Cinquenta ou cincoenta?

Baixar é tão "lógico/ilógico" quanto descarregar! [;)]

Cala-te, que ele é que sabe! Ainda não sabias que aqui o D. Nuno é que sabe tudo, tudo e tudo?? E ai de quem ouse pôr isso em causa! [:p]

Se apresentares provas / argumentos das posições que vens defender (como eu tenho por hábito
fazer), dou crédito às tuas opiniões. Se não o fizeres, não darei crédito nenhum.

O SilverArrow argumenta e apresenta referências. Como tal, há uma discussão correcta e ponderada.
Se passares a fazer o mesmo (em lugar de "ser assim porque sim"), vais ver que passas a apreciar
as discussões, em lugar de partires sempre para os ataques pessoais, como acabaste agora de fazer.
Ou seja, acabas sempre por levar a "argumentação" que refere PESSOAS, em lugar de factos e ideias
sobre o assunto em discussão.

Quote Details: Eleanor Roosevelt: Great minds discuss ideas;... - The Quotations Page
Great minds discuss ideas; Average minds discuss events; Small minds discuss people.
Eleanor Roosevelt
US diplomat & reformer (1884 - 1962)

Também eu.
Muito bem.
Agora, eu fiz a primária antes de virem para cá as telenovelas brasileiras e outras importações
que tais... provavelmente faz muita diferença (e irá fazer cada vez mais, a avaliar pela importação
da "idéia"...
[8b]

Devo ter feito a primária há muitos séculos porque nunca ouvi a palavra estória. Passou a ser usada há uns anos para descrever uma situação, uma história "mais da treta" - tipo vou contar-vos uma estória...

Não tem nada a ver.

Estória está no dicionário como contar um conto etc etc
História como algo que aconteceu no passado um evento histórico.

São duas palavras com significados e que existem no dicionário.

Cincoenta não existe no dicionário.... Como Pharmácia por exemplo.

Isto mesmo

Baixar é tão "lógico/ilógico" quanto descarregar! [;)]

Alto lá que baixar só conheço no âmbito do "baixa as calcinhas" [:D]

Se é um "download" é descarregar - até vem da tradução directa do termo em inglês. Eu não baixo nada na internet...quando muito posso pedir na webcam - baixa aí a cueca [:)]

No latim é "historia", como tal, a grafia em português de Portugal é história.
"Estória" é, como está no link que coloquei, uma invenção de 1919 baseada no inglês "story".
Não tem nada que ver com a evolução da língua portuguesa do latim.
Tal como disse, "estória" não é uma invenção, porque a grafia existe em documentos portugueses dos sécs XIV e XV (e séculos anteriores). A partir do séc XVI é que se definiu "história" como grafia correcta, o que significa que esta grafia fez parte do processo de evolução do grego e do latim. A sua popularização no Brasil nada mais é que um eco da sua utilização "ilegal" em Portugal (e da proposta do autor de "Dama dos Tempos Idos" que vem propor a revitalização da grafia em Portugal). Apesar de ser uma grafia errada, os usos não deixaram esta grafia morrer. Estamos apenas a discutir uma divergência com séculos de existência, portanto não vamos chegar a consenso nenhum...

Alto lá que baixar só conheço no âmbito do "baixa as calcinhas" [:D]

Se é um "download" é descarregar - até vem da tradução directa do termo em inglês. Eu não baixo nada na internet...quando muito posso pedir na webcam - baixa aí a cueca [:)]

Eu também posso dizer que "descarregar" é retirar uma carga, tirar uma carrada de areia de um camião, etc. ... Não queiram fazer da Língua aquilo que ela não é: lógica! [;)]

Olhe só para avisar que:

Aqui a quota vai ali pagar as cotas do condomínio e do Glorioso e engrossar as cotas dos burros deste país que não sabem português.

Deve ser assim não é?

Err... não!

