pouco valor acrescentado quando comparado com um Google duplex.

até no trabalho, imaginem as páginas internas da empresa, um modelo treinado apenas com essas páginas e podem simplesmente fazer perguntas em vez de procurar o conteúdo.

a Google escreveu o paper que deu origem a isto tudo, OpenAI conseguiu trazer algo para o mercado que deixou todos curiosos, agora vamos ver o que vai acontecer !

edit: ou arquitectos, imaginem falarem e aparecer modelos, que seguem as vossas ideias, e obedecem à legislação em vigor e com cálculos de engenheira pelo meio. Existe muito potencial! Não necessariamente para substituir estas profissões por AÍ, em muitos casos só o aumento de produtividade será muito alto.

Last edited:
  • Like
Reactions: DMA

É óbvio que não é perfeito, assim como a tua pergunta está errada, já que é ambígua. Para obter boas respostas, é essencial que saibas perguntar.

Já agora , há dias coloquei uma questão em que ele falhou: eu disse algo do género: tenho um quarto de 3x10 metros quadrados, e quero colocar mesas quadradas de 3.1 x 3.1m dentro. Quantas mesas consigo colocar?

Ele calculou a área do quarto, depois a área da mesa, e dividiu. O problema é que não considerou que, tendo as mesas 3.1 x 3.1 , não cabe nenhuma lá dentro, já que ambas as dimensões são maiores do que 3m, que é a largura da sala 😁😁

É óbvio que não é perfeito, assim como a tua pergunta está errada, já que é ambígua. Para obter boas respostas, é essencial que saibas perguntar.

Já agora , há dias coloquei uma questão em que ele falhou: eu disse algo do género: tenho um quarto de 3x10 metros quadrados, e quero colocar mesas quadradas de 3.1 x 3.1m dentro. Quantas mesas consigo colocar?

Ele calculou a área do quarto, depois a área da mesa, e dividiu. O problema é que não considerou que, tendo as mesas 3.1 x 3.1 , não cabe nenhuma lá dentro, já que ambas as dimensões são maiores do que 3m, que é a largura da sala 😁😁

Fiz agora esse teste. Deu a resposta que falaste e eu respondi: "Como, se cada mesa é mais larga que a largura do quarto?"
E ele respondeu:
"Peço desculpas pelo meu erro. Realmente, como você apontou, cada mesa de 3,1 metros de largura é maior do que a largura do quarto, que mede apenas 3 metros. Portanto, não é possível colocar nenhuma mesa de 3,1 metros de largura nesse quarto sem que ela ultrapasse a largura do espaço disponível.

Se a largura do quarto é de apenas 3 metros, então é necessário escolher mesas com diâmetros menores para que elas possam caber no espaço disponível. Dependendo da largura das mesas escolhidas, pode ser possível colocar mais de uma mesa no quarto."

Não deixa de ser impressionante!

Eu tenho estado a usar há dias já tenho uns jogos em basic e outros em python, entre vários tenho um schmup, um universe generator com estrelas, planetas, galaxias e cometas e o ultimo é um roguelike, todos eles procedual generated, vou ter muito codigo para analizar e corrigir... lol
Aquilo a ver o que dá.

ps: não pago nada

- pergunta-me qual a minha musica preferida?

» Qual é a sua música preferida?

- sou surdo

» Peço desculpas pela pergunta insensível, eu não deveria ter presumido que você pudesse ouvir. É importante lembrar que a deficiência auditiva é uma condição que afeta muitas pessoas em todo o mundo e devemos sempre respeitar e valorizar a diversidade e a individualidade de cada pessoa. Posso ajudá-lo em algo mais?

Se fosse humano dizia logo: tás a gozar cmg???

Fiz agora esse teste. Deu a resposta que falaste e eu respondi: "Como, se cada mesa é mais larga que a largura do quarto?"
E ele respondeu:
"Peço desculpas pelo meu erro. Realmente, como você apontou, cada mesa de 3,1 metros de largura é maior do que a largura do quarto, que mede apenas 3 metros. Portanto, não é possível colocar nenhuma mesa de 3,1 metros de largura nesse quarto sem que ela ultrapasse a largura do espaço disponível.

Se a largura do quarto é de apenas 3 metros, então é necessário escolher mesas com diâmetros menores para que elas possam caber no espaço disponível. Dependendo da largura das mesas escolhidas, pode ser possível colocar mais de uma mesa no quarto."

Não deixa de ser impressionante!

Para cálculos e "coisas" mais numéricas utilizem este:
GPT+WolframAlpha+Whisper - a Hugging Face Space by JavaFXpert
Combina GPT + WolframAlpha + Whisper

Têm de gerar uma KEY do GPT aqui: Account API Keys - OpenAI API

Coloquei-lhe esse problema e respondeu logo "Você não consegue colocar nenhuma mesa dentro do quarto, pois elas não cabem."

Explicação:

Outra vantagem deste é que utiliza informação atualizada ao contrário do Chat GPT que está limitado a informação até 2021.
Se perguntarem ao Chat GPT qual o campeão do mundo de futebol em 2022 ele diz que não sabe.
Este dá a resposta certa.

Last edited:
Para cálculos e "coisas" mais numéricas utilizem este:
GPT+WolframAlpha+Whisper - a Hugging Face Space by JavaFXpert
Combina GPT + WolframAlpha + Whisper

Têm de gerar uma KEY do GPT aqui: Account API Keys - OpenAI API

Coloquei-lhe esse problema e respondeu logo "Você não consegue colocar nenhuma mesa dentro do quarto, pois elas não cabem."

Explicação:

Outra vantagem deste é que utiliza informação atualizada ao contrário do Chat GPT que está limitado a informação até 2021.
Se perguntarem ao Chat GPT qual o campeão do mundo de futebol em 2022 ele diz que não sabe.
Este dá a resposta certa.

Curioso. Comigo deu a resposta errada na mesma.

Back