Cinquenta ou cincoenta?

Braga68

New member
A questão é essa mesmo! Nunca tinha ouvido tal coisa, até o "cinquenta" escrito no caderno do meu filho (que iniciou o 2º ano agora) ter sido corrigido pela professora para "cincoenta"! Procurei em vários dicionários, inclusive online e nada, não encontro esta palavra. Ainda perguntamos (eram vários pais e mães a questionar a professora no final das aulas) se tinha a haver com o novo acordo ortográfico e ela disse que não. Disse ainda que se podia escrever das duas maneiras, mas a mais correta era mesmo "cincoenta". Até uma professora de português do secundário, mãe de uma aluna, ficou sem perceber nada. Alguém consegue dizer alguma coisa acerca disto?

Parece que a professora precisa de umas aulas de português.

Nunca ouvi falar em "cincoenta". Mas procurando no Google parece que não é caso único.

Deixa lá. A minha prof de Português do ano passado também disse que o diminutivo de Conceição de escreve Ção e não São. :sh)

A questão é essa mesmo! Nunca tinha ouvido tal coisa, até o "cinquenta" escrito no caderno do meu filho (que iniciou o 2º ano agora) ter sido corrigido pela professora para "cincoenta"! Procurei em vários dicionários, inclusive online e nada, não encontro esta palavra. Ainda perguntamos (eram vários pais e mães a questionar a professora no final das aulas) se tinha a haver com o novo acordo ortográfico e ela disse que não. Disse ainda que se podia escrever das duas maneiras, mas a mais correta era mesmo "cincoenta". Até uma professora de português do secundário, mãe de uma aluna, ficou sem perceber nada. Alguém consegue dizer alguma coisa acerca disto?
Fórum de Numismática • Ver Tópico - Cincoenta mil reis

Ok, cincoenta existiu há quantos séculos atrás? A professora só tem cinquenta anos! Ops, cincoenta anos quero dizer!
Pois... Mas é como o estória, o quiçá (que se usa agora muito mas que esteve em desuso...), etc! [;)]

O cinquenta é o quinquagésimo número, do latin quīnquāgintā. Cincoenta é a grafia adoptada por acéfalos.

O resultado de 6 + 7 escreve-se catorze ou quatorze??
scratch_one-s_head.gif

Não, a mais correcta é cinquenta. Alerta a professora para não perpetuar o erro nem ensinar incorrectamente os seus alunos.

O resultado de 6 + 7 escreve-se catorze ou quatorze??
scratch_one-s_head.gif

O resultado é treze. Mas já que falas nisso, a mesma professora corrigiu o quatorze (mandado escrever pela minha mulher) para catorze (eu escrevo assim, embora tenho começado a escrever da outra forma). "Ambas as duas" estão corretas neste caso.

Tudo bem que exista a palavra cincoenta mas daí a dizer que é mais correcto do que escrever cinquenta. :confused:

Isto deve ser tão correcto que fui procurar no ciberdúvidas e nem sequer existem dúvidas quanto a isso, pois não existe qualquer artigo com essa palavra! [;)]

Essa professora tem para cima de 137 anos?

Nunca tinha ouvido falar de tal coisa.
A mais estranha que em tempos de escola ouvi foi catorze = quatorze, sendo que quatorze utilizava-se no tempo em que não existiam fósseis...

Back