Aí a cota, vai ali pagar as cotas/quotas do condomínio e do gloriosso e embelezar (estive bem?) as cotas/quotas de burros (que é um animal muito simpático e bem mais esperto que pensamos) deste país que não sabem português.

Devo dizer que vesti uma cota e armadura, portanto... dispara à vontade! [:p]

Ninguém apresenta queixa dessa Senhora Professora do tempo das Pharmácias, do Prohibido, athmosfera, commercio, e dos Manoeis?

Sem duvida que tão distinta senhora entende mais de philosofia do que de outra cousa. Que vá para a bibliotheca! Falemos bom portuguez pois então! Que exhibição!

Eu também posso dizer que "descarregar" é retirar uma carga, tirar uma carrada de areia de um camião, etc. ... Não queiram fazer da Língua aquilo que ela não é: lógica! [;)]

Verdade...estás a tirar de algo que foi "carregado" [;)] Num camião também coloco areia - carregando-o. E retiro-a - descarregando-o. É igual

Só faz confusão a muita gente porque no mundo informático (mas isto já existia muito antes de existir internet) é possível retirar sem tirar [:D] Isto porque fazer uma cópia "não gasta"

PS: Não queiram é abrasileirar a língua portuguesa. Como falam no Brasil é uma coisa...e respeito. Cá não falo em flirtar nem em baixar nada da internet.

Se até dentro do nosso país temos tanta diversidade (basta ver neste tópico e noutros que por cá andam estes dias) que é tão desejável. Porque não havemos também de ter "essa diversidade". Não compreendo a mania de forçar todos a lerem pela mesma cartilha.

Last edited:
Verdade...estás a tirar de algo que foi "carregado" [;)] Num camião também coloco areia - carregando-o. E retiro-a - descarregando-o. É igual

Só faz confusão a muita gente porque no mundo informático (mas isto já existia muito antes de existir internet) é possível retirar sem tirar [:D] Isto porque fazer uma cópia "não gasta"

PS: Não queiram é abrasileirar a língua portuguesa. Como falam no Brasil é uma coisa...e respeito. Cá não falo em flirtar nem em baixar nada da internet.

Se até dentro do nosso país temos tanta diversidade (basta ver neste tópico e noutros que por cá andam estes dias) que é tão desejável. Porque não havemos também de ter "essa diversidade". Não compreendo a mania de forçar todos a lerem pela mesma cartilha.

Já agora, o maior problema em usar o termo "baixar" para "download", é que o
verbo do acto é "load", e não "down". "Down" é a direcção da acção "load".

"Load" é uma acção que existe em informática desde os primórdios. O termo "load"
é usado (desde os primórdios da informática) para indicar a transferência de um
programa para memória, de modo a ser executado.

Booting - Wikipedia, the free encyclopedia
(...) Beginning with the IBM 701 in the 1950s to the present, booting has been used to load (...)
O termo "load" começou a ser usado em informática para designar a colocação de
programas em memória ainda antes disso.

Ou seja, os programas são CARREGADOS ("load") em memória. Portanto, a acção
é CARREGAR.

O caso do "download" (ou "upload") está relacionado com a transferência de
informação. À informação que é enviada/recebida numa mensagem dá-se o nome
de (em comunicações) de "payload". O "up" e o "down" indicam a direcção da
acção de "load".
Como em inglês "load" tanto pode designar um substantivo, como um verbo (the
load - a carga; to load - carregar), "download" pode ser:
- a carga que veio na direcção "down"
- o carregamento de informação feito na direcção "down"

Portanto, não há aqui nenhuma acção de "baixar" o que quer que seja, existe sim
uma acção de carregar (e descarregar). No caso do "download" carregamos o
nosso computador com o que descarregamos do servidor, no caso do "upload"
carregamos o servidor com o que descarregamos do nosso computador.

Realmente, o que pode fazer confusão é o facto de uma acção de "descarregar"
não eliminar da origem o que se descarregou. Maravilhas da informática...
[;)]

Back